O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Mary Baratela 22/04/2024

"Deus está morto?"
Um clássico do terror que vem surpreendendo há muitos anos.
Um livro que me prendeu do início ao fim. É incrível ver como a história vai se desenrolando e como as coisas podem dar muito errado depois de vários pequenos acontecimentos que, isolados parecem insignificantes.
Eu fiquei surpresa com a fluidez da escrita que nem sempre acontece em livros mais antigos. As teorias vão surgindo ao longo da trama e as pontas vão se conectando aos poucos.
Eu até esperava por aquele desfecho ao mesmo tempo que não.
Um livro recomendadíssimo pra quem curte terror e não abre mão de um belo clássico!
aulusferreira 22/04/2024minha estante
Desculpa a ignorância. Mas o livro inspirou o filme ou o inverso?

Mary Baratela 22/04/2024minha estante
Sim Aulus, o livro inspirou o filme ?
Vc já assistiu? Ou leu livro?

Rafael Oliveira 22/04/2024minha estante
Me deu interesse em ler ?

aulusferreira 22/04/2024minha estante
Assisti o filme, Mary, e tenho medo só de lembrar.... Rsrs vou colocar na lista pra ler. Obrigado.

Mary Baratela 23/04/2024minha estante
Aulus eu ainda não assisti o filme, mas dps do seu comentário fiquei empolgada pra ver kkkk
Coloca na lista sim, vale a pena ?

Mary Baratela 23/04/2024minha estante
Rafa, acho que vc vai gostar. Pode colocar na sua lista ?

Gustavo616 24/12/2023

Clássico do Terror Psicológico
Um clássico do terror que marcou gerações, um livro que precisa estar na estante de todo amante do terror, uma obra que vai mexer com sua mente. Todo elogio para O Bebê de Rosemary é pouco perto da grandiosidade dessa obra.

A história gira em torno de Rosemary, ela e o marido possuem o sonho de encontrar o lar perfeito, e esse sonho acaba por se tornar realidade, mas nem tudo parece terminar tão perfeito quanto ela queria.

Pouco tempo após começarem a viver em um apartamento do tão disputado edifício Bramford, Rosemary descobre que está a espera de seu primeiro filho, mas em meio a essa felicidade, coisas estranhas começam a acontecer ao redor dela, tudo isso enquanto ela descobre cada vez mais sobre o passado do edifício Bramford.

A escrita e a construção da história é impecável, e isso é extremamente necessário para construção da atmosfera de suspense e para causar o sentimento de angustia ao leitor. A cada página, a inquietação em nós aumenta, o terror pelo sentimento de dúvida do que os outros personagens são e do que eles são capazes de fazer, além também do ambientação do edifício Bramford que vai criando um clima claustrofóbico enquanto vamos descobrindo mais a respeito de todos os mistérios que o envolvem.

Os personagens são muito bem construidos, tanto a Rosemary e seu marido quanto as pessoas que vivem ao redor deles, e novamente, a sensação de dúvida, desconfiança e medo se arrasta para alguns dos personagens, e isso ficou muito bem feito aqui.

O Bebê de Rosemary é uma leitura obrigatória à todos os fãs de terror.
Leslie.Eduin 24/12/2023minha estante
Me tira uma dúvida. A escrita é boa, ou é muito detalhista?
O filme é fiel ao livro, ou o livro é melhor? Eu só vi o filme, e aquele bem antigo, lembro só de ter tido pesadelo, mas eu também tinha uns 13 anos.. kk

Aline MSS 24/12/2023minha estante
Mto boa sua resenha, eu já assisti uma minissérie sobre esse clássico e me interessei em aprofundar com a leitura. ????

Gustavo616 24/12/2023minha estante
Poxa Leslie, confesso que coloquei o filme na minha lista desde quanto terminei esse livro, mas não tive a oportunidade de assisti-lo. O pessoal sempre elogia muito a adaptação, dizem ser algo no nível de Psicose, mas vou ficar lhe devendo essa informação.

Eu até assistiria hoje, mas acho que seria meio que blasfêmia. Vou realmente ficar lhe devendo essa resposta.

Gustavo616 24/12/2023minha estante
Aline, me arrependo de não ter feito essa resenha logo quando terminei a leitura, acho que ela teria saído bem melhor. Infelizmente tive muita vontade de fazer todas as resenhas que não fiz antes do ano terminar, então acho que algumas vão sair meio que estranhas, mas fico feliz que tenha gostado dessa.

