Bolo preto

Bolo preto Charmaine Wilkerson




Resenhas - Bolo Preto


63 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


luana 22/08/2022

muito bom e maçante ao mesmo tempo. ele parece ser um livro extremamente longo durante a leitura, quando na verdade ele tem menos de 300 páginas. parecia que a leitura tava fluindo, mas quando eu ia ver, não tinha avançado nada. a história é bem construída e interessante, principalmente o ?antes?, sinceramente não sei pq eu tivesse essa sensação do livro estar se arrastando. realmente gostei da história mas por ter tido essa sensação, não foi um livro favoritado
comentários(0)comente



andrealog 25/09/2022

Do que são feitas as lembranças
Uma história bonita, sobre miscigenação preconceitos e segredos de família. Uma mãe que só e conhecida pelos filhos depois de sua morte. Como toda família essa é feita de receitas, segredos, desencontros e muito amor!
comentários(0)comente



Mari 02/10/2022

This Is Us
Estava falando para as minhas irmãs desse livro. Eu sei que uma adoraria ler, mas a outra não. Ela perguntou o porquê, eu disse que é porque o livro lembra This Is Us.

A história retrata dois irmãos que vão se reencontrar após anos de silêncio, porque a mãe deles morreu. E ela deixa uma gravação sobre a vida dela.

É um livro sobre família, sobre passado, sobre amor, orgulho, ego, humildade, é sobre a vida! Todas as nossas escolhas têm consequências, o que aconteceu no dia X tem algum peso na nossa vida, mesmo que não seja o que nos define, mas ainda vive ali dentro da gente.

Lembro que quando eu vi que o lançamento da Paralela seria esse livro, eu botei na minha cabeça que eu deveria escolher esse livro. Fico feliz de escolher essa história.

Eu amo como a história vai e volta para o presente e para o passado. Tudo é conectado, nada é deixado solto. Se tal fato não foi desenrolado naquele capítulo, pode esperar que ele será retratado em alguma parte do livro.

Amo o fato de falar sobre uma receita caribenha, porque eu não conheço nada e eu estou morrendo de vontade de provar um Bolo Preto.

Eu digo que lembra This Is Us, porque é muito sobre família, esse drama familiar que todos estão envolvidos, sobre segredos que fazem parte da família, mas que estão tão bem guardados que os filhos não sabem. Eu amei mesmo!
comentários(0)comente



Adriana1161 31/10/2022

Excesso de informação
Não achei o livro ruim, mas também não posso dizer que gostei!
Achei a história muito cheia de detalhes, com muitas problemáticas abordadas, e a estrutura como foi escrita não me agradou. Acho que esse vai e volta no tempo tem um limite, e aqui ele me pareceu exagerado.
Inserção de novos personagens o tempo todo, alguns relevantes para a história, outros não.
Parece que quando ia deslanchar, dava uma travada, o que tornou a leitura cansativa pra mim.
Fala sobre tradições e racismo, inclusive nos Estados Unidos de 2018.
Mostra o Caribe como uma mistura de diferentes culturas.
Personagens: Covey, Eleanor, Bunny, Benny, Marble, Byron Bert, Charles Mitch
Local: Caribe/Inglaterra/Califórnia - 1965 a 2018
@driperini
comentários(0)comente



Ana Ceci 06/11/2022

Livro incrível!
Acredito que assim como várias pessoas, eu nunca tinha visto esse livro! Não conhecia a autora e tampouco a trama envolvendo a família Bennet. Assim que o livro chegou por aqui, os quotes da contracapa e a sinopse já me conquistaram! Não tive outra escolha senão ler logo! E que ótima escolha eu fiz passando esse livro na frente de outros!

Do início ao fim, me surpreendi com a trama. Logo no começo, a autora já soltou uma revelação daquelas que me fez querer virar as páginas cada vez mais rápido para descobrir tudo! Fui entendendo aos poucos as personalidades dos irmãos Benny e Byron e me solidarizando com suas realidades.

Conforme a história passou e eu fui descobrindo mais da vida dos irmãos e, claro, de seus pais (sobretudo de sua mãe, Eleanor), já estava completamente envolvida na leitura! É incrível pensar no quanto a autora se dedicou para escrever um livro tão completo e amarrado como esse! Confesso que em alguns momentos eu mesma me perdi na trajetória de alguns personagens e ficava me perguntando aonde tudo ia levar, mas depois as coisas se encaixaram e minha vontade era descobrir logo como seria o desfecho dessas vidas tão dramáticas!

