Bolo preto

Resenhas - Bolo Preto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beeathriz 22/06/2023

Que livro!
Peguei o livro sem ler sinopse nem nada e fui muito surpreendida!!! Quando eu não estava lendo eu ficava pensando na história! Que livro sensacional! A trama foi muito bem escrita, parecia quase que eu estava lendo dois livros em um! Muito bom!

@mari.mdeiros 15/06/2023

O livro é bem fluido, gostei bastante do estilo da escrita. Demorei muito para ler, mas não pelo livro em si, acho que estava em um momento mais lento para leitura. O final eu consegui emplacar melhor e queria saber como seria o final

Mariimagno 02/05/2023

Um cristalzinho ???
O livro é incrível.
A narrativa cativante. Os capítulos curtos. Os personagens reais demais e eu diria até demais, chega a dar raiva do quão reais eles são.
Acho que ler Bolo preto é uma experiência extraordinária de vida. Tem uma trajetória de amadurecimento, mas sem romantizar esse processo, algo como se o tempo passasse, mas a no fim das contas só o nosso corpo muda verdadeiramente, pq nós continuamos nesse corpo alcançado pelo tempo.
Eleonor - Corventina/ Elly - É essa trajetória de sobreviver sem deixar de ser, mesmo sendo apagada, mesmo tendo que deixar de ser, tem algo que permanece. Os medos, os sonhos, os anseios, os amores, as mágoas, a vida.
E acompanhar esse desenrolar é também se sentir um pouco Corvey/ Elly/ Eleonor.
Parece aqueles medos reais que acessamos no ?inconsciente coletivo? aquele desamparo e até desespero que perpassa por todas nós MULHERES e ainda mais a todas as MULHERES PRETAS. Todas as mulheres silenciadas, abandonadas, jogas a própria sorte. Todas as mulheres que não pediram para serem fortes, mas eram como tinham que ser, pq não tiveram escolha a não ser resistir.

Os filhos que carregam a missão de dar aos pais o que eles merecem, que sentem obrigados a retribuir aquilo que não tem preço, apenas valor. E os pais mesmo sem perceber ou sem querer, em seu ato de amor e preocupação passa para seus filhos o medo do fracasso, pq para esses pais de realidades tão difíceis a expectativa de uma vida melhor corre para os filhos.
Os filhos precisam viver os bons tempos que eles plantaram por anos sem descanso.
E no fim, ninguém tem culpa. Ninguém tá errado, ninguém tá certo.
É só a vida acontecendo. A vida se desenrolando entre soltar amarras e prendê-las.

E o que não é a criação, as gerações, se não um amarrar e desamarrar de certezas?

Livro lindo, sensível, impactante, com plot é uma linda mensagem de amor e lealdade.

Clarissa 18/08/2022

Um livro incrível, envolvente que vai nos surpreende a cada página.
Tudo começa quando dois irmãos se reencontram, no funeral da mãe.
Com a perda da matriarca, o passado oculto dos pais vem à tona, num áudio que ela gravou pouco antes de falecer.
O áudio traz aos filhos sua história que começa numa ilha caribenha, passa pela Inglaterra e termina nos Estados Unidos... Uma trajetória repleta de perdas, abandono, fuga, abusos sexuais, racismos ... Nunca imaginada por Byron e Benny.
Além disso, os irmãos vão descobrir que a mãe tem outros dois segredos que vai mudar a vida deles totalmente.
É um livro gostoso de ler, onde vamos conhecer cada um dos membros dessa família repleta de dor, incompreensão, segredos e mágoas.

EuNathMancinelli 25/01/2024

Romance e drama familiar
Benny e Byron, irmãos que não se veem nem se falam há 8 anos, se reencontram após o falecimento da mãe.
Acompanhados pelo advogado da falecida mãe, ambos precisam escutar um arquivo de áudio, deixado pela própria, para revelar sua verdadeira história de vida com alguns pedidos aos filhos.
Quais segredos essa mãe carregou por uma vida toda? Porque revelar seus segredos agora ?
Uma história sensível, que fala de amor, renúncia, resignação, amizade, racismo, lealdade, luta e superação.
Com personagens bem construídos, a história vai se revelando aos poucos indo e vindo em duas linhas do tempo.