Eu queria muito assistir ao filme, mas não sabia que também existe uma minissérie. Vou dar uma olhada nela também se eu o encontrar.

Aline MSS 24/12/2023minha estante
Suas resenhas são ótimas, tirando as de terror extremo. ? Sobre esse livro tem uma minissérie mais atual com 2 episódios, não achei q dá tanto medo por isso me gerou curiosidade ler o livro.??

Tami 07/09/2022

O terror está muito mais nos fatos reais, como o gaslighting sofrido pelas mulheres, a dominação de seus corpos e a desconsideração de seus desejos e vontades. Fui ler buscando um terror que me desse medo, mas acabei encontrando um livro com críticas sociais relevantes que me surpreenderam muito mais do que o plot do terror em si, mostrando que a nossa realidade também é assustadora. O livro vai aos poucos construindo o suspense, bem lentamente, a partir de 80% seu ritmo fica mais frenético e é difícil de largar.
Carolina.Gomes 07/09/2022minha estante
Esse é um livro q, pelo filme, eu nunca leria. Pela resenha, sim!

Laura.Novelli 07/09/2022minha estante
Adorei!!

Laura.Novelli 07/09/2022minha estante
Ouvi dizer que o filme ficou bem diferente do livro. Nunca assisti porque queria ter a experiência da leitura primeiro e acho que será melhor kkk

Carolina.Gomes 07/09/2022minha estante
O filme antigo é o melhor , Lau!

Eliza.Beth 07/09/2022minha estante
Ahhhh q legal a resenha. Temos essa ideia q seria um terror só sobrenatural

Layza 01/10/2023

Um clássico do terror
Me interessei em ler o livro após assistir o filme, pois tinha adorado obra cinematográfica. ?O Bebê de Rosemary? é um clássico do terror que tem uma escrita instigante e nem um pouco maçante. O leitor, ao decorrer da história, fica cada vez mais intrigado em entender o porquê de tantas coisas estranhas estarem acontecendo com Rosemary, e principalmente em querer saber qual vai ser o desfecho disso.
Ter lido o livro já sabendo como era a história não tirou o brilho e a magnitude dele. A obra tem muito mais detalhes e o final me surpreendeu muito, pois no filme ele fica ?em aberto?. É um livro que faz você se envolver com a personagem principal e te deixa confuso e curioso do início ao fim. Em vários momentos me vi completamente apreensiva e em choque diante das revelações que são feitas ao longo do enredo.
É uma obra de terror atemporal e vale a pena ser lida.
T.N.T.Rock 01/10/2023minha estante
Bela resenha. Pra atiçar ainda mais a curiosidade sobre essa obra, vários fatos mórbidos cercaram a realização do filme. ?

Layza 01/10/2023minha estante
Não sabia disso!! Indo pesquisar agora ?

T.N.T.Rock 01/10/2023minha estante
A esposa do Roman Polansky foi assassinada um ano após as gravações do filme, por sinal ela estava grávida, John Lennon foi assassinado na portaria do prédio onde foi rodado o filme, além de vários outros fatos incomuns menores. ?

Layza 01/10/2023minha estante
Meu Deus!!?

larissaplath 23/04/2023

Já sabia da história, pois tinha visto o filme antes. mas mesmo assim, tem uns momentos que eu fiquei com um medo e uma tensão, senhor. ainda tenho pra mim que a história é sobre o nascimento do Roman Polanski
jenkins.fefe 23/04/2023minha estante
li ontem no escuro me cagando de medo, livro tri bom

larissaplath 24/04/2023minha estante
tu já viu o filme? bom demais também

jenkins.fefe 24/04/2023minha estante
não vi, tava vendo pra ver, deve ser foda

'akilis 31/12/2023

Era pra ser bom... ERA!
Minha humilde opinião?

Meio Meehh

Tenho várias coisas negativas pra falar desse livro, mas a considerar alguns pontos, da pra relevar, bem tipo, empurrar com a barriga mesmo, e com uma faca sem ponta so pra causar dor.

