Fantasmas

Fantasmas Raina Telgemeier

Resenhas - Fantasmas

Thwmaze. 21/12/2023

Achei uma HQ linda, adorei como é retratada a questão de irmãos, sou irmã mais nova e sei do que falo kkkkk, mas a forma que o luto, que a família é mostrada é simplesmente linda.

RGreen 20/12/2023

Fantasma conta a história de duas irmãs que se mudaram para a cidade Bahia de La Luna para ajudar a pequenina Maya, a irmã mais nova de Catrina (Cat), com a Fibrose Cística que acomete os seus pulmões. O que essas duas não esperavam era que o clima frio, ventoso e com muita névoa era o preferido entre os fantasmas.
A ideia de fantasmas na cidade é muito divertida para Maya e assustadora para Cat, que tenta fugir e negar qualquer comentário relacionado com os mortos que ainda habitam a cidade.
A leitura desse livro é muito leve, cheio de cultura e aprendizagem. Tratou de um assunto muito sério de uma maneira que tivéssemos simpatia e carinho pelas personagens e diversão vendo como elas resolviam os conflitos.

Café com Livros 19/12/2023

A história e os desenhos são lindos e emocionam, mesmo provocando alguma apreenção é leve e reconfortante.
*Vamos tomar um café, conversar sobre leituras e o que mais nos interessar.*

site: https://www.instagram.com/_cafecomlivros_/

LarissaMelox 17/12/2023

Aborda temas muito relevantes!
Uma fofura de HQ, aborda assuntos importantes como cultura, adaptações de crianças e adolescentes com as mudanças da vida, egoísmo, compaixão, diversos sentimentos em que os mais novos estão aprendendo a lidar. Além de falar sobre a saúde frágil de uma das personagens e como ela lida com isso. As ilustrações são INCRÍVEIS, leitura muito agradável. Eu adorei, acredito que seja mais impactante para uma leitura em família, com crianças e adolescentes. Vale a pena.

Alana 15/12/2023

História sobre o dia dos mortos e que fala sobre a cultura mexicana e como essa tradição se espalhou pelo mundo. Proteger quem amamos é muito importante porém temos que saber medir essa proteção para não sufocar. O livro tbm fala sobre fibrose cística e foi muito bom ver como é para a família cuidar de um menor que tem essa doença

Lily Tigre 09/12/2023

Livro infantil para quem já perdeu alguém
Fofo, leve, levanta temas como o día de los muertos e fibrose cística de um modo cativante. É realmente um livro infantil então para um adulto não vai mudar sua vida mas pode mexer com vc!

Trecho do livro

- Como você morreu, José?
- Não sei.
- Você não se lembra de nada?
- Você se lembra de nascer - perguntou José - Morrer é igual. Num segundo, eu era eu? No outro, eu ainda era eu, mas desse jeito.

Karolina 06/12/2023

Tocante
Mesmo se tratando de HQ para o público juvenil é uma história muito bonita e que tá um sentimentalismo e carinho sobre irmandade, respeito a outras culturas além de falar sobre as nossas origens e como elas podem nos afetar. Recomendo demais.

hagabrielah 06/12/2023

Ao mergulhar nas páginas vibrantes de "Fantasmas" de Raina Telgemeier, fui transportada para a encantadora Bahía de la Luna, onde a brisa do mar é tanto uma bênção quanto um chamariz para o sobrenatural.
A história gira em torno da minha mudança para essa cidade costeira, motivada pelo tratamento médico necessário para minha adorável irmãzinha Maya, que lida com fibrose cística. O enredo se desenrola de maneira mágica, revelando os encantos e desafios de uma comunidade que acolhe tanto os vivos quanto os fantasmas.
Maya, cheia de curiosidade, anseia por se conectar com o além, enquanto eu, lutando contra a ansiedade, só desejo protegê-la e levar uma vida normal. A trama se aprofunda com a proximidade do Día de los Muertos, uma celebração marcante que une os vivos e os mortos.
Com a ajuda de personagens adoráveis, incluindo um misterioso gato preto, explorei os desafios únicos de nossa vida em família. A arte cativante de Telgemeier, repleta de cores deslumbrantes, deu vida a cada página, tornando esta HQ uma experiência preciosa e envolvente.
"Fantasmas" não é apenas uma história em quadrinhos; é um convite para explorar nossos maiores medos por aqueles que amamos, enfrentando o desconhecido com coragem e compreensão. Uma obra-prima que certamente guardarei em meu coração, enriquecida pela narrativa tocante de Raina Telgemeier.

