Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Nati 22/01/2024

Prometeu nada e entregou tudo.
Vamos acompanhar a saga de Elizabeth Zott, que só queria ter seu trabalho reconhecido e fazer o que tanto amava. Isso não parece muito, mas para as mulheres na década de 60 era demais.

Elizabeth é uma dessas pessoas que as dificuldades nunca as param, elas matam um leão por dia e está sempre disposta a prossegui. E tudo que Elizabeth deseja é poder trabalhar nas pesquisas que acredita e ter seu trabalho como cientista reconhecido, mas ninguém nessa sociedade consegue entender como ela ousar se quer sonhar com algo assim. Até que ela conhece Calvin Evans, um dos mais renomados cientistas. Calvin não só acredita no trabalho dela, como acredita nela. E foi impossível para ambos não se apaixonarem.

Porém, o destino pregou uma peça de mal gosto em Elizabeth e ela acabou cuidando sozinha de uma criança que ela nunca desejou, muito menos planejou, em um mundo que já não aceitava e que passou a ser ainda mais hostil quando as suas responsabilidades dobraram.

Contudo, ela não estará sozinha e arrastará muitas outras mulheres na sua luta por respeito, reconhecimento, valorização, empatia e equidade.

💭OPINIÃO 🗣

Apesar desse livro se passar na década de 60, ele continua tão atual que chega a ser assustador perceber que apesar de não ser mais proibida de ocupar determinados lugares, as mulheres ainda passam por tantos empecilhos semelhante ao retratado nos livros como o assédio, a objetificação, a desrespeito, o descrédito.

E não entrarei nas dificuldades enfrentadas na maternidade solo, as cobranças e os problemas enfrentados pelas crianças que não têm a família padrão.

E Elizabeth além de ir nos conduzindo por esse mundo, vai derrubando as barreiras e nos fazendo nos apaixonar por química no processo. E não tenho como não mencionar o meu personagem favorito, Seis e Meia. Que para quem ainda tem dúvidas se vale a pena conhecê-lo, só digo uma coisa, é um cãozinho considerado defeituoso, porém só precisava achar sua família e se encaixar a perfeição na vida deles pata saber quão extraordinário ele é.

E não posso esquecer de Meddie e Harriet, as quais são a melhor dupla que Elizabeth poderia ter em sua vida. Sua filha e sua vizinha são mais que família, são a quem Elizabeth recorrer para se sentir segura e amparada quando o mundo a faz duvidar de si mesma. Elas mostram que para apoiar alguém não precisamos necessariamente nem concordar, nem entender.

A autora vai narrando o livro com um narrador em terceira pessoa que muda o foco narrativa para ir acompanhando tantos os acontecimentos quanto os pensamentos de um personagem a cada capítulo e eu amei demais, esse narrador cáustico e divertido, que foi tão feliz ao nos conduzir pela história de Elizabeth, mas também de todos os personagens que formaram sua família a medida que o romance ia se desenrolando.

Esse livro foi a minha surpresa literária do ano, não esperava gostar tanto, mas agora quero ler até a lista de compras da autora, parafraseando Hanzel Grace. E para eu gostar tanto de um livro que não me entregou o final que eu queria, nem o romance que promete, é porque o livro é realmente apaixonante.

Ah, e por falar em romance, é um romance muito fofo, por isso mesmo, queria mais páginas para esse casal, mas mesmo assim o livro não só superou as minhas expectativas, como ganhou meu coração.

Geovana.Freitas 13/05/2023

Julguei pela capa
Quando eu vi a capa, achei que seria um livro de romance bobinho. Mas logo nas primeiras páginas você sente o baque.
Esse livro fala sobre como a mulher sofria no século passado pelo machismo, religião e política. Me fez perceber que eu serja muito infeliz se vivesse nessa época, mas não sei se teria a força que Elizabeth mostrou ter no livro todo.
Vai passar raiva? Sim! Mas vai valer a pena.
book_luiza 13/05/2023minha estante
esse livro é simplesmente impecável, realmente acho uma leitura que todos deveriam fazer!

