Ela à imagem dele

Ela à imagem dele Francine Veríssimo Walsh

Resenhas - Ela à imagem dele

Juliana 23/12/2023

Um livro coerente sobre feminilidade, os assuntos abordados são pertinentes e devem ser falados e estudados pelos cristãos. A leitura é bem confortável, leve de fácil entendimento, vale muito a pena!

?Minha vida é apenas uma tecelagem Entre mim e meu Deus. Eu não posso escolher as cores que ele tece firmemente. Muitas vezes ele tece tristeza; E eu, com um orgulho tolo, Me esqueço de que ele vê a parte superior e eu, apenas o lado de baixo. Não será até que o tear esteja em silêncio e a lançadeira pare de se mover, que Deus revelará o bordado e os motivos, os porquês. Os fios escuros são tão necessários na mão hábil do tecelão quanto os fios de ouro e prata no desenho que ele planejou. Ele sabe, ele ama, ele se importa; Não há nada que possa obscurecer essa verdade. Ele dá o melhor para aqueles que deixam a escolha em suas mãos.?

liv 14/08/2022

Que benção!! Aprendi tanto sobre o caráter de Deus por meio desse livro.

E amei esse trecho:
"A Bíblia não é a história de Adão e Eva, Abraão, Moisés ou Paulo. A Bíblia é a história de Deus. Desde ?No princípio criou Deus? (Gn 1.1) até ?Amém! Vem, Senhor Jesus!? (Ap 22.20), a Bíblia nunca foi sobre nós. Desde o Cordeiro morto pelo pecado de Adão e Eva (cf. Gn 3.21), passando pelos sacrifícios da lei no deserto (cf. Lv 1?7), até o Cordeiro-Leão do Apocalipse (cf. Ap 5.3-6), toda a narrativa bíblica aponta para um só personagem: Jesus Cristo."

Lysa 20/06/2022

Como ser Isha em um mundo caído?
Esse livro devolve ao lugar (de onde nunca deveriam ter saído) verdades reconfortantes e bíblicas! Me senti conversando com uma amiga. A escrita é leve, a leitura é fluida. Um livro do qual saímos com a alma aquecida. Fran é sensivel e sensata e isso transborda pelas linhas desse livro. Sem muitos floreios, sem muito açúcar, com muito embasamento bíblico e sabedoria, Ela imagem dele, nos defende dos perigos do extremismo, tão comum nos dias de hoje. ?Não somos Deusas, nem escravas? se soubermos de onde viemos e com que finalidade fomos criadas, saberemos pertencer ao mundo , sem dominá-lo. Não somos feministas, não somos machistas, somos mulheres, feitas a Imago Dei! Isso nos basta !

@oithaiszamba 13/06/2022

Um verdadeiro diferencial sobre feminilidade bíblica
Quando eu indico esse livro a todo mundo, sempre enfatizo os diferenciais dele para tratar de feminilidade bíblica. Então, lá vai:
1. Ele parte do caráter de Deus para lançar luz sobre tudo o que a mulher foi criada para ser. Eu já havia lido muito sobre como fazer ou como a própria experiência dos autores ilumina os erros e acertos no desafio de ser uma mulher cristã. Mas aqui, começamos entendendo quem é o Criador da mulher, em cada capítulo. Aí, fica mais natural se colocar no papel determinado por Ele em todas as áreas.
2. O livro todinho é uma conversa amorosa. À imagem do Deus gracioso, a autora parece sentar ao nosso lado e trocar ideias leves até sobre temas espinhosos. Eu já fechei alguns livros dizendo: ?Uau, que palestra impecável!?. Com esse, terminei suspirando ?Que conversa boa!?.
3. A gente encontra equilíbrio de capa a capa. Nos capítulos sobre feminismo, sexualidade e abuso, especialmente, fui tocada pelo modo de ver todos os lados envolvidos, sem deixar de chamar o pecado de pecado ? e sem deixar de mostrar que há misericórdia disponível para TODOS.
Louvado seja Deus por essa obra que, como vemos na apresentação, é um pontapé inicial para dialogar sobre vários assuntos referentes à feminilidade. Espero em Deus que outras vozes se levantem, na mesma unção, para lançar a luz das Escrituras sobre pautas relevantes a cada homem e mulher.

Ana Elizabeth 19/08/2022

Uma pérola! ?
OMG, que livro! Sem sombra de dúvidas, sobre essa temática (feminilidade cristã), é o que mais se aproxima do que eu penso, dentre tudo que já li. Eu chorei lendo e também fiquei animada e encorajada. Esse livro é uma pérola brilhante para a época em que vivemos. Indico a todas as mulheres, de olhos fechados.

Gabrielle.CarneiroO 22/11/2022

Sensatez, equilíbrio e coerência
Esse livro me ajudou a retornar a essência de quem Deus é, e como ele me vê.
Mesmo tendo visões diferentes em alguns pontos, pude sentir o fardo leve do Senhor, a direção e o cuidado dele com as mulheres.
Redenção, liberdade e comunhão. Essas palavras definem essa leitura!
Fran arrasou! ????

Raissa 09/07/2022

Um dos livros mais esperados do ano para mim!
Posso dizer sem nenhum tipo de receio que "Ela à imagem dele" é, provavelmente, o melhor livro sobre feminilidade (do ponto de vista bíblico) de uma autora brasileira. Não que eu tenha lido todos, mas vindo da já conhecida Francine Veríssimo Walsh, não dava para esperar pouca coisa. O resultado? Nenhuma decepção! Francine dialoga com muito amor e sabedoria sobre os mais diversos temas: desde a criação da mulher, feminismo, ministério no lar e na igreja, trabalho, maternidade, questões relacionadas à abuso e etc.

Embora o tema aqui seja a mulher, o livro não se restringe a esse público, pelo contrário. O universo feminino é muito abrangente e os assuntos tratados são muito sérios e pertinentes a todos, logo a leitura é para homens também.
A autora fez um longo e ótimo trabalho de pesquisa, indo de fontes históricas a teológicas muito bem embasadas. Ainda que eu não concorde totalmente com a interpretação dela de 1 Tm 2:12-14 a respeito da mulher ensinando nas igrejas, não vou deixar de recomendar a leitura por isso. Pontos de discordâncias são normais e acho que temos que ser maduros nesse sentido.

É muito a se falar e essa resenha não faz jus a uma obra tão importante quanto essa. Eu, sinceramente, gostaria que todas as pessoas, especialmente mulheres, tivessem a oportunidade de lê-la por que querendo ou não, são muitas as dúvidas que a gente tem e que são discutidas aqui: “Há algum problema em não querer se casar/ter filhos?”, “O que é a submissão feminina conforme a Bíblia?”, “Em casos de abuso físico/psicológico a Bíblia dá amparo para o divórcio”?, “Se eu tiver filhos, devo priorizar o trabalho ou família?” entre outras questões. Tudo isso está na Bíblia, que fique claro, o que Francine faz é apenas mostrar seu olhar conforme o que a Palavra já diz.

"Amada, nós somos mulheres, e não homens. Somos filhas, e não filhos. Não somos independentes dos homens nem suas adversárias. Somos, assim como eles, missionárias e teólogas, aceitas e incluídas. Somos parte da Noiva do Cordeiro. Em um mundo no qual ser mulher é algo perigoso, difícil e pesado, meu desejo sincero é que consigamos olhar para as páginas das Escrituras e enxergar o Deus que se revela ali como um Criador amável, um Redentor sempre favorável às mulheres." (p. 213)

Lívia GM 27/12/2023

Um chamado para além do lar?
Francine finaliza a sua obra com as seguintes palavras às suas leitoras:

"Meu desejo profundo é que ela [a obra] remova os pesos de seus ombros que Jesus nunca quis que ali estivessem" (p. 217).

E que ironia, já nos primeiros capítulos da obra senti como se um fardo estivesse sendo tirado dos meus ombros. E já explico o porquê.

Não sei se você mulher, que está lendo esta resenha, já parou para refletir a respeito do seu papel no mundo como cristã e, especialmente, como mulher. É provável que sim. Essa questão já havia permeado a minha mente aqui ou ali, mas em nenhum desses momentos o nível de inquietação que vivenciei se equiparou ao que tive nos últimos meses. Estaria eu, uma jovem universitária, solteira, vivendo para aquilo a que fui chamada por Deus? Ou eu, ao estar me preparando para atuar no mercado de trabalho e não exercendo a maternidade, por exemplo, estaria distante da vontade de Deus para a minha vida enquanto figura feminina?

A resposta que encontrei de forma precoce foi "sim", eu estava indo em uma direção contrária à vontade de Deus, e deveria rever o meu foco. E confesso, isso tirou o meu chão. Afinal, dediquei parte, senão quase toda a minha vida, para estar onde estou. Assim, o que deveria fazer? Foi então que resolvi iniciar esta leitura, pois talvez ela pudesse trazer luz para algumas dessas minhas inquietações e ajudar a acalmar o meu coração. E tenho que dizer, não me arrependi. Francine, como muitos já bem ressaltaram, apresentou o tema de maneira sábia, procurando fundamentar toda a sua argumentação à luz da Bíblia.

