O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento




Resenhas - O pacto da branquitude


273 encontrados | exibindo 211 a 226
1 | 2 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19


mimperatriz 20/02/2024

O pacto da branquitude
Livro super importante que estava na minha lista há tempos!

Cida Bento mostra, de diversas formas, como há um pacto silencioso de manutenção de privilégios entre as pessoas brancas.

Ainda que de forma subconsciente, esse pacto está lá, e conseguimos identificá-lo em várias ocasiões que vivemos diariamente.

A frase que estampa a contracapa do livro define o espírito do livro: ?É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse.?.

Um livro necessário!
comentários(0)comente



Sanva 28/02/2024

Impactante
Esse livro me foi indicado na faculdade, no último semestre do ano passado. O tema estava em alta, várias citações referentes ao mesmo, tive que ler. Você entende lendo, e está escrito e comprovado por dados aquilo que muitos pensam.
comentários(0)comente



Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"fala-se muito na herança da escravidão e nos seus impactos negativos para as populações negras, mas quase nunca se fala na herança escravocrata e nos seus impactos positivos para as pessoas brancas."

através de O pacto da branquitude, Cida Bento consegue nos fazer pensar sobre diversas nuances de um tema indigesto de maneira bastante atrativa e didática, sobretudo lançando foco pras implicações da supremacia branca e da branquitude pra as relações raciais no Brasil.

a princípio, fiquei com receio por ter escolhido essa pra ser minha leitura de fim de semana, já que sabia que não seria nada leve... mas o incômodo, às vezes, é necessário. quando se trata de racismo, que há tantos anos segue sendo a base que estrutura as relações sociais do nosso país, eu engulo o receio e vou, na esperança de me fortalecer e poder fortalecer outras pessoas.

recomendo a leitura principalmente para pessoas brancas que trilham o caminho da consciência racial e ainda se questionam sobre o seu papel diante dos moldes sociais vigentes, mas recomendo também para aquelas pessoas que, como eu, estão se descobrindo enquanto pessoas negras. afinal, as violências que nos consitituem enquanto seres racializados residem não só nas macro, mas também nas micro violências que sofremos ? ou que praticamos ? diariamente e que estão encrustadas feito limo nas nossas paredes sociais.

racializemos as pessoas brancas. vistas através da mesma perspectiva da raça na qual enquadram aqueles a quem chamam de "outros", talvez tenham cada vez menos poder para se considerar e ser consideradas o modelo humano universal, a norma, o ideal e cada vez tenham menos poder de definir quem é esse "outro" e de selar seu destino.
comentários(0)comente



Ka 01/03/2024

Um livro de linguagem clara, fácil entendimento e que traz um tema tão importante e necessário nos dias atuais, com uma abordagem até então desconhecida por muitos (inclusive por mim) que é a branquitude. Uma ótima leitura/aprendizado, que abre os olhos para que busquemos uma maneira de evoluir e tornar verdadeiramente igualitária as nossas relações, desconstruindo assim, o racismo estrutural que nos segue.
comentários(0)comente



Iara 05/03/2024

Ótimo livro pra destrinchar as raízes e mecanismos do racismo estrutural no Brasil, o que acontece através desse pacto narcísico da branquitude. A autora pegou pontos chaves da discussão sobre o racismo e desenvolveu um a um, trazendo um conceito essencial para a conscientização do privilégio branco, apontando caminhos para mudarmos o rumo da história e combater séculos de desigualdade social.
comentários(0)comente



val 08/03/2024

"A herança branca contém marcas da apropriação de bens materiais e imateriais, originárias da condição de descendente de escravocratas e colonizadores e é uma herança frequentemente tratada como mérito para legitimar a supremacia econômica, política e social."
comentários(0)comente



Victor Fischer 15/03/2024

Leitura necessária
O livro tem um tom fortemente ensaístico, por isso proporciona uma leitura leve e rápida, mas apesar e por causa dessa característica, apresenta-se como uma oportunidade para ampliação do debate sobre o racismo no Brasil, ao expor o conjunto das teses de Cida Bento de uma forma mais rápida e acessível. A autora inova ao deslocar o eixo do debate sobre o racismo da orientação unicamente direcionada à herança e condição negra, convidando aos brancos a reconhecerem sua parte na herança de exploração escravocrata, herança até hoje silenciada, como se a história construída pelos séculos de escravidão nada tivesse a ver com as configurações atuais das relações entre raças e classes na contemporaneidade. Segundo a autora, somente com o reconhecimento e a consciência das mazelas desse passado como fundadoras dos privilégios de raça dos brancos, serão abertas vias para a condução de novos pactos civilizatórios mais humanos e equitativos. Para os mais interessados, fica o convite para ler a tese de doutorado da autora: Pactos Narcísicos no Racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público?.
comentários(0)comente



