A camareira

Nita Prose

Resenhas - A camareira

Ju Rocha 10/02/2022

Uma história de investigação
Posso dizer que o livro é bom, porém, não fiquei tão impressionada com os traços da investigação. No quesito investigação, a trama é fraca, mas no quesito perfil psicológico, acredito que entrega bem o desejado e prometido. O perfil da Molly é bem esclarecido desde o início do livro, a maioria dos personagens se enquadra bem nessa dinâmica de culpados e bom moços.
O final corre rápido mas não sem deixar você estarrecido em suas últimas páginas, foi uma ótima surpresa.

Ley 11/07/2022

Não é pelo suspense, é pela protagonista
A Camareira foi o título do Intrínsecos 041, um livro de mistério e drama. A história acompanha o ponto de vista de Molly, camareira no Hotel Regency Grand. O primeiro ponto que me chamou atenção é a maneira como a protagonista pensa. A autora enfatiza bastante isso, especialmente em como ela é tratada por ser minimamente diferente do considerado "normal".

Não que Molly tenha algo que a destaque de modo superior ou inferior, mas assim como cada um de nós somos diferentes a sua maneira, Molly tem um modo de pensar distinto, focando sua atenção no trabalho e detalhes enquanato é ingênua em outros assuntos. Ao narrar sua rotina no trabalho, a protagonista se depara com um corpo em um dos quartos em que irá limpar.

Logo, inicia-se um alvoroço sobre quem seria o verdadeiro culpado. As pistas são soltas, e o mistério não foi tão centrado como gostaria. A autora se concentra mais em desenvolver a personagem, relatando seu ponto de vista diante da situação. Eventualmente Molly se vê envolvida na investigação, suspeitos, etc. Sua vida é descrita de modo gradual, tendo sua avó como principal referência em sua criação.

Há uma certa mistura nesse desenvolvimento. Entre o drama e mistério, ambos ganham força aos poucos, mas não há densidade na história. O livro é agradável, o drama tem a dose certa. A investigação serve mais como um fundo para conhecermos melhor a protagonista e sua relação com outros personagens.

Alguns pontos foram claros para mim desde o começo, enquanto outros detalhes já não foram. É mais um indicativo de como alguns tópicos podem ser evidentes para algumas pessoas, e outros não, do mesmo modo como a atenção de Molly é reservada para o que ela deseja.

Os personagens que rodeiam Molly intrigam, mas o que mais senti em relação a eles, foi um sentimento de injustiça e aproveitamento. A situação, assim como as atitudes de Molly dão uma guinada na investigação, por vezes para o bem e outras para o mal. Mas embora as atitudes dos personagens restantes não tenham me agradado, alguns poucos facilmente fizeram o contrário.

Molly tem poucos amigos, mas a autora constrói uma boa relação entre as pessoas que compartilham essa história com ela. De modo geral, a trama me agradou, principalmente pela personagem principal, e conduziu uma boa narrativa com drama e mistério. As considerações finais foram bem relevantes, trazendo novas informações.

Mais uma vez, preciso falar de Molly e destacar o quão bem ela conduziu este livro. Mesmo tendo muito que a desfavorecesse, ela toma iniciativas e busca girar a situação a seu favor. Sua narrativa é totalmente fluida, deixando ótimos momentos para relaxar e sentir tensão. Tendo uma leitura leve, A Camareira já pode entrar na sua lista de algo rápido para ler.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/05/resenha-camareira.html

BrunaCeotto 14/04/2023

esse livro tem uma narrativa muito única e uma protagonista amável e que te faz torcer por ela. acredito que alguns elementos do enredo poderiam ter sido melhor explorados, para que o leitor não ficasse com uma sensação de que foi "tapeado" quando chega no epílogo, mas entendo que isso é comum no gênero. minha outra crítica é que eu gostaria que a nossa protagonista tivesse um papel mais ativo na solução do mistério, afinal, tudo é construído para que nós torçamos para que ela descubra tudo. ainda assim, vale muito a pena. é uma leitura rápida e satisfatória.

Bina 30/04/2022

Bom Livro
A camareira não é o tipo de suspense policial que estamos acostumados a ler que te deixa instigado a todo momento criando inúmeras suposições para descobrir o que de fato aconteceu que te faz suspeitar de vários personagens ao mesmo tempo. É um que livro que te mostra desde o início a verdade a clareza dos detalhes mas sob a perspectiva de alguém que não consegue enxergar com tanta clareza os fatos, as expressões e os sentimentos das pessoas. E quando você acha que a personagem não pode te surpreender eis que surge ela no final e te surpreende com maestria.

