Estúpido Cupido

Estúpido Cupido Ayslan Monteiro

Resenhas - Estúpido Cupido

1 | 2 | 3 | 4

maluverso 28/03/2022

?Tive a chance de achar alguém por quem valia morrer.?
Na moral, eu não tenho a MÍNIMA IDEIA de por onde começar isso aqui, pois esse livro é TÃO PERFEITO que me faltam palavras.

Ontem, enquanto eu devorava esse livro com toda a avidez possível, encontrei um trecho que é, inclusive, o título dessa resenha e resolvi compartilhar no Instagram por achá-lo a coisa mais linda do mundo (igual todo o resto do livro) e o autor (mega-acessível, diga-se de passagem) foi muito atencioso. E isso só deixa mais claro o quanto esse livro é perfeito.

O cuidado de tratar a história LGBTQUIA+ nesse livro, tal qual como os sentimentos dos personagens e a história em si me conquistaram. Fiquei ainda mais apaixonada quando descobri que o autor era nacional (diga-se de passagem que Ayslan não é um nome que ninguém pensaria à primeira vista ser de um nordestino arretado assim!).

Não vou me estender mais para não correr o risco de soltar spoiler, mas, por favor, LEIAM ESSE LIVRO, vocês não vão se arrepender!

(Talvez chorar um pouquinho, mas isso é o que torna a experiência genial).
Nicolleday 28/03/2022minha estante
mt bombom

Aninha2044 24/02/2023

Eu aposto na gente
> Escrita [1/1]
Apesar de eu achar que o Ayslan consegue entregar até mais na questão de escrita (porque eu percebi que tem algumas frases super poéticas e maravilhosamente bem escritas no meio do texto), eu vou dar nota máxima porque não deixou nada a desejar. É uma escrita gostosa.

> Formato [0,75/1]
Meu coração tá me sussurrando que essa história seria mil vezes mais incrível se os capítulos fossem alternados entre *histórias através dos milênios* e *século XXI*

> Fantasia/Romance [0,5/1]
Eu acho que o livro não focou tanto na construção e demonstração de magia pra ser considerado um livro de fantasia/mitologia. Mas eu tambén achi que faltou um pouco de romance, sabe aquilo que aconteceu na comic-con? Podia ter sido pelo menos metade do livro nessa vibe pra gente se apegar mais no casal antes de dar merda.

> Personagens [0,5/1]
Não me apeguei muito a eles, mas pelo menos não odiei nenhum (apesar de que fiquei sim com raiva da bruna e do guilherme por eles não terem entendido o lado do Theo).

> Enredo [0,75/1]
Isso aqui é mais uma questão beem pessoal mesmo, mas eu não consigo imaginar a narrativa de deuses homofóbicos. Eu acho que podia ser alguma questão um pouco diferente o problema motor, porque livros de romance LGBT não fantásticos já têm isso de rejeição da família, então um livro com DEUSES podia ter um problema mais incomun.

Mas eu devo dar um ponto extra pro Ayslan porque esse foi a primeira obra que eu li em que "o poder do amor é mais forte" foi usado com coerência!!
Ayslan 25/02/2023minha estante
cara essa resenha tá maravilhosa! muito obrigado, anotei várias coisas dela

Manu | @banumance 11/08/2022

eu aposto na gente
Mais do que favoritado, esse livro ganhou um lugar fixo no meu coração?
Tem tanta coisa que eu queria falar mas eu simplesmente não consigo organizar as ideia MEU DEUS VIU
Só queria apagar da minha mente pra poder ler tudo denovo
Ayslan 11/08/2022minha estante
Lenda! ??

lipeleu 10/03/2022

Incrível!
Eu tenho certeza que alguma editora vai publicar esse livro e vou comprar a edição física na pré-venda. Estúpido Cupido já entrou para a minha lista de melhores leituras do ano.

Sinceramente, eu esperava algo meio bobinho, sem muita profundidade. Mas foi totalmente o contrário. Não consegui parar de ler. A narrativa é incrível e os vários plots, então? Geniais. O livro tem um humor bem encaixado (sem parecer forçado) e também não esbanja um monte de referências pop que ficam cansativas. Tudo está ali por uma razão.

