Margot Mertz arruma a sua vida

Margot Mertz arruma a sua vida Carrie McCrossen
Ian McWethy

Resenhas - Margot Mertz arruma a sua vida

Coisas de Mineira 25/04/2023

MARGOT MERTZ ARRUMA SUA VIDA E O LADO DESPREZÍVEL DA INTERNET
Em Margot Mertz arruma a sua vida, uma aluna do ensino médio se depara com um site de pornografia de vingança, e vai fazer de tudo para vingar as garotas.

Um livro jovem adulto, escrito pelo casal Carrie McCrossen e Ian McWerthy e publicado pela Editora Nacional, trazendo uma estudante do ensino médio que, nas horas vagas, usa de suas habilidades para resolver problemas comprometedores na internet.

Margot Mertz é uma aluna do ensino médio. Muito inteligente, estava tranquila quanto à sua admissão na Universidade de Stanford, mas seus pais emprestaram seu fundo de reserva, e ela acabou perdendo tudo. Por conta de suas habilidades com a internet, ela abre uma empresa em parceria com um colega: a Margot Mertz Arruma a sua vida.

Tudo começou meio sem querer, ao ajudar um colega que deixou um nude vazar, e precisava apagar seu rastro. Foi assim que Margot entendeu que tinha talento em resolver problemas envolvendo a rede. Os clientes começaram a surgir – colegas, professores, até um deputado federal. Afinal, ela poderia eliminar qualquer foto, vídeo ou postagem comprometedora ou imprópria da Internet.

Mas tudo muda quando uma colega da escola contrata Margot para derrubar um site de pornografia de vingança, com nudes de diversas meninas do seu colégio. Ela fica furiosa, e toma para si a responsabilidade de derrubar o site. Para se infiltrar entre os prováveis culpados, ela vai contar com a ajuda – sem conhecimento do caso – do popular Avery Green. Entretanto, como as meninas não querem nenhum dos rapazes envolvidos, dessa vez Margot não contará com a ajuda do seu sócio, Sammi Santos.

"Era meu trabalho. Pelo preço certo, eu iria até os cantos mais remotos da internet para consertar os erros das pessoas."

RESENHA DO LIVRO MARGOT MERTZ ARRUMA SUA VIDA DE CARRIE MCCROSSEN E IAN MCWETHY

Margot Mertz arruma a sua vida é um livro jovem adulto com uma pegada investigativa, e com um tema muito atual, ao abordar as imagens, vídeos ou áudio que são postados nas redes como forma de vingança, e que podem trazer severas consequências psicológicas e até físicas à vítima. Eu já comecei a leitura com sangue nos olhos…

Infelizmente a Margot dificultou um pouco esse processo. Apesar de tratar de temas fortes, que pediriam sensibilidade, traz uma protagonista que deveria ter, no mínimo, mais empatia. É a garota esquisita, com uma única amiga de infância que saiu da escola depois de um evento traumático, cortando relacionamento com a Margot – que se tornou quase uma stalker. Não tem amigos, porque não considera nenhum deles inteligentes o suficiente para merecer sua atenção.

Por tudo isso, fica difícil que de repente, ela queira vingar o que fizeram a todas essas meninas. Tudo gira em função da Margot, seu desejo de vingança, seus planos, quando o que eu mais queria era um grande movimento de sororidade para enfrentar esse site.

"De qualquer forma, é isso que eu faço: eu enterro, hackeio, minto, improviso. E, depois de dois anos de experiência e mais de vinte trabalhos feitos, eu achei que poderia resolver qualquer coisa que a Shannon fosse me apresentar.
Eu estava enganada."

MARGOT MERTZ ARRUMA SUA VIDA: CLARO, NÃO PODERIA FALTAR UM INTERESSE ROMÂNTICO

Margot Mertz arruma a sua vida tem bons coadjuvantes, que são pouco explorados. A começar pelo Avery. Ele é um garoto negro, o mais popular, lindo, tão lindo que ela imagina que tamanha perfeição só pode esconder um serial killer. E, por mais que a Margot insista em não confiar em ninguém, ele topa entrar num plano sem saber por que nem para quê. Só tem a intenção de ajudar uma menina que nunca foi de conversar com ninguém, e de repente dá espaço para ele.

O que a Margot não esperava é que o Avery parece genuinamente interessado por ela. E, embora sua motivação para ficar ao lado dele seja totalmente por conta da sua investigação, ela acaba amolecendo o coração de gelo. Mas, começar um relacionamento baseado em mentiras e segredos não tem como acabar bem, não é? Sério, o Avery é para ser guardado num potinho.

Também temos a presença constante da Sra. Blyte, professora da Margot, que passa o livro atrás dela, para tirar uma foto do Instagram do amante – afinal, o marido não merece ver a foto da esposa beijando outro cara. Não entendo tanto tempo de tela para a Sra. Blyte, porque parece que só funcionou para deixar claro para a Margot que o serviço que ela faz inclui, nesse caso, encobrir uma traição.

"– É como se desse pra saber quem já entrou no site e quem não entrou. Porque depois que o cara entrou no VR, ele começa a ficar meio… agressivo. Tipo, ele manda mensagem e pede fotos. Ou então ele presume que você vai, tipo, topar qualquer coisa."

INTERNET NÃO PODE SER TERRA DE NINGUÉM

Margot Mertz arruma a sua vida trata também sobre como nossos sistemas são falhos para proteger meninas vítimas desse tipo de assédio, bem como deixa claro como as dinâmicas de poder continuam desiguais. A culpa continua a ser imputada à vítima e, quando o culpado é condenado, recebe penas bem leves. Mas Margot demora demais a buscar ajuda profissional, porque se acha capaz de derrubar o site. E o livro trabalha bem pouco com a responsabilização criminal…

Ainda que imperfeito, acredito que seja uma leitura de certo impacto, para trazer a discussão da responsabilidade de quem divulga esse tipo de material, bem como para mostrar um pouco do que acontece na vida das meninas que sofrem o crime. Claro que garotos também podem ser alvo desse ódio, mas é importante deixar claro que existe punição – internet não pode ser terra de ninguém. Eu só esperava um pouco menos de arrogância da protagonista ao assumir um problema tão grande. Mas sei que tem sua importância, porque leitura também é para servir de alerta e levantar discussões.

"Se você nunca viu o poderoso chefão, é um filme antigo, dos anos 1970, sobre uma família da máfia. Don Corleone, um homem bem velho com a pele caída, é o chefe da família. É bem longo e surpreendentemente violento. Brando é bom ator, até, mas eu mal consegui entender o que ele dizia na maior parte do tempo. Ele estava fazendo uma “voz” que parecia minha avó falando. O restante do elenco era bom, e eu gostei bastante da trilha sonora. Mas não havia, tipo, nenhuma mulher no filme. Bom, não é verdade, havia três mulheres. E uma delas não tem nenhuma fala. Nenhuma! Então, ele não passava no teste de Bechdel nem nada."

SOBRE OS AUTORES

Margot Mertz arruma sua vida é uma história escrita a quatro mãos pelo casal de escritores/comediantes Carrie McCrossen e Ian McWethy. Com uma imaginação fértil, Ian escreveu mais de 36 peças teatrais muito populares nas escolas de ensino médio dos Estados Unidos. Carrie é escritora e atriz, sendo colaborada do Daily Shouts, na revista The New Yorker, e do Funny Or Die, um site de vídeos de comédia. Este é o livro de estreia deles. Você pode encontrar os autores no Twitter nos perfis @CarrieMcCrossen e @IanMcWethy.

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2023/04/margot-mertz-arruma-sua-vida-carrie-mccrossen-ian-mcwenthy-resenha-do-livro/

maryandbooks 22/12/2023

Margot Mertz Arruma Sua Vida
Legalzinho, no começo vi potencial e me fez rir muito, mas achei o final apressado e um pouco chatinho

Mila Books 24/07/2023

Margot Mertz: uma justiceira da internet
Margot Mertz é uma adolescente de 16 anos, mas que com certeza ajudou muitas pessoas. Não para coisas necessariamente boas, mas com certeza ajudou.

Eu amei esse livro! Adorei a vibe engraçadinha da Margot, e suas notas de rodapé. Gostei muito da escrita, e a achei muito fluída. Achei incrível como a autora realmente retratou uma adolescente em seu livro, que mesmo tendo problemas adultos, ainda agia como uma adolescente.

Tipo, em vários livros que li, os adolescentes sabem lidar perfeitamente com as suas emoções e com seus problemas. E isso não é a realidade. Gostei muitoo disso nesse livro!

Enfim, achei um livro espetacular. Eu amei esse livro, e não digo que ele perfeito (porque ele não é, afinal eu descobri o mistério nas primeiras páginas), mas eu com certeza amei ele.

Nota:5,0/5,0 + favoritado

MARIAGALATHYNIUS 08/01/2024

Margot Mertz arruma sua vida
?Cobrando o preço certo, Margot Mertz, uma estudante do ensino médio, vai até os confins da internet para remover fotos constrangedoras, nudes ou mensagens vergonhosas. Ao menos é o que ela afirma em seu cartão de visitas. Depois que seus pais perdem toda a poupança que bancaria sua faculdade, Margot resolve abrir uma empresa para ajudar estudantes, professores (e até mesmo o moço do tempo do jornal local) com eventuais limpezas (discretas) de seus vexames digitais.?

?A busca pela justiça era difícil. Deixava muitas cicatrizes no caminho."

Como não leio sinopse, comecei essa leitura sem saber nada e fui surpreendida porque já fui fisgada nas primeiras páginas, o enredo é muito bem desenvolvido, é perspicaz, ágil e a escrita dos autores é tão fluida e rápida que mergulhamos na leitura e nem percebemos o tempo passar.

Margot é uma protagonista que me ganhou em cheio porque além dela ser sarcástica, ela é cheia de defeitos, é egoísta em certos e erra como todos os demais personagens e vai aprendendo e crescendo muito no decorrer da história.

A leitura se desenvolve em um ritmo frenético pq estamos na narrativa de Margot Mertz né. O começo tem um tom descontraído, mas ganha muita força na medida que Margot inicia a busca pelo site. É possível sentir toda a fúria, é intenso e triste.

O plot não me surpreendeu porque já desconfiei desde o início, e o romance é na medida, torci muito por um desfecho diferente, mas tanto o romance quanto o final foram bem realistas, não teve nada que não aconteceria na vida real.

Matteco 16/01/2024

O livro é bom, mas..
Comprei esse livro por 20 reais numa feira, eu tinha visto um vídeo mostrando do que ele falava a muito tempo atrás.

A história é sobre a Margot que faz um trabalho para ajudar as pessoas a tirarem alguma coisa da Internet (normalmente fotos). Um dia ela se depara com um caso mais complicado, é um site porno sem consentimento das meninas. O nome dele é vadias de Roosevelt, e acaba sendo um caso muito grande que acaba afetando várias pessoas.

O livro foi muito bom, muitas coisas nesse livro eram legais, o livro fala de um assunto sério mas aborda de uma forma mais leve, e eu gostei muito de acompanhar todo o caso.

Mas uma coisa que me irritou nesse livro, é a protagonista. Não me leva a mal, eu gostei de várias coisas que ela falou, mas a margot é uma militante várias vezes e tem coisas que são ??? Que ela faz ou fala, não gostei muito de alguns momentos com a margot, mas não deixa de ser um livro bom.

Ketilin - @amornapagina 09/05/2023

CONHEÇAM A JUSTICEIRA MARGOT MERTZ
Margot é uma jovem que abriu sua empresa para levantar uma graninha afim de conseguir pagar sua faculdade. Margot é uma hacker e seu trabalho basicamente é “você está lascado por conta de uma foto meio constrangedora? A gente da um jeito de apagar”, digamos que ela é uma hacker do bem.

A vida e o trabalho estavam indo muito bem, até que uma colega de escola contrata seus serviços para apagar suas fotos de um site, porém, não eram apenas uma foto constrangedora, acabou-se descobrindo que na verdade esse site foi criado para postar os nud$s das garotas do colégio.

