Los abismos

Los abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

mellyna.conde.5 13/06/2023

Eu estava pronta para uma leitura lenta, mas esse livro me envolveu tanto, que não consegui parar até terminar em 1 dia e meio. De uma escrita muito fluida, ao contrário do conto A Cachorra, Abismos trata de assuntos sérios e profundos de forma leve pela visão ingênua de uma criança de 8 anos.

Sem duvida, uma das melhores leituras feitas esse ano.

Rafaela 11/06/2023

O que você sente quando encara os seus abismos?
Neste livro conhecemos o mundo através dos olhos de Claudia (a filha): uma menina doce, curiosa e independente. Ela tem seu mundo bagunçado por Claudia (a mãe): uma mulher frustrada, egocêntrica e instável. O pai, a tia, Rebeca, Gonzalo, Mariú, Maria del Carmen, Lucila, são todos coadjuvantes na história principal da relação mãe e filha que molda o mundo da protagonista. Um mundo hostil, cheio de ausências e abismos.

Pilar Quintana nos mostra todo o espectro emocional que uma criança pode ter em situações de instabilidade familiar. Ela explora o medo, a solidão, a inocência, a sinceridade com que as crianças enxergam tudo. A narrativa deixa escancarada a negligência que a maioria dos adultos têm com esses sentimentos das crianças. Desacreditam, diminuem, silenciam. É um soco no estômago.

Difícil explicar o que a autora conseguiu fazer com essa narração fluida, inocente e cativante. Tentar resumir é um desserviço. LEIAM! Fico feliz de não ter desistido da autora depois da leitura de A Cachorra, que nem de longe faz justiça ao talento que ela tem.

5/5 e favoritado! Leiam.

JAssica.Leituras 01/06/2023

Achei incrível a história ser contada pela visão de uma criança. Li as primeiras partes muito rápidas e me imergir na história, apenas o final que espera algo mais e por isso não foi 5 estrelas. E também, vale ressaltar a forma como a Pilar Quintana escreve, de uma forma simples e clara. Em fim, gostei bastante.

mystxxrio0 31/05/2023

Quantos abismos cabem dentro de nós?
Ao narrar a história de uma menina aprendendo o conceito de morte e passando a entender que, algumas vezes, ela é uma escolha viável (diria até que preferível) para muita gente, Pilar Quintana desconstrói com maestria a complexidade do mundo dos adultos narrado pelos olhos curiosos e ouvidos atentos de uma criança.

Lidando com uma mãe fissurada por figuras femininas que tiveram mortes trágicas, a nossa personagem Cláudia começa a descobrir seus muitos abismos e seus mais variados medos ao tentar quebrar a indiferença que a sua figura materna demonstra para com ela.

Esse livro foi uma excelente surpresa pra mim. Caiu como uma luva para algumas situações que enfrentei nas últimas semanas e, apesar de ser pesado em algumas partes, foi uma leitura rápida. Disparado o melhor de 2023 até aqui.

may.reader 31/05/2023

Um livro para refletir
Comecei a ler esse livro sem espectativas, comprei e não tinha lido nada sobre ele, e foi uma grande surpresa boa.
É um livro pesado, traz conflitos vistos pelos olhos de uma criança que aos poucos vai compreendendo o que está acontecendo e sendo influenciada, marcada pelo meio em que vive.
Chorei lendo, tem algumas partes que me tocaram muito, a fragilidade ali presente, a possibilidade do pior acontecer, mexeu comigo.
Um livro de leitura fluida, que quando você vê já acabou.
Indicaria super, mas acho que não pra todos mundo.

Marcelo Costa 29/05/2023

Para onde foi esse abismo?
O enredo do livro despertou minha curiosidade para compreender sobre o que trata o livro. Os personagens possuem características notáveis, especialmente a jovem Claudia, que, pela idade que apresenta, possui uma mente bem criativa e analítica dos acontecimentos em sua volta. A narrativa apresentada tem uma continuidade e fluidez boa, com o uso de linguagem que facilita a compreensão da história, também pelas descrições feitas pela personagem principal sobre o cenário e outros personagens. A temática apresentada, ao meu olhar, refere-se à possível desatenção na qual a mãe da personagem principal (que tem o mesmo nome) tem em relação à própria convivência com a filha, porém o final deixa a história em aberto. Admito que, da metade para o fim do mesmo, a minha vontade de ler diminuiu por conta do ritmo em que a história levou. Os capítulos são bem divididos.

Renata_Oliveira_92 29/05/2023

O livro Os Abismos é narrado por uma criança e aborda as relações familiares pelo ponto de vista dela.

Arthécia 26/05/2023

Profundo
Todos temos abismos dentro de nós.

Pilar Quintana conseguiu sua redenção comigo em seu segundo livro.

Bruna Peixoto 25/05/2023

Nunca tinha parado para pensar na simbologia e no poder que a palavra abismo tem. O livro tem poucas páginas, mas a leitura não é tão rápida, em vários momentos tive que parar a leitura para refletir.

Perdida_nas_Estrelas 15/05/2023

Literatura colombiana de peso!
Sinceramente, não sei o que comentar sobre essa obra. Ela me deixou pasma, fez eu me sentir estranha e na verdade eu oscilei entre muitos sentimentos durante essa leitura, que aliás foi rápida, fluida e dolorosa.

