Reino de Ferro

Reino de Ferro Holly Black

Resenhas - Reino de Ferro

.geo. 11/01/2023

O melhor de toda trilogia, o que não significa que seja um incrível. Eu gostei de como o Luis foi incorporado na história.

lunaelivros 07/12/2022

Esperava mais...
E pensar que comprei os três livros na pré-venda. A se arrependimento matasse...

Sem dúvida Tithe é o melhor dos três, o romance é melhor desenvolvido, o drama te atraí mais e, é melhor escrito, tudo faz mais sentido.
Já no segundo, em Valente, vira uma confusão e você quase não entende o que está acontecendo. Tem vários acontecimentos que serve para introduzir novos personagens que vão fazer aparição depois, em Reino de Ferro.
Sinceramente eu esperava mais. Uma escrita melhor, um desenvolvimento melhor.
Reino de ferro não me prendeu, mas até que teve um desfecho satisfatório

Favisi0 26/11/2022

Eu amo Kaye
O arremate final da trilogia dos contos de fadas modernos foi simplesmente perfeito.

Holly uniu com maestria os personagens dos três livros, trazendo de volta o protagonismo à Kaye, Roiben e Corny. Todas as histórias se encaixam de uma maneira coerente e, diferente de Tithe, aqui já é possível criar uma maior conexão com os protagonistas e ver suas profundidades.

Luis foi um personagem extremamente necessário, incluindo por conseguir colocar Corny nos eixos de ceta forma, uma vez que o melhor amigo de Kaye estava perdido na própria loucura após os ocorridos em Tithe. Achei que o final de Dave foi apropriado, já que ele já não era um personagem muito legal e salvá-lo poderia render maiores problemas.

O retorno de Ravus e Val foi fofo e mágico, embora Lutie tenha razão em seu lamento final e seja estranho imaginar como será um filho fruto de troll com uma humana. Mas Val e ele merecem ser felizes, tanto quando os outros.

O lamento final de Lutie foi super necessário, mostrou que ela não é só uma fadinha indefesa, mas que é muito forte e esperta apesar do tamanho. Além, é claro de Holly ter trazido o grandíssimo Cardan, o qual estou ansiosa para conhecer.

Geral: Livro ótimo, embora os outros dois se arrastem um pouco, vale a pena porque eles não são aqueles livros insuportáveis, só são lentinhos e ligeiramente confusos, mas vale a pena lê-los para chegar nesse final.

OBS: Roiben e Kaye pra sempre ??

? 5

Larissa 09/11/2022

?Às vezes a charada é a resposta?
O melhor livro da trilogia! Achei incrível a forma q ele juntas as duas primeiras histórias, que pareciam não ter conexão, em uma única trama com muito drama e desafios. Pra quem parou de ler a série Contos de fadas modernos em Tithe, saibam que estão perdendo a melhor parte da trilogia.

leaoliterario 26/10/2022

?E também ao doce alívio do café, cuja graça nos permite cumprir a tarefa que nos foi apresentada e compreender o que precisamos compreender.?

Vini87 22/10/2022

Fechando com chave de ouro.
Não sei nem como começar a descrever esse livro direito hahaha.

Acho que o livro me ganhou logo no começo, dando muito protagonismo pro meu Corny, eu não queria nem saber o que tava acontecendo com a Kaye, só queria saber dele kkkk.

Vou soar repetitivo, mas ainda não me conformo em como esses livros foram lançados há mais de vinte anos e podem tocar em assuntos tão atuais. Holly muito afrente de seu tempo, amo.