Leninha Sempre Romântica 22/06/2022

Esse livro com certeza não estava na minha lista de prioridades, eu sabia que o leria em algum momento, mas felizmente, por motivos alheios à minha vontade tive que passar ele na frente da pilha enorme de leituras e, claro, não me decepcionei de maneira nenhuma, muito pelo contrário, se eu soubesse que conhecer Elizabeth Zott seria tão prazeroso, eu teria lido em e-book no meu Kindle, antes mesmo de ter o livro em mãos.

Elizabeth Zott é uma mulher à frente do seu tempo, uma cientista, Química, inteligente, mas infelizmente ela vive em uma época em que a mulher vive oprimida numa sociedade machista, preconceituosa e onde absolutamente a mulher não tem vez, muito menos voz. Tudo que ela quer é ser reconhecida pelo seu trabalho, o qual se dedica de corpo e alma, apesar de todas as dificuldades que enfrenta pelo simples fato de ser mulher, bonita e inteligente. E parece que as coisas pioram depois que ela conhece o renomado cientista Calvin Evans.

Já no primeiro encontro, as coisas desandam, pelo simples fato de que ela não consegue entender por que ela, dentro do laboratório onde trabalha, não consegue um material simples para trabalhar. Mas isso é só o inicio do relacionamento entre Evans e Elizabeth, e literalmente esse casal tem muita química (desculpe o trocadilho).

Porém, a vida de Elizabeth não foi e nunca vai ser um mar de rosas, são tantos os problemas, as dificuldades, os dissabores e decepções que durante toda a leitura você só torce para que dias melhores venham logo. Daí temos um livro com 384 páginas de muita química, onde a autora aborda temas sérios, assuntos complexos, traumas e sequelas do passado dos nossos protagonistas que deixam o leitor em alguns momentos bastante frustrados. Fica difícil não sofrer junto de Elizabeth todas as agruras pelas quais ela passa para ser reconhecida por seu nome: Elizabeth Zott, e não como a mulher que tem um relacionamento com um cientista famoso, ou por ser uma mãe solteira estranha, ou mesmo por ser a apresentadora de TV num programa de culinária. Difícil também não se sentir tão massacrada como Elizabeth foi durante quase toda a leitura, e não torcer freneticamente para que ela finalmente tenha seu final feliz.

Essa com certeza é uma história que marca o leitor. Temos romance, um toque de humor, personagens inusitados, assuntos sérios tratados com certa leveza, para não aviltar de forma brusca quem lê e, claro, um final bem plausível com todas as portas que a autora nos abre e que com maestria soube fechar de forma digna.

Uma Questão de Química foi uma grata surpresa, não pensei que iria gostar tanto, já que detestava a matéria química na escola, e devo confessar que muitas vezes colei nas provas (abafa o caso). Mas o tema se tornou até familiar, e me trouxe algumas lembranças boas da matéria, até porque acredito que quem cola de certa maneira aprende também, não é verdade?! (risos). Uma leitura que certamente irá agradar a quem ler, e mesmo parecendo uma história com assuntos técnicos, a autora soube dosar nos brindando com a inocência inteligente de Madeline, e com Seis e Meia, um cãozinho maravilhoso que me deixou completamente apaixonada. Então não entre na leitura achando que teremos um livro cientifico, temos aqui um romance deliciosamente bem escrito, com uma narrativa fluida e um enredo encantador, apesar dos temas sérios que são tratados.

Leia e entenda o que estou querendo dizer. Então pegue seu lápis número 02, seu bloquinho de notas e delicie-se com tudo que você vai encontrar nesse livro que eu super recomendo!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2022/06/uma-questao-de-quimica-bonnie-garmus.html

anapmoscoso 17/09/2023

O fantástico mundo de Elizabeth
Durante a leitura dessa obra, tinha sempre algo que ficava me incomodando, mas eu não gostava de me sentir incomodada porque, e não tenho vergonha de admitir isso, eu não gosto de não gostar de um livro.