É claro que esse fato fez o sangue da garota ferver, já que ali estavam sendo postadas fotos sem o consentimento das meninas, e nem preciso falar que isso é completamente ilegal.

Então, após esse primeiro contato, Margot começa uma corrida contra o tempo para tentar apagar de uma vez por todas esse site, porém, nem tudo sai como o planejado e as coisas começam a ficar um tanto quanto conturbadas. A partir daí, vemos uma Margot completamente obcecada por esse caso e principalmente por justiça.

Comecei essa leitura sem muitas expectativas, entretanto, o livro foi crescendo demais no meu conceito. Aqui, além de vermos o feminismo muito bem representado, também temos uma garota forte e destemida, que quer justiça por suas colegas de escola, custe o que custar. Margot é leal à sua empresa e aos seus clientes, o que achei o máximo.

Em determinado ponto, eu estava sentindo a mesma raiva que Margot, e me sentia frustrada por cada vez que seus planos davam errados. Amei a forma como a leitura foi desenrolando e instigando cada vez mais a seguir com o livro.
O desfecho do livro foi muito bom, foi tudo na medida certa, e me senti feliz com o desenrolar, apesar de em diversos momentos ter sentido tanta raiva que queria me ving4r pessoalmente desses garotos.
Vale muito a pena a leitura desse livro

Laura.Riva 05/05/2023

Margot me arrumou problema
É um bom livro se pensar pelo lado técnico de escrita, história é um pouco o plot twist, porque mesmo sendo algo bem óbvio ainda funciona como uma surpresa. Meu maior problema foram os personagens e a personagem principal, onde ela é extremamente egoista e fica tão perdida nos problemas dela e no que ela precisa que passa por cima de todos e não julgo a personagem por isso, mas é difícil de ler sem passar raiva com ela claramente maltratando personagens. Indico pra quem goste de histórias feministas de uma forma mais leve e rápida.

Liliane32 02/12/2023

Nancy Drew com temas atuais
Este livro eu comprei no Shopping em uma feira de livros, por um preço
super em conta.
Eh sobre uma adolescente que tem uma empresa que ajuda as pessoas a se livrar de crimes virtuais, seja chantagens, pornografia ou qualquer outra evidência que as pessoas precisem de ajuda.
Entretém e de fácil leitura. Apesar do tema espinhoso e bem atual, tinha momentos bem esquecíveis.

Gizy0 14/01/2024

Essência
Sempre soube que era ele, então não fiz muita questão de ler rapido.
Por eu ler muito suspense acabou estragando a essência do livro.
Sem contar q o livro deu esperança (ou eu criei sozinha) que Margot e Avery ficariam juntos, ela se declarando pra ele e tals. Mas o livro acaba com eles só no msm cenário e nem thum, achei a proposta principal, q seria conscientizar o perigo da internet, bem formulada, mas para mim a historia em si não fluiu pq eu sabia o plot twist des da pag 70 poucos

nicolly.tolentino 08/01/2024

Uma leitura curta, simples, rápida, porem divertida. O tempo passou como c eu nem estivesse lendo. Personagens divertidos, migalhas de romance e um suspense "leve" e curioso.

aermist 11/11/2022

Margot Mertz
Margot Mertz é a protagonista nesse livro, onde ela é contratada para diversos trabalhos, só que dessa vez, criaram um site pornográfico sobre meninas da sua escola e resolver é mais difícil do que ela pensou.
A escrita do livro é bem boa, os escritores são comediantes e isso explica a personalidade de margot (que eu me identifiquei totalmente.
A história é boa, fluída, tanto que li várias e varias páginas em um só dia sem ser cansativo.
O final me decepcionou um pouco, eu creio que faria mais sentido ela ter ficado com o melhor amigo dela, e não o Avery, garoto que ela odiou q vida inteira.
Acho que deveriam ter construído mais uma relação com ele do que o Avery, que foi um babaca quando soube o porque ela estava com ele.
No livro inteiro há críticas a bilionários ou ricos, a Margot odeia.
No começo da página, sempre há o nome dos criadores ou o nome do livro, lembrando as assinaturas do Mark Zuckerberg que eles julgaram no livro(não sou louca.)
No final de algumas folhas do livro, quase metade delas, há pensamentos dá Margot, que fazem cada vez vocês se identificarem mais com o livro, como se ela estivesse falando com você.
Também percebemos o esgotamento mental da Margot com tanto trabalho.

