Maisie Dobbs

Maisie Dobbs Jacqueline Winspear

Resenhas - Maisie Dobbs

Milena1109 23/04/2024

Fascinante
A história se passa na velha Londres, anos antes da Primeira Guerra. Aqui conhecemos a jornada da pequena, humilde e inteligente Maisie Dobbs ate se torna a grande psicóloga e investigadora que deu origem a tantas outras obras.

Pessoalmente, o que me atraiu foi o fato de ser de época/investigativo, mas ao decorrer do livro, fui arrebatada a épocas e lugares distintos, ao romance que mesmo em tempos nebulosos, em meio a sangue, bombardeio e dor se manteve lindo e genuíno ate o fim.

Me proporcionou uma nova visão da Guerra, suas consequências, principalmente aquelas que quase ninguém se importa, sede de procura e me trouxe a memória histórias que meu bisavô contava sobre esses tempos.

A nota da autora me cativou ainda mais, a forma como a Maisie apareceu pra ela, a forma como ela seguiu a linha, buscou todo tipo de informação, inclusive com os seus pais, a sensibilidade aos detalhes no geral.

Obrigado, Jacqueline por me proporcionar uma leitura calorosa

Maria 22/04/2024

Este se tornou meu livro preferido, com uma sensibilidade e intensidade marcante, Maisie Dobbs me fez percorrer por histórias que são, por muitas vezes, minimizadas. Ela traz junto ao caso várias questões que nos geram profundos pensamentos. Posso dizer que sou grata a Maisie por ter aberto seu coração para os humildes leitores.

Gabiis. 12/04/2024

Ótimo começo
?? Maisie Dobbs, 304 págs
Tradutor: Nina Schipper

Aqui seremos apresentados ao primeiro caso da agora, detetive e psicóloga Maisie Dobbs, bem como sua vida e trajetória que a levou a abrir uma agência de investigação.

?Não é bem a minha mente que uso, é a das outras pessoas. Eu só faço as perguntas.?

A estória é dividida em três partes.
A primeira é a apresentação da Maise, abertura de seu escritório e seu primeiro caso.
A segunda é uma contextualização de quem a Maisie é, suas experiências, escolhas e os motivos para fazê-las.
E a terceira é a recapitulação e finalmente resolução do caso.

?A verdade vem em nossa direção pelo caminho das nossas perguntas.?

A escrita é uma delícia de ler, ficamos imersos e envolvidos na narrativa, bem como a ambientação e seus personagens coadjuvantes.
Entretanto, nesse livro o mistério não é o foco e sim as relações humanas, embora seja importante para o andamento dos acontecimentos.
Vale salientar que se passa alguns anos pós guerra e que esse tema é de extrema relevância aqui.

A experiência me lembra algumas histórias de Sherlock, onde há uma quebra de narrativa para explicar alguns outros fatos e dar contexto para motivação da investigação.
Isso talvez seja um problema para alguns leitores, pois quebra um pouco o fluxo. Contudo não tive maiores problemas, pois ainda assim aguçou minha curiosidade.

Foi minha primeira experiência com a autora e gostei demais.
Envolvente, instigante, leve e cativante, sem perder as reflexões sobre temas importantes.
Um cozy mistery que tem potencial para agradar qualquer leitor.

? Recomendo para leitores iniciantes e para sair da ressaca literária.

nii 05/04/2024

Maisie Dodds uma inteligente investigadora de pensamento rápido, um livro de história cativante e um enredo histórico.

Adriana1161 09/03/2024

Faltou um pouco de conexão
O livro é bom, gostei da personagem , só não gostei muito da montagem da história. Mas vou dar sequência à leitura dos outros livros da série.
Época da Primeira Guerra, retrata bem os feridos de guerra, suas limitações e seus traumas.
Um romance histórico.
"sabia apenas que o estudo a estimulava e empolgava."
Personagens: Maisie Dobbs, Maurice Blanche, Simon, Celia, Vincent, Billy Beale, Lady Rowan, Sra Crawford, Frankie Dobbs, Sr Carter, Enid, James Compton
Local: Londres/Inglaterra - 1910-1927
@driperini

Boo_ 25/02/2024

Sinto muito conforto após ler esse livro.
Durante toda a história os sobreviventes da guerra foram tratados de forma humana, e podemos entender seus e traumas e medos, e como foi difícil se reenserir na sociedade após meses e anos de lutas..

Esse livro é para pessoas que podem buscar respostas sobre algo que viram apenas nos livros de história, afinal a guerra sempre esteve distante de nós, e espero que continue sendo assim por toda a eternidade.

Gostaria que esse livro fosse 100% real e que todos os personagens realmente tivessem sido tratados como pessoas humanas, que sentem, que amam, que vivem, e não apenas como um soldado que depois de ferido tão teria mais serventia para seu país. Nós não fomos feitos para sermos peões em uma guerra, e sim como ouvintes e estudantes, que acolhem e respeitam, e de nada disso a guerra possui.

Esse livro me despertou ainda mais para a realidade de ter escolhas sobre meu futuro, e de poder seguir ele intacta.. Estou com boas expectativas para os próximos livros da série, e para o que posso descobrir sobre a humanidade e sua capacidade de aprender e a melhorar a cada dia, ou talvez não...

Renata.Mieko 22/02/2024

Um mistério legalzinho.
Não é surpreendente, não tem aquele plot twist inacreditável, mas é ok.
Uma leitura leve pra distrair.

Feeh 09/02/2024

Vamos continuar
Eu sempre me emociono com as histórias que se passam na época da guerra mundial. Além dos relatos emocionantes de quem sobreviveu, me arrepio e fico indignada com a maldade do ser humano.

Maisie foi uma personagem tão real pra mim. Me conectei muito com ela, e suas emoções foram reflexos das minhas durante a leitura. A história inteira da Maisie me impactou fortemente.

Foi incrível acompanhar a trajetória dela. De como sempre foi inteligente, esperta e muito interessada em aprender.

Amei o mistério envolvendo o retiro, e a maneira como tudo foi solucionado. O jeito que a Maisie conduziu a situação foi de alguém que tem extremo controle de suas ações e emoções.

Gostei muito do desfecho da história, e já sigo ansiosa pelo próximo.

Nayarapeixoto 08/02/2024

Maisie Dobbs
O livro possui 3 linhas do tempo: a adolescência de Maisie, o período que ela foi voluntária na guerra como enfermeira, e o tempo presente, visto que o livro se passa no ano de 1929. Onde ela é uma investigadora psicóloga e vai trabalhar em um caso relacionado a soldados que participaram da primeira guerra mundial. Uma das coisas que corta o enredo é a mudança do presente para contar a história de como ela chegou aos dias de hoje. Uma passagem muito longe que dura uns 40% do livro (ou pelo menos pareceu).
Mas quando volta as investigações, o ritmo da leitura melhora e começa a fluir bem. A maneira como Maisie consegue resolver os mistérios, descobrir as pistas? Ela é inteligente, sagaz e muito observadora em tudo que acontece a sua volta, não deixando nada passar despercebido. Isso faz o livro valer a pena.
E o final, vai surpreender!

Bianca.- 31/01/2024

Maisie Dobbs.
É a primeira vez que eu leio um livro dessa autora, mas o gênero do livro me é familiar, porque eu amo livros que são de investigação e ficção e, um bom exemplo é esse aqui, pois tem uma essência única com a sua protagonista, sendo ela tanto investigadora quanto psicóloga exercendo sua profissão e ajudando aos seus clientes ao mesmo tempo.

Admiro essa protagonista, uma mulher forte, independente e inteligente que não se abalou com as dificuldades da vida, mas sempre deu o seu melhor em todas as situações que foi submetida. Ela conheceu os horrores da guerra e também as suas consequências, perdeu entes queridos e aprendeu a curar suas cicatrizes mais profundas: sua mente e seu coração.

Sua primeira investigação desencadeou uma série de acontecimentos que levaram ela a encontrar O Retiro e descobrir o que verdadeiramente acontece naquele lugar.

Eu recomendo o livro para aqueles que gostam de investigação, gestão emocional e querem se aventurar em uma nova saga de detetive.

Dulce 25/01/2024

Misterioso!!
Maisie Dobbs, de Jacqueline Winspear é o primeiro livro da série da Psicóloga e Investigagora M. Dobbs.

Aos 13 anos de idade, Dobbs vai trabalhar como criada na residência de Lady Rowan. Esta, ao perceber a inteligência e sensibilidade da menina, resolve patrocinar seus estudos com a ajuda de seu amigo Maurice Blanche.

Dobbs, entra para a prestigiada Girton College, em Cambridge, mas com o início da Primeira Guerra, ela resolve interromper seu estudos para ser voluntária na guerra.

Com o fim da guerra, Dobbs retoma seus estudos e abre seu escritório como investigadora particicular. Seu primeiro caso vai levá-la de volta aos horrores da guerra.

Escrito de forma leve e sensível vemos o nascer de uma personagem destemida e excepcional!!

amorime_ 25/01/2024

Ansiosa pelo próximo ?
A ambientação desse livro é incrível! Eu me senti ao lado da personagem, em todos os lugares que ela frequentou. A Maisie é uma personagem forte, apaixonante, necessária. Eu comecei a ler achando que seria mais um romance, mas me surpreendi.

É um livro que te prende do começo ao fim, não é cansativo e a escrita da autora é muito boa. Além de colocar o leitor nos mesmos ambientes que a personagem, a autora consegue fazer com que a gente sinta e entenda os sentimentos dela. A evolução dos personagens é marcante, principalmente da Maisie. É interessante acompanhar ela descobrindo o que é inveja, raiva, medo, mas principalmente, é lindo ver ela descobrindo o amor.

Eu espero, de verdade, que essa história tenha um final feliz.

Também fico curiosa em saber como os próximos livros vão se desenvolver, já que as pessoas mais importantes para Maisie estão envelhecendo e, pelo andar da carruagem...

Luh!! 24/01/2024

MUITO BOM
Eu li esse livro meio que na obrigação porque acabei comprando o livro 2 dele sem querer, e me impressionei bastante com ele.

Fiquei bastante triste com a história da Maisie com o Simon, mas também amei o caso que ela teve que desvendar sobre O Retiro.

Não tenho muita coisa pra falar dele, mas enfim, leiam!!

outroelton 20/01/2024

Maisie Dobbs: o amor em tempos de guerra
Publicado originalmente em 2003, “Maisie Dobbs” marca a estreia da escritora Jacqueline Winspear no universo da ficção. A história se passa na Inglaterra, entre os anos 1910 e 1929, e nos introduz à primeira aventura da “psicóloga e investigadora” que dá nome ao livro.

Estruturalmente, a narrativa se divide em três partes. A primeira se passa na primavera de 1929 e é dedicada à apresentação do mote inicial: um caso de suspeita de traição extraconjugal. Porém, aos poucos a investigação revela um esquema que envolve a morte de soldados traumatizados pela guerra e uma instituição que, supostamente, visa apoiá-los.

A segunda parte transcorre entre as primaveras de 1910 e 1917, quando voltamos ao passado para acompanhar a formação da heroína. Ao longo desse período, testemunhamos sua perda prematura da mãe, a necessidade de trabalhar como empregada na mansão dos Crampton, a mentoria que recebe do mestre e professor Maurice Blanche, a convocação para atuar como enfermeira voluntária na guerra e, finalmente, o encontro com o capitão Simon Lynch, por quem Maisie se apaixona. Eis alguns dos eventos que nos ajudam a entender as experiências pelas quais a protagonista passou.

Esse longo flashback ocupa cerca de dois terços da narrativa e exerce uma função meramente expositiva, já que não contribui diretamente para o andamento da trama inicial. Contudo, a autora o utiliza como artifício para estabelecer a ligação entre alguns eventos distantes no tempo, em especial três casos específicos envolvendo os personagens Billy Beale, Adam Jenkins e Simon Lynch.

Na terceira parte, voltamos à primavera de 1929 para acompanhar o desfecho das investigações de Maisie sobre a instituição chefiada pelo ex-combatente Adam Jenkins, naquele que talvez seja o momento de maior evidência da imaturidade literária da autora. Primeiro, pela forma inverossímil como Winspear escolhe encerrar o caso, brindando os leitores com uma cena constrangedora, que consiste na protagonista cantando para uma multidão de ex-soldados. Depois, por sermos surpreendidos pela reviravolta que acontece no ato final, a qual parece privilegiar o efeito inesperado a qualquer custo, mesmo que para isso a autora precise forçar a heroína a se comportar de forma no mínimo questionável.

Continue a leitura em: hipertextos.home.blog

site: https://hipertextos.home.blog/2024/01/19/maisie-dobbs-o-amor-em-tempos-de-guerra/