Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Marina Rosa 25/04/2023

Meu novo preferido! ???
~ Esta é a história de Elizabeth Zott, uma talentosa química pesquisadora na década de 1960. Ela é destemida, lutando diariamente em uma sociedade patriarcal, presente em papéis que apenas homens eram considerados ?inteligentes? para desempenhar.
Uma época em que os corpos das mulheres eram regulados, assim como suas vestimentas: o que vestir e não vestir, além dos salários serem mais baixos comparado aos homens que exerciam a mesma função.

?Uma sociedade que acreditava que os homens trabalhavam em coisas importantes - descobrindo planetas, desenvolvendo produtos, criando leis - e as mulheres ficavam em casa e criavam filhos?.

Circunstâncias injustas levam Elisabeth a estrelar um programa de culinária na TV direcionado para donas de casa entediadas. Tonando-se uma celebridade da noite para o dia, com seu show incomum, a culinária é ensinada como reações químicas e uma pitada de empoderamento feminino.

?? ?Sempre que vocês começarem a duvidar de si mesmas - disse ela, se virando de novo para a plateia - sempre que sentirem medo, lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar?.

Sou apaixonada por personagens femininas fortes, e Elizabeth Zott representa isso, diante das adversidades, permanece fiel a si mesma e nunca permite que os outros a intimidem para que seja menos do que pode ser.?

Acredito que todo mundo deveria ler este livro, não apenas pela escrita excepcional e brilhante da autora @bonnie_garmus_author mas para lembrarmos de todas as mulheres que lutaram por direitos, perseveraram e nos levaram ao que vivemos hoje.

Baita livro, meu novo preferido!
??????????

?me conta aí, já leu ou pretende ler? Se já leu, o que achou? ??
Tutu Cavalieri 25/04/2023minha estante
Resenha perfeita!!!

Já li e amei

Irena Wieliczka 02/03/2023

Uma Questão de Química
Não sou muito fã de livros hypados, gosto muito mais de pegar algum livro pouco conhecido ou que já foi publicado há bastante tempo e o hype já passou, mas Uma Questão de Química me chamou a atenção logo que foi lançado e não consegui tirar ele da cabeça.

Depois de ter visto um vídeo da Pam falando sobre esse livro, percebi que eu tinha que ler essa história logo. Sugeri a leitura no Clube do Livro e (amém! finalmente!) o livro foi o mais votado para o mês de fevereiro.

A história é um pouco arrastada, apesar de ter muitos acontecimentos, um atrás do outro. Talvez porque a escrita é bem diferente dos livros que estou acostumada a ler. Mas logo de cara já gostei muito do livro! A protagonista é perfeita, um exemplo de mulher que me inspirou demais.

É muito fácil esquecer que esse livro se passa entre os anos 50-60, mas logo somos lembrados que não estamos em 2023. Elizabeth é uma cientista química que sofreu constantemente com o machismo da época, passando por situações não só constrangedoras como pavorosas. O começo do livro é bem chocante e brutal.

Com o tempo, Elizabeth se mostra não só um exemplo para os demais personagens do livro, como também para os leitores. Não existem palavras o suficiente para enaltecer a dedicação, a coragem, o empenho e o sucesso da protagonista em ser quem ela realmente é.

Só lendo o livro pra entender o quanto essa história é fascinante e o tamanho do poder que uma mulher tem.

Menção honrosa ao Seis e Meia, um dos melhores (se não o melhor) personagens do livro, um cachorro que conhece uma infinidade de palavras e tem uma participação fundamental no desenrolar da história.

Marina.Evaristo 09/07/2023

Melhor livro do ano
Elizabeth Zott é uma química que passou por muitos contratempos para se tornar uma cientista e se orgulha do caminho que trilhou, mas na sociedade em que estava inserida, era praticamente um crime uma mulher se considerar inteligente e não ser submissa a um marido ou homem próximo.
Não vou adentrar nos pormenores do livro, mas garanto que a ascensão dela até se tornar a pessoa mais assistida em uma grande variada da TV é espetacular, além da Elizabeth nos ensinar várias lições durante o percurso, afinal, ela é formidável.