_Juu0 15/03/2024

Leitura obrigatória
Todo brasileiro deveria ler esse livro, especialmente pessoas brancas e quem trabalha/pretende trabalhar na área de recursos humanos. Explodiu minha cabeça de varias maneiras, provoca reflexões profundas sobre a nossa ?democracia racial?, a ideia de mérito, o afastamento e desresponsabilização da pessoa branca e como tudo isso contribui pra manutenção do poder branco e estruturas racistas de modo geral
comentários(0)comente



JuanComjota 15/03/2024

O livro é perfeito, já eu?
Segunda leitura que faço dessa obra, hoje com um pouco mais de noção do que da primeira, acredito que pude absorver MUITO mais lições nessa releitura.
A Cida Bento deixa de forma muito simples e mastigada para fácil atendimento, e mesmo com isso, acho que não absorvi tudo que o estudo tinha para me ensinar.
Mas sempre bom entender um pouco melhor o contexto em que eu, um homem branco, estou inserido, minhas responsabilidades e tudo aquilo que eu influencio, propositalmente ou não.
comentários(0)comente



Gabriel.Henrique 17/03/2024

Este livro nos leva a pensar a forma como pactos entre brancos são feitos durante séculos, claro que não existem reuniões secretas e afins, mas um pacto que os mantém mais longe dos "outros", é uma leitura muito rica e que nos faz pensar sobre como o Brasil é um país racista e que infelizmente isso não está nem perto de acabar...
comentários(0)comente



soubarroca 18/03/2024

O Pacto da Branquitude, de Cida Bento
Esse livro é, como eu esperava, muito técnico. Conciso e cirúrgico sobre o racismo e as relações de trabalho no Brasil. Me lembrou muito o livro O Feminismo é para Todos, da escritora bell hooks, uma das estudiosas mais importantes do feminismo negro.

Gostei muito da obra, achei que Cida tratou de temas pesados de forma fácil de ser entendida. Uma didática necessária para o Brasil e os brasileiros de hoje.
comentários(0)comente



Bruna 22/03/2024

Meritocracia é jogo de cartas marcadas!
Com um texto extremamente rico e pontual Cida Bento traz a sua trajetória de vida, sua luta pela inclusão da população preta no mercado de trabalho e a teria do Pacto Narcicístico da Branquitude.
A autora detalha sobre como esse pacto é não verbalizado e com objetivo de autopreservação para manter os privilégios brancos. Com dados históricos, quantitativos e teóricos, vai demonstrar como o branco enxerga a si mesmo como sendo o sujeito normal e universal, e que qualquer possibilidade de ascensão social/profissional de uma pessoa preta é vista como uma ameaça a esse grupo. Ademais, pontua como as pessoas pretas estão extremamente vulneráveis a violência e desemprego, e que é necessário que as pessoas brancas reconheçam e abram mão de desses privilégios para que a sociedade tenha uma mudança significativa. Inclusive dentro das instituições públicas e privadas que dizem promover a diversidade.
comentários(0)comente



luarapadilha 26/03/2024

A leitura é fluida e apesar de trazer pontos complexos sobre o racismo, consegue ser de fácil compreensão.
comentários(0)comente



Fabricio.Macedo 28/03/2024

Venho me interessando por leituras que relacionam temas como o que Cida Bento propõe em seu belo texto. Uma leitura que me foi além de reflexiva e contextualizadora, motivadora de comportamento, posturas e ações. Diz Cida Bento encerrando seu texto: "(...) reconhecer ao mesmo tempo o outro e o que somos, aprender nossos lugares recíprocos, situar os nossos papéis, identificar na estrutura de nossas organizações os elementos que fomentam a supremacia e a história que gerou ônus para uns e bônus para outros. E seguir realizando as mudanças institucionais imprescindíveis."
comentários(0)comente



daniel.vasco.716 29/03/2024

Livro necessário. Ótima contribuição para a reflexão não só sobre o racismo mas sobre a supremacia branca e os acordos que legitimam decisões e atitudes de preconceito e suas terríveis e revoltantes consequências.
comentários(0)comente



273 encontrados | exibindo 211 a 226
1 | 2 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR