Encontros e desencontros em Compostela

Encontros e desencontros em Compostela Graeme Simsion

Resenhas - Encontros e desencontros em Compostela

Leiaaguria 31/05/2022

chatinho mas legal
Zoe é uma americana que perdeu seu marido a pouco tempo, enquanto Martin é um britânico que enfrenta um divórcio difícil, o que une esses dois afinal?
O caminho de Santiago de Compostela.
Uma trajetória que parte do norte da França até Portugal, que promete ser renovador e capaz de curar almas perdidas.
Por esse motivo, ambos decidem encarar essa caminhada em busca de autoconhecimento após passar por momentos difíceis. E após alguns encontros e desencontros entre eles, e passar por umas poucas e boas, eles se conhecem melhor e acabam descobrindo como seguir em frente, superar e perdoar o passado que assombra.
minha opinião: é um livro parado, sem grandes aventuras, mas a mensagem que passa é interessante. Recomendo para amantes de viagem e trilhas ou pessoas curiosas sobre peregrinação. É um livro interessante, mas não é para todos.

Mariana 08/07/2022

O caminho de Santiago
Não tem sentido nenhum reescrever o resumo do livro?
Comprei o livro apenas pela palavra Compostela. E veio sem querer na sugestão da Amazon. Foi uma das melhores decisões/compras que já fiz. Há em mim um sonho antigo, de uma Mariana que não sei se ainda existe, com coragem, com força e com fé pra fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Só o que o tempo passou e não sei onde essa Mariana está.
Não sei se realizarei esse antigo desejo, mas tal como Zoe e Martin, duas almas (entre tantas) perdidas unidas por um único caminho, esse livro me arrepiou e me fez (re)sonhar.
Um dia? um dia?

?Aprendi que é importante saber não apenas o que se apegar e o que deixar para trás, mas também o que se deve voltar para buscar.?

Carol 24/07/2022

Um livro para te fazer viajar sem sair de casa
Eu demorei para terminar o livro, mas isso não serve de indicativo do quanto eu gostei. Foi uma jornada deliciosa de acompanhar. Me peguei em vários momentos me imaginando fazendo O caminho. Além dos lugares lindíssimos, para mim o ponto alto foi acompanhar as relações que cresceram entre os personagens principais com os outros peregrinos. As brasileiras, os espanhóis e até Bernhard hahaha.

Um livro para te fazer viajar sem sair de casa, e que depois do fim te deixa com uma vontade louca de ir conhecer o mundo.

Larissa 29/06/2022

Ganhou meu coração!
A verdade é que abri meu coração pela primeira vez pra um livro de romance que por conta própria eu nunca teria escolhido para ler. Eu entrei num clube do livro, esse foi o escolhido do mês e por mera ironia do destino acabou se tornando um livro favorito, se não o romance favorito.

Foi incrível sair da minha zona de conforto e mais incrível ainda todas as sensações que tive ao ler essa história. Estou mudada, chorei e tudo no final rs Pra quem mal chora com drama, chorar com romance não estava nos meus planos, mas chorei, rs.

É uma história no fim das contas, sobre descobertas, sobre permitir-se, sobre desafiar-se, sobre acreditar. É um romance muito além de romance, tem amor, mas também tem dor, tem histórias tristes mas também tem felicidade, é uma jornada incrível, você se sente ali, caminhando também.

Eu não queria terminar, enrolei até o último momento pra não chegar ao fim, despedir foi difícil, a vontade é de “desler” só pra ler de novo rs

O que achei ainda mais incrível foi por ter sido escrito por dois autores e que esses mesmos são casados, é lindo de ver a conexão que existiu ali nas entrelinhas e na forma como a história foi escrita, isso ganhou meu coração.

Compostela significa: Campo das estrelas. E realmente, tem muitas estrelas, muito mais que 5, eu dou todas as estrelas do céu para Encontros e desencontros em Compostela!

“Aprendi que é importante saber não apenas a que se apegar e o que deixar para trás, mas também o que se deve voltar para buscar
(…) Eu havia encontrado o que tinha perdido -a confiança em mim mesma e a integridade para assumir riscos por algo que era importante. Quando parei diante da catedral em Santiago, me senti assolada tanto por minha própria estupidez quanto pela prova, diante de mim, de como a humanidade podia ser grandiosa, e senti uma sensação de pertencimento que eu jamais sentira antes. E chorei.”

Le 13/07/2022

Surpresa boa
Comprei o livro sem indicações e sem ler nenhum comentário a respeito. Simplesmente me chamou atenção na livraria a capa e o tema: Santiago de Compostela. Comprei, li super rápido, fiquei bem envolvida no romance e a aventura da peregrinação me inspirou muito! Super recomendo se vc gosta de livros que te inspiram a tirar seus sonhos do papel e se arriscar mais na vida, com uma pitada de romance!!!
Gio 29/07/2022minha estante
Quero ler!