Sabe aquelas pessoas que querem ler algo que está no hype só pra reclamar e poder dizer que é ruim? Eu definitivamente não sou assim. Se eu decido por uma obra, o que eu mais quero é que ela seja boa, que eu termine e possa encher a boca pra falar que sim, que eu recomendo, que eu achei o máximo… Bom, eu gostei de "Uma questão de química". Mas definitivamente não tanto quanto eu esperava gostar.

A proposta da autora é interessante e os temas por ela abordados são sim relevantes. A vida da mulher não é fácil em 2023, imagine só como era nas décadas de 50/60. Foi isso que ela mostrou e teve sucesso em fazê-lo. Mas tenho minhas ressalvas.

Elizabeth Zott nunca teve uma vida fácil. Seus pais eram pessoas preconceituosas e essa intolerância custou a ela a vida do irmão mais velho. O ex orientador era um homem abusivo cujo os atos obrigaram Elizabeth a se retirar da universidade sem ter a chance de concluir seus estudos e conquistar o diploma de PhD. E agora ela trabalha no único instituto que a aceitou, ganhando muito abaixo do que deveria e sendo submetida à constantes situações onde sua capacidade intelectual e profissional são questionadas pelo simples fato dela ser mulher. É ai que ela conhece Calvin Evans, um cientista que, ao contrário dela, tem acesso a todos os materiais que necessita, aos melhores laboratórios, aos melhores recursos.

Calvin e Elizabeth se apaixonam, mas mesmo antes dessa paixão surgir fica claro, tanto para o leitor, quanto para a própria personagem, que ele é uma exceção a regra. Ele respeita o trabalho da cientista, ele a admira profissionalmente, ele gosta de debater com ela, de aprender com ela. O amor que ele sente pela personagem não é a causa para essa admiração. Calvin, aqui, além de namorado, é um cientista que acredita na pesquisa de outra cientista.

Aqui, entram minhas ressalvas. Elizabeth é uma mulher inteligente, ela está à frente do seu tempo e tem ideias e objetivos que não condizem com aquilo que era esperado das mulheres naquela época e isso é ótimo. O que não é ótimo é o quão ingênua e, para alguém que se mostra tão politizada, até mesmo um pouco cega, a Elizabeth é.

Existe um meio-termo entre ceder ao sistema e agir da maneira que ele espera e ser uma pessoa que acha que vai conseguir mudar tudo sozinha. Elizabeth é o segundo tipo de pessoa. Ela acha que sozinha, com seus discursos e sua insistência, ela irá conseguir mudar a maneira como as mulheres são vistas. Não é assim que a vida funciona. Essa não é uma história de um super heróis que salvam o mundo com seus superpoderes. Ou, pelo menos, não deveria ser.

A cientista nega o auxilio oferecido por Calvin inúmeras vezes. E aqui quando eu digo auxilio, eu falo dela finalmente ter os recursos necessários para fazer a pesquisa que ela tanto quer. Calvin não planeja subjuga-la, ele não quer tomar a pesquisa dela pra si e ele definitivamente não oferece ajuda a ela porque acha que ela não é capaz. Ela, uma mulher que tanto reclama da maneira como as mulheres são tratadas, de não ter seu trabalho levado a sério, não aproveita quando alguém - finalmente - a leva a sério e a respeita.

Essas contradições da Elizabeth se repetem várias e várias vezes ao longo do livro. Como eu disse, essa não é uma história de super heróis. A autora quis falar sobre feminismo, mas feminismo é um movimento e ele não é e nunca foi colocado em prática por uma mulher fazendo tudo sozinha e descartando toda e qualquer ajuda. Além disso, os discursos da personagem sobre igualdade de gênero, muitas vezes, pareciam ter saído diretamente da boca de uma adolescente revoltada que não sabe da vida 1/3 do que de uma mulher que sabe - e muito - das dificuldades e limitações que nós sofremos.

E isso tudo, somado ao fato de que o livro não tem uma mulher de cor para dizer como é a vida DELA, faz de "Uma questão de química" um exemplo perfeito do feminismo branco. Preocupações que não são inválidas, mas que se colocadas em perspectiva e analisadas pela maneira como a protagonista age, fica uma coisa meio "é....".