E, claro, temos o famoso Bolo Preto! No final das contas, é essa receita, essa materialização do bolo, que une todos os personagens em uma incrível trama de descobertas e aprendizados sobre eles mesmos e sobre as pessoas que mais amam. Recomendo muito a leitura!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/
comentários(0)comente



Mariimagno 02/05/2023

Um cristalzinho ???
O livro é incrível.
A narrativa cativante. Os capítulos curtos. Os personagens reais demais e eu diria até demais, chega a dar raiva do quão reais eles são.
Acho que ler Bolo preto é uma experiência extraordinária de vida. Tem uma trajetória de amadurecimento, mas sem romantizar esse processo, algo como se o tempo passasse, mas a no fim das contas só o nosso corpo muda verdadeiramente, pq nós continuamos nesse corpo alcançado pelo tempo.
Eleonor - Corventina/ Elly - É essa trajetória de sobreviver sem deixar de ser, mesmo sendo apagada, mesmo tendo que deixar de ser, tem algo que permanece. Os medos, os sonhos, os anseios, os amores, as mágoas, a vida.
E acompanhar esse desenrolar é também se sentir um pouco Corvey/ Elly/ Eleonor.
Parece aqueles medos reais que acessamos no ?inconsciente coletivo? aquele desamparo e até desespero que perpassa por todas nós MULHERES e ainda mais a todas as MULHERES PRETAS. Todas as mulheres silenciadas, abandonadas, jogas a própria sorte. Todas as mulheres que não pediram para serem fortes, mas eram como tinham que ser, pq não tiveram escolha a não ser resistir.

Os filhos que carregam a missão de dar aos pais o que eles merecem, que sentem obrigados a retribuir aquilo que não tem preço, apenas valor. E os pais mesmo sem perceber ou sem querer, em seu ato de amor e preocupação passa para seus filhos o medo do fracasso, pq para esses pais de realidades tão difíceis a expectativa de uma vida melhor corre para os filhos.
Os filhos precisam viver os bons tempos que eles plantaram por anos sem descanso.
E no fim, ninguém tem culpa. Ninguém tá errado, ninguém tá certo.
É só a vida acontecendo. A vida se desenrolando entre soltar amarras e prendê-las.

E o que não é a criação, as gerações, se não um amarrar e desamarrar de certezas?

Livro lindo, sensível, impactante, com plot é uma linda mensagem de amor e lealdade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila Faria 02/01/2023

Byron e Benny são irmãos que, diante da morte da mãe, precisam deixar de lado suas diferenças e os ressentimentos que cultivaram um pelo outro ao longo dos anos. Reunidos novamente para ouvir uma gravação deixada por ela, os irmãos descobrem a verdadeira história da mãe e são confrontados com segredos que abalam tudo o que pensavam que sabiam sobre sua família e sobre si mesmos. O tal do bolo preto é a chave para desvendar a herança deixada pela matriarca, uma tradição que possuía muito mais significado do que os irmãos poderiam imaginar. A estrutura do livro é um novelão (no sentido depreciativo, infelizmente). Os irmãos demoram dias para ouvir a gravação deixada pela mãe, fazem pausas, saem da sala, deixam para o dia seguinte… Tudo isso como estratégia da autora para deixar tudo mais misterioso e adiar a revelação (claro!), mas QUEM faria isso na vida real? Os capítulos são curtíssimos, alguns com apenas uma, duas páginas. Pessoalmente, prefiro capítulos mais trabalhados, com menos pausas e quebras na estrutura narrativa. A história e a escrita da Charmaine Wilkerson não são particularmente ruins, mas a minha impressão no final do livro é que autora se dedicou exclusivamente a fechar TODAS as pontas soltas, a dar um final feliz e/ou adequado a CADA mínimo personagem ~ tipo fim de novela mesmo. Desnecessário. O livro foi best-seller do New York Times e vai ser adaptado para uma série, produzida pela Oprah Winfrey, além de ter virado queridinho de celebridades do naipe de Barack Obama, mas não me emocionou.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-36/
comentários(0)comente



marianamanzano 10/01/2023

comida, história e tradição
nunca fiquei com tanta vontade de fazer um bolo.

vi muitas pessoas comparando com evelyn hugo, mas acho uma comparação precipitada. no início, essa história pode parecer bem sem graça e, realmente, plot twist não é o foco aqui; a trajetória, sim.