Recomendo muito para todos, é um livro excepcional!

mah :) 28/09/2023

Não fizemos só jantar, senhoras. Nós também fizemos história
Esse é o tipo de livro que, enquanto você está lendo, te faz sentir todos os tipos de emoções possíveis, te faz experimentar vários pensamentos diferentes e querer falar sobre eles o tempo inteiro. mas quando acaba? ele tira todas as suas palavras. não faço ideia de como posso resenhar ele e conseguir colocar em ordem tudo que eu quero falar sobre.

para começar com a escrita, que apesar de todos assuntos que cercam o livro, é fluída e leve. divertida, em certas partes mas tocante quando precisa ser. é um livro que vai te arrancar risadas mas também vai te fazer pensar, quem sabe até chorar.

para ser sincera, quando comecei ler este livro, eu não estava esperando muita coisa mas no final das contas, ele entregou absolutamente tudo que eu jamais pensei que entregaria. não é um livro simples de ler, tem assuntos difíceis, sensíveis e muito cruéis, principalmente para nós mulheres. mas sinceramente, toda mulher deveria ler ele em algum momento da vida. de verdade, esse livro escancara a sociedade machista e patriarcal em que estamos inseridas, mas acima de tudo, mostra como somos incrivelmente fortes e necessárias para que tudo funcione, mostra que juntas, conseguimos fazer muito mais do que esperam.

elizabeth zott, a protagonista desse livro, é quase como uma conselheira para nós. ela tem esse jeito "difícil" e pode até ser considerada chata por alguns (até porque, toda vez que uma mulher tem uma opinião forte, ela é considerada chata por muitos) mas ela tem uma força que eu nunca vi em nenhuma outra protagonista. Ela é tão determinada e inspiradora, eu adorei ler ela.

e as personagens secundárias? formavam mesmo uma família. eu me diverti demais com o Seis e Meia, com a Mad sendo a criança mais curiosa que eu já vi, com a garra e superação da Harriet e até mesmo com o Dr. Mason, Walter Pine e Wakely. O Calvin, apesar de não aparecer tanto quanto eu gostaria, também foi um dos mais queridos que estiveram aqui.

essa livro é muito mais que algo sobre química ou romance, é muito mais do que apenas a Elizabeth Zott. Esse livro é sobre mulheres que ajudam mulheres, é sobre entender que não precisamos ficar paradas num lugar só porque um homem mandou. Esse livro é lindo, tocante e marcante. Recomendo demais!

Thais 09/08/2023

Só sei sentir
Eu nem sabia que estava precisando ler esse livro, até lê-lo. Que livro maravilhoso!
Foi uma montanha russa de sentimentos, revolta, tristeza (muita tristeza), chorei umas 3 vezes hahaha, teve também alegria, dei umas boas risadas, então eu só sei sentir.
Elizabeth Zott eu sou sua fã!
Sinceramente não sei o que faria no lugar de Elizabeth, ela é um exemplo de resiliência, é uma inspiração pra mim e espero que seja para outras mulheres.
Só leiam, sem palavras pra esse livro. Sensacional ??
Um adicional: Eu amo o Seis e Meia, ele é perfeito, assim como tudo nesse livro ?

Fabi | @ps.leitura 18/08/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Imagine uma personagem, nos anos 60, mostrando a uma comunidade científica e até mesmo ao mundo, o quanto ela é maior do qualquer "rótulo" que coloquem nela. Essa é a Elizabeth Zott, de Uma Questão de Química.

Elizabeth é uma química talentosíssima e só quer realizar a sua pesquisa em paz. Infelizmente, em 1960, a comunidade química não tem uma visão igualitária dos gêneros. Na verdade, não só o instituto onde ela trabalha, mas também a sociedade como um todo. E eles parecem determinados a fazerem o possível para atrapalhar a sua carreira.

Apesar de muitos homens machistas dessa época, existem aqueles dos quais nos orgulhamos e é o caso de Calvin Evans. Ele é introvertido e um brilhante pesquisados idolatrado no instituto, e é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual, como a profissional que é.

O problema é que eles não esperavam que a química fosse além do laboratório. Elizabeth tem uma maneira diferente de enxergar a vida, assim como Calvin, mas aos poucos, vão se entendendo e se adaptando a uma nova rotina. Uma rotina da qual em 1960 seria totalmente "fora dos padrões".

Porém, a vida é imprevisível como a ciência. Elizabeth se torna a maior estrela do programa de televisão, Jantar às Seis. Além de cozinhar, ela também desafia as mulheres a transformar seu papel no mundo e ela faz o mesmo para transformar a sua vida e a sua nova rotina.

Uma das melhores leituras do ano!
Já vou começar essa resenha dizendo que Uma Questão de Química é uma obra que merecia ser super hypada, afinal, estamos falando de uma personagem nos anos 60 transformando a visão de outras mulheres e mostrando ao mundo do que somos capazes.

Elizabeth é uma personagem maravilhosa e que a gente se apaixona logo de cara por sua personalidade. A cada capítulo, a forma como ela demonstra a sua paixão pela química e como é determinada em mudar a visão do mundo, só mostra todo o seu poder e empoderamento. Ela faz com que a gente fique inspirada em cada virar de página.

Quando algo acontece e acaba mudando a sua vida, ela soube como lidar com todas as consequências e posso dizer que foi da melhor maneira, afinal, o que esperar de uma mulher como ela que faz as próprias regras da sua vida?

Os personagens secundários também acabam conquistando muito ao longo da trama. Ao decorrer da narrativa, somos apresentados ao passado dos personagens e conseguimos entender um pouco mais de Calvin e Elizabeth. Esse é um ponto que gostei muito, mostrando tudo o que eles passaram para chegarem onde estão hoje.

Um outro destaque de Uma Questão de Química, sem dúvidas, é o Seis e Meia. Que cachorrinho mais adorável e maravilhoso! Ele é companheiro, amigo e fiel aos seus donos. Está sempre presente em todos os momentos e sempre "ajudando" com o que precisa. Sério, vocês precisam ler para entender mais sobre essa figura!

E posso dizer que por ser um livro de estreia da Bonnie Garmus, ela soube fazer uma obra sensacional! Uma das minhas melhores leituras do ano, sem sombra de dúvidas. Um livro que me deixou totalmente envolvida na trajetória dessa personagem cheia de personalidade e me fez sentir inúmeras emoções em cada novo capítulo.

Por fim, um dos maiores recados que podemos levar dessa obra é: faça a sua voz ser ouvida! Não deixe que digam quem você é ou quem você deve ser. Lute por aquilo que acredita. Não desista nunca de tentar por medo do que vão dizer ou pensar. Seja você.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/08/resenha-uma-questao-de-quimica.html

Clara 29/04/2023

Que delicadeza!
Ao tratar de assuntos polêmicos como ocorriam na vida de mulheres da década de 50 e 60, há uma suavidade na abordagem.
A diferença entre as percepções das pessoas e seus preconceitos às vezes assustam um pouco.
Mas esse é um dos aspectos que nos faz querer saber um pouco mais, nos prende de uma forma surpreendente.

Belinha 11/05/2023

Uma questão de Química
Elizabeth Zott é uma química tentando se encaixar e deixar uma marca no mundo. ela encara os desafios de se destacar em um mundo cheio de preconceitos e machismo contra a população feminina. Ela se apaixona por Calvin Evans introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual. Anos mais tarde ela se vê cuidando de uma filha pequena com sua vizinha e melhor amiga e seu cachorro (seis e meia, sério esse é o nome do cachorro, que amei). Ela acaba virando uma grande estrela de um programa de culinária chamado "A hora do jantar". É difícil quando se é uma mulher em uma época que vc não é bem aceita quando faz coisas que homens também faz. eu gostei da leitura, achei muito bom os temas abordados e de ver como Elizabeth da a volta por cima e tenta se encaixar em um mundo cheio de machismo.

lais.paulino 15/02/2024

Uma questão de expectativas altas demais...
Um bom livro, maaaaas acho q fui com muita expectativa.
Elizabeth é uma mulher inspiradora, uma personagem forte e bem construída, a história dela com Calvin é linda tanto quanto trágica. Os personagens secundários, inclusive o cachorro Seis e Meia, são cativantes, bem construídos e importantes para sua história. Em resumo? um bom livro.
Porém, acho que em alguns momentos tornou-se tediante e repetitivo, sempre trazendo os mesmos discursos prontos, e o discurso é basicamente uma problemática rasa de um feminismo branco e liberal. Quer dizer, não me entenda mal, eu sou a favor do feminismo e da importância de se discutir o tema, mas nesse livro? só entregou um discursinho vazio, que tenta ser profundo, mas no fim só fica repetitivo, e olhando do ponto de vista de mulheres brancas classe média da década de 60. Sem falar de outras questões como a repetição do Brasil como se fosse uma terra "sem lei" (algumas vezes para citar a mãe dela, o que nem tinha relevância na história, mas a autora insistiu em repetir), a agressividade repetitiva em certos assuntos, que ao meu ver deixou de ser a voz da personagem para ser a voz da escritora, a exaltação das ciências exatas "duras" como as superiores no conhecimento, etc.
Sobre o fim? acho que esperava mais! Em todo o livro é construída uma realidade dura e de luta, o que até se aproximou com aquilo que a autora quis passar da discussão de gênero (necessária, mas que como dito, ignora questões raciais e de classe), mas que no fim entrega um "felizes para sempre" que ao meu ver (e ai é algo totalmente do meu ponto de vista pessoal) é fantasioso e que mais uma vez, exalta a luta individual do feminismo liberal.
Leticia.Pereira 15/02/2024minha estante
mds eu nem li o livro mas li inteira sua crítica pq vc escreve mto bem mto envolvente sou sua fã

lais.paulino 16/02/2024minha estante
obrigada adoro ter fãs quando as vezes eu sou crítica (raro)

Ana 26/02/2024minha estante
nossa amiga sim!!! eu tava preocupada que so eu achava isso pelo visro

lais.paulino 27/02/2024minha estante
@Ana não foi só vc não kkkkkk foi bem difícil a leitura pra mim tbm!!

Julia.Santos 08/04/2023

Bom d+
Esse livro é incrível, a maneira como a autora aborda temas tão complexos sem que fique massante é genial.todos os personagens são muito bem construídos, e eu só queria que o programa fosse real.

Patricia.Silveira 24/05/2023

Elizabeth Zott eu te amo!
O primeiro livro favoritado de 2023, finalmente!

Eu amei tudo nessa história (inclusive a parte técnica, por incrível que pareça).

A protagonista ganhou o meu coração logo nas primeiras páginas, eu senti a dor dela, me revoltei, chorei, sofri e sim, me diverti muito com Elizabeth Zott.

Destaque especial para Seis e meia (esse cachorro é uma figura e foi maravilhoso ler seus pensamentos). E Mad é outra fofura, impossível não se apaixonar.

Finalizei esse livro desejando que toda mulher tenha um pouquinho da força de Elizabeth Zott. Fica a dica de uma excelente leitura!
Deby Guedes 24/05/2023minha estante
um dos meus fav do ano tbm!!

KadidjaK 30/12/2023

Mereceu o hype. O livro aborda como mulheres são tratadas no meio acadêmico e em seus lares, desvalorizadas. E como a prota é uma mulher forte ao se impor nesse mundo.

Nati 22/01/2024

Prometeu nada e entregou tudo.
Vamos acompanhar a saga de Elizabeth Zott, que só queria ter seu trabalho reconhecido e fazer o que tanto amava. Isso não parece muito, mas para as mulheres na década de 60 era demais.

Elizabeth é uma dessas pessoas que as dificuldades nunca as param, elas matam um leão por dia e está sempre disposta a prossegui. E tudo que Elizabeth deseja é poder trabalhar nas pesquisas que acredita e ter seu trabalho como cientista reconhecido, mas ninguém nessa sociedade consegue entender como ela ousar se quer sonhar com algo assim. Até que ela conhece Calvin Evans, um dos mais renomados cientistas. Calvin não só acredita no trabalho dela, como acredita nela. E foi impossível para ambos não se apaixonarem.

Porém, o destino pregou uma peça de mal gosto em Elizabeth e ela acabou cuidando sozinha de uma criança que ela nunca desejou, muito menos planejou, em um mundo que já não aceitava e que passou a ser ainda mais hostil quando as suas responsabilidades dobraram.

Contudo, ela não estará sozinha e arrastará muitas outras mulheres na sua luta por respeito, reconhecimento, valorização, empatia e equidade.