Outras pequenas coisas também me chamaram a atenção e me desagradaram, como por exemplo o fato da beleza extrema da protagonista ser sempre trazido à tona de uma maneira meio "se ela fosse feia, talvez seria levada mais a sério". Com sua filha, Madeleine, Elizabeth se preocupa que a garota seja tímida demais, mas ao matricular a criança no jardim de infância ela continua a incentivar coisas que não vão levar Mad a lugar algum. Uma menina de 4 anos não precisa ser politizada ao ponto que é retratado, ela não precisa tá pregando coisas que vão muito além da compreensão dela no jardim de infância!!!

Esses exemplos continuam e continuam no fantástico mundo de Elizabeth, um mundo onde uma mulher branca sozinha consegue fazer mudanças significativas para todas as outras mulheres lá fora.

Exposto tudo isso, acho que fica até meio estranho que eu diga que sim, eu gostei do livro. Eu gostei do relacionamento entre Calvin e Elizabeth, eu amei as partes da história que são contadas pelo ponto de vista do cachorro, o Seis e Meia - e aqui, preciso pausar e dizer que eu realmente amei muito essas partes e o Seis e Meia num geral -, eu dei algumas boas, porém poucas risadas e me emocionei com várias partes. O programa culinário que a protagonista começa a apresentar é o pico da narrativa e também um dos pontos mais altos.

Em suma: sim, eu achei um bom livro, mas não tão bom assim.

"Uma questão de química" terá sua adaptação, uma minissérie, lançada na Apple TV+, dia 13 de outubro!

site: https://twitter.com/anaestalendo

rkive 22/04/2024

Mulheres unidas jamais serão vencidas!
Uma questão de química" é um livro sobre desigualdade de gênero e todos os desafios de ser mulher dentro de uma sociedade onde mulheres são vistas como nada. o livro te faz sentir muita raiva, tristeza e as vezes um pouquinho de felicidade, e é extremamente triste perceber que mesmo depois de décadas, alguns pensamentos de 1950 ainda corroem a sociedade em pleno 2024, onde atualmente vem se alastrando muito uma corrente machista, homofobica, intolerante e especialmente desigual que pensávamos que nunca mais veríamos, mas que sempre retorna com força apesar dos avanços tecnológicos e décadas de luta e mudanças.

Elizabeth zoot, a personagem principal, luta para ser reconhecida no meio acadêmico e mesmo em torno de tantas coisas ruins ela ainda se mantém firme.
uma das coisas que achei muito legal foi a forma que a Elizabeth falava sobre química e expressava seus pensamentos, amei especialmente as partes que eu entendia exatamente o que a Elizabeth falava sobre química ?
enfim, eu gostei desse livro e toda a temática em torno dele.

LuAza6 27/06/2023

Uma pitada de química
Estava ansiosa para ler esse livro, ainda mais que as resenhas dele são ótimas, mas infelizmente não foi pra mim, achei a leitura super parada. Conta a história de Elizabeth, uma mulher dos anos 60, que viveu a frente de seu tempo. Gostei de como a autora mostra uma realidade realista vivida por mulheres dessa época, mas a história em si não me prendeu. Depois da morte repentina do Calvin, o livro não se movimenta e senti falta de mais acontecimentos ao longo do enredo. Gostei dos personagens, principalmente do cachorro Seis e meia, a gente poder entrar em contato com os pensamentos dele foi super criativo. Enfim?esperava mais!

Vivi 30/05/2023

Uma leitura que te desperta muitas emoções.
“Olhe, a vida nunca foi justa e mesmo assim você continua a agir como se fosse. Como se, logo que você conseguir endireitar algumas coisas erradas, todo o resto vá se encaixar com perfeição. Isso não vai acontecer. Quer um conselho? Não trabalhe de acordo com o sistema. Seja mais esperta que ele.”

Inicio minha resenha com essa frase, pois ela diz muito. Elizabeth é uma mulher determinada que mesmo passando por muita coisa que a deixaria em depressão nunca se deixou abalar. Cada negação, dificuldade, machismo ou preconceito pelo qual passava, ele enfrentava de cabeça erguida.