confesso que da até a metade do livro não estava de fato entretida, mas comecei a perceber o afeto que tinha criado pela Eleanor. pelos filhos, nem tanto. porém não consigo parar de pensar, agora que terminei, o quão intenso foi a jornada.

não considero esse um livro pra todo mundo, inclusive acredito que eu mesma teria melhores momento pra ler.

o principal é: se apegue na cultura e tradição da história. nos faz pensar sobre quem realmente somos, de onde viemos e pra onde vamos. lindo!!
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 12/01/2023

"Não escolhemos o que herdamos, mas podemos escolher quem nos tornamos."
A morte de Eleanor Bennett deixa um mistério para seus filhos Byron e Benedetta: uma gravação com o tumultuado relato de uma nadadora fugitiva de sua ilha natal, além da receita de um tradicional bolo preto caribenho, iguaria familiar de longa data. Reunidos depois de um ano sem contato, os irmãos tentam juntar as peças de um quebra-cabeça que parece pôr à prova todas as suas certezas sobre si mesmos e sua família.
Escrito com maestria e delicadeza, o romance de estreia de Charmaine Wikerson é repleto de rejeições, segredos e memórias afetivas.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584392421
comentários(0)comente



Caroline 15/01/2023

O livro nos mostra diversas histórias simultâneas que no fim acabam se interligando lindamente. Única coisa que senti falta foi de aprofundar mais a história de Benny e o desentendimento com os pais. Mas no fim gostei muito da leitura.
comentários(0)comente



Guilherme107 23/01/2023

Bolo preto
Bolo preto foi um livro muito impactante mas q não entra para uma lista de favoritos.

Vou ser muito rápido na minha resenha e dizer que esse livro atendeu todas as minhas expectativas q eram altas mas só não ganha quatro estrelas pois eu li em inglês e depois de um tempo eu fiquei perdido nesse livro.
comentários(0)comente



Lívia 10/02/2023

Faltou Ritmo
Estava com muitas expectativas, mas não foi uma leitura viciante.

Gostei da história, os capítulos são muitíssimos curtos e cada um conta uma fracção da história dos personagens intercalando entre eles e o passado.

Só que eu senti falta de um ritmo que me desse vontade de pegar para ler logo. Nesse livro eu pegava para ler uns dois capítulos e deixava para depois. Porém, esse meu depois foi quase um mês kkk.

Mas achei legal a história. Bem que podia falar mais sobre a mãe e o pai da Eleanor. No mais, foi boa a leitura.
comentários(0)comente



Elaine Miranda 20/02/2023

...sobre uma vida de superação e tradições.
Bolo Preto me trouxe profundas reflexões sobre a vida em sua plenitude.

Nem sempre tudo sai conforme nossos sonhos, muitas vezes cometemos erros ou não temos a coragem ou o amparo necessário para decisões mais acertadas.

Sofremos adversidades e celebramos grandes conquistas. Montes e vales.

Não temos a oportunidade do rascunho, nossas escolhas determinam o curso da nossa história. Situações além de nosso controle também nos levam pelo caminho.

Ainda sim, há beleza. Criamos laços, tradições, construimos o nosso legado. Covey viveu uma vida plena, uma história que merece ser contada.

Gostei de conhecer um pouco mais das tradições caribenhas e da forma que a autora colocou em foco o preconceito vivenciado pelos negros, apenas e tão somente evidenciado pela cor de sua pele.

Contudo, achei o livro um pouco prolixo em alguns pontos, a leitura ficou um pouco monótona, seria algo facilmente corrigido com uma narrativa mais breve.

Não retirou o brilho, vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Karine 01/04/2023

Primeiro livro da autora e dá pra notar
No começo, fui fisgada logo de cara pelo primeiro capítulo. Fiquei muito curiosa para ler e pensei que seria um livro viciante.

Não foi o caso. Apesar dos acontecimentos serem muito interessantes, com vários temas importantes como racismo, adoção, imigração, dramas familiares, a forma que foi contada deixou muito a desejar. A autora tinha tudo pra fazer um livro muito especial, mas senti que ainda falta desenvolver mais sua escrita.

Os capítulos são curtinhos e você pode ler rapidamente; alguns mistérios me deixaram curiosa até o final, mas senti realmente falta de uma narrativa com mais emoção em que você pudesse se apegar mais aos personagens.
comentários(0)comente



63 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR