A gente mira no amor e acerta na solidão

A gente mira no amor e acerta na solidão Ana Suy

Resenhas - A gente mira no amor e acerta na solidão

isadora336 20/02/2024

Li em um plantão e mudou a minha cabecinha demais, talvez esteja ainda na fase de euforia de me achar tanto nesse livro mas me marcou demais!

Leticia.Ternus 21/05/2023

Surpreendeu
Quando comecei a ler nao sabia muito que esperar, mas achei realmente muito bom.
Li numa sentada e ainda fiquei falando dele para outras pessoas durante a semana

Nathalia 06/06/2023

Constantemente mal acompanhada por eu mesma
Queria começar aqui com uma frase que talvez vai me ajudar a romantizar ainda mais a maternidade ou sei lá só seja uma definição muito linda da maternidade:

?Uma mãe aparece sendo uma pessoa (que não necessariamente é  a mãe biológica nem mesmo uma mulher) que acolhe esse bebê, o toma para si e decide que, no que depender dela, vai morrer, sim, já que somos todos mortais, mas vai demorar o máximo de tempo possível.?

Acho que da mesma maneira que a gente se apaixona pela imagem que a gente cria das pessoas eu me apaixonei pela imagem que eu criei desse livro. Ele não foi tudo o que eu esperava, mas pra ser bem sincera eu também não sei o que eu esperava dele. mas como a Ana falou pra eu absorver o que fosse bom e deixasse o resto de lado é isso que eu fiz, só que além disso eu também não entendi muita coisa. Não é um livro pra ler correndo, nem um livro pra ler distraída. É pra ler na nossa solidão, de fato.

Ju 04/02/2023

É possível rimar amor e solidão
Ana Suy mostrou em 160 páginas muitas coisas que escolhi ignorar sobre o amor. A eterna busca pela metade que falta, o mergulhar nas incertezas sobre o outro, o querer o outro só pra si, enxergar no "nós" o 1.

Este livro me proporcionou refletir sobre falhas minhas do passado, do presente e do futuro. A solidão e o amor são inevitáveis de fato. Suy trás de forma poética através de uma escrita acadêmica como amor e solidão estão ligados e coexistem.

Indico com muito prazer a leitura! Se estudar psicologia, principalmente psicanálise, irá compreender com mais facilidade os capítulos. Achei deverás curiosa a escolha de unir escrita poética e acadêmica, no entanto sei que pode ser um obstáculos para leigos compreenderem. Demorei para terminar pois iniciei a leitura pois a mesma requer fazer pausas para entender e analisar o que sentiu enquanto lia.

Para finalizar digo que é um excelente livro, está repleto de marcações minhas e tentarei o possível para entrar em contato com a autora e contar minhas impressões sobre sua obra.

Anna 28/06/2023

Um tiro no pé
por algum motivo desconhecido, comecei a leitura jurando que era uma ficção. Achei as abordagens um pouco clichês e as citações a Freud maçante.

Daianne.sgs 10/11/2023

A gente mira no amor e acerta a solidão.
A temática do do livro é bem interessante, até que eu gostei.
Porém, na maior parte do tempo o livro Parecia ter sido escrito para estudantes de psicologia, utilizando termos próprios de quem estuda psicologia.
O penúltimo parece um manual para futuro psicólogos.
Eu achei que ela não se aprofundou no tema deixando de forma mais clara o porquê da solidão enquanto se busca um amor.
Autora faz bastante referências ao Lacan e a Freud pai da psicanálise.
A conclusão também deixou a desejar, poderia ter desenvolvido melhor e dado uma conclusão mais completa sobre o tema.

Ariane 21/01/2024

A gente mira no amor e acerta na solidão de Ana Suy
O livro revela uma profunda conexão entre amor e solidão, como destaca a autora ao afirmar que "Amor e solidão andam de mãos dadas".

Me surpreendi com a leitura e gostei bastante do livro. A leitura é envolvente, conduzida por uma narrativa em forma de conversa que torna o conteúdo leve e de fácil compreensão.

No livro, ela traz muitos conceitos da psicanálise de forma simplificada. Gostei especialmente porque ela traz muitas referências curiosas sobre o tema amor e solidão. O que enriquece a experiência, permitindo ao leitor explorar histórias e textos antigos de renomados psicanalistas de maneira leve.

Se você não é familiarizados com psicanálise ou só ouviu falar de Freud, esse livro vai enriquecer o seu repertório e fazer você repensar suas próprias experiências de uma forma leve.

Recomendo a leitura!

Bart 29/01/2024

A gente mira no amor e acerta na solidão
*Ana Suy*
Editora Paidós
Ano 2022 / 160 páginas

??????????

Maré de sorte, 2 livros excelentes seguidos ?! Deixa eu falar logo da autora... "rapidex"!

Ana Suy é uma psicanalista??, professora universitária e pesquisadora. Autora de Amor, desejo e psicanálise, Não pise no meu vazio... é mais um monte de livros.

Nesse livro, que é bem curtinho infelizmente... o "ser leitor" vai lidar com várias "porradas e tapas" com o virar das páginas kkkkkkkk.

Não que a escrita seja dura, muito pelo contrário, ela literalmente conversa com o leitor, a narrativa é muito gostosa!

Aviso: você vai encher seu livro de marcações, garanto!?

Livro:

Ana Suy' vai discorrer de forma bem íntima a complexidade humana através da visão do amor e da solidão.

Calmaaaa!!

Ela tece uma narrativa que oscila entre a (eu vejo dessa forma...) esperança e a desilusão, forçando o leitor a pensar, pois estamos numa "conversa" com escritora.
O desejo de amor e a ameaça da solidão. A forma como nós estabelecemos ambos sentimos em nós mesmos...e muitas vezes de forma bem errônea. ?
Falar mais, causa desavença...spoiler kkkkkk

É importante que vc se coloque em 1° lugar!!

Não é um livro de auto ajuda!!
Fininho e um baita livro p/ficar na nossa cabeceira!!

Será que buscamos o amor por medo da solidão?! Se é assim...o amor existiria se não houvesse solidão?!

Vc pensa assim?! Cuidado!!
?????
kel 04/02/2024minha estante
Gostei...anotando aqui para procurar vai entrar na minha lista...?

Val Donato 22/04/2023

? Amor é uma experiência grande demais para se reduzir a apenas uma modalidade. Há muitas formas de amar e nenhuma delas é exatamente fácil, uma vez que nenhuma delas nos livra da solidão.?
Recomendo demais a leitura.
TayÅ 22/04/2023minha estante
Parece ser interessante

Val Donato 24/04/2023minha estante
sim, recomendo pra que goste de livros assim.

Pri 20/09/2022

Livro baseado em conceitos de psicanálise para entendermos melhor o amor e suas diferentes variações e como o amor se aproxima da solidão. Gostei :)

imsolucke 09/03/2023

Aprendendo a lidar com a própria solidão
Quando coloquei no Instagram que estava lendo esse, muita gente torceu o nariz porque achava que era um livro de autoajuda pelo título, e existem livrarias por aí colocando-o nessa categoria. Nada contra livros de autoajuda, e não acho que ele deixa de ser. Talvez ele seja mais que um livro de autoajuda (confesso que os que li não se preocupam muito com embasamentos científicos), ele é um livro psicanalítico feito para o público em geral, bem como para profissionais, que tenta explicar elementos do amor, em todas as suas formas, e, no processo, abre seus olhos para o fato de que amor e solidão andam de mãos dadas.

A escrita de Ana Suy é bastante simples. Ela não foge de termos da área (afinal, ela é psicanalista), mas não se prende à escrita acadêmica que, sabemos, afasta mais do que aproxima pessoas de fora da academia. Os capítulos são bem curtos, talvez o mais longo tenha dez páginas, o que torna a leitura bastante objetiva no assunto que quer tratar. Não é uma leitura supérflua, contudo: terminei a leitura com muita coisa marcada para revisitar vez ou outra e refletir.

Não só refletir, como aplicar na vida também: Ana Suy, aos poucos, vai desconstruindo um pouco a visão idealizada que temos do amor, não para que não nos apaixonemos, muito pelo contrário: a intenção da autora é justamente que consigamos apreciar melhor o amor, e lidar não só com a solidão dos outros, mas com a nossa também.

Apesar de alguns capítulos não muito interessantes pra mim (como disse, ele é feito tanto para leigos como para psicanalistas, e capítulos mais focados neste público foram meio desinteressantes em comparação com os demais), A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão é uma ótima leitura: simples, rápida e rasteira. Não tem como terminar o livro sem ficar com alguma sementinha plantada na cabeça.

lays.azevedo.94 27/07/2023

Eu comecei a ler esse livro por uma recomendação de um perfil que sigo no Instagram e simplesmente me pergunto pq n li antes!!!

O livro é uma pérola, muito bem escrito, com ideias incríveis e conhecimento enorme sobre amor e solidão, e como eles n são postos, mas perde um do outro.

É uma leitura muito legal!!!

fernandacarla 26/10/2022

"Os amantes estão com frequência a pedir palavras uns dos outros. Porque são as palavras que fazem ponte entre a solidão de um e a solidão do outro no amor."

Evellyn Lorena 15/05/2024

Para quem gosta de psicanálise e quer saber a versão de amor e solidão deles vai amar esse livro. Gostei bastante e super recomendo, você só tem que ter uma visão aberta para não se deixar abalar por ele e entender que alguns termos da psicanálise podem ser estranhos em um primeiro contato.

isabellapenna 10/08/2023

Tá bom eu já entendi que a gente mira num e acerta o outro
Esperava mais desse livro por ele ser tão comentado. Ele tem bastante pontos interessantes e as referências modernas que a Ana coloca nele são bem fáceis de entender. Porém achei que ele meio que não se desenvolve, da voltas e mais voltas pra explicar a solidão dentro do amor em praticamente todo o capítulo, as vezes parecia que eu tava lendo o mesmo capítulo de novo e de novo, e no final parecia que eu estava no começo.
Jéssica 31/10/2023minha estante
Sim, tive a mesma sensação, é bom ter alguém que me intende kkk muito repetitivo, muito maçante, ficou chato demais ela falando muito de psicanálise e não sabendo várias as palavras, pareceu forçado colocar amor e solidão em todo capítulo. Dava pra ter sido mais criativa.