Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Simony. 09/07/2023

A protagonista muito à frente de seu tempo, mostra uma mulher inteligente oprimida pela sociedade machista da década de 60. Triste saber q evoluímos tão pouco, e que muitas situações q ela vive, ainda vivemos atualmente.

Luciana 11/04/2023

Uma boa história!
O livro narra a luta de uma cientista na década de 50-60, tentando provar que era talentosa, e não ?apenas um rosto bonito?!
Elizabeth, que é a personagem principal, é distratada e mesmo assim persiste em seguir no caminho que acredita!
A química é abordada e em alguns momentos as narrações se tornam desnecessariamente longas, mas ainda assim, gostei da história, apreciei reviver o caminho que as mulheres de décadas passadas tiveram que trilhar, para o que somos hoje!
Vale a leitura!
Pietro Henrique 11/04/2023minha estante
Esse livro é mt gostoso de ler

Mila Campos 01/11/2023

"Usem as leis da química e mudem o status quo"
Enquanto eu estava lendo esse livro, nem sentia o tempo passar de tão boa e fluida que é a escrita.

Confesso que quando peguei para ler, não tinha ideia do que seria a história. Até pensei que poderia ser um romance água com açúcar, mas ainda bem que eu estava errada. Logo no começo, sentimos o impacto da história.

Eu amei a protagonista, sério. Ela é tão inteligente e forte. Me diverti com o humor dela. Outros personagens que também amei foram: Mad, Wakely, o Dr. Mason, Harriet, Calvin e principalmente o Seis e Meia (meu favorito).

Apenas leiam.

" Assim concluímos a aula de introdução à química.Turma dispensada."

natiimartinello 30/01/2024

Sabe aquele livro que você não quer que termine?
Eu sempre tenho medo de começar livros que são os queridinhos do momento porque geralmente, eu não gosto deles. Acho que é uma questão de expectativa.
No entanto, o oposto aconteceu com esse aqui. Comecei a história achando que não iria gostar e, página à página, fui me apaixonando.
O livro é tão bem escrito, os personagens são tão ricos, que eu senti como se estivesse lendo um relato histórico. Tiveram algumas coincidências no final que não me agradaram totalmente, mas isso não me fez amar menos a história. O tom é perfeito, o enredo mais ainda e o melhor, é tudo muito crível.
Pra mim, Elizabeth Zott realmente existiu.
jesrosa 30/01/2024minha estante
Não to conseguindo me apegar com esse livro ? kkkk

natiimartinello 31/01/2024minha estante
Jes, no início eu não estava curtindo. Talvez melhore pra você também. Mas cada leitor tem uma percepção né? Se tá muito ruim, melhor abandonar e tentar outra hora.

Bruna 28/04/2023

Elizabeth Zott é uma cientista brilhante, mas nos anos 1960 ela não é valorizada, sendo sempre subestimada e desacreditada por seus colegas, até Calvin Evans. Alguns anos depois ela se encontra sozinha, criando uma filha e apresentando um programa de culinária na TV. Essa não é a vida que ela imaginou pra si, mas é a que ela conseguiu.

Para começar preciso falar que esse foi um dos melhores livros que já li.
Sim, é a história da vida de Elizabeth e daqueles que a rodeiam, mas também é a nossa história, a história de toda mulher que sofre preconceitos dentro de uma sociedade, que já sofreu abusos, foi humilhada, tratada como inferior, principalmente por homens que se sentem intimidados
por elas.
Esse livro merece ser lido por todos.

Elizabeth é uma protagonista forte, que segue em frente apesar de todas as humilhações que sofre. Em muitos momentos ela me lembrou o Sheldon de The Big Bang Theory, uma pessoa muito inteligente, que não deixa de falar o que pensa, e as vezes não possui muito tato.
Os outros personagens que a rodeiam também foram muito bem construídos, principalmente a história de Calvin.

É muito bom ver como a sociedade evolui em relação às mulheres em muitos aspectos, e ao mesmo tempo é triste ver que em outros pontos as mulheres ainda são desvalorizadas.

Enfim, esse livro deve ser conhecido, por favor, leiam.

Kleilson.Torquatto 28/10/2023

Leitura boa ??
Ontem antes de finalizar a leitura eu assisti aos dois primeiros episódios da série ?Uma questão de química? e na adaptação eu consegui ter uma visão melhor da história, pois apesar de o livro ser bem mais detalhado eu não estava conseguindo visualizar os acontecimentos e quando isso acontece comigo em uma leitura eu tendo a achar chato.

A série tá muito boa e pelo menos esses dois episódios me envolveram bastante na história, como também aconteceu no começo do livro.

A primeira parte do livro eu gostei bastante, os temas pesados que são abordados me prenderam logo no começo da leitura, o romance que foi se formando entre a Elizabeth e o Calvin e a forma como ele ajudou ela no desenvolvimento da pesquisa foi bem legal, mas depois que ele morre ficou um pouco arrastada a história, a autora força muito sobre o empoderamento da Elizabeth e quando começa a parte no programa, os termos químicos que ela usa nas receitas do programa são citados exageradamente. (Minha opinião).

O final deu meio que uma organizada na minha opinião sobre o livro e me fez gostar e achar uma leitura BOA, apenas!
Vou continuar assistindo a série, acredito que vou gostar mais do que o livro.

Miihhhhhh 10/12/2023

Elizabeth Zoth, meu coração é seu.
?Sempre que vocês começarem a duvidar de si mesmas ? disse ela, se virando de novo para a plateia ?, sempre que sentirem medo, lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar. Assim, quando vocês acordarem amanhã, assumam esse compromisso. Não se contenham. Não acatem as opiniões dos outros sobre o que vocês podem ou não podem conquistar. E não permitam que ninguém classifique vocês em categorias inúteis relacionadas a sexo, raça, status econômico ou religião. Não permitam que seus talentos fiquem obsoletos, senhoras. Planejem o futuro de vocês. Quando voltarem para casa hoje, perguntem a si mesmas o que cada uma de vocês vai mudar. E comecem logo.?

leituraslau 22/05/2023

Esse livro é INCRÍVEL!!! Uma experiência maravilhosa com desenvolvimento de personagens. Elizabeth é maravilhosa e muda totalmente a visão das mulheres daquela época. Um favorito com certeza.

Duda 26/05/2022

Amei!
Uma AULA sobre feminismo, sobre se impor, sobre se descobrir!!! Perfeito!! Eu amei
Fala de tudo de forma leve e a narrativa é uma delícia
Rosi.Menegassi 20/07/2022minha estante
Oiee, vou sortear esse livro no meu perfil @baralholiterario, posso printar e postar sua avaliação para mostrar o quanto o livro é bom? ??

Xingmi 25/09/2023

Cinco longos meses de ressaca literária depois... apesar da imensa demora pra eu terminar, esse livro é uma pérola, eu amei ele. Trata sobre o espaço da mulher na sociedade e tem como foco principal a pesquisa científica, sendo que também são abordadas as questões de maternidade, machismo e tudo que envolve o ser mulher. O romance entre a Elizabeth e o Calvin é lindo e trágico, Seis e Meia é, provavelmente, o cachorro mais inteligente da literatura mundial e os diversos outros personagens da história são muito bem construídos. A escrita é impecável, me surpreende muito ser a primeira publicação da autora. Embora o livro se passe na década de 60, os tópicos de discussão são atuais e merecem uma boa reflexão, em seu livro fictício a autora retrata a realidade muito bem. Esse livro é história e eu com certeza o recomendo (Elizabeth é química, mas, me permita a péssima piada, ela é mestre em história).

Julia4928 31/03/2024

Crianças, ponham a mesa.Sua mãe precisa de um tempo para ela
É uma Leitura Necessária, esse livro faz você sentir muita raiva e muitas vezes uma angústia, com as coisas que acontecem com a nossa protagonista Elizabeth zoot. apesar de as coisas terem mudado ainda existem diversos problemas a serem superados na nossa sociedade atual. Achei muito entediante as partes que falavam sobre o remo no livro por isso acabei tirando algumas estrelas mas o livro não deixa de ser bom, tem um personagem que melhora tudo na história, o seis e meia cachorro da Elizabeth.
Rute.Lessa 31/03/2024minha estante
Esse é o que foi base para a série?

Julia4928 31/03/2024minha estante
Sim

Mariana 04/02/2023

Meu novo livro favorito.
Assim que terminei esse livro, sabia que tinha encontrado um novo favorito da vida. Aquele tipo
de história que te divide entre antes e depois. Que te vira do avesso, te emociona, te ensina, te faz sentir tudo ao mesmo tempo. Ele consegue reunir tudo que amo em um livro: reflexões importantes, debates sociais, personagens bem construídos, uma boa escrita, muito drama mas sem ser pesado demaaaaais e um humor super inteligente.

Assim como acontece com os livros da Taylor Jenkins Reid, quando terminei queria muito assistir um episódio do Hora do Jantar ?
Biah 05/02/2023minha estante
Até fiquei com vontade de ler também. ?

Cinai 02/07/2023

Gostoso ler
Uma trama boa, com surpresas, as abordagens feministas, de um época onde o machismo era ferrenho.
Escrita gostosa, livro (mote) bem construído.

analeticia 18/02/2024

Necessário
É impossível não ler esse livro sem se emocionar, sentir raiva e principalmente ficar flexível sobre as diversas questões que ele a borda.
também é imprescindível o uso de qualquer coisas para marcar, por que são tantas frases reflexões e ensinamentos, que se torna impossível você não se sentir tocado a não grifar para fixar aquilo na sua mente. recomendo de mais de mais de mais de mais de mais de mais de mais e espero que a série seja tão boa quanto o livro.
Sandy106 18/02/2024minha estante
Apaixonada por esse livro. A série é boa também.

Welliton.Moreira 29/11/2023

E a lição é: "Seja você!!!"
Imaginem uma personagem nos anos 60 desafiando a comunidade científica e o mundo, mostrando que é muito mais do que qualquer "rótulo" que tentem impor. Essa é Elizabeth Zott em "Uma Questão de Química".

Elizabeth é uma química incrível que simplesmente deseja conduzir suas pesquisas em paz. Infelizmente, em 1960, a comunidade química não enxerga de maneira justa os gêneros. Isso não se limita apenas ao instituto em que trabalha, mas se estende por toda a sociedade. Todos parecem determinados a dificultar sua trajetória profissional.

Apesar dos muitos homens com pensamentos machistas da época, há aqueles dos quais podemos nos orgulhar, como Calvin Evans. Ele é um pesquisador brilhante e introvertido, idolatrado no instituto, sendo o único a ver Elizabeth para além das aparências, tratando-a como uma igual, como a profissional talentosa que é.

O grande problema é que eles não esperavam que a química fosse além do laboratório. Elizabeth e Calvin têm visões de vida diferentes, mas aos poucos, começam a se entender e se adaptar a uma nova rotina, algo totalmente "fora dos padrões" para 1960.

No entanto, a vida é tão imprevisível quanto a ciência. Elizabeth se torna a grande estrela do programa de televisão "Hora do Jantar". Além de cozinhar, ela desafia as mulheres a transformarem seus papéis no mundo, enquanto faz o mesmo para sua própria vida e rotina.

Quero começar destacando que "Uma Questão de Química" é uma obra que merece ser amplamente reconhecida. Estamos diante de uma personagem dos anos 60 que redefine a perspectiva das mulheres e demonstra ao mundo do elas são capazes.

Elizabeth é uma personagem incrível, e é impossível não se encantar com sua personalidade desde o início. A paixão dela pela química e a determinação em mudar a visão do mundo são evidentes a cada capítulo, revelando seu poder e empoderamento.

Quando algo inesperado acontece e altera completamente sua vida, Elizabeth lida com as consequências de maneira admirável. Ela é uma mulher que faz as próprias regras, e o que mais esperar de alguém assim senão uma abordagem excepcional diante das reviravoltas?

Os personagens secundários também cativam ao longo da trama. À medida que a história se desenrola, conhecemos o passado de Calvin e Elizabeth, compreendendo melhor a jornada que os trouxe até o presente. Esse aspecto, sem dúvida, enriquece a trama.

Outro destaque em "Uma Questão de Química" é o personagem Seis e Meia. Que cachorrinho adorável e incrível! Ele é o companheiro leal que está sempre presente, "auxiliando" em todos os momentos. Para entender melhor essa figura encantadora, só lendo o livro!

Considerando que este é o livro de estreia de Bonnie Garmus, ela criou uma obra sensacional. Foi, sem dúvida, uma das melhores leituras do ano para mim. Fiquei totalmente envolvida na jornada dessa personagem cheia de personalidade e experimentei uma variedade de emoções a cada novo capítulo.

Em resumo, uma das principais mensagens que podemos extrair dessa obra é: faça-se ouvir! Não permita que definam quem você é ou quem deve ser. Lute pelo que acredita. Não desista diante do medo do julgamento alheio. Seja autêntico.