Maisie Dobbs

Maisie Dobbs Jacqueline Winspear

Resenhas - Maisie Dobbs

pguedees 20/04/2023

Um pouco fora da minha zona de leitura, onde sempre é muito romance ou muito mistério. Maisie Dobbs tem um pouquinho dos dois e ainda traz uma história de guerra.
Confesso que demorei a pegar gosto e por isso demorei a ler, mas quando peguei foi impossível parar.

Natália 12/04/2023

Comecei esse livro pra fugir um pouco da minha "zona de conforto literária", que é mais puxada para thrillers/suspense/romance policial mais "pesados" e gostei muito da experiência.
Mais de 30% do livro é focado na vida da Maisie, em toda sua trajetória desde criança até se tornar quem é, e essa parte deixou minha leitura mais demorada que o normal, por ter deixado a investigação de lado. Entretanto, é uma parte interessante da história também, pois nos faz conhecer e entender um pouco mais sobre como a Maisie se tornou quem é.
Acredito que os próximos livros da coleção irão focar mais na investigação e com toda certeza irei ler. É uma leitura leve, rápida e fluida.

ladyregininha 06/04/2023

Gostei principalmente pelo fato de ser um gênero novo e um livro pequeno. Ele foi bom, precisa de uma pausa dos meus livros de sempre e esse aqui caiu como uma luva

Marcela 29/03/2023

Diferente do que eu imaginava
Achei que seria um livro focado no mistério a ser descoberto pela detetive, mas ele cresceu de um jeito bem interessante. Por um tempo, essa mudança no foco me deixou um pouco preguiçosa, mas no final tudo faz sentido. Gostei de conhecer essa história

Laryssa Barros 26/03/2023

Interessante e instigante!
Comecei essa leitura achando que iria encontrar apenas um livro simples de investigação, algo que servisse para entreter, mas nada além disso. Eu estava enganada, com uma escrita ágil e inteligente, a autora cria vários núcleos na história que vão se conectando, personagens tridimensionais, diálogos maravilhosos. Enfim, amei o livro e acho que foi um belo início para uma série.

marome 06/03/2023

?Uma história ocupa espaço como um nó num pedaço de madeira. Se o nó é retirado, uma brecha se abre. Precisamos nos perguntar como essa brecha será preenchida. A brecha, Maisie, é responsabilidade nossa.?

xx

Um livro bem pensado, bem desenvolvido, bem estudado, com personagens fascinantes.
É uma história triste, mas muito linda ao mesmo tempo.

Andrea170 04/03/2023

Aconchegante
Leitura de mistério trazendo questões do pos primeira guerra mundial, ao mesmo tempo leve e agradável.

Jaque233 17/02/2023

Maravilhoso
Mulheres fortes, mais uma vez marcando a sua presença!
Li esse primeiro livro, sem muita expectativa, mas confesso que me entregou tudo e muito mais!
Maisie Dobbs psicóloga e investigadora em 1920 na Inglaterra mostrando que as mulheres não estão para brincadeira.
Um livro que apresenta, romance, mistério e histórias de guerra, protagonizado por uma jovem que depois de perder a mãe precisa trabalhar como criada para uma família aristocrata de Londres.
Logo percebem que Maisie e uma jovem inteligente e patrocinam seus estudos, com o apoio de Maurice Blanche, famoso investigador, consegue uma vaga em Cambridge.
Mas a guerra muda ou melhor, adia um pouco seus sonhos, pois ela se alista e vai ser enfermeira no front, onde muitos aspectos de sua vida mudam.
Já em 1929 ela abre seu próprio escritório e começa a trabalhar.
Este livro me encantou de diversas formas, desde a determinação da protagonista, as marcas que a guerra deixou nas pessoas e a forma como a autora retrata toda a história, apesar de triste é muito linda.
Com certeza vou ler os próximos livros.

Aline 05/02/2023

O "mistério" em si não foi nada surpreendente.
Mas a leitura é muito gostoso e fluida.
Com certeza lerei os outros da série.

Pucca.Farion 21/01/2023

"Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos.

Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge.

O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma.

Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década."

Tenho acompanhado os títulos do "mistério em série" da Editora Arqueiro, e esse foi meu favorito.
A autora tem uma escrita incrível, e a divisão do livro me deixou presa do começo ao fim. Começamos com a Maisie abrindo seu escritório de investigação e pegando seu primeiro caso: um marido que quer saber se a mulher o está traindo. Nessa parte vemos com ela atua e a preocupação dela com as pessoas ao seu redor. Com a resolução desse primeiro ponto, fica um ganho em aberto.
Na segunda parte, vemos a história da Maisie da adolescência até o período que passou como enfermeira na 1ª Guerra. Gostei muito do retrato histórico do começo do século passado. Estamos acostumados com a diferença entre aristocracia e povão nos romances históricos, mas foi surpreendente perceber como essa distinção era presente ainda no começo do século passado. Nessa segunda parte a autora também deixa um ganho gigantesco.
Com a terceira parte, a autora resolve o gancho da primeira parte e nós descobrimos o que aconteceu com a Maisie durante a guerra.
A história é muito bem construída, e eu fiquei muito curiosa para ver o que vai acontecer nos próximos livros.

Gabriela.Jeronymo 09/01/2023

Foi um livro bem legal para se ler.
O começo já é muito interessante, e te deixa bem ansiosa para ver como Maisie é nas investigações, e ela é maravilhosa.
Mas eu senti que dos 30% até os 70% foi bem arrastado, mas conta como tudo aconteceu.
E o final foi muito bom, eu me surpreendi e valeu a pena ter lido...

Jaqueline 06/01/2023

É um livro bem bacana e cheio de reviravoltas...Porém eu esperava mais do final, apesar que tem uma sequência para esse livro. É um final bem triste para expectativas que criei sobre a história .

Vane Chase 31/12/2022

Confesso que esperava mais. Não sei se justificadamente ou apenas me iludi. Mas esperava mais de investigação e menos do que realmente encontrei. Não digo que é ruim, é um bom livro, uma boa história, o plot é até interessante mas como ela é descrita como um tipo de detetive, esperava realmente ver isso.
As parte da construção de quem ela é também são bem interessantes, embora eu julgue que ficariam melhor intercaladas com os capítulos do presente em vez da quebra de continuidade que encontramos no livro.
O mistério é bom. Não ótimo, mas bom. A temática da guerra também ajuda a deixar o livro interessante e traz profundidade.
Mas espero que os próximos sejam melhores

Nina.Xaubet 28/12/2022

Que surpresa boa!
Esse é um daqueles livros de misterio que são super rápidos e fáceis de ler. A história de passa nos anos 20 e, sendo uma fã assídua de qualquer coisa de época - e de Downtown Abbey, diga-se de passagem -, foi bem fácil me ambientar.

A personagem principal, Maise Dobbs, é inteligente, perspicaz e interessante, a medida que vamos descobrindo mais sobre seu passado com o desenrolar da história.

Maise Dobbs é o primeiro livro de mistério com pitadas de drama e romance da série. Há alguns plot twists legais e, apesar de não ser extremamente surpreendente em seu desfecho, é uma boa leitura.