O Legado de Chandler

O Legado de Chandler Abdi Nazemian

Resenhas - O Legado de Chandler

Tati Freitas 17/01/2023

Simples, mas cativante
A história é bem fluida, gostei do estilo George RR Martin de dividir os capítulos em pontos de vista, ajudou a me conectar com os personagens. O livro trata alguns assuntos bem sérios, como os abusos que acontecem no ambiente acadêmico, tanto vindo dos próprios alunos, como dos professores. Apesar dos assuntos pesados achei a história leve, corre um pouco no final, e isso é um ponto fraco. Uma história de como a amizade pode ser um porto seguro e nos ajudar a atravessar momentos tão difíceis.

Madu 19/04/2023

Incrível!
Esse livro me fez chorar sem ser essencialmente triste. Ele tem um final feliz, é contado com muita leveza, mas é emocionante acompanhar o crescimento dos personagens. A forma como eles se tornam família.
A ambientação meio Darck academia é impecável.
As diferenças entre os personagens que narram a história é um ponto de partida para se pensar sobre como vivência diferencia pessoas e que ?duas pessoas nunca vão contar a mesma história?
Acima de tudo isso, foi um livro pessoal para mim como alguém que se aventura no mundo criativo e artístico da escrita. Senti que a professora Douglas estava dando aqueles concelhos especiais para mim.
Entretanto, não conquistou 5 estrelas. Há uma revelação de uma situação muito delicada, um assunto pesado que ao meu ver deveria ser tratado com mais aprofundamento. Se o livro tivesse mais páginas, mais tempo de desenvolvimento teria sido um 5 estrelas.

Ketily 28/05/2024

Fraco
Esse livro conseguiu me deixar um bom tempo sem ler, de tão ruim que é, eu tive que me recuperar pra ler outro novamente, história fraca, não te prende, foi uma luta incansável em terminar este livro, cada capítulo lido eu tive uma briga comigo mesma pra conseguir terminar, literalmente os personagens estão apenas ali, a história não anda, não flui, não acontece nada que te deixa entretido, o final é extremamente tosco

Juniper 13/09/2022

a história é simplesmente incrível, achei o desenvolvimento dos personagens muito bom, só o final que achei corrido. com certeza um livro necessário.

adorei a vibe clube dos cinco versão dark academy

Lub 29/04/2022

Perfeito
Cara esse livro consegue misturar a escrita com representatividade LGBT+ ao mesmo tempo que expõe diversos casos de homofobia, xenofobia, assedio, e muito mais. Mas o que mais me impactou foi ler os agradecimentos e perceber que toda a violência escrita na verdade aconteceu com o autor, que é basicamente o Ramin, e que isso tudo é só uma versão mais amenizada do qje aconteceu. De qualquer forma, esse livro é incrivel, todos deveriam ler uma vez!!!

anterique 24/06/2022

Dark academia vibes
A narrativa é bem interessante, tem pontos fortes e fracos ao decorrer, pois alguns pó tos meio que são deixados de lado e deixa a leitura cansativa. Os personagens tem boas introduções e foram trabalhados bem na medida do possível. O final poderia ter sido algo diferente, creio eu.

joaopferrari 13/01/2024

Tinha MUITO potencial!
Engatar nesse livro foi extremamente fácil! Primeiro que amo livros YA, ainda mais com dark academia (colégio interno, faculdade, etc). Segundo que livros que os capítulos são cada um narrados por um personagem me prendem muito a atenção, o que foi o caso.

Entendo que o autor quis trazer narrativas importantes para discussão como: bullying, ansiedade, depressão, assédio, homofobia, etc mas senti que tudo caminhou para algo muito raso e pouco trabalhado, principalmente o desfecho da história (haja vista que estava acontecendo algo MUITO GRAVE com os personagens e foi tudo ?resolvido? da maneira mais supérflua possível).

Mas não deixa de ser um livro bom para passar um tempo ou até sair de uma ressaca, porém não espere reflexões muito profundas para os gatilhos citados pois não é o caso!