Com personagens muito bem construídos e cativantes, foi difícil passar por algumas páginas sem derramar uma lágrima ou ficar indignada pelos acontecimentos.

Todas as mulheres deveriam ler este livro.
É um livro que te desperta, valoriza e te coloca pra cima.

"QUÍMICA É MUDANÇA, escreveu. - Sempre que vocês começarem a duvidar de si mesmas - disse ela, se virando de novo para a plateia -, sempre que sentirem medo, lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar. Assim, quando acordarem de manhã, assumam esse compromisso. Não se contenham. Não acatem as opiniões dos outros sobre o que vocês podem ou não podem conquistar. E não permitam que ninguém classifique vocês em categorias inúteis relacionadas a sexo, raça, status econômico ou religião. Não permitam que seus talentos fiquem obsoletos, senhoras. Planejem o futuro de vocês. Quando voltarem para casa hoje, perguntem a si mesmas o que cada uma de vocês vai mudar. E comecem logo.”

Mais uma Leitura Coletiva do Skoob. Eu amei esse livro e super recomendo.
Pri pri 30/05/2023minha estante
Livraço!

Aline Casellato 03/04/2023

Bom, mas não ótimo.
Elizabeth é o tipo de personagem que amamos ler e acompanhar, mas da qual odiaria ter por perto se fosse uma pessoa de verdade.

Essa é a verdade nua e crua sobre esse livro.

Demorei pra escrever uma resenha por que quando terminei amei, porém quanto mais pensava menos gostava. Notei algumas atitudes da Elizabeth que são na verdade bem egoístas, mas entendo que no mundo adulto não devemos ficar a mercê de terceiros - especialmente de homens. Porém me incomodou muito essa questão de fazer o que der na telha sem ligar para as consequências. Vai contra a caracterização de uma personagem tão inteligente e bem resolvida.

Exemplo disso é quando ela está com o programa e faz uma propaganda ao contrário: ou seja falando mal de uma marca. Então esse tipo de coisa que eu não gostava: ficar arriscando o sustento dela e da filha e sendo teimosa as vezes por nada. A maioria das vezes era realmente com motivos e devido a ganhar seu espaço em uma época que a mulher era nada, mas em outras vezes ela só era teimosa mesmo. É como você trabalhar em uma empresa e se a pessoa x responsável fizer algo a empresa fecha e umas 50 pessoas ficam sem emprego, então acabei pensando por esse lado.

Deixando isso de lado, a história nos envolve do início ao fim, gosto muito de acompanhar pessoas famosas. Também é interessante como a química é agradável de ler até para nós leitores leigos.
Os personagens auxiliares eu esperava mais, acho que poderiam ser melhor constituídos devido ao tanto de páginas que o livro tem.

Cris Marques 21/10/2023

Muito bom!!!
Graças a Deus não estamos mais nos anos 50/60, não era fácil para as mulheres que não estavam afim de seguir as regras impostas na época.
Imagina não ter o direito de não acreditar em Deus, nem Ele se incomoda com isso.

Kamilovisky 15/02/2024

Inspirador
Essa leitura me prendeu do início ao fim. Tem de tudo nela, desafios, dificuldades, perdas, uma protagonista extremamente forte e decidida.
Amizades verdadeiras, um cãozinho muito esperto, uma criança super inteligente, um caso de amor improvável... E repito, quantas dificuldades nossa heroína teve que passar, e todas elas, ela conquistou com louvor.
Amei demais

Alessandra.Adams 11/02/2024

Perfeito! Surpreendente!
Um livro que você começará a ler sem muita expectativa, mas no final deixará sem palavras!

"Todos os cachorros têm
capacidade para morder - disse ela
por cima do ombro. - Assim como
todos os seres humanos têm
capacidade para fazer o mal. O
truque é agir com bom senso, de
modo que o mal não seja necessário."

Mah 23/08/2023

?A coragem é a raiz da mudança?
Elizabeth é uma química talentosíssima que anseia dedicar-se tranquilamente à sua pesquisa. No entanto, o cenário de 1960 não favorece a igualdade de gênero no campo da química, refletindo não apenas nas dinâmicas do instituto em que trabalha, mas também na sociedade em geral.

