Maisie Dobbs

Maisie Dobbs Jacqueline Winspear

Resenhas - Maisie Dobbs

amorime_ 25/01/2024

Ansiosa pelo próximo ?
A ambientação desse livro é incrível! Eu me senti ao lado da personagem, em todos os lugares que ela frequentou. A Maisie é uma personagem forte, apaixonante, necessária. Eu comecei a ler achando que seria mais um romance, mas me surpreendi.

É um livro que te prende do começo ao fim, não é cansativo e a escrita da autora é muito boa. Além de colocar o leitor nos mesmos ambientes que a personagem, a autora consegue fazer com que a gente sinta e entenda os sentimentos dela. A evolução dos personagens é marcante, principalmente da Maisie. É interessante acompanhar ela descobrindo o que é inveja, raiva, medo, mas principalmente, é lindo ver ela descobrindo o amor.

Eu espero, de verdade, que essa história tenha um final feliz.

Também fico curiosa em saber como os próximos livros vão se desenvolver, já que as pessoas mais importantes para Maisie estão envelhecendo e, pelo andar da carruagem...

Luh!! 24/01/2024

MUITO BOM
Eu li esse livro meio que na obrigação porque acabei comprando o livro 2 dele sem querer, e me impressionei bastante com ele.

Fiquei bastante triste com a história da Maisie com o Simon, mas também amei o caso que ela teve que desvendar sobre O Retiro.

Não tenho muita coisa pra falar dele, mas enfim, leiam!!

outroelton 20/01/2024

Maisie Dobbs: o amor em tempos de guerra
Publicado originalmente em 2003, “Maisie Dobbs” marca a estreia da escritora Jacqueline Winspear no universo da ficção. A história se passa na Inglaterra, entre os anos 1910 e 1929, e nos introduz à primeira aventura da “psicóloga e investigadora” que dá nome ao livro.

Estruturalmente, a narrativa se divide em três partes. A primeira se passa na primavera de 1929 e é dedicada à apresentação do mote inicial: um caso de suspeita de traição extraconjugal. Porém, aos poucos a investigação revela um esquema que envolve a morte de soldados traumatizados pela guerra e uma instituição que, supostamente, visa apoiá-los.

A segunda parte transcorre entre as primaveras de 1910 e 1917, quando voltamos ao passado para acompanhar a formação da heroína. Ao longo desse período, testemunhamos sua perda prematura da mãe, a necessidade de trabalhar como empregada na mansão dos Crampton, a mentoria que recebe do mestre e professor Maurice Blanche, a convocação para atuar como enfermeira voluntária na guerra e, finalmente, o encontro com o capitão Simon Lynch, por quem Maisie se apaixona. Eis alguns dos eventos que nos ajudam a entender as experiências pelas quais a protagonista passou.

Esse longo flashback ocupa cerca de dois terços da narrativa e exerce uma função meramente expositiva, já que não contribui diretamente para o andamento da trama inicial. Contudo, a autora o utiliza como artifício para estabelecer a ligação entre alguns eventos distantes no tempo, em especial três casos específicos envolvendo os personagens Billy Beale, Adam Jenkins e Simon Lynch.

Na terceira parte, voltamos à primavera de 1929 para acompanhar o desfecho das investigações de Maisie sobre a instituição chefiada pelo ex-combatente Adam Jenkins, naquele que talvez seja o momento de maior evidência da imaturidade literária da autora. Primeiro, pela forma inverossímil como Winspear escolhe encerrar o caso, brindando os leitores com uma cena constrangedora, que consiste na protagonista cantando para uma multidão de ex-soldados. Depois, por sermos surpreendidos pela reviravolta que acontece no ato final, a qual parece privilegiar o efeito inesperado a qualquer custo, mesmo que para isso a autora precise forçar a heroína a se comportar de forma no mínimo questionável.