Através das escrituras, ela nos mostra a que fomos chamadas enquanto seres criados por Deus, enquanto filhas de Deus e suas servas, seja em um contexto matrimonial ou fora dele. A maternidade é sim uma dádiva dada à mulher, mas o mandato cultural encontrado em Gn. 1:28 não foi dado apenas ao homem, somos chamadas a sermos jardineiras deste mundo, a dominá-lo. Além disso, vemos mulheres ao longo das escrituras, tais como Débora (juíza), Priscila (fazedora de tendas), Lídia (vendedora de tecidos de púrpura) Maria Madalena e Joana (que auxiliaram na sustentação do evangelho através dos seus bens), que foram atuantes, destacando-se no trabalho que desenvolviam e abençoando aos demais com aquilo que possuíam, como no caso de Madalena e Joana.

Por fim, não poderia deixar de destacar o seguinte trecho, no qual Francine afirma (p. 146):

"Em primeiro lugar, temos de compreender que a vida é feita de etapas, e que cada uma delas apresenta diferentes oportunidades e responsabilidades às mulheres. (...) Quem mais precisa de você e de seu serviço em sua atual fase de vida? Como isso se dará na prática? (...) Toda mulher precisa abraçar sua identidade de jardineira e rainha, cultivando e dominando o mundo na situação em que se encontra - no lar, no escritório, no home office...".

Essa conclusão, da qual hoje também partilho, me fez entender que como mulher posso atuar e estar presente em diferentes ambientes, e em todos eles glorificar ao Senhor.

vica 10/03/2023

Amar a Deus é se parecer com Ele.
Vim sem expectativas e fui surpreendida. Diferentes de tantos os títulos sobre o tema, nesse livro, me senti verdadeiramente compreendida, ah, e pude compreender também. Afinal, se não sabemos quem Ele é, como saberemos quem somos.

De jardineiras a rainhas.
As últimas que deixaram a cruz.
Noiva Amada.
Não ignore o selo Imago Dei.
Ele nos deseja.

Esse era Jesus Cristo, o homem como nenhum outro, o que aceita, respeita e estende a mão.

Patricia Milani 11/11/2022

"É tempo de nos enxergarmos como realmente somos, pela graça - livres para voar."

Ela à imagem dele foi para mim uma leitura acolhedora, a autora faz uma interpretação profunda sobre a criação da mulher na bíblia nos despertando e nos chamando a ser e viver para o propósito ao qual fomos criadas.

Wanessa89 15/11/2022

Imago dei
Na atual sociedade que vivemos é difícil entender qual a verdadeira identidade, e qual o lugar das mulheres no mundo espiritualmente falando. Mas de uma forma muito pedagógica e clara, este livro nos direciona pra onde devemos olhar para obter essa resposta.

Floriele 25/08/2022

Leitura incrível. Conheço a Francine há alguns anos e sempre acompanhei suas perspectivas a respeito de muitos assuntos, incluindo sobre feminilidade e o papel da mulher, na internet, então fui muito empolgada ao seu livro. Tinha altas expectativas em relação a ele e que, em certo sentido, não forma alcançadas. Mas a leitura é muitíssimo válida.
Francine toca pontos sobre feminilidade que eu, particularmente, ainda não tinha visto em lugar algum. Ela toca, inclusive, em assuntos delicados e considerados tabu, e o faz de maneira bíblica e amorosa. Ela aponta que para enxergarmos quem nós somos precisamos antes conhecer o Deus a quem servimos. Somente assim teremos uma perspectiva correta sobre nós mesmas.
Não concordo com tudo o que foi escrito, mas acredito plenamente que essa obra da Francine contribui demais pra nossa comunidade de mulheres cristãs brasileiras.
Como é bom ver uma cristã brasileira escrevendo de um ponto de vista de alguém que conhece nossa realidade!

_vahrodrigues 29/07/2022

Uma voz piedosa
A autora de forma muito doce e piedosa traz um ponto de vista muito equilibrado sobre feminilidade. Super recomendo a leitura! ?

Borboliteraria 29/05/2022

Imago Dei
Francine Walsh aborda temas diferentes com a amor e força. É difícil se posicionar contra o feminismo e a favor da mulher (o mundo vê isso como contraditório) mas Deus não!
O livro de fato ensina a olhar para Deus para sabermos quem nós somos: Filhas amadas e redimidas!