O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

auroras 07/11/2023

Uma leitura obrigatória!
Vou iniciar essa resenha compartilhando que esse livro é uma aula tão grandiosa que a leitura do mesmo deveria ser obrigatória. Não consigo mensurar o quão a rico é esse livro, o contexto histórico dele é completo e devo acrescentar que a escrita da Cida Bento é extremamente forte e impactante - até fui atrás de ler mais do trabalho e de suas pesquisas dela, passei horas lendo, aí fiquei com aquela vontade de ter diversas aulas com essa mulher extraordinária. Cida Bento é doutora em psicologia e cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), é uma das mais relevantes intelectuais e ativistas do movimento negro brasileiro contemporâneo. O livro traz as verdades das mentiras e situações veladas que reforçam e fortificam o racismo estrutural. Acima, eu trouxe a necessidade de ser uma leitura obrigatória ao pensar na tomada de consciência dos danos que a falta de equidade racial gera ao sistema. Terminei o livro reflexiva e com raiva, principalmente daqueles que ousam dizer que não existe racismo no Brasil - existe e é cruel! Fica aqui a minha indicação.

?O quiosque te foi masmorra, Möise
Por instante de tortura
Vítimas da impunidade crônica [...]
Da sombra emane, memória
Ensinamentos de força
E determinação
Para continuarmos a mudar o mundo
A partir do estratégico
E quilombola coração.?

Cuti, poeta e escritor

.ester 05/11/2023

Leitura essencial
Reunindo experiências reais vividas por ela e por outras pessoas negras, apoiada em seu vasto conhecimento e munida com um grande poder argumentativo, Cida costura conceitos sociais e políticos com muita destreza e clareza, provando ao leitor como o racismo age, de maneira simples, mas nem por isso menos competente.

Estudiosa das diversas teorias produzidas por pessoas racializadas através dos anos, a autora não pretende construir um conceito novo; na verdade, o livro pretende nomear um sistema que, segundo ela, ?atravessa gerações e altera pouco a hierarquia das relações de dominação ali incrustadas? (Bento, p. 18). Sendo assim, Cida Bento faz um recorte contextualizado de seu termo, explicando como as teorias já produzidas e publicadas se relacionam com o trabalho desenvolvido por ela, o que torna o livro introdutório para pessoas que buscam se educar sobre raça e racismo sistemático. Mas tal aspecto não deve diminuir a sua importância; pelo contrário, indo na contramão do academicismo que faz parte de muitos textos de sua área, isto é, abrindo mão de uma linguagem complexa e rebuscada que afasta o público do escrito, Cida lança mão de uma linguagem acessível, composta de exemplos cotidianos, aproximando o leitor do assunto, um recurso admirável que chama para o livro todos os que tiverem interesse em entenderem como o racismo se opera e quais suas consequências não-nomeadas.

O livro divide-se em 11 capítulos curtos, contando com a introdução, em que Bento discorre de maneira exemplar e breve sobre as diversas teorias que compõem os estudos de raça e, muitas vezes, gênero. No primeiro capítulo, a autora explica o que seria o pacto da branquitude: um sistema criado para manter a hegemonia de poder de um grupo, mas de maneira silenciosa, não-verbalizada. Essa conceituação e o esquema argumentativo que Aparecida constrói durante esse e todos os capítulos consegue explanar o que há muito permanecia sem nome, mas que fazia parte da vida social de pessoas racializadas. Durante os outros capítulos, Cida compõe um panorama amplo de seus estudos e de cada aspecto que constrói a branquitude como sistemática e cruel, nos deixando a par de situações como a das empregadas domésticas e da operação de grupos supremacistas e do o ufanismo ideológico branco. Assim, seu texto é potente e esclarecedor, visto que dá luz a questões que há muito não eram discutidas de forma acadêmica, dando enfoque a pautas debatidas na sociedade contemporânea de hoje e nomeando o que precisa ser nomeado.

O óbvio, como se sabe, precisa ser dito e é dessa forma que Cida Bento opera, não de maneira maçante e desprovida de conteúdo substancial, mas repleta de reflexões cruciais para a superação do sistema racista que permeia as instituições. Dessa forma, Cida rege o texto em um tom crítico, de maneira objetiva e sem muitos rodeios, nos apresentando, com exemplos palpáveis, a um engenhoso e cruel sistema, criado para manter um determinado grupo concentrando poder, enquanto empurra outro à margem, sem que este nunca tenha qualquer chance de se provar de alguma forma. A leitura do texto de Maria Aparecida se faz necessária para que sejam entendidos pontos cruciais de teorias de raça, principalmente para aqueles que buscam iniciar a se aventurar por essas teorias.

roberta.samyly 04/11/2023

Leitura essencial para os brancos entenderem seu lugar na estrutura social, de onde vem toda a sua identidade e herança branca e trabalharem pra desconstruir isso!!! Cida Bento é incrível.

Gabi Sagaz 01/11/2023

Bora pensar Branquitude
Muito importante as pessoas brancas pararem de achar que são universais e começarem a se racializar.
Um bom modo é começando com a Cida Bento.
LEIAM!

Rodrigo Leão 29/10/2023

Otimo
Livro incrível para quem quer entender esse longo processo que o Brasil passa e não resolve, uma situação calamitosa onde governos não resolvem .

