Cleopatra and Frankenstein

Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

Thamires.Jardim 20/08/2023

Que livro
Esse livro é bem diferente do que já li
Tem muitas camadas, além dos personagens principais, os demais são super importantes também
Muitos temas reais abordados.
5 estrelas com certeza

hazel 15/08/2023

Estou desolada pós essa leitura, Elenor melhor personagem desse livro sem sombra de dúvidas, é um livro sobre pessoas reais e relacionamento reais , perturbados e mostra como a criação de cada um nesse mundo atinge ela na vida adulta , esse livro é um livro realmente pra depois parar e ficar pensando na vida, coco mellors realmente disse ? 'Move over Sally Rooney: this is the hottest new book?

(O ep: seu trauma não te define do bom dia obvius da pra correlacionar bastante com o livro)

Korin 13/08/2023

Bomba
O livro aborda a vida de vários personagens, cada um com a sua trama e dificuldades.
Fiquei apática o livro todo. Foi impossível me conectar com as histórias abordadas. São personagens horríveis e mal construídos, com backgrounds que não foram muito bem explorados. Teve várias militâncias rasas. Só gente chata. Eu adoro livros desse estilo, mas esse não desceu. Alguns personagens tinham potencial, mas não deu muito certo. Os diálogos são ridículos, parecem todos adolescentes. Não gostei.

larizsa 05/08/2023

Gostei bastante dele, podia ter entrado pros meus favoritos mas eu meio que perdi o ritmo quase no final. queria saber o final do amigo da cleo, não gostei como as coisas terminaram pra ele.

Marina 31/07/2023

Me lembrou aqueles filmes do final dos anos 90, em que um grupo de amigos come o pão que o diabo amassou em New York City. Digo isso como algo bom? Não. Mas é essa a vibe.

Gente jovem tomando na cara, homem velho que deveria saber se comportar como gente, mas não consegue, umas discussões sem sentido. Enfim, um livro contemporâneo.

Eleanor, você sempre será famosa (a única personagem capaz de fazer você rir e dar uma choradinha em todo o livro).

Ryna.Fernandes 31/07/2023

Eu comecei a ler esse livro cheia de expectativas e elas foram quase que inteiramente alcançadas.

Os personagens são todos Kintsugi e a feiúra dos momentos de quebra é trouxe a beleza da reconstrução.

Não é um livro fácil, mas é lindo em sua "feiúra", me fez pensar sobre tantos assuntos e sentimentos.

Me identifiquei muito com uma das personagens que aparecem já em meados do livro, quase de forma despretensiosa e amei a jornada dela.

A forma como é narrado é envolvente e os pontos de vista variados são um verdadeiro exercício de empatia.

Adorei. Favoritado, cinco estrelas.

nana10 30/07/2023

Normalmente, eu não tenho nenhuma objeção em ler os Livros Sobre Pessoas e Problemas Reais?. Caso contrário, por que eu estaria na Psicologia? Mas esse livro em específico me causou um desgosto tão grande que eu não sei nem por onde começar.

A autora mira em uma descrição poética e psicanalítica do sofrimento dessas pessoas mas acaba acertando em uma escrita parecida com as dos adolescentes que estavam no Tumblr em 2014/15, ouvindo Lana Del Rey e escrevendo sobre usar drogas e se matar. Nem com essa tentativa de tornar o sofrimento belo e poético, eu consegui desenvolver simpatia por alguma dessas histórias. Todos, repito, todos são moralmente deturpados, agem deliberadamente como filhos da puta e tudo que acontece com eles são simplesmente consequências das escolhas e atos deles. Convenhamos, sofrimento mental retira a responsabilidade de lidar com as escolhas que tu faz na vida.

Além do fato de que todos as pessoas envolvidas na narrativa Cleo e Frank são pessoas terríveis, com a excessão de dois ou três, no máximo, nenhuma das narrativas é bem construída e desenvolvida o suficiente pra que seja possível desenvolver simpatia por algum deles, nem mesmo pela Cleo, que constantemente é vendida como a Maniac Pixie Dream Girl, a People Pleaser e todos as outras narrativas possíveis de ser atribuídas a uma mulher. A autora dedica capítulos longos pra contar a história de personagens secundários que não levam a lugar nenhum. No máximo, te fazem ter algumas reflexões rasas, mas nada além disso. O racismo, a transfobia e a gordofobia são retratados de forma tão rasa que se tornam insignificantes nesse livro. Parece que a autoria se apropriou dessas pautas pra deixar o livro mais impactante e chocante, mas não deu certo, assim como esse livro como um todo.

Muitas coisas nesse livro faz com que ele seja diferente de tudo que a Sally Rooney já escreveu. Parece uma grande mistura de pautas que a Sally aborda nos livros dela:o relacionamento disfuncional entre o Connell e a Mariane junto com o age-gap entre o Nick e a Frances. Só que essa mistura aqui falhou muito.

Gabsreading_ 29/07/2023

Visceral
Esse livro foi extremamente pessoal e exatamente por este motivo não consigo escrever uma resenha para convencer ninguém a lê-lo. Seria como convencer um estranho a ler meus piores sentimentos. Então irei deixar aqui um compilado de frases que expressam o sentimento geral do livro.

"O buraco é a solidão"

"Todo mundo tem um coração faminto. O truque é entender quando você come para preencher o coração em vez do estômago."

"Eu percebi que é isso que a vida exige. Quando tudo fica confuso, difícil e sem glamour . Esse tipo de parceria."

"Nós quebramos. Nós nos montamos novamente. As rachaduras são a melhor parte. Você não precisa escondê-las."

paula 28/07/2023

Cleo&frank e uma montanha russa?
Conclui enfim esse livro que me trouxe múltiplas sensações e sentimentos.
as vezes o declínio e o fim é o melhor caminho para duas pessoas que se amavam mais aquele amor não cabia mais ma vida de ambos
eleonor, você é a melhor personagem secundária de todos os tempos e eu te amo

Isabelly415 28/07/2023

Coco, você pisou no meu coração
"And you. That's five"
"Me?"
"You" said Frank. "Always you"

Gente, que livro! Me lembrou muito aquele filme História de um Casamento - e acho que resume bem o meu sentimento final: saí do livro sentindo que quem se divorciou fui eu.

Arrasada.

Sempre me surpreende quando os autores conseguem transmitir a intensidade, tristeza e caos dos personagens. Arrasou, Coco!

O que foi aquela briga na cabana? Entrou no meu ranking ~cenas mais tristes que já li. A chuvarada de merda que é uma briga de fim de relacionamento... quanta dor, raiva, como machucou.

Só não vou botar na minha pilha de favoritos porque me abalou demais haha mas sem dúvidas, um dos melhores livros do meu ano.

Ps.: eu sei que a vida é assim mesmo, mas me cortou o coração ver o Fran ficando com a E.

Bianca.Massarotto 26/07/2023

Whenever you are going, is waiting for you
Acabei de terminar esse livro e me encontro chorando? eu amei esse livro! A realidade da vida dos personagens me pegou muito, não é um livro pra quem quer personagens perfeitos. Me vi na vida deles em vários conflitos. Eu amei a escrita da autora e a questão de cada capítulo contar um pouquinho de cada um, eu to simplesmente sem palavras.. com certeza uma leitura que não é para todos, mas eu recomendo de coração.

Duda.Guidorzi 26/07/2023

Uau (como uma oração)
Comecei a ler o livro com muitas expectativas, apesar de não ter visto muitas resenhas positivas para o livro aqui no Brasil, e todas elas foram alcançadas. O livro flui de uma forma quase que audiovisual, durante a leitura você se torna capaz de visualizar os meses fluindo. Gosto da ideia de um livro com personagens que provavelmente nunca conhecerei, mas que de fato existem na vida real. Um livro que toca, que te faz repensar algumas situações e relações, e que é simplesmente um vicio inerente, estava de ressaca literária e este livro não me tirou do buraco, mas entrou nele comigo.

Cassia_kk 25/07/2023

Novelão
Li para o clube do livro, não era um livro que estava na minha lista. Achei apenas okay. A leitura foi razoavelmente fácil, li em inglês. Achei que a autora mostrou outros personagens mais interessantes que os protagonistas e sentir falta de saber mais da história deles já que ela descreveu bastante sobre eles no decorrer do livro, apesar de que de forma bem rasteira.

Me fez pensar como a sociedade americana é louca... "Your sickness became my sickness" - fala sériooooo
Grande fanfic.