Dei 3,5 pq os personagens me cativaram e a leitura foi mt fluida, porém a história se manteve rasa pelo potencial que tinha a ser explorado.

xoxoanalu 27/05/2022

a verdade está libertada!
primeiro: a classificação do livro está como +14, porém, não é um livro tão leve assim, então está beirando aos +16!!

um outro ponto, que também não acho que esteja correto, é que o livro é descrito como um ?dark academia?, porém, no sentido da escrita e tudo mais, não me parece certo. porque livros ?dark academia? tem personagens que são extremamente obcecados por aquilo. no livro, eles não são obcecados nem um pouquinho, é mais light.

o legado de chandler é um ótimo livro. a escrita é incrivelmente viciante e os personagens são incríveis. adorei cada um deles; o desenvolvimento deles acontece de modo cru, mostrando todos seus problemas, inseguranças, traumas, pensamentos, crenças.

além de falar sobre assuntos completamente sérios, que são tratados de forma pesada e muito descritiva, é um livro que expressa muito sobre a importância da amizade verdadeira. porque eles sempre vão te apoiar e estar ao seu lado, não importa o que aconteça. e não apenas isso, mas também, demonstra como a arte pode ser usada para algo que queremos dissipar para o bem.

muitas coisas no livro são descritas com perfeita maestria, porque é como se ele não escrevesse o que está ali, e sim, estivesse mostrando realmente o que está acontecendo.

outra coisa que achei simplesmente incrível foi como o autor inseriu a cultura daquela época no livro. os filmes, as músicas, as roupas.

?o legado de chandler? é um ?a sociedade dos poetas mortos?, então é completamente apaixonante! entretanto, a história tem uma mistura com ?clube do cinco?, ?sociedade literária e a torta de casca de batata? e uma pitada de ?encontrando forrester?.

é completamente inspirador e você não consegue parar de ler, porque o conteúdo é simplesmente divino. e com toda certeza ficará com vontade de participar de algo tão maravilhoso quanto ?o círculo?.

bealesclub 23/01/2023

Surreal
Essa história é incrível, mesmo que seja passada em 1999 você consegue se conectar porque até hoje tudo que esses estudantes passaram continua acontecendo e o modo de escrita do autor faz você se conectar que quando ver já terminou o livro.
Recomendo demais a leitura!

missmirtle 21/04/2023

Tem uma mensagem importante é foi bem escrito. O livro traz um grupo excepcional de personagens. Eu só acho que faltou explorar um pouquinho o final, que foi corrido.

liv 02/05/2023

Péssimo.
Para ser bem sincera, eu odiei.

o começo é ótimo, os personagens são bem apresentados, o livro tem uma proposta legal e tinha tudo para dar certo, mas a execução..... não é boa.
a personalidade deles some de uma página para a outra, as coisas são resolvidas com um péssimo desenvolvimento e, no final, você só se pergunta do porquê ter lido aquilo, já que não consegue se apegar aos personagens nem mesmo à narrativa.

li várias resenhas positivas dizendo sobre como é um livro lindo e cheio de diferentes culturas, o que eu não acho que seja verdade.
os primeiros 50% são realmente lindos, cheios de frases bonitas e personagens reais, o que se perde rapidamente. e as culturas não passam de menções insignificantes.

é um livro que poderia ter sido bem melhor explorado, talvez com mais páginas, e com um maior foco às individualidades.

May!! 20/06/2023

Todos deveriam ler este livro.
Sinceramente comprei este livro pensando nos marotos porquê a capa me lembrava MUITO, nem sabia da história e simplesmente fui de cabeça.
Esse livro é uma OBRA!! Sinceramente, se você se vê com problemas de aceitação, identidade, ou passa por alguma situação de abuso, esse livro faz você se sentir muito incluído e confortado, como se ele te entendesse.
Uma ótima experiência, recomendo para todos. Merece ser muito mais comentado!!

larissa3637 20/03/2023

Acabo de descobrir que tenho um carinho imenso por Abdi Nazemian, em algum momento do livro é dito que uma obra reflete a personalidade de quem criou ela, e depois de ler seu segundo livro eu sinto que conheço ele, principalmente depois das notas finais. do primeiro ao último capítulo consegui me ver em cada um dos 5 personagens, nas suas histórias e opiniões e principalmente as dores e os problemas. amo como ele me faz querer viver numa época que eu nem era nascida.

S.S.S.A 13/01/2023

Me cativou e muito!
É uma história sobre amizades e a escrita, também sobre a verdade e um pouco sobre atos odiosos que o seres humanos podem cometer, como as vezes você tem de dar o primeiro passo. E como eu disse no começo também é sobre a amizade e a escrita como podem te acolher e te dá voz. Tem seus pontos fracos, mas para mim foi realmente tocante de certa forma a história.