No entanto, surge um raio de esperança na figura de Calvin Evans, um introvertido e brilhante químico respeitado no instituto e além. Diferenciando-se dos demais, ele enxerga em Elizabeth mais do que aparências, tratando-a como igual, além de reconhecer seu valor profissional.

A química entre Elizabeth e Calvin transcende os limites do laboratório. Suas perspectivas de vida singulares se entrelaçam, desafiando as convenções dos anos 60 e forjando uma nova rotina em contraste com as expectativas da época.

A trama se desdobra de forma imprevisível, tal como um experimento científico complexo. Elizabeth emerge como a estrela proeminente do programa de televisão "A Hora do Jantar", onde suas habilidades vão além da química, desafiando outras mulheres a redefinir seu papel na sociedade. Este processo de transformação pessoal ecoa em sua própria vida, refletindo-se na reconfiguração de sua rotina.

"Uma Questão de Química" se revela como um testemunho inspirador, ancorado na trajetória de Elizabeth Zott, uma mulher emponderada que conquista a nossa admiração a cada página virada. A narrativa nos envolve em uma montanha-russa de emoções, cativando com sua singularidade e nos motivando a superar desafios.

A história celebra a resiliência de uma protagonista decidida a quebrar barreiras, expandir horizontes e deixar um legado duradouro.

Myria.Viana 07/05/2023

Nunca foi fácil
Esse livro é a pura realidade de como a mulher era tratada nos anos 60 e 70, sua ?obrigação? era ser mãe e dona de casa e aí daquelas como Elizabeth Zoot que ousava querer mais e ser mais. Comecei a leitura sem pretenção e pasando muita raiva pelos julgamentos tão ferrenhos sofridos por uma mulher brilhante, estes praticados por seria colegas homens e pior ainda por seus pares femininos. É incrível quanto as mulheres não possuíam e ainda precisam de sororidade. É mesmo assim, Elizabeth nunca deixou que fossem a ela quem poderia ser, nesse meio tempo encontrou o amor da sua vida e descobriu que existem homens brilhantes que não têm medo de mulheres como ela é que não sentem-se ameaçados por ela, pelo contrário ele é o tipo de homem que deveria ser o padrão, que acredita nela e juntos formam um par perfeito.

alexandra165 17/08/2023

Elizabeth zott a.k.a a melhor protagonista existente
No meu histórico de leitura ja deixei a minha opinião, mas vou voltar a repetir: como eu queria ler mais umas mil páginas desta historia.
elizabeth zott é simplesmente fantástica, junto de praticamente todos os personagens! vc passa raiva, tristeza e alegria junto dela. vc comemora c ela. vc chora c ela. VC VIVE COM ELA.
este livro é simplesmente fenomenal e como eu fico feliz por no final tudo ter corrido bem.
sou eu e a elizabeth contra o mundo!

Yorgos 09/05/2023

Não prometeu nada e entregou tudo.
Cansada de ler só coisas pesadas, me rendi à minha primeira LC, com o pessoal do skoob. Eu não curto muito ler romance e não li a sinopse justamente pelo meu pré conceito de que seria um romance bobo, justamente pra me fazer desligar.

Engano o meu. Quis desistir logo no começo por um gatilho horroroso ao qual eu não fazia ideia que teria. Insisti na leitura e não me arrependi. Inclusive terminei com semanas de antecedência mesmo me policiando pra não avançar.

A autora repete o tempo todo que a história se passa na década de 60, mas é impossível assimilar a história como não sendo nos dias atuais.

Mostra o dia a dia da mulher, profissional, mãe, solo, que vive em um ambiente predominantemente masculino onde temos que nos provar diariamente, passando por situações horrorosas que nos incentivam a desistir.

Personagens bem escritos, personagens interligados, não tem como não se apaixonar pelo Seis e Meia.

Uma história que mostra que a mulher pode e deve ser o que quiser.
Patricia YM 09/05/2023minha estante
Que bom que a leitura valeu a pena!!! ?

Yorgos 09/05/2023minha estante
Simmm ??