Bolo preto

Bolo preto Charmaine Wilkerson

Resenhas - Bolo Preto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@lendosonhando 16/12/2023

Benny e Byron são irmãos que não se veem há 08 anos. Após a morte do pai e em seguinda da mãe, Benny e Bryron são obrigados a se reencontrarem e escutam um áudio que trazem vários segredos de família à tona.

Bolo Preto é um romance ficcional, mas que foi baseado em muita pesquisa e também das próprias vivências da família da autora de origem Jamaicana. O livro tem vários fluxos temporais, alternando entre presente e passado e também pontos de vista de vários personagens que são importantes na trama e intimamente entrelaçados.

Bolo Preto fala sobre a história de Eleanor e tudo que aconteceu em sua vida ao longo dos 70 anos. Do amor à natação às violências que sofreu e do que teve que abrir mão para ter sua liberdade, no entanto, uma das coisas da quais foi obrigada a deixar para trás é a grande razão para que Benny e Byron saibam sobre o passado dessa mulher extraordinária.

Por meio de Eleanor, Bunny, Gibbs, Pearl e tantos outros personagens conhecemos mais sobre a importância da ancestralidade e como é importante termos conhecimento de quem somos, de onde viemos. Em um mundo que tenta nos rotular a todo instante, é imprescindível termos uma base de identidade bem formada.

Cada Bolo Preto que é feito por Elanor, Pearl e Benny tem toques dessa ancestralidade, mas também de tradição, orgulho de suas origens e uma forma de ter contato com sentimentos que muitas vezes são soterrados pela adversidade.

Eu me emocionei muito ao ler Bolo Preto. Um livro composto por homens e mulheres extraordinários, mas também falhos que diante de uma sociedade que insiste em dizer que não são suficientes ou adequados "teimam" em existir e resistir.

O livro já foi adaptado para uma série chamado Doce Mistério, produzido pela Oprah Winfrey e disponível no Star+ e não vejo a hora de conferir!

Leitura 5 estrelas e favoritado!

b i a 11/12/2023

Comecei esse livro sem a mesma empolgação de quando o comprei há um ano atras, estava parado na estante e resolvi tirar ele da frente.
Demora um pouco a se acostumar com as intercaladas entre presente e passado, mas depois que isso passa é uma leitura incrível!
Eu sempre penso sobre as consequências de decisões que nem foram minhas na minha vida e na de quem virá, e esse livro fala justamente desse emaranhado de vidas que por algum motivo se conectam.
Além disso, conhecer mais sobre a cultura caribenha e negra foi incrível, adoro livros que fogem das famílias brancas de sempre.
No geral, é um livro sensacional mas que peca um pouco por entediar o leitor no final.

Tess. 20/11/2023

Nhé
Comecei o livro com algumas expectativas, porque minha namorada havia acabado de ler e recomendou, mas não foi uma leitura viciante?

Os capítulos são curtinhos, intercalam entre presente e passado e cada um conta uma parte da história, do ponto de vista de cada personagem.

Mas falta ritmo? sinto que a narrativa começa muita coisa, com muitas problematicas, e tudo se resolve muito superficialmente.

Não me deixou com vontade de devorar o livro logo, o que é sempre um ponto muito positivo em livros, pra mim. Nesse aqui, eu pegava para ler uns dois capítulos e deixava para depois. Inclusive, um desses ?depois? levou dois meses hahaha.

A história é legal, mas não funcionou pra mim.

Nine 09/11/2023

Um bolo cheio de tradições...
Demorei um pouco pra ler esse livro por conta de ser uma história densa, mas tbm por causa da escola e coisas relacionadas. A história da Covey e muito comovente até agora não sei se ela teve sorte ou muito azar, ela passou por muita coisa. Mas o que me conforta e ela ter morrido em paz e com a maior parte da vida dela resolvida. O livro fala muito de racismo, preconceito, tradições, espaço de pessoas pretas na sociedade atual e dos anos 80, é sim uma leitura que todos devemos fazer ?

Amora Gabriel ð 04/11/2023

Podemos escolher quem nos tornamos?
Esse livro narra muitas tragédias e injustiças, narra esperança e força, narra o amor.
Bolo Preto é uma espécie de livro de memórias. Já que ele apresenta um passado e até mesmo o presente, que está essencialmente conectado com esse período anterior. É como se todos os personagens, suas tragédias, suas histórias e tudo mais, estivessem inteiramente relacionadas a algum problema que veio antes, problema que é entendido no decorrer da narrativa.
Em certo sentido, há até um olhar meio psicológico da coisa, justamente por buscar os traumas do presente pelo que aconteceu no passado. Além disso, essa memória é bem menos individual do que se imagina, o livro conta com as memórias de todos os personagens e não apenas aos protagonistas, o que torna a trama ainda mais interessante.

