A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

popolly 25/06/2024

?Temos medo da solidão. Escutamos que a pessoa que foi malvada a vida toda ficará sozinha na velhice, que criança que não sabe brincar fica sozinha. Aliás, o castigo da criança mal-educada costuma ser ficar sozi-nha. A pessoa que não tem uma parceria amorosa é chamada de sozinha (e existe um esforço para encontrar um par para ela; amigos e amigas ficam procurando candidatos), mesmo que tenha família, amigos, filhos etc.?

gabi.jones 25/06/2024

Amor será dar de presente ao outro a própria solidão?
Confesso que demorei um pouco para terminar de ler, principalmente se for comparar com outros livros que já li. Mas, é um livro extraordinário, que nos diz coisas óbvias que já sabemos, porém também nos diz coisas novas para se pensar. A Ana Suy com certeza se destacou na escrita, pois nós, universitários, sabemos o quanto é difícil encontrar um especialista na nossa área que saiba escrever bem. Na maioria das vezes, a escrita é cansativa e difícil, dificultando nossa compreensão.

Porém, por mais que em alguns momentos eu não tenha compreendido totalmente o que Ana queria falar, de maneira geral ela soube expor bem as suas ideias, e amei ler cada uma delas. Ler como o amor e a solidão se relacionam é surpreendente, e mesmo nunca tendo feito essa associação, é tão óbvio como ambos se conectam que você se surpreende por nunca ter notado. É inexplicável como o ser humano é complexo; seus sentimentos complexos são fontes inesgotáveis de estudos. Fazer um livro sobre amor e solidão, com análises científicas e também experiências individuais, é extraordinário. Com certeza é um livro que se precisa ler mais de uma vez para discutir todas as ideias abordadas. Entretanto, você consegue captar a ideia geral do livro, e isso é o que torna a leitura tão boa.

Vou dar 4,5 estrelas porque teve momentos que eu não conseguia entender o que ela queria dizer. Confesso que deve ser por eu ser uma leiga nos assuntos da psicanálise, mas acredito que, no geral, as pessoas vão conseguir entender o que ela se propôs a explicar, só que talvez se percam em certos momentos.

Julia 25/06/2024

Necessário.
Esse livro é tão lindo e aborda um tema pouquíssimo falado nos dias de hoje, que é o amor. todos deveriam desfrutar um pouquinho dessa obra prima ?

m.aricota_ 24/06/2024

Passada chocada
Não tenho nem palavras para descrever o tanto que eu amei esse livro. Ele impactou de uma forma que me deixou pensativa e refletindo sobre o conteúdo da escrita mesmo depois de já ter terminado algum capítulo, e agora o livro todo. Como estudante de psicologia, fico muito feliz de ter tido contato com tamanho talento de escrita e a forma como a autora traz os conceitos de psicanálise, bem como citações e textos maravilhosos. Definitivamente um favoritado.

Felipe1503 23/06/2024

Excelente livro, além de ser útil
Melhor livro que li, considerando os seis primeiros meses do ano de 2024. Neste livro, mostra que, para a gente amar alguém, a gente tem que ter vivido a experiência primeiro da solidão para depois amar. Nas palavras da autora (p. 22), ?Podemos ler que o amor contém a solidão em seu interior, pois no coração do amor está sempre a solidão, e por isso quem não suporta a solidão também não suporta o amor [?] Se não fosse o amor, não seria a solidão. Se não fosse a solidão, não seria o amor. Amor e solidão se fundem e se dependem.?
Além disso, a autora salienta que a solidão é algo benéfico, pois significa ter equilíbrio mental. Nas palavras da autora (p. 41): ?Poder ficar sozinho é sinal de boa saúde mental?.
Assim, ?[?] rimamos amor com solidão, e não amor com dor, rima própria da sofrência da vida humana. Penso que estar sozinho não necessariamente é um sofrimento, mas, para além disso, é um grande alívio [?]? (p. 22)

Nadiezda0 23/06/2024

Delicado e amplo
Ana nos dá uma visão ampla dos conceitos freudianos sobre o amor, ausência, neurose, entre outros, e nisso me ajudou a colocar em palavras alguns sentimentos sobre como o nosso encontro com a ausência do outro é a ponte entre a paixão e o amor. E o quanto do amor é conviver com a nossa própria solidão.

Nathália 23/06/2024

Talvez eu tenha criado expectativas demais, não sei.
Uma amiga minha já havia comentado comigo sobre esse livro e inclusive eu já havia lido partes que foram marcadas por elas enquanto lia. não sei explicar com exatidão o que me frustrou ao ler, mas talvez alguns livros de estudo não sejam meu forte (não enquanto ainda estou trabalhando. talvez nas férias).

mas falando sobre o conteúdo, a autora traz uma pauta super interessante e que recomendo que todos leiam. é uma dose de amor, solidão e psicanálise super necessária para fazer a gente refletir sobre nossas experiências a partir de reflexões um tanto profundas.

pretendo ler os outros dois livros dela, que inclusive já estão comigo.

Rebeca 22/06/2024

É um livro perfeito estou apaixonada pela escrita da autora. São coisas que eu já sabia, mas é necessário ouvir o que é óbvio principalmente de outras pessoas. Que a solidão sempre nos acompanhe.

sbrinagomes 22/06/2024

Um livro para ser relido varias vezes
é um livro simplesmente incrível.

sinto que é um livro que você pode ler em cada etapa da sua vida e vai entender ele de uma maneira diferente, no momento que estou agora me bateu muito com coisas que aconteceram nos anos anteriores e parece que a escritora estava simplesmente pegando tudo da minha mente e escrevendo.

a questão de quando uma amizade acaba e você vive um luto mexeu muito comigo por ter vivido isso e acho que consegui entender que realmente foi um luto ainda mais que a pessoa ainda continua por aqui.

GabrielaTabita 21/06/2024

Só sustenta amor quem sustenta solidão
Com um título curioso e polêmico, Ana Suy consegue conciliar dois assuntos que consideramos opostos: amor e solidão.

Pra mim, a Psicanálise sempre conseguiu o efeito de mudar a forma como enxergo o mundo, e, portanto, a maneira como me apresento a ele. Por isso, poderia passar horas e horas dissertando sobre a riqueza psicanalítica que esse livro aborda. Porém, para muito além disso, Ana Suy consegue nos trazer inquietação e conforto em medidas extremamente acertadas com seus diálogos ao longo do livro. Dividido em capítulos curtos, ideais para serem lidos de pouco em pouco, tomando o tempo necessário para refletir sobre os ?tapas na cara? que o livro fornece, a autora consegue nos dar doses de conhecimento psicanalítico de forma acessível. Reconheço que para aqueles que nunca tiveram contato com teorias freudianas ou lacanianas, inicialmente, pode ser um pouco mais difícil de acompanhar, mas certamente vale o esforço.

Para os apaixonados e viciados em amar, por mais doloroso que seja a sensação de descobrir que amamos errado, é muito gostosa também a empolgação de experimentar um amor mais gentil (e solitário !) de agora em diante. Pra não ter medo da solidão, é necessário que não tenhamos medo do amor, já que um mora dentro do outro e vice-versa ??

Dessacb 20/06/2024

Amor e solidão andam de mãos dadas
Me interessei pelo livro por conta do título. A leitura em si é muito confortável pois parece que a autora está conversando com o leitor. Foi uma leitura gostosa de fazer, com comparações interessantes, que nos faz refletir sobre como o amor e solidão são importantes.

aldadograu 20/06/2024

?Amor que se preze precisa visitar a paixão de vez em quando, e paixão que não seja delírio (porque delírio há a exclusão de realidade) precisa passar por algo do amor.?

tentandolermais+ 20/06/2024

Amor, paixão, falta, palavras, luz para não ver, cheiro, freud, amizade, solidão, lacan, o eu e o outro, psicanálise, encontros, fala, felicidade e infelicidade, tempo, vida, expectativas, desejo, realidade, morte, gozo, âmago, fim, ressignificar, olhar, dividir, cazuza, fantasia, prazer e desprazer, humano, recalque, transferência, ciúmes, orgasmos, perda.

amor é solidão?

purestxheroine 20/06/2024

Amor rima com solidão
Sou muito suspeita pra falar sobre a ana suy, porque sou completamente apaixonada por ela (ou devo dizer que a amo?), e pela forma dela de escrever, de explicar, de criar metáforas. "a gente mira no amor e acerta na solidão" foi uma surpresa linda que tive, fui tocada e convidada a pensar a cada capítulo lido, e no fim dessa jornada, posso dizer que sigo ainda mais encantada pela autora e pelos estudos psicanalíticos direcionados ao amor. que eu possa, também, desidealizar o amor, humanizar a solidão e me encontrar com esse amor-menos-paixão, que é, porém, muito mais apaixonante do que a própria paixão.

alex 19/06/2024

A gente mira no amor e acerta na solidão, de Ana Suy (2022)
Dica de uma amiga.

A autora, psicanalista, relaciona amor e solidão como partes indissociáveis da mesma vivência.

O livro apresenta bons ganchos para novas perspectivas sobre o amor.