Queria Estar Lendo 01/12/2023

Resenha: Fantasmas
Escolhi Fantasmas pra ler porque precisava de uma história curtinha e essa HQ se encaixava perfeitamente nisso. Encontrei nela um abraço quentinho e um amor de trama que fala sobre morte e vida de maneira muito natural e atenciosa.

Fantasmas fala sobre Catrina e sua família, que estão de mudança para uma cidade praiana da Califórnia. A irmãzinha de Catrina, Maya, tem uma condição de saúde crítica, e a brisa do mar pode ajudar com o tratamento.

Ao chegar lá, elas descobrem que a cidade tem toda uma tradição com o Día de Los Muertos, da cultura mexicana. Um dia para celebrar e honrar os mortos porque, aparentemente, o véu entre a vida e a morte é muito fino por ali.

Catrina fica aterrorizada com a ideia, mas Maya se anima em entender mais sobre tudo - principalmente sobre a morte.

Fantasmas é uma leitura curtinha e querida que faz muito uso de cor, expressões e principalmente de leveza para contar essa história.

Falar sobre morte, luto, medo, são temas pesados que muita gente (eu inclusa) ainda não conseguem lidar completamente. E é muito legal encontrar histórias que tratem disso tudo de maneira tão leve. Através da tradição mexicana, e também da jornada das suas personagens, a autora nos apresenta uma trama simples que coloca medos a serem confrontados com gentileza.

Toda a questão da Maya com a morte, e o terror que a Catrina tem dos mortos, é reflexo da situação que elas vivem. A doença de Maya é crítica e pode se agravar a qualquer momento; a situação de "pode ser o fim dela" é constante, mas não é isso que move a história. É a vontade de viver.

Fantasmas honra os mortos da maneira que a comemoração da cultura mexicana também faz. Traz curiosidades sobre as crenças e o jeito com que o dia dos mortos é vivido; e ainda insere o elemento "fantástico" (ou nem tão fantástico, para quem acredita) de maneira natural.

Eu me emocionei nos momentos mais bonitos da história, e senti tudo que as personagens estavam sentindo. Ou seja: a história falou comigo e funcionou tão bem quanto eu poderia querer.

A edição da Intrínseca é muito bonitinha, com uma ótima tradução de Giu Alonso. As cores estão muito vivas, diagramação confortável. Quando percebi, já estava terminando a leitura da HQ e queria mais. E com certeza vou procurar mais da autora!

Fantasmas é aquele tipo de leitura que passa rápido e deixa emoções fortes com você. Ao mesmo tempo, também deixa uma leveza. Porque encarar a vida (e a morte) é sobre isso.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/11/resenha-fantasmas-raina-telgemeier.html

Sarah.Yasmin 29/11/2023

Fofinho
HQ bem fofinha.
Trata temas como doença infantil, medo da morte, mudança de cidade e multiculturalidade, mas ainda assim é bem leve.

Não é um livro que vai mudar sua vida kkk (bom, talvez mude, se vc se identificar bastante com alguma coisa), mas ainda assim recomendo se vc procura uma leitura leve e gostosinha.

Taci 26/11/2023

Cat e Maya ?
Tão fofinho e bonito. Sinto que a autora tem esse dom de trazer muitos sentimentos com uma história tão simples, porém cativante.
Recentemente li Castelo de Areia da autora Daniele Costa e tem um trecho do livro que diz "Às vezes precisamos nos colocar em situações vulneráveis para que finalmente possamos nos tornar verdadeiramente fortes." e acho que resume bem o que a Cat teve que passar, amei a ternura entre as irmãs, tudo muito fofo e arte bem legal. ??

Viferoli 25/11/2023

Leitura gostosinha que preenche o coração de ternura. Talvez não seja perfeito, mas foi perfeito para mim nesse momento.

Patyys2 21/11/2023

Fantasmas HQ
Não sabia que a história iria ser emocionante e isso me surpreendeu.
Resumidamente e tentando não dar spoilers: as personagens principais Cat e Maya se mudam para outra cidade devido a uma problema de saúde e essa cidade é bastante conhecida por conta da presença de fantasmas, Cat é cética e tem medo, portanto prefere não acreditar, já Maya é completamente diferente, elas conhecem alguns fantasmas, porém Maya acaba sendo afetada e sua saúde piora muito.
O questionamento é: fantasmas são ruins? Será que eles realmente quiseram que Maya piorasse? Quem são esses fantasmas?
O final é surpreendente, vale a pena ler.

luiza 20/11/2023

AMEI. SUPER FOFO, confesso que quase chorei com medo da maya falecer. Lindo lindo lindo e muito especial.