DAbora311 09/10/2023

Casos de família
Foi um desafio enorme para mim se adaptar a escrita da autora, isso fez eu demorar muito a se conectar com a história. Eu adoro livros que falam sobre segredos de família e nesse livro tem muito isso, autora também aborda sobre racismo, homofobia, violência sexual. Desde que eu descobri que o livro vai ser adaptado, fiquei lendo e imaginando que a história tem um grande potencial para a adaptação.

Vivian 23/09/2023

Arrastado
Confesso que a partir da página 200, fiz uma leitura dinâmica desse livro. Não deu pra mim. Super arrastado, repetitivo.

Gabriela.Pereira 07/09/2023

Maravilhoso
O início do livro não estava me prendendo muito, mas ao longo da história vai se criando uma trama que faz com que a gente não queira mais parar de ler. Trata de questões de ancestralidade, trauma familiar e perdão. O jeito que a autora escreve com capítulos curtos, trazendo perspectivas do passado e presente também é bem interessante. Amei esse livro.

Luiz Souza 01/09/2023

Esse bolo deve ser saboroso
O livro conta a história de várias gerações de uma família .
Byron e Benny perderam a mãe e ela deixa um arquivo de áudio que vão ter que escutar juntos com o Dr Mitch o advogado da família o problema é que Benny faz tempo que não conversa com Byron.

No decorrer ao escutar a fita eles descobrem que sua mãe escondeu vários segredos deles , envolvendo um assassinato e um bebê que foi doado para outra família.

A história é permeada em duas linhas do tempo passado e futuro o leitor precisa ficar atento nesse detalhe confesso que quase me perdi as vezes , o texto é mais indireto então não esperar muitos diálogo como se vê nos livros tradicional.

Gostei bastante da história pois aborda vários temas interessante como : relação familiar , a luta dos negros no mercado de trabalho e até surf e o bolo preto é a cereja do bolo kkkkk.

Ótima leitura.

Luísa Toresan 19/08/2023

Gostei. Me surpreendeu bastante. É uma leitura bem fluida, com capítulos curtos. Uma história sobre mal-entendidos, solidão e esperança.

Mari Gominho 18/08/2023

Memórias
O livro retrata a história da matriarca da família, Eleanor Bennett, de origem caribenha, e as revelações que ela faz a seus filhos após sua morte, através de mensagem de áudio gravada. Essa escuta traz muitas surpresas e cura alguns conflitos entre os irmãos Byron e Benny, que estavam afastados desde que Benny assumiu sua bissexualidade há alguns anos e se sentiu rechaçada pelos demais. A história da mãe começa a ser contada desde que ela era criança, explorando o contexto de sua infância e o abandono por parte da mãe, de quem não se sabe paradeiro; a adolescência, as amizades e a primeira paixão; e as dificuldades que culminaram em sua fuga da ilha para a Inglaterra, depois a migração para os EUA. Embora os descendentes dela já soubessem de suas origens, principalmente devido à tradição gastronômica que ela cultuava no lar, com o clássico bolo preto, eles não faziam ideia da quantidade de tragédias que Eleanor enfrentou para conquistar a família que sonhara, e o quanto os segredos que foi obrigada a guardar por tanto tempo custaram a seu coração. É um livro de drama emocionante, a história é envolvente. Recomendo, mas exige uma dose de paciência até chegar nos trechos mais destacados, a experiência de leitura é como ir tentando destrancar cadeados com um grande molho de chaves. Apesar disso, a linguagem é simples e o ritmo é bastante fluido.

Natacha.Bischoff 27/07/2023

Nada demais
Não vi nada de tão interesse na história. Achei muito parecido com os romances que eu lia e achava bom quando era adolescente. Nada de muito coisa o tal bolo na história. Uns desfechos nada a ver. Eu não gostei de nada, não sei nem pq dei 3 estrelas.

Tai 17/07/2023

Bolo preto
Levei quase um mês para ler esse, achei a narrativa um pouco pesada pelo excesso de informações e problemáticas abordadas. Não achei ruim, acho que tenho que refletir mais um pouco sobre.

Iaszz 10/07/2023

É um livro incrível, a narrativa é muito gostosa, o drama familiar é muito bem feito, os personagens são tão reais que em alguns momentos eu até fiquei irritada com alguns sentimentos deles, mas tudo faz muito sentido, os pensamentos e etc. Minhas partes favoritas do livro são os trechos do passado, eu sofri muito com a coitada da Covey o livro inteiro. Pra mim não foi 5 estrelas pq eu achei o final bem corrido, por mim ainda cabia umas 100 páginas pra finalizar o livro inteiro e direito.( Não consegui entender por exemplo a motivação por trás de apresentar os filhos pro avô, depois de tudo) mas tudo bem, recomendo muito

1 | 2 | 3 | 4 | 5