Michele 28/10/2023

Rompendo o pacto ...
"O Pacto da Branquitude", de Cida Bento, traz a verdade das situações veladas e mentiras legitimadas que dão força ao racismo estrutural.

A leitura é fundamental seja para reforçar aquilo que, na verdade, já sabemos; seja para tomarmos mais consciência da profundidade dos danos que a falta de equidade racial gera ao sistema.

Dsampa 28/10/2023

Ficou um gosto de quero mais
O Pacto da Branquitude é um livro que proporciona uma baita fluidez na leitura. Cida Bento é extremamente direta ao relatar os diversos casos de racismo que presenciou, principalmente nos âmbitos corporativos . É objetiva sem ser superficial ao orientar acerca das providências a serem adotadas pelo know how de mais 30 anos na área. É impossível não terminar o livro com a sensação de que se queria muito mais!

Suh 12/10/2023

Aula sobre privilégio branco
Esse livro é fundamental para que se entenda como o privilégio branco afeta toda a sociedade, desde sempre. Leiam!

Anderson668 04/10/2023

Livro essecial
"O Pacto da Branquitude" emerge como uma obra crucial, merecendo um lugar fundamental no currículo do ensino básico. A autora habilmente explora as complexidades históricas do racismo no Brasil, instigando a população branca a desenvolver uma consciência profunda sobre a exploração e escravização de povos indígenas e negros. Sua abordagem sensível é marcante, fomentando a conscientização em relação às realidades muitas vezes negligenciadas.

Como profissional de recrutamento e seleção, a autora traz uma perspectiva única, destacando a manifestação latente do racismo, seja de forma explícita ou velada, em seu cotidiano. Ao desvendar sistemas enraizados que perpetuaram o conforto de alguns em detrimento de outros, ela destaca a complexidade e a dor envolvidas nesse processo contínuo.

Citando a autora, a desconstrução desses sistemas não é uma tarefa fácil nem isenta de dor, exigindo um compromisso intenso e duradouro. Ao apresentar as palavras de Giroux, ela ressalta a necessidade de os brancos confrontarem sua branquitude e desaprender ideologias que perpetuam desigualdades.

O ponto alto do livro é a reflexão sobre como o conhecimento pode capacitar os povos negros a identificar e combater o racismo, tanto interna quanto externamente. O autor destaca a importância de fornecer acesso ao conhecimento como uma ferramenta poderosa na luta contra a discriminação racial.

"O Pacto da Branquitude" não apenas revela as entranhas do racismo brasileiro, mas também inspira ação e transformação, tornando-se uma leitura indispensável para uma compreensão mais profunda e compassiva da sociedade.

Thi Acrisio 30/09/2023

Narcisismo da Branquitude
Esse ano busquei ler temas pertinentes a mim, principalmente sobre raça e sexualidade, não-ficção um gênero pouco lido, e olha foi surpresa atrás de supresa, como é bom ler sobre estudos de nossa sociedade e a mudança que buscamos nela, Pacto da Branquitude é um livro importante pra entender a estrutura política e social do nosso país, como ele coloca o ideal branco como única forma de sucesso, de forma homogênea e universal. É um mini gigante, amei a Cida Bento, sua escrita é gostosa e fluida, espero ter mais lançamento dela pela Companhia. E fico muito feliz de saber como a psicologia consegue estudar os casos e problemas de uma forma incrível.
almeidalewis 30/09/2023minha estante
Gostei do seu comentário ??

Thi Acrisio 30/09/2023minha estante
Valeu ????

Rosangela Max 29/09/2023

Uma aula.
Um conteúdo elaborado por uma mulher negra, altamente capacitada e com uma sólida carreira como especialista em processo de seleção, falando sobre a discriminação em geral, com foco no ambiente de trabalho? só podia ser incrível mesmo. É o resultado de 30 anos de experiência e pesquisa.
Uma leitura essencial para empregados, empregadores, para aqueles que estão disponíveis no mercado, enfim? para qualquer indivíduo que esteja minimamente interessado em conhecer mais sobre a relação histórica-social envolvida na perpetuação da supremacia branca e na reprodução do capitalismo racial.
Super recomendo.

EduardaCGP 24/09/2023

Urgente
Pensei que a leitura fosse ser pouco mais fluída, mas por trazer muitos dados de pesquisas, o texto se torna um pouco acadêmico.
Livro necessário que nos mostra a urgência nas mudanças que precisamos fazer em nossa sociedade! Propicia enxergar atitudes e falas que acabam ?passando sem perceber?, nos obriga, de forma muito correta, a nós condicionarmos a prestarmos mais atenção em todo o funcionamento da sociedade em suas falas e ações.

Ãtila 23/09/2023

Um livro capaz de nos fazer entender a política, cultura e história do Brasil como poucos. Nele nós é apresentada uma visão clara de como historicamente etnias se pretegem em detrimento do desenvolvimento social de outras. Uma leitura reveladora que não te permitirá mais ver a vida como antes.

Manu 21/09/2023

Leitura obrigatória
Livro fundamental para nós brancos. Leitura mais que necessária para iniciarmos o desmantelamento das estruturas racistas que mantemos atualmente.