Continue a leitura em: hipertextos.home.blog

site: https://hipertextos.home.blog/2024/01/19/maisie-dobbs-o-amor-em-tempos-de-guerra/

Ferdy 18/01/2024

Eu não sabia nada sobre a história e fui surpreendida positivamente! a trama é muito interessante, aqui aprendemos como surgiu Maisie Dobbs, sua juventude, a guerra, sua formação...é uma história com muitas possibilidades, cheia de lições de vida, amor...mas claro, continua sendo bem sucedida nas suas investigações, afinal, trata-se de um livro policial! é um livro bem escrito, com investigações à moda antiga e Inglaterra...quase um clássico!

Inspirações Literárias 17/01/2024

???
Aquelas leituras gostosinhas de conforto.

Recomendo se você gosta de ler Agatha Christie, pois é uma escrita que nos remwte a Rainha do Crime.

E ao final do livro nos perceberemos apaixonados pela personagem principal.

Alice 15/01/2024

Surpreendente
Não sabia que precisava lê-lo até me ver perdida em meio a essa história fascinante, com personagens cativantes e universo tão bem imaginativo.

O modo como a autora consegue te transportar para a época da Primeira Guerra é incrível. Ela conseguiu me fazer sentir (o mínimo) dos sentimentos dos jovens que abdicaram de suas vidas e seus futuros pelo país.

Recomendo muito. Mal posso esperar para ler a continuação.

A minha única ressalva fica para a resolução curta e pouco bem trabalhada, mas emocionante ainda assim.

otxjunior 07/01/2024

Maisie Dobbs, Jacqueline Winspear
A protagonista é como Mary Poppins, ela até canta em momento decisivo, praticamente perfeita em todos os aspectos e seus poderes sensoriais quase psíquicos me botaram medo. Não esperava mesmo um romance de formação, quando o blurb promete "mistério, romance e história de guerra".

Julia.Martins 03/01/2024

Gostei da leitura, mas não amei o livro. Pretendo continuar em algum momento a leitura da série, pois gosto bastante de cozy mysteries e Maisie Dobbs cumpre seu objetivo. Gostei de ler sobre alguns detalhes históricos do período da guerra que eu desconhecia, como por exemplo, a forma como as enfermeiras do front tomavam banho, a forma muito precária como dormiam, comiam e cuidavam da sua higiene pessoal. Outra coisa que não sabia era que muitos proprietários de terra eram obrigados a plantarem hortaliças para ajudarem no esforço de guerra. Nunca tinha pensado como isso afetaria a rotina dessas pessoas. São pequenos detalhes, mas que tornam a história interessante. Recomendo a leitura.

Maria Carolina 31/12/2023

Achei OK. Nao consegui me apegar aos personagens e tem uma mudança muito brusca de narrativa, o que traz confusão sobre qual é de fato a narrativa principal. Última leitura do ano.l de 2023.

Xuneor 30/12/2023

Hmmm
Talvez essa leitura eu posso encaixar como a decepção do ano.

Não me entenda mal, o livro não é horrível. Mas, pra mim, um livro precisa cumprir o que promete entregar. Se você me panfleta um livro como um romance policial, com resolução de mistérios e etc., é sobre isso que eu vou querer ler.

Maisie Dobbs é uma moça humilde, órfã de mãe, que vai trabalhar na vida de patrões riquíssimos na Londres dos anos 1910. Ela ganha oportunidade de desenvolver os estudos e se tornar alguém além de apenas uma criada.

A história criada pela autora não é ruim. Mas eu senti que o livro foca muito mais na vida da protagonista do que na resolução de mistérios. Na expectativa de acompanhar o mistério, você se depara, simplesmente, com uma barriga de 100 PÁGINAS sobre a vida pregressa de Maisie.

Acho que, para uma série de mistério e romance policial, é muito mais interessante que a vida da personagem vá se apresentando aos poucos, em doses homeopáticas, à la Hercule Poirot e afins.

Para um livro de romance policial, Maisie Dobbs tem muito mais romance do que policial. Não sei se vou continuar a série. = |
nay.gba 30/12/2023minha estante
Também dou 3,5 pra coisa ruim, tenho dó

nay.gba 30/12/2023minha estante
Ruim com 3,5, cê tá muito bondoso kkkkkk

Xuneor 30/12/2023minha estante
É porque não é ruim. É bonzinho. Mas como romance. Não como história de mistério. Dei 3.5 porque me decepcionei com o que eu encontrei, não com a qualidade em si sabe?!

