O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Caio380 13/06/2023

Os brancos e seus problemas
"O livro aborda a questão da identidade branca e explora as dificuldades que as pessoas brancas enfrentam ao admitirem sua própria raça. Cida Bento analisa a construção da identidade branca e suas implicações sociais, políticas e psicológicas para o indivíduo branco. Ser branco implica assumir uma identidade étnica, porém historicamente as pessoas brancas têm se visto como 'livres de problemas' ou têm aprendido a acreditar que os 'problemas' nunca lhes dizem respeito. No entanto, o pacto da branquitude mantém as pessoas brancas aprisionadas em uma frágil redoma narcisista, que se rompe diante do primeiro confronto com a realidade. Isso causa insegurança, medo e angústia para o branco, revelando seus próprios problemas e sua condição humana."

site: https://socioabsurdo.medium.com/o-pacto-da-branquitude-cd38bb518f2b

Monik Lemos 12/06/2023

Extremamente necessário
Primeiro de tudo, que é um livro fácil, com dados e narrativa simples, segundo que como pessoa branca é um livro de extrema necessidade, apesar de sabermos que quem criou o racismo fomos nós, nos mostramos ao longo do tempo incapazes de erradicá-lo e muito provavelmente isso está intrinsecamente ligado ao nosso privilégio branco, ou nossa branquitude como a Dra Cida diz em seu livro. É mais do que passada a hora de resolvermos o racismo em todas as suas vertentes, mais importante ainda é nós brancos olharmos pra dentro de nós mesmos e enxergarmos que somos sim parte dessa estrutura e ela só existe por nossa culpa, então é nosso dever corrigir.
Ari 12/06/2023minha estante
acho que vc vai amar white fragility, da robin di angelo

Monik Lemos 15/06/2023minha estante
Vou procuraaaar

Let Carvalho 11/06/2023

Cida Bento traz discussões importantíssimas nesse livro e reflete sobre como o pacto da branquitude reforça o racismo.

Maria 09/06/2023

Para letrar-se sobre raça no Brasil
Cida Bento, num livro bem curto como este, consegue aprofundar questões de grande importância para compreender como o racismo funciona no Brasil atual. Eu sempre vi pessoas citando o termo "pacto da branquitude" e compreendia em até certa medida o conceito, mas é necessário o aprofundamento na questão para que estejamos munidos do conhecimento para conseguirmos reconhecer na prática como essa dinâmica funciona e para irmos contra a ela, ao invés de normaliza-la.
Tem linguagem de fácil entendimento, para diferentes idades, tem exemplos tangíveis para todos e é extremamente informativo, com muitos conteúdos que se entrelaçam e que são citados para enriquecer nosso conhecimento.

RaquelSales17 06/06/2023

Temas ácidos para serem tratados, contudo verdades nuas que definem a vida é futuro de todos os ?não homens brancos? da sociedade brasileira em que há uma sistematização negação Esse livro muito me representa

Mayara.Gastino 04/06/2023

Pactos silenciosos
O livro é um chamado poderoso para confrontar o racismo estrutural. Vivemos em um país onde a maioria da população é negra, porém é raro vermos pessoas negras ocupando cargos de poder. Mesmo quando mais qualificadas para determinadas funções, elas acabam sendo preteridas em favor de indivíduos brancos menos capacitados. É hora de repensarmos os privilégios e lutarmos juntos pela equidade racial. Leitura obrigatória.

Anne727 03/06/2023

?OBRIGATÓRIO?
Visto que fomos criados em uma sociedade onde o racismo é estrutural, leituras como a de Cida Bento são essenciais e necessárias para que possamos compreender como ele está instituído em todos os ramos sociais, como funciona o pacto narcísico da branquitude, e qual o papel de nós enquanto brancos entendermos o lugar que criamos, que fomos colocados e como muitos foram beneficiados com o período escravocrata, ainda que, brancos pobres e da classe trabalhadora.

Há muito o que relembrar e ressignificar, e Cida Bento nos mostra isso de forma muito clara e sucinta.

Fe Delvalle 02/06/2023

Um livro muito necessário para a sociedade!
Um livro que deveria ser obrigatório nas escolas deste país? E é obrigatório para todo ser humano que se diz de fato humano. Auxilia os brancos a acordarem para a realidade em que estamos inclusos e principalmente toda a responsabilidade atribuída nesse despertar. Com certeza é um livro que eu lerei muitas outras vezes e a cada leitura espero enxergar um avanço em mim e na sociedade a respeito da causa.

Adriana Scarpin 29/05/2023

Leitura rápida, mas intensa, sobre o pacto narcísico da branquitude, como está entranhado em nós uma subalternização dos corpos negros, como a branquitude se sente ameaçada em seus privilégios diante do povo negro empoderado. 2023 e ainda se encontram restrições na contratação de negros em empresas. Democracia racial meu ovo.

Jennifer.Ernesto 24/05/2023

Pactos narcísicos
Em linguagem clara e simples, Cida bento torna simples a compreensão do conceito de pactos narcísicos, construido em sua tese de doutorado em psicologia social. A autora traz elementos que construirán o pacto narcísicos, bem como fundamenta os impactos das cotas nas universidades e no mercado e trabalho e a resistência dos brancos no entendimento como seres racializados.

renaas079 23/05/2023

Necessário
A obra foi escrita a partir do projeto mestrado, doutorado, além da vivência da autora como psicóloga organizacional. De fácil leitura, faz um relato sobre o pacto da branquitude e dos privilégios deste grupo social, herdeiros dos exploradores, em detrimento do grupo explorado, que de forma narcisista se protegem cerceando a população preta.

"A ausência de compromisso moral e o distanciamento psicológico em relação aos excluídos são características do pacto narcísico".

Recomendo a leitura !

Suzana 05/05/2023

Tapa na cara
Dessa sociedade escravocrata que nem percebe o quanto se aproveita, ainda hoje, da morte e tortura de milhares de seres humanos.
Aprendi muito com essa leitura. Aprendi a aceitar minha parcela de culpa e entendi a necessidade de reparação para a população negra do nosso país.
Aprendi sobre privilégio que nem sabia que tinha. Minha consciência foi ampliada no caminho do antirracismo e não somente de não ser racista.

Kiara | @livrosdakiara 30/04/2023

Necessário e potente!
Um livro rico em conceitos e dados sobre racismo estrutural. Ótimo para entender como o preconceito atua nas instituições, e que não existe meritocracia. Muitas vezes fiquei triste e revoltada lendo esse livro porque me deparei com a crueldade do ser humano, mas a autora traz momentos de esperança também. Ele é bem científico, bem nível de revista científica. Eu dei prioridade a ele para ler com calma, prestando atenção para absorver melhor as informações!