Erika H. 08/11/2022

Quem sabe um dia
Sempre tive vontade de fazer o caminho de Santiago e neste livro vc realmente viaja junto com os personagens. Envolvente, atiça a vontade de viajar e vivenciar essa experiência, mas não no frio....

Carolina 26/06/2022

Muito interessante
Foi uma leitura muito boa, já que não esperava quase nada do livro e ele me surpreendeu. Com certeza gostaria de saber um pouco mais da vida de Zoe e Martin.

Dany 09/03/2024

Encontros e desencontros em Compostela
Que livro mais gostoso de ler. Eu me senti a Zoe em mtos momentos. Foi ótimo ler mtas coisas que eu já sabia sobre caminho e agora ainda mais certeza de que quando o percorrer agora em Abril será uma experiência fantástica e única.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa! Tudo bem? Não sei se você conhece outros locais de "peregrinação", mas aqui no Espírito Santo existe "Os passos de Anchieta", tem duração vezes menor que a jornada dos personagens a Compostela, mas acredito, pelos relatos que li, que as experiências não são tão diversas assim. Afinal, o que conta não é o caminho e sim a caminhada.

E essa história vai contar a vida de duas pessoas que partem em uma jornada. Ao norte da Espanha fica o Caminho de Santiago. Rota de peregrinação secular que leva a Santiago de Compostela, a jornada de centenas de quilômetros é repleta de vilas e cidades medievais — além de paisagens belíssimas — e atrai, diariamente, milhares de caminhantes, movidos pela fé ou em busca de autoconhecimento.

A narrativa é dividida entre Zoe e Martin, em capítulos alternados. Cada capítulo acontece na visão de quem narra, então temos momentos complementares ou completamente distintos e funcionam maravilhosamente bem para a narrativa. O ritmo de leitura não é dos mais rápidos, mas eu já aprendi na minha vida de leitora que livros que falam sobre jornadas tem isso em comum. Contudo, é impossível parar de ler, por a sensação ser de estar caminhando com os personagens e não consigo acreditar em deixar de querer saber o que vai acontecer a eles e principalmente se chegaram ou não ao destino final.

Confesso que a história ter girado em torno de dois personagens já adultos e com uma história, deixou a trama melhor. Não seria a mesma coisa se fossem dois adolescentes, basta atentar para os personagens para ter certeza que eles dariam nos nervos antes de deixar a França. Outro fator que contou a favor foi o foco de ambos ao seguirem a jornada serem motivos distintos e não religiosos. Logo eles aprendem que, mesmo acompanhados, a primeira lição é aprender a depender de si e seus limites. Outro fator foi demonstrarem ao longo do caminho que mesmo os que fazem o percurso por motivos religiosos podem encontrar pessoas que seguem a única lei do capitalismo, levar vantagem. Assim como o oposto da moeda, pessoas que realmente tem no ajudar aos peregrinos a alegria descompromissada do ato.

Como Zoe, eu me senti incomodada pelas diferenças e representação cultural dos diversos países representados por seus personagens e depois, como ela, percebi que ao outro parece mesmo ser assim. O diverso é estranho, desagradável, incomodo até o segundo olhar, aquele em que você reconhece que assim deve ser para outra parte e se acomoda naquela zona cinzenta que nos torna civilizados. O peso de nossa vida é nossa maior bagagem, seja na estrada, seja no cotidiano e sempre encontramos contentamento quando o conforto é maior que a necessidade. Por isso que com fome toda comida é mais saborosa e toda cama ao exausto é macia (a reclamação vem depois que a necessidade passa).

Duas pessoas andando o mesmo trajeto não fazem a mesma jornada, e que o conselho do filósofo serve agora, "conhece-te a ti mesmo". O silêncio e os encontros acabam por propiciar esses momentos a Zoe e Martin, quando se encontram um tenta aprender com o outro, em separado lidam com o que ainda não conseguiram aprender ou aceitar e, ao mesmo tempo, eles lidam com as novas dificuldades que surgem. Afinal, o otimismo americano nem sempre encontra compreensão no humor britânico. Lidar com o imponderável é como lidar com o tempo, não há o que fazer além de aceitar e encontrar um meio. Assim Zoe ajuda a Martin ao mostrar como ele andava em meio a vida cego às belezas ao seu entorno, simplesmente por se ocupar tanto a ponto de não observar o que está ao redor e bem diante de seus olhos. Enquanto Zoe lida com a lição que para se encontrar é preciso se perder ou se dar conta de que se está perdido.