@bookss505 25/03/2023

Margot Mertz, 16 anos e microempresaria, muito prazer.

Ao descobrir que sua poupança para faculdade foi zerada, Margot inicia as atividades da empresa MASV. Pagando o preço certo ela se dedica em retirar tudo aquilo que as pessoas não querem sobre si mesmas na internet.

Após muitos trabalhos, Margot acredita que nada mais possa faze-la questionar seus conhecimentos até que fotos de suas colegas de escola começam a aparecer em um site dedicado exclusivamente a humilhar e expor diversas meninas.

Esse não é só um trabalho, mas sim a chance de Margot tirar o sofrimento de varias garotas que se sentem constrangidas e humilhadas. Esse caso agora é pessoal.

Eu gostei bastante desse livro. Ele possui uma linguagem super jovem e descontraída. Em muitos momentos conseguimos ver que Margot é só uma adolescente que muitas pessoas colocaram uma expectativa enorme.

O livro aborda bastante a questão da humilhação de jovens meninas no ensino médio. Trata de questões em que homens sempre saem por cima em uma situação em que mulheres seriam hostilizadas e humilhadas. Tudo isso com uma linguagem jovem.

O desfecho da historia não poderia trazer mais realidade pra ficção. É triste saber que coisas assim acontecem todos os dias e o desfecho é sempre o mesmo.

Super recomendo essa leitura. Achei ela super divertida, descontraída e trazendo a tona essa temática que eu nunca havia visto ser abordada.

desventuras 20/03/2023

Margot Mertz vai arrumar a sua vida, sim
Narrado em primeira pessoa pela protagonista, ?Margot Mertz arruma a sua vida? é um livro divertido que trata de um assunto sério e recorrente nos dias de hoje: a falta de segurança online.

A história nos apresenta Margot, uma adolescente que está precisando juntar dinheiro para a faculdade e juntamente de Sammi, seu amigo de infância, cria um serviço de limpeza online capaz de sumir com qualquer coisa comprometedora que possa estar espalhada na internet.

Ajudando um professor aqui, um homem do tempo ali e um colega acolá, Margot consegue juntar dinheiro para sua nova poupança. Sua reputação é passada adiante e logo uma colega a chama desesperada para contratar seus serviços de ?faxina?. E é nesse ponto que as coisas mudam de figura, quando a jovem descobre que não é apenas uma foto que foi vazada e precisará ser removida e sim que há um site contendo inúmeras fotos e vídeos íntimos de colegas, que foram expostos, rodando bem debaixo do seu nariz.

Tendo que lidar com tudo sozinha por não poder confiar em ninguém da escola (e isso inclui seu sócio e amigo, Sammi), a adolescente começa uma caçada atrás dos possíveis responsáveis por aquela coisa horrível e nesse meio tempo se envolve em muitas situações inusitadas ? que incluem até um namoro falso.

Posso dizer que gostei dessa história e achei muito importante um livro voltado para o público mais jovem abordar esse assunto, sem fazê-lo parecer um tabu e dando a devida importância.

A dinâmica dos personagens é ótima mas senti falta de um aprofundamento maior na questão da amizade entre Margot e Sammi, assim como a relação dela com os pais.

As notas de rodapé foram um ponto alto já que a própria Margot as escreveu e elas são hilárias. O livro é ótimo, cheio de sacadas inteligentes, sarcasmo na medida certa e diálogos muito bons.

É sobre uma adolescente que se vê perdida tentando resolver sozinha um problema enorme, tendo que lidar com a pressão e o medo do fracasso, com expectativas alheias e com as próprias também.

O final foi foi bem interessante visto que o que aconteceu ali, na ficção, é o que acontece na vida real também. Nem sempre a punição que esperamos é o que iremos ver acontecendo.