Isabella658 18/10/2022

Cheio de maluquices
Geralmente em sagas de fantasias há um primeiro livro pra introdução, quase sempre é o mais chatinho e o com a escrita mais pobre, enquanto no segundo há uma evolução na escrita e os acontecimentos chegam no ápice da ação. Pra no terceiro ser só uma conclusão de todas as questões ou uma continuação de desenvolvimento do livro anterior.
Holly Black, é claro, faz tudo diferente.
Tithe é o melhor dos três, o romance é melhor desenvolvido, o drama te atraí mais e é melhor escrito. Tudo faz sentido. Já no segundo, em Valente, vira uma confusão e uma agonia enorme, quase sempre você bem entende o que tá rolando. Não tem muitos acontecimentos e serve pra introduzir novos personagens que vão fazer aparição depois. Já nesse aqui temos uma junção desses dois livros. Porém, com mais foco nos personagens secundários.
E toda a confusão sem sentido de Valente se junta com Tithe. Corny tem algumas atitudes que talvez se equivale com as decisões da Val, até Kaye faz algumas coisas meio duvidosas.
Porém, o romance que começou em Tithe acaba um pouquinho em aberto e aqui temos uma conclusão mais satisfatória pelo menos. A disputa por territórios também e mais outros detalhes que vão aparecer de novo em o povo do ar.
Falando nisso, só o conto do final com a Lutie já compensa demais a leitura, porque mostra o começo dos conflitos que vão rolar em o povo do ar.
É uma leitura leve e rápida, apesar das confusões e bem engraçadinho também. O mistério, como sempre, muito bom e eu adoro a Kaye.
Vale demais a pena ler esses livros antes de ir pra o canto mais escuro da floresta e depois o povo do ar, porque você vai pegar as referências e entender melhor sobre o universo e as tretas entre as cortes.

Ana Carolina Andrade 14/10/2022

Ainda um pouco perdido, mas uma conclusão bem interessante
Esse último volume da trilogia é uma melhora considerável sobre o resto da série, apesar de ainda pecar no ritmo, especialmente na primeira metade.
Esse livro retoma os protagonistas do primeiro volume, mas também conta com personagens do segundo e une suas histórias de maneira bem natural e inteligente.
O começo do livro é bem arrastado, e, ironicamente, as coisas são apresentadas correndo e subitamente. A segunda metade é bem mais interessante, com estratagemas e planos bem desenhados (apesar de não totalmente surpreendentes) e uma batalha envolvente cujo único defeito é não durar mais.
Ainda acho estranho a série ser apresentada como uma trilogia, quando o segundo livro é uma história totalmente à parte, e na verdade quando cada um dos volumes pode ser lido separadamente sem grande (ou nenhuma) perda de entendimento.
Essa edição também possui com um conto extra focado em uma das personagens secundárias, e faz um link interessante com outros livros desse mesmo universo.

Iparisclarke 10/10/2022

Igual caldo de bila
Geralmente em uma trilogia o primeiro livro é o começo de tudo, o segundo é a ponte para o desenvolvimento e o terceiro o que tem mais plots, certo? Nessa trilogia não é o caso, o primeiro livro foi até que o "melhor" mesmo não sendo lá essas coisas, o segundo foi uma porcaria e pura encheção de linguiça, o terceiro foi um completo desperdício.

Plots ruins, romance ruim, universo fraco e mal desenvolvido e a única coisa que prestou foi o conto final que introduziu a grande corte que apareceu o Cardan criança e o Balekin quebrando a cara, fora isso pode jogar fora.

Gra 08/10/2022

Terminou :(
Gostei muito de retornar a esse universo. O povo do ar é fascinante e me deu vontade de reler a trilogia. É diferente ler sob a ótica de uma fada. Nos outros livros, a ótica era dos humanos..

Bruna 30/09/2022

O conto no final do livro vale mais que a trilogia inteira!
Eu não gostei dessa trilogia. No início é bem enrolado e confuso. Os dois primeiros livros são péssimos!!

Esse terceiro livro junta os outros dois e as coisas fazem mais sentido. Eu gostei de ver a Kaye conseguindo sobrepujar um rei e uma rainha, achei bem divertido na verdade. Mas foi isso!

Sinceramente. O conto no final do livro vale mais que a trilogia inteira!
L P 30/09/2022minha estante
Os dois primeiros livros são perfeitos!!

Maria V 28/09/2022

Foi OK
Não vou negar que eu estava apreensiva com essa leitura, mas no final ela se salvou! Esse com toda certeza é o melhor dos três livros que compõe essa trilogia, apesar de ainda ser um livro bem OK.

Mas assim como na trilogia do Povo do Ar, Holly Black podia ter gastado muito mais páginas e tempo de narrativa desenvolvendo o plot político em vez de subplots não tão interessantes. Esses subplots muitas vezes deixam a história meio lenta e me desmotivaram diversas vezes.

A melhor parte do livro na realidade é seu final no capítulo extra de Lutie (personagem de O Povo do Ar) que já conseguimos ver vislumbres do que vai ocorrer no futuro na série seguinte.