Claudia é uma menina que vê seu núcleo familiar se degradando a partir de certos acontecimentos. Vemos principlamente a decadência de sua mãe, e Claudia vai adicionando medos, é interessante que somos forçados a ver tudo na visão de uma menina de aproxiamadamente 8 anos e conseguimos visualizar o que aquelas situiações geradas pelos pais vão causando na pequena criança. O livro não mostra mas eu imagino uma Claudia adolescente e posteriormente adulta cheia de traumas e problemas na vida por conta de tudo o que ela viu durante a infância. Essa obra nos faz refletir sobre as relações humanas e como uma criança as vê, alguém que ainda não tem uma mente totalmente formada absorvendo tudo isso que o mundo adulto oferece de ruim.

Pilar Quintana me deixou maravilhada com sua escrita, minha primeira experiência com a literatura colombiana não poderia ter sido melhor; além da escrita ser fluida, há descrições ambientais naturais magníficas da Colômbia, foi uma experiência linda apesar do tema do enredo ser pesado.
Leiam e admirem essa mulher, esse país e saibam olhar com carinho não só para a Claudia filha, como também para a Claudia mãe e o pai, Jorge. Foi uma leitura rápida e riquíssima.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Gkd9vffjE_E&t=42s

Victor225 09/05/2023

Melancólico
É um livro curto e com uma ótima escrita. O livro é narrado por Cláudia, uma criança, e a mesma conta sobre o seu cotidiano, e a sua vida familiar, seus medos. O livro faz refletir acerca das relações familiares, como elas influenciam na nossa formação, como as dores, os traumas, as escolhas dos pais, impactam a na formação de seus filhos, e como muitas vezes as crianças não tem seus medos, anseios, desejos, levados a sério, sendo de certa maneira negligenciadas. O livro também nos faz refletir a respeito dos abismos que temos dentro de nós, e como muitas vezes esse vazio nos consome. A narração ser feita por uma criança, acaba tentando deixar mais brando os assuntos, pois trás a inocência deste olhar e uma sensibilidade (a qual é importantíssima no livro), mas não o deixa menos impactante, e mostra como a Claudia menina por vezes tem que amadurecer. E para mim a parte da boneca, foi a melhor, a forma que ela se fez ser ouvida de uma forma gritante. O final para mim foi ok, mas quando se para pra refletir, entende-se o porque, a vida é assim, teremos sempre que lidar com nossos abismos.

Carol :D 02/05/2023

Abismos
Um livro complexo, doído e verdadeiro. Mostra o quanto as nossas relações na infância nos moldam e as consequências disso. Vi muitas pessoas criticarem a forma como por vezes o livro não parecia ser narrado por uma criança. Mas acho importante perceber como muitas vezes a própria Cláudia filha não é tratada como uma (como quando Lucila fala que a Cláudia mãe, pobrezinha, é frágil, mas pouco se olha para Cláudia filha com essa sensibilidade). A maturidade e a complexidade das percepções da narradora vêm das situações as quais ela é exposta, e pelo tanto que se responsabiliza por elas também. Crianças são uma esponja absorvendo tudo que o se oferece, inclusive do que se oferta inconscientemente. Aliado a isso temos a solidão das mulheres, as aparências, o machismo estrutural e as questões de saúde mental, que tornam tudo emaranhado impossível, onde a culpa é de todos e de ninguém. E o livro termina de súbito, como mais um abismo nessa história. Desconfortável, mas real.

Jackie! 20/04/2023

Um grito em uma terra solitária!
"Quando a tristeza entra no meu corpo eu tento manda-la embora, eu juro".

O livro conta com uma crítica ao papel que a sociedade espera que as mulheres cumpram. É um retrato da luta em busca de liberdade, uma liberdade que requer um nível de coragem que muitas vezes não é possível de se alcançar, não sem antes ser engolido pelo peso das responsabilidades que nos marcam! E lidar com as consequências dessas marcas muitas vezes destrói a alma pouco a pouco.

Acompanhando o ponto de vista de uma criança tentando entender uma mãe caótica que está lidando com diversos conflitos internos e externos, foi bem intrigante. Em muitos momentos eu me senti no lugar dela e foi custoso compreender as decisões que ela tomava e as quais expunha a própria filha. Mas conforme a história mostra todo o passado da família e tudo que levou a personagem a chegar naquela situação, você começa a entender tudo.

Eu sou apaixonada por histórias que envolvem gerações de famílias e acompanhar essas mulheres convivendo com os mesmo dilemas mas lidando com eles de formas diferentes foi muito "gostoso". Além disso a escrita é excelente e faz a leitura ser ainda mais prazeroso, apesar dos pesares. Infelizmente eu esperava mais do final.

PS: esse livro contém diversos gatilhos.

Isa 16/04/2023

Um abismo sem fim.
Cláudia(filha) é uma menina muito esperta e curiosa, não ama a sua mãe, mas tenta com todas as forças conviver e ter um relacionamento com ela.

Cláudia(mãe) é uma mulher muito desgostosa da vida, claramente fez escolhas de que se arrepende e ter sido mãe é uma delas. Ela não é feliz, por mais que tente ser.

O abismo do livro é bem maior do que o seu nome, ele fala sobre uma mãe tão mal psicológicamente e emocionalmente que acaba deixando a filha doente com as suas falas e comportamentos, aos poucos as duas vão desmoronando na solidão, na tristeza e no desgosto pela vida!

Um livro muito bom, recomendo! Embora a narrativa tenha me incomodado um pouco, achei uma narrativa muito madura para uma criança em formação.

Se atentem aos gatilhos!!!
Depressão
Suicídio