Jéssica 18/02/2023

Como podemos ser enganados pelo comportamento de uma pessoa
Molly nos conta sua história de uma forma que somos levados a acreditar que ela é uma pessoa ingênua e manipulável. Ela pode até ser uma pessoa boa e com alguma dificuldade em ver a maldade alheia, mas se tem uma coisa que Molly não é: ingênua.

Ela vai nos contando sua história de forma a nós fazer acreditar que ela não sabe de nada, que é a maior vítima dessa história. Mas no fim das contas ela usou bastante de sua "arma" como camareira e fez um verdadeiro trabalho de limpeza ao livrar o assassino do Sr. Black.

Sofia 17/02/2022

A minha verdade não é a mesma que a sua, porque nós não experimentamos a vida da mesma forma.
Molly é uma camareira muito dedicada à sua profissão. Ela trabalha em um grande hotel e tem orgulho de ser apaixonada pelo que faz e entregar o seu melhor diariamente. A mania de limpeza de Molly é enorme. Ela é educada, discreta e nunca deixa uma partícula de poeira para trás. Tudo isso, ela aprendeu com a sua amorosa e dedicada avó, que a criou e cuidou por toda vida.

Tudo muda na vida tranquila de Molly quando ela encontra um hóspede muito rico e polêmico morto na sua cama do hotel. Por seu jeito excêntrico e diferente, Molly logo se torna uma suspeita e um alvo fácil de quem está tentando se safar desse assassinato, incriminando a camareira.

Porém, sua reputação, seu trabalho e a sua capacidade de passar invisível por onde entra serão capazes de provar o contrário. Ou será que não?

Um suspense muito divertido e bem construído. Na minha opinião, a Molly é a grande chave dessa história. A autora construiu ela de uma forma genial e muito bem feita, nos levando a pensar várias coisas ao longo da história e logo nos fazendo duvidar das nossas suspeitas. E deixando uma coisa bem claro também: não é porque a Molly é uma mulher diferente, cheia de manias, que ela é uma pessoa do mal. A detetive do assassinato desempenha um papel que mostra como a sociedade julga aquilo que é diferente, sempre acreditando nas primeiras impressões que podem não ser verdadeiras.

Genial, cheio de sacadas e com uma lição incrível. Além de ser um livro que você só descobre o segredo nas últimas páginas. Adorei!

Joyce 16/05/2022

Uma história com uma personagem cativante!
Essa história acontece em um hotel onde Molly trabalha como camareira, ela é muito perfeccionista no que faz e limpa como ninguém. Molly mora com a sua avó e tem uma condição especial que a faz ver o mundo em sua volta de forma diferente (o que a torna a melhor personagem desse livro?)
Molly passa despercebida por todos, e alguns funcionários não gostam do jeito dela, e a xingam de alguns nomes. Até que um hóspede morre no hotel e é a Molly quem o encontra no quarto. Então começa uma investigação e Molly terá que ter muito cuidado para não ser enganada por algumas pessoas que só querem enganar a ela.
O final é super bacana e a história me prendeu desde o início! Vale muito a pena a leitura pois tem bastante suspense na investigação.

Bru | @umoceanodehistorias 14/03/2022

Encantada!
Molly Gray não tem habilidades sociais. Ela tem muita dificuldade em se relacionar com pessoas e está sempre interpretando mal as atitudes das pessoas. A única que a entendia era sua avó, que acabou f4l3c3nd0. Agora, sozinha e com uma dívida com o aluguel, não sabe o que fazer.

Sua vida muda completamente quando ela encontra um c0rp0 numa das suítes principais do hotel em que trabalha e se torna suspeita. Isso vai fazê-la ver quem está do seu lado, quem está se aproveitando dela e que a vida pode ser mais.

O tanto que gostei desse livro não está escrito. Me senti envolvida por essa protagonista, que me cativou desde a primeira página. Entendi seu lado de não conseguir se envolver com os outros e achei lindo como ela dedica aos outros.

Molly tem o coração mais puro que vocês vão encontrar e foi lindo acompanhar isso e sua sinceridade.

O desenrolar do livro me envolveu e foi impossível parar de ler. Antes desse livro, fazia tempo que eu não queria ficar horas lendo, como aconteceu aqui.

O livro teve alguns plots twists que previ, mas confesso que não imaginava aquele final. Quando terminei, fiquei um tempo boquiaberta olhando para a parede e refletindo sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida.

Enquanto lia, descobri que esse livro vai virar filme e acho que vai funcionar muito bem, confesso que estou ansiosa?

site: https://www.instagram.com/p/Cap88kOvSKL/

Letícia Serrão 19/02/2022

A Molly é uma personagem encantadora e o Juan é tão encantador quanto.
Demorei um pouco pra engatar a leitura, mas do meio pro fim a leitura foi bem fluida.

Foi muito interessante essa sacada de trazer um personagem com um olhar diferente do nosso. As percepções da Molly nos fazem refletir sobre nossas atitudes e as atitudes dos demais ao nosso redor.

lipelimma 27/05/2022

É uma história boa com desenvolvimento lento. Não é repetitivo e na metade eu estava inclinado a quatro estrelas mas aí achei que nos últimos capítulos algumas conclusões foram forçadas. E no fim das contas o mistério é o que menos te faz querer terminar o livro.

Ale 07/06/2022

Não deu pra passar pano (badunts)
?Eu nasci para fazer isso. Amo fazer faxina, amo meu carrinho de camareira e amo meu uniforme.?

?A Camareira? vai narrar a história de Molly, uma peculiar camareira de um hotel de luxo, e como sua vida vira de cabeça para baixo ao encontrar um hóspede importantíssimo morto em seu quarto. Vou começar deixando claro uma coisa: embora pareça, esse livro não é um suspense policial. Eu pensei que ela, como camareira, iria decidir investigar o que aconteceu com o hóspede usando sua habilidade de passar despercebida, acesso a basicamente o hotel inteiro e etc. Mas não, ?A Camareira? na verdade é sobre Molly, sua personalidade única e uma semana muito louca de sua vida. Toda e qualquer investigação é feita em segundo plano pela polícia e somos apenas atualizados conforme vai avançando. O que não seria um problema se o livro inteiro não fosse carregado apenas pela personalidade divertida, que confesso me arrancou algumas risadas, da protagonista.
Os personagens são todos clichês concebidos para exercer apenas uma função exclusiva na trama e nada mais. Molly tem problema em interpretar as pessoas, suas ações e sentimentos, então desde o início é bem fácil saber que na verdade ela só é tapada e todos que ela confia na verdade são os vilões, e, nenhuma surpresa, eram mesmo. O mistério é fraco, se existente, e a enfim revelação do real assassino é extremamente sem graça pois naquela altura do campeonato não me importo com nenhum personagem, não estou envolvido na investigação e o assassino é alguém que apareceu no máximo duas vezes durante a trama toda e não tem relevância nenhuma. Quis vomitar quando um personagem simplesmente foi apresentado (do nada) como sendo basicamente a alma gêmea da Molly - amando Olive Garden, amando limpar, amando fazer quebra cabeça, fazer as coisas por ela...
É uma leitura rápida e de fácil digestão, inofensiva se você estiver a fim de ler algo que não precise pensar em nada. A Molly realmente carregou a narrativa nas costas.
Em conclusão, se eu quisesse ler um suspense policial, há livros melhores. Se eu quisesse ler uma comédia, há livros melhores. Se eu quisesse ler um drama, há livros melhores. Talvez se você quiser ler um livro com uma protagonista birutinha se metendo em muita confusão e caindo de paraquedas num furacão, aí talvez ?A Camareira? seja uma opção aceitável.

Priscylla 21/02/2022

?Somos todos iguais de jeitos diferentes?
Eu comecei esse livro pensando que seria só mais uma história de investigação criminal, mas então eu conheci a Molly, nossa protagonista maravilhosa!

Molly é diferente, eu tenho para mim que ela pode ser autista ou que possua alguma outra síndrome semelhante, e isso faz com que a história seja muito mais do que uma simples investigação criminal.

Eu li uma história sobre abandono, sobre relacionamentos, sobre a dificuldade de se encaixar em uma sociedade que quase nunca apoia os diferentes, uma história sobre escolhas ou a falta delas.

Me diverti muito lendo, me surpreendi com o final do livro e amei os personagem dessa história!
Zil 21/02/2022minha estante
Estou no comecinho e tive essa mesma impressão da Molly de ela ser autista.
Estou amando o livro

JuKirchhof 21/02/2022

Tão linda protagonista
Uma delicadeza acompanhar o olhar de Molly e a rede de apoio que ela, surpresa, acaba encontrando pelo caminho.

Lana 10/06/2022

Bom livro
Um livro de suspense policial comum, fraco para quem gosta e já leu bastante do gênero como eu. Mas a história em si é interessante, principalmente pelo fato da protagonista demonstrar ser autista.

"Às vezes você tem que fazer algo ruim para poder fazer algo bom."

Ãndrea 22/02/2022

A camareira...
Ótima história.
O leitor de envolve na trama e já busca pelo assassino, ao mesmo tempo que analisa as peculiaridades da Moly e sua maneira de ver o mundo.