💭OPINIÃO 🗣

Apesar desse livro se passar na década de 60, ele continua tão atual que chega a ser assustador perceber que apesar de não ser mais proibida de ocupar determinados lugares, as mulheres ainda passam por tantos empecilhos semelhante ao retratado nos livros como o assédio, a objetificação, a desrespeito, o descrédito.

E não entrarei nas dificuldades enfrentadas na maternidade solo, as cobranças e os problemas enfrentados pelas crianças que não têm a família padrão.

E Elizabeth além de ir nos conduzindo por esse mundo, vai derrubando as barreiras e nos fazendo nos apaixonar por química no processo. E não tenho como não mencionar o meu personagem favorito, Seis e Meia. Que para quem ainda tem dúvidas se vale a pena conhecê-lo, só digo uma coisa, é um cãozinho considerado defeituoso, porém só precisava achar sua família e se encaixar a perfeição na vida deles pata saber quão extraordinário ele é.

E não posso esquecer de Meddie e Harriet, as quais são a melhor dupla que Elizabeth poderia ter em sua vida. Sua filha e sua vizinha são mais que família, são a quem Elizabeth recorrer para se sentir segura e amparada quando o mundo a faz duvidar de si mesma. Elas mostram que para apoiar alguém não precisamos necessariamente nem concordar, nem entender.

A autora vai narrando o livro com um narrador em terceira pessoa que muda o foco narrativa para ir acompanhando tantos os acontecimentos quanto os pensamentos de um personagem a cada capítulo e eu amei demais, esse narrador cáustico e divertido, que foi tão feliz ao nos conduzir pela história de Elizabeth, mas também de todos os personagens que formaram sua família a medida que o romance ia se desenrolando.

Esse livro foi a minha surpresa literária do ano, não esperava gostar tanto, mas agora quero ler até a lista de compras da autora, parafraseando Hanzel Grace. E para eu gostar tanto de um livro que não me entregou o final que eu queria, nem o romance que promete, é porque o livro é realmente apaixonante.

Ah, e por falar em romance, é um romance muito fofo, por isso mesmo, queria mais páginas para esse casal, mas mesmo assim o livro não só superou as minhas expectativas, como ganhou meu coração.

Shaiane.Nascimento 24/08/2023

PERFEITO
Esse livro é perfeito. Eu comecei com nenhuma expectativa e é simplesmente genial.
A escrita, a progressão, as críticas, as piadas, TUDO.
É simplesmente uma ÓTIMA ideia que se tornou um ÓTIMO livro.
Leitura muito leve e linda. Recomendo demais.

Mel 20/10/2023

Uma questão de química
Se você (assim como eu) veio até este livro procurando química, lamento informar que este provavelmente não é o livro para você. Agora, se você busca uma luta feminista, em um ambiente extremamente machista, nas décadas de 50/60, então você veio ao lugar certo!

A história de Elizabeth Zott vem mostrar às mulheres o poder que elas possuem e incentivá-las a ser mais que esposas, mães e donas de casa. Ser mulher na década de 1950 não era nada fácil. Ser mulher, solteira, nessa mesma época e cientista? Bem, ninguém te levaria a sério. Mas Elizabeth luta contra tudo e contra todos para atingir seus objetivos. Para o leitor, ou melhor, as leitoras, é com muito orgulho que acompanhamos a jornada de Elizabeth e nos deixamos influenciar por ela, sofrer com ela, aprender com ela. Ao misturar química e culinária (aliás, não são a mesma coisa?), ela busca as mulheres no local onde elas mais ficavam: em casa e na cozinha. E, por meio da química, leva-as a lugares antes inexplorados.

Trata-se de um livro com uma luta feminista gigante e, realmente, muito gostoso de ler. Entretanto, minhas expectativas com este livro foram totalmente quebradas com relação à química. A química que aparece no livro parece ser muito mais um elemento sobrenatural da nossa heroína do que uma verdadeira paixão. Além disso, a seriedade de Elizabeth, mesmo utilizada intencionalmente para conferir a seriedade que o livro quer transmitir, tornou a leitura muito pesada. Enfim, não era o que eu esperava. É bom, mas não é uma leitura leve.