Maria Rolim 03/04/2024

? Sobrevivência não é o suficiente. ?
Não basta só sobreviver, a sobrevivência nunca foi suficiente; Acredito que esse pensamento envolve toda a narrativa, apesar das suas origens, gênero e idade todos querem e merecem uma chance de viver!
Tinha muito expectativa no livro que não foi atingida, achei que a autora se prolongou muito e correu na linha temporal e nos eventos em si; poderia ter um desenvolvimento maior das personagens e mais diálogos! É um bom livro, com uma proposta bacana de resgate cultural, segunda chance e amor

JoAo.Nhan 01/07/2023

Não pretendia ler esse livro esse fim de semana, mas li um capítulo despretensiosamente e quis saber mais.

O livro se sustenta na história que é maravilhosa, real e trata de assuntos muito importantes. Só que a escrita não me cativou em nenhum momento, talvez isso se dê por ser o primeiro livro da autora. Eu senti o livro arrastar em muitos momentos e tem coisas nesse livro que é muito irreal, vai além da coincidência. Mas a história em si é muito boa mesmo.

Aegla.Benevides 30/07/2022

Eis o livro que me gerou sentimentos mais controversos na vida (ao lado de ?Desonra?, do Coetzee). Ora tédio, ora indignação, ora raiva, ora empolgação, ora meu-deus-preciso-ler-mais-desse-livro. Lançamento que acabou de sair do forno, ?Bolo preto? mal chegou aos leitores e já conquistou nomes como Barack Obama, que indicou a obra na sua Summer Reading List recentemente, e Oprah Winfrey, que será a produtora da adaptação dele para o cinema.

Preciso confessar que a sinopse comercial não traduz 1% do que esse livro representa, talvez pelo pavor que as pessoas têm dos spoilers, e é por isso que não vou aprofundar muito os detalhes do enredo por aqui. Byron e Benny são dois irmãos, de personalidades e trajetórias de vida quase opostas (mas igualmente interessantes), que passaram muitos anos sem se falar, até precisarem se reencontrar por causa do falecimento da mãe, Eleanor.

Misteriosa que só ela, Eleanor deixou para os filhos uma extensa gravação, onde conta detalhes sobre um passado muito distante. Esses detalhes se desenrolam até a metade do livro, e, para mim, foram a parte mais entediante da história. Felizmente, perseverei até os 50%, quando tudo começa a se encaixar e não tenho nem palavras pra descrever o que essa leitura se tornou.

Muitas traições, reviravoltas, mentiras e, é claro, fofoca, do jeito que a gente gosta. No entanto, além da demora em fazer a história engatar, a autora também quis fechar absolutamente todas as pontas do enrendo, até as mais irrelevantes, nas páginas finais. Por isso, acabou perdendo a oportunidade de desenvolver temas e personagens muito mais ricos e gerar mais identificação com o leitor. Ainda não sei se indico essa leitura (principalmente pelo início), mas se o seu objetivo é se surpreender com uma história, ?Bolo preto? é a pedida certa.

Ju 06/06/2023

Simplesmente perfeito
No começo, eu não estava entendendo bem onde a história iria me levar, mas agora que terminei entendo totalmente.
O livro é maravilhoso e a gente só quer viver junto com a família no mar e compartilhar as histórias.
Por mais que seja triste, da um quentinho tão bom no coração que eu não sei explicar
Ainda tô digerindo, mas amei cada segundo da leitura

Cris Moraes 18/01/2024

Ao finalizar a leitura deste livro, confesso que me senti bastante emocionada com o enredo e as temáticas nele apresentadas.