Xuneor 30/12/2023minha estante
Não sei se expliquei bem hahahaha

Diário dos Livros 27/12/2023

BOM
Este livro realmente não traz além do que ele diz. Ele é dosado com mistério, romance e guerra, porém ao meu ver trouxe mais romance.

O início do livro eu achei um pouco parado, e por incrível que pareça, ficou mais interessante quando o romance veio à tona - o que está acontecendo comigo? 😅-.
Tive uma grande dificuldade em lembrar dos personagens porque foram muitos e com nomes um pouco difíceis para podermos relacionar com a história, mas no decorrer consegui assimilar quem era quem.

Houve momentos em que a história ficou com uma certa melancolia, e eu senti junto aos personagens seus “sofrimentos”.

Me decepcionei um pouco porque esperava um pouco mais de mistério, e quando surgiu logo foi solucionado, e ao meu ver o desfecho foi fraco.

Porém, o final do livro é surpreendente!

Recomendo a leitura! Não espere grandes mistérios!

Giu Vertematti 19/12/2023

Muito além do mistério
Confesso que estava um tanto receosa de iniciar mais um livro de mistério, uma vez que o gênero me parece um pouco saturado e pouco inovador. Porém, Winspear me surpreendeu com personagens cativantes e uma trama interessante.

Maisie Dobbs sempre aspirou em estudar e poder trabalhar com algo com o qual pudesse se identificar. Em seu primeiro grande caso investigativo, Maisie percebe que uma simples suspeita de infidelidade é só a ponta de uma teia mais complexa, que irá obriga-la a reviver memórias dolorosas e enfrentar fantasmas do seu passado.

Um dos pontos positivos é o carisma dos personagens. Jacqueline os constrói de tal forma que você se apega a cada um deles e sente que os conhece. Todos são muito humanos e reais. Entretanto, acho que a autora se prolonga demais nos acontecimentos do passado, o que diminui o ritmo da leitura.

Há um romance bem sutil ali, mas não foi algo que me incomodou. Achei que foi na medida certa para o contexto que a autora resolveu trabalhar. Inclusive, Winspear retrata muito bem os horrores da Primeira Guerra, o que traz uma carga emocional muito forte ao livro.

Acho que a resolução do mistério foi um pouco ?fácil demais?, porém a autora trabalha muito bem as características e habilidades de um investigador, o que contribui para a verossimilhança da narrativa.

Jacqueline Winspear nos presenteia com Maisie Dobbs e sua inteligência e sagacidade. Fiquei empolgada para ver mistérios e histórias mais desenvolvidas e complexas, que surpreendem o leitor. Mas a autora já mostrou que consegue ir muito além do mistério e que o fator humano é a chave para soluciona-los.

Sossô 07/12/2023

Mt eu
Tem tudo q eu gosto. É dos anos 1920, investigação, romance, em Londres, estilos maravilhosos. Amei tudo. Só n consegui entrar mt na história por causa q queria ler o i livro q queria a meses e eu ganhei quando eu tava no meio do livro? mas foi mt bom. Recomendo balante

Sarah.Yasmin 01/12/2023

Fraquinho
Fiquei bem em dúvida se dava 2 ou 2,5 estrelas. Vou explicar por que.

O livro começou gostosinho, anos 20 se não me engano, uma vibe legal. O desenrolar do começo deu a impressão de que seria um cozy mistery, coisa que eu nunca tinha lido, então fiquei até empolgada.

Mas aí comecei a me irritar com os diálogos: tudo muito inverossímil, forçado. O estilo da narrativa e da escrita me lembrou um pouquinho o Rilla de Ingleside (último livre da série Anne de Green Gables, pelo pano de fundo da guerra e pela formalidade das falas), mas sem o encanto. Não é possível que TODA vez que um personagem fala com outro tem que dizer seu nome, isso não é realista kkk. Era vocativo demais.

Mas ok, ainda estava interessada no tal do mistério. De repente entrou na história da Maisie Dobbs em si, o que achei meio sem pé nem cabeça. Ficou uma história dentro da outra, mas não de um jeito legal, sei lá. Ficou estranho.

Sobre a história dela em si, achei rasa. Não consegui criar conexão com a personagem, na verdade não consegui entender quem ela era, como era sua personalidade. Parece que a autora quis seguir aquele trope "not like other girls", mas só conseguiu chegar a uma personagem insossa, sem nenhum traço marcante além das "mechas de cabelo caindo em seu rosto" (?!).

A "formação" dela, não entendi nada. A história ficava repetindo sobre o tal do mentor dela, o Maurice, mas de uma forma muito artificial. Aquele Khan também, que coisa desnecessária. E pra piorar o livro diz que ela é psicóloga, mas na história em si não há menção a nenhuma formação em Psicologia kkkkk. Ficou totalmente aleatório, parece que a autora queria criar uma personagem perfeitinha e só conseguiu inventar uma enfermeira-investigadora-psicóloga, nada a ver.

Daí beleza, de repente voltamos pro mistério em si. Chegou o plot. Que horror. Ri alto. Fiquei pensando se era uma coisa muito profunda que eu não tinha entendido ou se era só vergonha alheia mesmo. Talvez seja um pouco dos dois kkk.

Depois teve um segundo plot sobre a história dela que já achei melhorzinho, então o final do livro não foi um desastre.

Em suma: é um livro leve e rápido de ler. Não é uma obra prima (nossa, passou longe), inclusive não entendi como foi cogitado até pra prêmio. Mas dá pra passar o tempo, se você só quer se entreter e não é muito exigente.
otxjunior 07/01/2024minha estante
concordei com muita coisa que vc escreveu, mas gostei do livro mais q vc.

Freezerburn 27/11/2023

Maisie Dobbs
Este não é um livro de mistério iguais de Hercule Poirot ou Sherlock Holmes, este não é um livro de guerra igual aos filmes Hollywoodiano, este livro é sobre Maisie Dobbs.

Maisie Dobbs é uma detetive e psicóloga que começou a trabalhar em casos depois de 10 anos da primeira guerra, mas diferentes de outras histórias, o grande foco é na personagem, e não no caso, não há grande reviravoltas, não há diversos personagens complexos cujas demais se ligam ao caso central, na real o caso central é muito clichê, mas o livro brilha em Humanizar a detetive.

Maisie Dobbs não é uma ferramenta do roteiro para desenrolar os nós da narrativa, ela é a história em si, conhecemos o seu passado, a sua jornada, a sua luta, seus estudos, o que ela perdeu. Não tem como não gostar de Maisie Dobbs, uma personagem adorável e carismática que apenas deseja ajudar os que estão sofrendo, em nenhum momento ela é metida, empoderada, agressiva (como o Poirot dos filmes), ela é doce, amigável e compreensiva.

Sinto que o que mais faz a personagem funcionar é o fato dela ser umA detetive, e não um detetive. Maisie Dobbs possui uma sensibilidade necessária para salvar aqueles que estão sofrendo, além de fazer com que o público tenha mais carinho por ela (muito diferente do Poirot dos filmes, sério ele é agressivo demais), algo que só uma mulher teria.

A mensagem principal do livro é sobre seguir em frente, apesar dos traumas, apesar das perdas, apesar do sofrimento. O livro se trata de uma nação que ainda sofre com a guerra, apesar dela ter terminado a 10 anos, de como alguns tem dificuldade em continuar suas vidas, inclusive Maisie que teve seu futuro totalmente modificado por conta da guerra.

Apesar do final ter um gosto amargo e triste, fazendo o leitor sentir na pele o que ele não compreendia, o que faz com que esse livro seja tão bom.

Meu único receio foi do livro ser muito rushado. A regra do Show, Dont Tell é totalmente ridicularizada aqui, a autora acaba por nos contar em vez de mostrar muita coisa, principalmente na parte do passado de Maisie, e também acaba deixando de lado outros personagens, por exemplo há um certo cara cujo sofre um trágico destino e vc acaba ficando mais triste pela Maisie do que pelo cara.

Mas tirando isso, a leitura foi muito boa e eu amei muito o livro, recomendo para todos a leitura

E eu com toda certeza vou comprar os outros 3 de uma só vez rsrsrrsrs