A começar pela desnecessária necessidade de falar qhe homossexuais são anormais. Foi uma parte desconexa demais. Mas é um livro escrito em 67, e na época as pessoas tinham essa visão. Enfim, tolerado, não perdoado.
Depois, as muitas vezes que o autor conseguiu me deixar irritado: quando as pessoas tratavam Rosemary como incapaz por ser jovem e/ou mulher; e quando ela não tentava se impor o suficiente.
Não consegui entender se Rosemary era burra ou inocente demais. Cada situação desnecessária que me deixou embasbacado.

Mas há um positivo antes de falar a pior coisa do livro:
Mesmo com tudo isso acontecendo é uma história que prende, é interessante criar teorias sobre o que tão fazendo com a personagem. Você se choca com as basbaridades, e se pergunta que fim vai ter. E ai você se decepciona.

Desfecho mal pensado talvez? Apressado? Sem lógica? Eu realmente li isso? enfim.

Bem meio meehh...
Nytta 14/01/2024minha estante
EXATAMENTE!!!!!!!!

Rayssa 18/03/2023

Brilhante
Rosemary e o marido se mudam para um novo apartamento em um edifício de luxo de NY. Lá eles conhecem um casal de vizinhos um tanto quanto, excêntricos. Quando Rosemary realiza o sonho de engravidar, coisas estranhas começam a acontecer.

Com essa premissa instigante, o livro entrega uma história maravilhosa. Com uma prosa muito fluida e consistente, o livro me prendeu do começo ao fim. A atmosfera é muito bem construída, com um suspense sutil e intrigante, mas nada descarado ou apelativo.

Os personagens são icônicos. Com profundidade e personalidades bem delineadas, sobretudo Rosemary. Indo além de um livro de terror comum, o autor coloca questões muito pertinentes na leitura. Rosemary representa a falta de autonomia com o corpo feminino. O quanto ela é facilmente manipulável traduz a visão de fraqueza que os outros têm sobre ela.

Há ainda, a discussão sobre a questão patrimonial e as consequências machistas que isso traz. A sensação de poder que o marido acha que tem sobre a esposa, cujo ápice se encontra em um abuso sexual, dissimulado pela própria personagem em razão de seu sentimento de inferioridade e solidão.

Além disso, a personagem vê no bebê que carrega a possibilidade de libertação e auto afirmação. Tanto que, ao final, apesar de tudo, ela não abre mão de seu papel de mãe. A sequência de atos estranhos que permeiam toda a gravidez ao final acabam se tornando uma normalidade. Quando ela vê a verdadeira identidade do bebê, o choque cai sobre ela com força. Mas será mesmo? Pra mim ela já sabia de tudo, ainda que de forma inconsciente, mas nada a fez se separar daquela única esperança de independência que a gravidez lhe proporciona.

Um livro brilhante, que eu classificaria mais como um suspense dramático do que terror em si.
B.norte 23/03/2023minha estante
Sua resenha desperteu meu interesse pela leitura do livro.

Bruno 17/10/2022

O bebê de rosemary
Sobre a história do livro não há o que falar, excelente! O acabamento desta edição pela Darkside também é fantástico, dando o tratamento que a obra merece.
Dhay Mesquita 17/10/2022minha estante
Estou lendo esse também

Nayra 01/05/2022

Pelo início não estava com muita expectativa para a história, porém ela vai ficando melhor no desenrolar de tudo.

A personagem é ingênua na medida certa. As vezes chega a ser até um pouco irritante, kkkk
Gostaria de saber o ponto de vista de outros personagens também, mas é bem interessante ver da perspectiva da Rosemary.

O final deixou sentimentos incertos, simplesmente por ter acabado no ponto que acabou.

Queria continuação, hahaha

Eu já havia ouvido falar muito sobre a história, mas não sabia nada sobre ela; então a leitura se tornou ainda mais interessante.

É um ótimo livro.

Suéllen 12/05/2022

O bebê de Rosemary
Eu fiquei bem curiosa para ler esse livro por causa do filme que eu ainda não assisti, a escrita do livro é impecável e a desenvoltura da história também só o final que deixou a desejar.

Gi 15/05/2022

Ave, Rosemary
Finalmente li esse livro (ele tá na minha tbr já têm anos kkk). Eu gostei muito, muito mesmo, embora o finalzinho pudesse ter sido mais impactante, achei que a obra num todo é sensacional!
Cada detalhe do livro é importante, tudo colabora pra você ficar com medo e agonia.