Zoe é uma artista da Califórnia de luto pela morte recente e súbita do marido, e Martin, um engenheiro inglês que acabou de se separar da mulher, ambos começaram a jornada em busca de um recomeço. O processo do luto pela morte é algo muito pessoal e leva tempos diferentes para cada pessoa e existem outros pequenos lutos que acontecem ao fim de relacionamentos e de projetos. A forma de vivenciar é também individual, porém o fato de ambos não estarem em uma jornada espiritual aproxima ainda mais. Mas será que cuidar de si não é uma busca espiritual de toda forma? Gostei da abordagem das diversas categorias de crença, seja o horóscopo, carma, ateísmo ou vegetarianismo. O que nos move são nossas crenças e nossas convicções e, muitas vezes, o credo sofre por nossa fé abalada em nós mesmos.

Eu confesso que fui me encantando pela história ser bem dosada entre os personagens principais e os secundários que vão surgindo ao longo das estradas. O mapa que veio junto ao livro ajudou muito para entender como vários trajetos convertem na mesma jornada e que mesmo partindo do mesmo ponto convergem para Compostela. Outro crédito são as várias referências, tanto na história quanto as que guiam os personagens em suas decisões.

O único porém é que essa é uma história que acaba, mas não termina. Mesmo o epílogo não encerra algumas questões que eu gostaria. Temos pequenos indicativos dos rumos que a vida de alguns personagens secundários tomaria, mas não o suficiente para eu me sentir satisfeita em questão de desfecho. Contudo, não posso deixar de dizer que o final dos personagens Zoe e Martin foi absurdamente perfeito!

A edição está linda! Absurdamente perfeita para a história, para com os personagens. A diagramação, fonte e papel dão fluidez e conforto a leitura, não encontrei nenhum erro de digitação ou ortografia, mas o mapa foi um toque maravilhoso para entender a história e se sentir até mesmo parte dela.

site: http://www.clubedofarol.com/2022/06/resenha-encontros-e-desencontros-em.html

cheopsmalta 26/11/2022

Ela e Ele, encontros e desencontros.
O livro é bastante interessante e mostra um pouco da mística do Caminho de Santiago de Compostela e os encontros e desencontros nele presentes. A leitura é cativante e a troca de "ponto de vista" entre Zoe e Martin é muito interessante. A cada página queremos ler mais.

17/01/2023

Encontros e Desencontros em Compostela
Muitas informações sobre a jornada do Camino/Chemin. Gostei, pois é uma temática que me interessa, mas não é um livro com muita ação ou muitas emoções.
Para quem gosta do tema, vale a pena!

gabriela_gcs 02/04/2023

Reflexivo
Li esse livro em um momento muito difícil da minha vida e foi uma experiência muito boa. Assim como a personagem principal eu precisava superar algumas coisas e sinto que foi ótimo pra mim ler sobre a jornada dela.
É um livro bem calmo, e como eu disse bem reflexivo. Com certeza não é pra todos os leitores e não sei se eu gostaria da história se eu não me identificasse.
Foi um livro que me marcou bastante, fiquei até com vontade de realizar o caminho do Compostela
Pretendo reler alguma hora

Letícia 05/06/2022

Encontros e Desencontros em Compostela
Encontros e Desencontros em Compostela (Graeme Simone) ? 412 páginas (E-book) ? Editora Record ? 3,5?

Zoe e Martin são pessoas muito diferentes com objetivos diferentes e que acabam seguindo o mesmo caminho. Os dois embarcam na jornada de percorrer o CAMINO em busca de alto descoberta. Zoe quer entender o que sente em relação a morte de seu marido e Martin vai descobrir que para percorrer tudo isso, ele vai precisar aprender a confiar nos outros.

Terceiro livro desse autor e ainda nada acima de três estrelas e meia, apesar de ter gostado mais desse do que dos dois de projeto Rosie. Esse aqui é mais emocionante mais fluido, mais gostoso.

Mas não me prendeu super. Eu ficava dispersa da trama as vezes, não me prendia. Eu gostei, tá? É bom, é leve, é emocionante, eu gostei. Mas nada favorito.

Fernanda.Bertolli 26/12/2022

ENCONTROS E DESENCONTROS EM COMPOSTELA
Zoe e Martin decidem iniciar o caminho de peregrinação da França até Santiago de Compostela.
Os dois contam as aventuras e desventuras do caminho.
As dez últimas páginas me fizeram chorar copiosamente.
Uma história fantástica.

Ju Fornazier 08/01/2023

Bela narrativa das descobertas e reflexões de Martin e Zoe durante o percurso do Caminho de Santiago de Compostela.
São muitas as nuances que pincelam a realidade, passado e presente de cada um dos personagens, não só Martin e Zoe, o que nos leva a pensar no que leva cada peregrino a cruzar esse caminho.
Lindas cenas descritas, seja através das paisagem, sentimentos, ou relatos de fatos.
Boa surpresa pra iniciar o ano!