Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Carolina165 14/04/2024

UMA HISTÓRIA EXTRAORDINARIAMENTE BRILHANTE
Livro LINDO, SENSÍVEL, LEVE, ACONCHEGANTE e MUITO GOSTOSO DE LER.

Tova e Cameron, personagens quebrados que trazem consigo uma grande bagagem emocional devido ao fato de ambos terem sido machucados pela vida. E Marcellus, um polvo gigante do Pacífico. Os três personagens terão suas vidas entrelaçadas no aquário de Sowell Bay.

--- SPOILERS ---

Eu simplesmente amei esse livro. Só acho que algumas partes poderiam ter sido tiradas ou enxugadas, como o capítulo enorme do Cameron com a Avery na praia. O encontro do Cameron com o Simon Brinks também poderia ter sido resumido, pois teve coisas desnecessárias (como assim ele construiu um bar pra mãe do Cameron?). Ao invés desses trechos a autora poderia ter desenvolvido melhor outras questões como: como foi de fato a morte do Erick? E o que aconteceu com a Daphne? Estava viva? Qual o paradeiro dela? Apesar de tudo, essas pontas soltas não me desagradaram tanto, pois na vida real muitas coisas não são esclarecidas.
A história tem umas coisas viajadas também, como o Marcellus saber que o anel era do Erick e que a Tova ia reconhecer o sobrenome da Daphe na carteira de motorista do Cameron.

--- FIM DOS SPOILERS ---

Concluindo:

- A história tem partes viajadas? Sim.
- Tem pontas soltas? Sim.
- Isso estraga a história? De jeito nenhum!!! Essa é uma história que vale muito a pena conhecer. É um livro lindo e emocionante.
Fabio 14/04/2024minha estante
Mais uma linda resenha, Carolzinha!!!
Parabéns, minha querida!!!?
O livro deve ser bom demais, porque mesmo com as pontas soltas e viajadas, deu 5 estrelas!

Rogéria Martins 14/04/2024minha estante
Amei a resenha, amiga! Sua escrita deu uma vontade de ler também ?

Débora 15/04/2024minha estante
Que resenha perfeita, Carol!!! Amei!????

Fábio, obrigada!! ???
Sim, o livro é maravilhoso!!! Esses são meros detalhezinhos que não fizeram diferença no conjunto total da obra ???

Carolina165 15/04/2024minha estante
Rô, quando puder leia sim amiga!! Vale muito a pena, é um livro de uma sensibilidade e ternura incríveis!! As páginas passam voando de tão gostosa que a leitura é!! ?????

Obrigada Débora!! ???
Que livro lindo né, amiga? Adorei acompanhar a Tova, o Cameron e o Marcellus nessa jornada. Eles tornaram meus dias mais leves. Mas o meu amor total vai para o Marcellus ??????? fofo demais ?

Vitoria.F 15/04/2024minha estante
Linda resenha ??

Obrigada Vitória!! ???

Livia Barini 15/04/2024minha estante
Voltou para a lista de desejos kkk

Lívia ????????

helodoll 27/02/2024

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes
O livro para mim foi envolvente do começo ao fim, com um enredo que, mesmo previsível, conquistou. Marcellus, o polvo, é o grande destaque, cativando com suas tramoias e a forma como envolve Tova. O único ponto de atenção foi a ponta aberta na história de Erik, que não tirou o brilho do livro. Inicialmente atraída pela perspectiva de um polvo narrador, o livro surpreende ao abordar temas fortes com personagens diversos: um polvo esperto, uma senhora de 70 anos muito ativa e um rapaz ordinário na crise dos 30. Apesar da previsibilidade do final, a narrativa fluida compensa, proporcionando uma das melhores leituras do ano. Marcellus, o polvo, é um protagonista encantador, e a visão sobre o luto e a vida na velhice tornam a história especial. Mesmo com alguns momentos arrastados, o ritmo conquista, e a experiência é enriquecedora, com um final emocionante que aquece o coração. Recomendado para quem quer um livro leve e diferente.
Vitoria.F 27/02/2024minha estante
Notão!

Dri 27/02/2024minha estante
Amo esse livro

helodoll 28/02/2024minha estante
Eu adorei Vitoria ? espero que você goste também quando fizer a leitura

Eu amei também Dri ?

cristian_yuri 28/02/2024minha estante
Bela resenha, Heloísa! Fiquei curioso, vou anotar para ler

helodoll 28/02/2024minha estante
Espero que goste Cristian ?