A autora se utiliza de uma tradição passada de forma muito especial, através de gerações, para narrar de um jeito delicado e veemente sobre o que podemos ser e sobre aquilo que realmente somos, imersos em um mundo no qual os rótulos, geralmente, é quem nos nomeiam e quem nos definem.

A narrativa é contada da perspectiva dos vários personagens da história e segue um fluxo temporal diferenciado, alternando passado e presente de todos eles. Achei maravilhoso o fato de que estamos acompanhando a trajetória diversa de personagens negros, cujos traços de personalidade e visão de mundo são muito bem ambientados pela autora, fugindo dos estereótipos ou dos exageros caricaturais.

É uma leitura com vários momentos de tensão, mas que prima pela narrativa ágil e pela capacidade de a história envolver bastante o leitor durante todo o tempo.

Vale a pena conhecer!

@lendosonhando 16/12/2023

Benny e Byron são irmãos que não se veem há 08 anos. Após a morte do pai e em seguinda da mãe, Benny e Bryron são obrigados a se reencontrarem e escutam um áudio que trazem vários segredos de família à tona.

Bolo Preto é um romance ficcional, mas que foi baseado em muita pesquisa e também das próprias vivências da família da autora de origem Jamaicana. O livro tem vários fluxos temporais, alternando entre presente e passado e também pontos de vista de vários personagens que são importantes na trama e intimamente entrelaçados.

Bolo Preto fala sobre a história de Eleanor e tudo que aconteceu em sua vida ao longo dos 70 anos. Do amor à natação às violências que sofreu e do que teve que abrir mão para ter sua liberdade, no entanto, uma das coisas da quais foi obrigada a deixar para trás é a grande razão para que Benny e Byron saibam sobre o passado dessa mulher extraordinária.

Por meio de Eleanor, Bunny, Gibbs, Pearl e tantos outros personagens conhecemos mais sobre a importância da ancestralidade e como é importante termos conhecimento de quem somos, de onde viemos. Em um mundo que tenta nos rotular a todo instante, é imprescindível termos uma base de identidade bem formada.

Cada Bolo Preto que é feito por Elanor, Pearl e Benny tem toques dessa ancestralidade, mas também de tradição, orgulho de suas origens e uma forma de ter contato com sentimentos que muitas vezes são soterrados pela adversidade.

Eu me emocionei muito ao ler Bolo Preto. Um livro composto por homens e mulheres extraordinários, mas também falhos que diante de uma sociedade que insiste em dizer que não são suficientes ou adequados "teimam" em existir e resistir.

O livro já foi adaptado para uma série chamado Doce Mistério, produzido pela Oprah Winfrey e disponível no Star+ e não vejo a hora de conferir!

Leitura 5 estrelas e favoritado!

livsvilelis 23/04/2023

Quero provar bolo preto agora
Fui ler sem saber direito do que se tratava a história, mas acabou sendo uma experiência muito boa, principalmente acompanhar o “Antes” da vida de Eleanor. A leitura foi fluída e foi divertido ler um pouco sobre o Caribe.

Jenny 28/01/2024

"Ela era destemida. Uma garota destemida, sem mãe ou marido para mantê-la na linha, era uma coisa perigosa."

marianamanzano 10/01/2023

comida, história e tradição
nunca fiquei com tanta vontade de fazer um bolo.

vi muitas pessoas comparando com evelyn hugo, mas acho uma comparação precipitada. no início, essa história pode parecer bem sem graça e, realmente, plot twist não é o foco aqui; a trajetória, sim.

confesso que da até a metade do livro não estava de fato entretida, mas comecei a perceber o afeto que tinha criado pela Eleanor. pelos filhos, nem tanto. porém não consigo parar de pensar, agora que terminei, o quão intenso foi a jornada.

não considero esse um livro pra todo mundo, inclusive acredito que eu mesma teria melhores momento pra ler.

o principal é: se apegue na cultura e tradição da história. nos faz pensar sobre quem realmente somos, de onde viemos e pra onde vamos. lindo!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5