Os personagens são ótimos. Sem reclamações. A releitura de vários clássicos foi muito bem acertada - e não duvido de certas coisas ali. Eu fiquei sem palavras em algumas partes e com muita razão. Eu não esperava muita coisa ali. Ri, me encantei, chorei (horrores). A escrita do Ayslan é muito, muito boa. Fiquei querendo saber tanta coisa que vai além da história que apoiaria qualquer conteúdo extra que vier. Estúpido Cupido foi uma grata e necessária surpresa. Amei toda a experiência de leitura.

Camila | @abismos.literarios 11/03/2022

Maravilhoso é pouco.
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Eu vou começar essa resenha falando que: eu não sei se eu tenho palavras suficientes para conseguir demonstrar a magnitude desse livro. Ayslan, você ganhou o meu coração com esse livro incrível.

O que você faria se seu avô fosse ninguém menos que o todo poderoso Zeus? E sua mãe a deusa Afrodite? Além disso, como punição por sua sexualidade, você fosse nomeado como o deus do amor, o tão ansiado cupido, mas que só pode juntar casais heterossexuais?

Pois essa é a realidade de Theo, que há muitos e muitos anos vem vivendo sob a maldição de juntar casais, héteros, e nunca de fato viver um amor, já que Zeus, o grandioso preconceituoso, deu fim ao seu primeiro e grande amor. Theo já passou por muitas gerações, já viveu tudo que se possa imaginar, e agora se encontra diante de um grande dilema: ele vai precisar dar uma de cupido com o seu melhor amigo, por quem ele é apaixonado há anos, mas com receio do que seu avô possa fazer, jamais deu uma chance para esse amor. Com muita terapia, muitas reviravoltas, Theo tem um prazo a cumprir, será ele capaz de encontrar um par para seu amor? E como lidar com todo o sentimento que está há muito lhe sufocando?

É um livro grandioso, sem dúvidas, e espero realmente que alguma editora publique essa preciosidade. Ayslan alugou um triplex na minha cabeça que provavelmente vou ficar meses pensando em tudo que rolou aqui, surtos e lágrimas, mas também um coração quentinho.

A representatividade presente nesse livro é gigantesca, necessária e emocionante. Ainda mais sendo um livro nacional, num momento tão caótico como o que estamos vivendo, se faz muito importante termos essa voz e esse lugar... há milênios seguimos resistindo, não é mesmo Theo?

Os personagens são muito bem desenvolvidos, não tem como não se cativar por todos. E os plots da história? Surto atrás de surto, eu amei. Ayslan, com muita leveza e assertividade, consegue expor temáticas superimportantes e necessárias, e ainda nos dar um pouquinho de esperança no amor e na amizade. Uma grande releitura que eu realmente espero que alcance o mundo inteiro. E claro que eu quero muito uma continuação né?? Hehe.

Ps: sabe o que mais? Esse magnifico livro está disponível pelo Kindle Unlimited, então, corre lá baixar, ou comprar, e dar uma força para esse autor maravilhoso!

site: https://www.instagram.com/p/Ca9yK1IL3c4/

Nick 20/03/2022

Não sou lá muito bom em resenhar livros MAS, acredito que começar com um livro que fiquei muito no hype para ler e que tive um contato muito fofo com o autor me pareceu uma ótima ideia...
Quando terminei o livro fiquei na dúvida entre 4?/5? e acabei dando quatro inicialmente por ter ficado na dúvida do que os últimos 35% significaram para mim.
Pensei bastante em todo o livro,nos seus elementos únicos,nos personagens nos clichês que bato na tecla serem necessários ainda mais em livros LGBTQIAP+ que pouco possuem seus clichês e enfim, cheguei a conclusão que Estúpido Cupido foi uma leitura incrível, previ partes dos plots o que foi legal para mim sabe?! Pensar ? quer ver que isso vai acontecer? " E quando acontecei eu ficava ansioso para ver como iriam se solucionar,posso dizer também que os personagens desse livro mexeram muito comigo em especial o Theo,o que chega a ser uma surpresa pois não sou o maior fã de protagonistas de forma geral,mas felizmente além de me surpreender muito,me senti muito conectado com ele e também muito representado...
Enfim creio que consegui passar o quanto esse livro foi especial para mim e que o recomendo a todo fã de Percy Jackson (ainda mais pq sabemos que não tem nenhum hétero dentro desse fandom)

Bruna 27/03/2022

Arrebatador!
"E então, naquele momento, pela primeira vez na história moderna, um mortal finalmente derrotou um deus."

Honestamente eu nem sei como começar essa resenha, assim que adquiri o livro eu estava esperando uma fantasia moderna envolvendo o Cupido mas o que recebi superou todas as minhas expectativas.

Esse livro é incrível do início ao fim, tem uma escrita muita fluida e conseguiu me emocionar em DIVERSOS momentos. Em vários momentos o livro te leva a refletir sobre a LGBTfobia presente no país e como pessoas queers sofreram e continuam sofrendo simplesmente por serem quem são.

O Theo é um protagonista que sofre, é egoísta, comete erros tentado acertar e te faz refletir sobre imortalidade, perdas, dor e, principalmente, AMOR. Além da Bruna, do Guilherme e dona Ana que também conseguiram conquistar um lugarzinho no meu coração.

Recomendo esse livro para aqueles que acreditam que amar pode ser um ato revolucionário!!

_douglast 29/03/2022

Oh cupido vê se deixa em paz?
Eu não tenho palavras pra descrever como esse livro me tocou.

Honestamente: me interessei por que achei que seria uma comédia romântica leve. Acabou que era sim uma comédia romântica, e também uma tragédia grega e uma história épica!

Ayslan traduziu em um texto jovem, simples e poético, todas as angústias e pesares da vida da população LGBTQIA+, e mostrou que mesmo tendo de lutar, nós podemos ter o controle de nossa narrativa e fazer dela o que quisermos.

Numa releitura moderna das lendas gregas, o autor nos apresenta personificações dos deuses e sua personalidades: ele cria contrapartes perfeitas de pessoas comuns, que vemos e convivemos todos os dias.

E é nessa realidade que o Cupido se descobre gay e ao se apaixonar por um homem mortal, sofre todas as consequências que seu avô Zeus pode lhe fazer sofrer. O que nos transporta da Grécia antiga direto pra São Paulo moderna, acompanhando a vida dessa figura mitológica que encontrou uma nova maneira de flechar casais por aí.

Vale muito a pena a leitura! Se pudesse daria muito mais que 5 estrelas! Parabéns Ayslan! Muito ansioso para ler muito mais do que você escrever!

Win 01/04/2022

POR FAVOR LEIAMM
O que falar sobre esse livro?! Simplesmente foi tudo, esse livro reacendeu a "magia" de quando eu gostava de deuses gregos, além de ser simplesmente perfeito! A escrita é quase como uma conversa pessoal e a história é muito envolvente, minhas expectativas foram altas mas elas foram cumpridas e muito mais. É um livro de aconchego mesmo tendo momentos tensos e de dá nervos. Enfim, EU AMEI E POR FAVOR LEIAM!!!

Fábbio (@omeninoquele) 05/04/2022

Perfeitooo!!!
#OMeninoResenhando
?O amor é tão etéreo quanto unicórnios e pégasos. Uma fórmula química, uma equação matemática que durante anos foi disfarçada como o maior bem da humanidade.?
Theo Kostas tem vinte e sete anos e está na melhor fase da sua vida, quando é CEO de um aplicativo de relacionamentos famoso, o Finderr, junto de seu amigo e crush, Guilherme. Mas por outro lado, o amoroso, as coisas não estão boas e as relações pessoais tambem não avançam, e é por isso que Theo procura ajuda na terapia.
Na verdade, Theo esconde um segredo de todos, ele é o Cupido, o Deus Grego filho de Afrodite e neto do todo poderoso Zeus, que aqui é mega preconceituoso e depois que o neto se apaixona por um cara que era sua missão, ganha como penitência o dom de só poder juntar casais heterossexuais e de viver entre os humanos.
Theo tem muito medo do que pode acontecer com alguém que ele possa gostar e por isso se fechou pra todos e passou a não acreditar no amor, logo ele que ganhou o dom de juntar as pessoas. E a medida que a narrativa vai acontecendo, fica explícito o quanto de sentimento ele carrega pelo amigo, o que pode ser um risco, já que o avô abomina essas relações, e quando Theo pisa mais uma vez na bola, o avô lhe impõe mais uma penitência, a de juntar o primeiro homem e a primeira mulher que ver, sem os poderes do Cupido ou a destruição em massa de tudo o que ele construiu na terra, e agora podem esperar muita confusão pois logo após essa nova penitência quem são os primeiros que o rapaz da de cara? O Guilherme, seu crush e a Bruna, sua melhor amiga.
O enredo é muito incrível, o autor nos mostrou uma versão bastante sua ao tema mitologia que a gente tanto conhece e nos trouxe um personagem muito cativante, mega desastrado que está aprendendo com seus erros e que a todo momento na narrativa conversa diretamente com o leitor desmistificando o que conhecemos sobre os deuses gregos. E isso deu muito certo, porque deixou a trama mega envolvente, leve e com essa pitada de romance que faz nosso coração derreter e torcer a todo momento por esses dois.
Aliás, os personagens secundários são muito bons também, tanto os deuses gregos que ganharam um olhar diferente do qual estamos acostumados, quanto os amigos mais próximos do Theo, a Bruna uma garota trans e braço direito do nosso protagonista. E a doutora Emi que é a quem ajuda o rapaz a segurar a barra.
"Estúpido Cupido" me ganhou pelo estilo, porque sou apaixonado por mitologia e quando vi as artes de divulgação numa outra rede social, eu sabia que precisava lê-lo. Mas além de um livro que fala sobre esse tema, e com um casal que me encantou profundamente, o autor ainda trouxe pra sua trama assuntos muito relevantes e sérios que precisam ser discutidos, como o preconceito e o tabu em torno da Aids.
Ayslan Monteiro entregou tudo o que eu esperava e mais um pouco, daí eu te recomendo demais pra que você conheça a história desses dois, do Theo e do Gui, e nem vou contar muito mais pra não estragar a experiência mas saiba que EC vai te ganhar assim como me ganhou.
#EstupidoCupido #AyslanMonteiro #EC #Kindle #EuLeioNacional

xandodemaca 17/04/2022

eu aposto na gente.
quero começar a resenha dizendo que a bruna tem todo o meu coração e fiquei em choque (juro de dedinho, pode perguntar pra minha vó) quando ela morreu, não derramei uma lágrima, mas fiquei olhando o celular com uma cara de tacho. mas sério, uma ceo/deusa do amor trans e assexual é tudo que eu precisava e nem sabia, já tava pronta pra xingar quando ela tinha morrido.

quanto ao cupido, é complicado: o protagonista deste romance de estreia do ayslan monteiro tem muitas e infinitas camadas, principalmente se levarmos em conta que ele viveu milênios. contudo, entretanto, todavia, ele foi um dos personagens mais bem construídos que eu já vi na minha vida (olha a velha aqui). a disputa interna entre tradição x o que ele queria é muito clara em todos os momentos do livro e os flashbacks ajudam muito a entendê-lo.

uma das coisas que eu mais achei interessante, acho, foi que, por mais que ele quisesse se desvincular do panteão, ele acabava caindo no egoísmo (alô, hobbes?).

enfim, foi uma leitura maravilhosa e quando (sim, vou ser esperançosa) sair uma versão física, podem apostar (rs) que eu vou estar lá comprando na pré-venda.

MatthewsVianna 20/04/2022

Como sempre, os autores brasileiros que escrevem sobre sua própria cultura provando o quanto temos uma baita diversidade para ambientar histórias extremamente divertidas. Os personagens são muito cativantes e a maneira que a história foi contada é muito envolvente.

Ayslan tem uma característica que também vejo no trabalho do autor Vitor Martins: uma escrita leve e cativante que conversa muito intimamente com a gente.

Agatha - @emmeufoco 26/04/2022

Só leiam, vão na fé
Okay, não sei direito por onde começar, então vou começar pelo óbvio: leiam esse livro, okay?
Okay.
Depois devo dizer que foi uma bela, belaaaa, surpresa essa leitura que começa de um jeito diferentão, demora umas páginas pra pegar no tranco (vulgo se acostumar com nosso querido e atrapalhado Cupido como narrador) e então assim que engata... Aaaah, é um caminho sem volta.
Regado a referências históricas, flashbacks culturais e questionamentos realmente válidos sobre como interpretamos a história com "h" maiúsculo, vamos vendo Theo (Cupido) mostrando que o amor é muito mais complexo e mais simples do que parece.
E que intolerância também.
Foi um misto de sensações, sério, e eu só posso dizer que acabei querendo mais, que foi divertido e que sim, vou adicionar o Ayslan a lista de autores nacionais que vou ficar de olho pra ler futuros livros.

1 | 2 | 3 | 4