Renan 26/04/2023

Me interessei muito logo de início por saber que um polvo ia narrar parte da história. Não esperava ser surpreendido com um livro que aborda um tema forte de uma maneira tranquila e com personagens tão diversos: um polvo, uma senhora de 70 anos e um rapaz medíocre na crise dos 30 (representatividade importa!!). Mesmo o final sendo muito previsível, o fluxo narrativo é tão gostoso que tudo flui muito bem.

helodoll 28/02/2024minha estante
Eu chorei demais tbm kkkkkk saudades Marcellus

Guilherme107 11/03/2023

Remarkably Bright Creatures
Eu comecei esse livro sem ter a menor ideia do que esperar dele e acabei recebendo uma das minhas melhores leituras do ano.

O enredo foi tão perfeito, os pontos de vista que narravam a história para nós leitores me deu vontade de chorar em diversos momentos, sem falar que esse foi o único livro q eu já li que é narrado por um polvo. Além disso a história da vida da nossa protagonista me emocionou de uma maneira espetacular!!

O ritmo por mais que tenha sido um pouco lento, foi me conquistando aos poucos e me deixou completamente apaixonado pela história.

A escrita de Van pelt fez com que eu desde que começei o livro já fui buscar outras obras da autora, ou seja eu realmente amo esse livro!!
skuser02844 28/04/2023minha estante
Gosto mais do polvo, que do povo? por enquanto

Como assim?? Kkkkkkk

skuser02844 28/04/2023minha estante
Ainda estou na página 77, o os personagens vem e vão sem tempo de me apegar à eles, já o polvo marca presença em todos os capítulos, gosto do temperamento ?meio? debochado dele.

Guilherme107 28/04/2023minha estante
A agora entendi, realmente o polvo é muito carismático

Guilherme107 28/04/2023minha estante
Eu tinha lido polvo duas vezes por isso não entendi kakkakaka

Isabel 11/04/2024

Uma escrita muito fluída, um livro fofo, gostoso de ler. A história de Tova e um polvo muito inteligente.
Vitoria.F 12/04/2024minha estante
Tbm amei esse livro ??

Madu 15/01/2024

Marcellus o polvo que você é
Tudo que eu sabia sobre o livro era que tinha a narração do ponto de vista de um polvo e tinha certeza que precisava ler

Marcellus (o polvo) é a melhor parte, toda vez que terminava um dos seus capítulos já queria ler o próximo. Amo livros narrados por animais então sou suspeita pra falar

Quanto aos seres humanos do livro, fiquei encantada pela Tova, e o Ethan um querido, cada interação dos dois era preciosa. O Cameron me irritou até demais, algumas coisas que ele fez me fizeram quase fechar o livro de frustração

O livro pareceu muito arrastado em alguns momentos e no final acelerado, esse ritmo me incomodou um pouco. Apesar da nota eu criei bastante carinho pelo livro, essa visão sobre o luto, e a vida na velhice (e o principal: o Marcellus)

Laiza.Mafra 14/06/2023

Já estava empolgada com esse livro só por saber que como personagens principais temos uma senhora de 70 anos, um homem de 30 anos e um polvo gigante do pacífico. A história é linda e envolvente.

marina.siqueira 02/10/2023

Lendo a sinopse, esperava um livro diferente. Marcellus é presente na história, mas eu achei ? e gostaria ? que ele aparecesse mais. Os meus capítulos favoritos foram os dele e gostava de ver as interações entre ele e Tova.
Por outro lado, foi interessante ver a dinâmica de Tova e Cameron, embora eu ache que poderia ter iniciado um pouco antes, já que eles só têm interações a partir de 200 páginas. De qualquer forma, gostei dos capítulos de Tova, mas achei os de Cameron meio chatos.
A primeira metade do livro foi lenta e tive dificuldade para engatar, mas a segunda é muito boa e tudo flui bem melhor. Ainda assim, foi uma boa experiência, com um final emocionante.

"Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entediantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes."

Mariana.Vilela 25/06/2023

Remarkably bright creatures
Quando um livro é muito hypado e tem uma nota muito alta, sempre fica a sensação de estar fora da bolha. Então...
Eu não acho que é um livro efetivamente ruim, mas ele bem mais básico do que achei que seria. Mas eu sei que existe um público para isso. Nem todo mundo já leu tanta coisa ou sequer vai ler tanta coisa.
Mas, se você já tem muitos anos e bagagem de leitura, talvez esse livro não tenha o mesmo impacto para você.
Esse é aquele típico livro em que temos uma personagem que passou por momentos difíceis na vida com o luto, e agora ela se vê apegada a algo novo, o que faz a vida dela mudar.
E, sim, esse é um tipo de história que me interessa, mas achei que tudo foi muito simples. E as discussões sobre a vida foram parecidas com tantas outras que já li antes.
A relação com o polvo é divertida, mas como ele narra a história em alguns momentos, quase fica parecendo como se ele fosse uma pessoa real e não um polvo (sim, eu sei que isso pode ser o intuito, mas perde o brilho da relação pet/humano).
O "mistério" do livro também não foi muito difícil de entender. Veja bem, se a sinopse não tenciona a contar que existe uma terceira narração, é óbvio que tem um motivo pra isso. Acho que se não ficasse tão escondido da sinopse, talvez fosse um plot mais surpreendente.
E confesso que não me apeguei tanto aos personagens. Não sei se foi uma questão de escrita, ou só que a história não estava funcionando tanto para mim.
Porém, não é um livro difícil de ler. É bem rápido e bem pontual. Não é cansativo, o que não me fez desistir da história.
Não estou fazendo ninguém desistir de ler, mas não vá com tanta expectativa.

Danilo 16/05/2023

Paciência na sabedoria
Personagens idosos chamam atenção por poderem ser retratados com uma certa liberdade uma vez que se imagina a carga das experiências que o conduziram até ali. Geralmente são respeitados e sempre marcam as histórias de alguma forma, seja na fantasia como Dumbledore ou Gandalf, ou na ficção como Ove, a curiosidade de como eles chegaram naquele ponto podem ser uma faísca de curiosidade nos leitores. Com a querida Tova as coisas não são diferentes. Por mais que ela não use varinhas e cajados ou seja impaciente com tudo que a cerca, a personagem é bem construída e norteia a história toda ainda quando os capítulos são devotos às outras personagens do enredo. Sem que fique tudo muito explícito, tudo é conduzido ao redor da Tova e acredito não ser em vão.
Criaturas extraordinariamente brilhantes permeia aquela sensação de um bom filme de sessão da tarde (os Millennials saberão o que é isso) com aquele final de aquecer o coração e mais: com esperança. A esperança é um ponto chave na vida de Tova, que não á toa é uma personagem idosa, onde se é trabalhado a ideia de calmaria nas turbulências da vida. Tova mostrar saber esperar. O destino empurra nos seus dias as respostas que ela vinha buscando em silêncio tal como o mar traz surpresas inesperadas nas areias para que sabe esperar o encher das marés.
Zé Guilherme 17/05/2023minha estante
Amei?! Claro que sim

Natalia Oliveira 17/07/2023

Oooooooooo Glória
Esse foi penoso... Difícil engrenar, foi difícil me afeiçoar e conseguir terminar, com um ritmo lento, com quase nenhuma reviravolta, bem previsível. Um livro bem água com açúcar, é mais um drama chocho. Não me encantei por nenhum personagem, na verdade as partes do polvo me interessaram mais... Foi difícil concluir essa leitura

Mari 26/04/2023

Editora: Alta Novel
Formato: Físico
Plataforma: Clube Tag Ineditos

Sinopse:
Após a morte de seu marido, Toca Sullivan começou a trabalhar fazendo faxinas noturnas no Aquário de Soweto Bay. Manter-se ocupada sempre a ajudou a lidar com perdas, o que ela tem feito desde que seu filho de 18 anos, Erik, desapareceu misteriosamente em um barco em Puget Sound, há mais de três décadas. Tova acabada se aproximando do mal-humorado Marcellus, um polvo-gigante-do-Pacifico que vive no aquário. Ele sabe mais do que qualquer um poderia imaginar, mas sequer sonha em estender um de seus oito tentáculos para ajudar seus captores humanos? até que forma uma extraordinária amizade com Tova. Sempre detetive, Marcellus deduz o que aconteceu na noite do desaparecimento do filho dela. E agora precisa usar cada truque de seu idoso corpo invertebrado para desvendar a verdade antes que seja tarde demais.

Minha opinião:

O livro foi muito envolvente do começo ao fim, e bem previsível no final. Porém não deixar de tirar o brilho da história. Marcellus me ganhou e cativou, o modo como ele expressa as vontades e ideias dele e envolve Tova nas suas tramoias.
Um ponto de atenção que me fez tirar meia estrela, a história do Erik ficou uma ponta aberta que me incomodou. Mas isso, não tirou a beleza do livro em si. Este livro é recomendado para quem curte muito os romance da Beth O?Leary.

? Assuntos abordados e possíveis gatilhos:

- Luto
- Negligência parental
- Abandono maternal

Vi. 02/06/2023

Romance sobre família
Achei mais uma história sobre família, é até interessante mas não me prendeu muito. Achei bem clichêzinha