Achei simplesmente brilhante.

5 estrelas e favoritado!

Arengueira.Guimara 01/06/2022

Merece o reconhecimento que tem
Um clássico é um clássico, né mores?

Se você não curte muito terror, não se preocupe, o livro não foca exclusivamente nisso. E mesmo nas partes que foca, é super de boas, algumas vezes sendo engraçado.

Sempre tive vontade de conhece sobre a história, então resolvi ler o livro. E ele é muito bom.

Ira Levin criou uma personagem bem complexa. À aqueles que dizem que Rosemary é chata, uma mulher sem atitudes, idiota e lerta: vocês estão certos em apenas uma coisa, sim, ela é lerta. Mas apenas isso.
Adorei nossa Rô, uma mulher inteligente e sensitiva, que sempre soube muito bem o que queria. Um filho e depois a segurança dele.

Também possui defeitos, assim como todos os que a cercam. Exceto talvez seu marido, ele é o próprio Defeito com D maiúsculo.

A ambientação sobre o prédio é muito boa, a construção de personagens também e os debates que esse livro causa são fenomenais, o tipo de livro que todos deveriam debater algum dia.

Carla 20/06/2022

Um clássico que vai além do terror
Tem livros e filmes que são resumidos ao que se propõe: te dar sustos, deixar curioso e alerta. Mas há alguns que te entregam algo a mais. Esse é o caso de "O Bebê de Rosemary", de Ira Levin ??

Para aqueles que, como eu, nunca tinham assistido ao filme e estão alheios sobre a história, resumo: Rosemary e Guy, recém-casados e procurando um lugar em NY para morar, sonham com um apartamento no prédio vitoriano e antigo de Bramford. É um local bastante concorrido, logo, eles já estavam quase fechando contrato com outro prédio, quando recebem uma ligação noticiando uma vaga no apartamento dos sonhos. Eles vão, adoram o local e, apear de descobrirem que uma senhorinha acabara de morrer naquela casa e da reação contrariada e estranha de seu amigo Hutch, ambos decidem ficar com o local.

Hutch conta a eles sobre a má fama do prédio. Seus moradores foram vários e várias também são as histórias por trás: suicídios suspeitos, seitas satânicas, duas irmãs canibais que comiam criancinhas, um bebê achado no lixo... (não sei vocês, mas depois de tanta informação desse tipo, nunca iria morar lá!).

O fato é que Rosemary e Guy vão. E lá conhecem um casal de idosos extremamente invasivos e estranhos, sobretudo a mulher.

O básico é isso. O bom dessa história é a desconfiança que te gera, por isso foi uma experiência legal não saber de nada desde o início.

O livro aborda seitas satânicas, mas também traz uma perspectiva bastante aterradora da violência contra a mulher (dentro e fora de casa). É pavoroso ler o contexto de submissão envolvendo Rosemary e Guy, a intromissão implícita do casal de idosos sobre o exercício da maternidade de Rosemary, o egoísmo nauseante de Guy.... o terror aqui, para além do culto a Satanás, está na violência sofrida por Rosemary e dos sentimentos mais profundos e ruins dos seres humanos.

Uma das cenas mais pavorosas foi o "sonho" de Rosemary. Spoiler!

Eu considero um livro muito bom e queria lê-lo do início assim que acabei. Assisti ao filme depois e achei bastante fiel. O único detalhe é que no livro a Rosemary é mais esperta e corajosa, enquanto no filme ela parece bem mais inocente e tola.

Indicadíssimo.

Josi152 08/08/2022

Incrivelmente bizarro
O livro conta a história de um casal Rosemary e Guy que moram em uma kitnet mas como planejam ter um filho resolvem procurar um lugar maior para morar, eles se mudam para um apartamento onde pessoas estranhas moram, e coisas estranhas acontecem lá.

De início eu achei que não ia gostar fiquei um pouco entediada, até a metade do livro foi assim mas chega um momento que coisas começam acontecer e isso começou me prender.

O livro tem uma escrita impecável de fácil entendimento, a Darkside fez um excelente trabalho nele, eu recomendo esse livro para pessoas que gostam de livros com diálogos por que tem muitos, e também para pessoas que gostam de uma pegada de terror, porém isso só é desenvolvido mais para o final do livro.