Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Resenhas -

Lety Valadares 13/04/2023

Maravilhoso
Leitura leve e tocante.
Amei a escrita, amei o polvo Marcellus e amei a forma como a história foi conduzida e como finalizou!

Lívia 17/05/2023

Se tornou um dos meus livros favoritos! Me apaixonei pelo Marcellus e pela história de vida da Tova, fiquei tão feliz pelo Cameron ter encontrado uma família tão boa. A forma que as histórias se encontraram me deixaram histérica, fiquei emocionada em ver tudo se encaixando e fazendo sentido. Não estava dando muito por esse livro mas a escrita é uma delícia e a história me surpreendeu positivamente ?

ekundera 30/08/2023

Apesar de ter uma aura de melancolia, o livro não é pesado, com protagonistas carismáticos e inusitados. Eu achei a história fofinha e fiquei torcendo para um arranjo menos demorado das coisas. Acho que os dramas particulares, que dão o tom para todo o livro, ficaram um pouco sem muita explicação no desfecho. Eu preferia ter tido respostas convictas do que apenas suspeitar o que poderia ter ocorrido a partir de passagens fragmentadas. Mas é uma leitura agradável e que recomendo para quem procura um drama leve.

Bruna 20/08/2023

Polvos
Difícil fazer uma resenha sobre esse livro, pois demorei muito tempo para lê-lo. Não me apeguei a história e nem aos personagens, mas não é ruim. Só não deu bom pra mim kkk e descobri que amo polvos.

Ana 23/04/2023

Bom final, mas que vida para chegar até aqui
O livro é muito arrastado. MUITO. Por umas 200 páginas parece que não vai a lugar nenhum. Depois começa a andar num ritmo bom e o final, ainda que não surpreenda ninguém, me emocionou. Terminei o livro gostando dele, principalmente pelo final. Mas precisava enrolar tanto para contar essa história?

Dani 07/06/2023

Breves comentários sobre
Criaturas Extremamente Brilhantes - Shelby Van Pelt. É a história de um polvo e de uma senhorinha que trabalha limpando o aquário onde vivem o polvo e outros animais. Mas parte da história é contada pelo próprio polvo ~e sempre é legal ver histórias narradas por animais~

Elenthya 18/02/2024

Só livros 5 estrelas até agora
Que livro mais lindo! Ah, como é bom terminar uma leitura como essa e ficar com o coração quentinho. Um livro gostoso de ler, confesso que o início não me prendeu, cheguei até a cogitar abandonar, mas insisti e valeu muito a pena. Quando a história finalmente flui a gente não consegue largar o livro. Foi legal perceber como tudo se encaixa na história.
Na lista de favoritados do ano, com certeza.

Marcelly.Orcai 22/04/2023

Um livro reconfortante
O livro conta a história de Tova, uma senhora de 70 anos que perdeu seu filho há 30 anos e seu marido recentemente. Uma senhora que para ocupar sua vida trabalha limpando o Aquário de Sowell Bay. Nesse aquário vive o polvo Marcellus, que é um dos personagens mais incríveis que já li. A amizade que nasce entre os dois, a narração do polvo e o enredo do livro é simplesmente reconfortante. Um livro leve e gratificante. Senti o coração quentinho lendo essa história. Gostaria que tivessem mais partes de narração do polvo, adorei o ponto de vista dele e sua personalidade ranzinza.

Beeathriz 03/05/2023

Eu quero ser amiga de um polvo
Eu amei muito essa leitura. Foi bem o que eu estava precisando no momento. Um livro leve com personagens adoráveis! Eu queria que tivesse mais cenas com o Marcellus ele é uma graça. Mas adorei conhecer a Tova e passar essa jornada com ela.

Lestat da Ursal 11/06/2023

Criaturas extraordinariamente brilhantes
O livro inicialmente é meio parado e, pelo menos pra mim, foi difícil de ter aquela ligação com os personagens e com o que se passa na história, mas uma vez que o enredo engata em uns trechos mais interessantes, a leitura flui muito bem e o livro faz jus a boa classificação que geralmente recebe. É um ponto bastante comentado, mas não tem como deixar de falar da melhor coisa nessa narrativa: o polvo narrador mais inteligente que todos os humanos do livro juntos, sendo os povs dele de longe as melhores partes do livro. A descoberta do final e o modo como tudo se resolveu foi uma graça e não tenho muito do que reclamar, mas não sei se repetiria a leitura por ser um livro meio "morno".

Juliana 20/05/2023

Tova é a heroína da história
O livro é um pouco arrastado no início.
No meio da leitura os personagens vão se conectando e é impossível não se envolver com Tova e Cameron.
Marcellus é incrível e encantador, a sua doçura tempera a história

Letícia.Felix 28/06/2023

O livro vai te conquistando aos poucos, fazendo você entender e se apaixonar pelos personagens. De forma geral, a história é bem gostosinha e leve.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 23/04/2023

Que presente foi ler esse livro ?
Uma das coisas que mais me encanta na literatura é poder imergir em situações e universos completamente diferentes daquele que vivo. Seja na ambientação, seja entrando na consciência de personagens-narradores.
CRIATURAS EXTRAORDINARIAMENTE BRILHANTES traz um polvo ? como um dos narradores do livro. E não um polvo qualquer, é muito ranzinza, talvez por estar tão entediado. Marcellus vive no Aquário de Sowell Bay e mesmo com os humanos sendo na maior parte do tempo tolos e desinteressantes, acaba se aproximando de Tova.
Tova é uma senhorinha que trabalha faxinando o aquário desde a sua viuvez para manter-se ocupada e lidar com a solidão. Ocupar-se é o modo que Tova encontrou para lidar com duras perdas em sua vida, como a de seu filho quando ele tinha apenas 18 anos. Uma ferida aberta até hoje, mais de 30 anos depois...
Cameron é outro personagem central. Um jovem adulto muda-se da Califórnia para Sowell Bay e começa a trabalhar no aquário. Foi abandonado pela mãe, nunca conheceu o pai e foi criado pela tia materna. E é muito azarado, coitado.
As histórias dos três se entrelaçam... É um livro que fala da potência das amizades e como a solidão pode ser transformada pela presença, ou melhor, por se fazer presente mesmo que com pequenas sutilezas.
Tova, Cameron e Marcellus tornam esse livro grandioso. É uma bela ficção, sem atalhos fáceis. E sim, um polvo. Por que não?
E a você que torce o nariz com isso, digo apenas: você está perdendo muito por não se dar o presente que é ler esse livro.
"Parece ser um recorde da espécie humana: habilidades de comunicação absurdamente limitadas. Não que as outras espécies sejam muito melhores, é verdade, porém, até um arenque sabe para qual direção seu cardume está indo e segue de acordo. Por que os humanos não podem usar suas milhões de palavras para simplesmente dizer uns aos outros o que sentem?"

Armele 30/06/2023

Não é história de um polvo! É principalmente a história da Tova. A forma como tudo foi se desenrolando foi tão tranquilo que o livro vai te conquistando aos poucos!

Maísa 09/05/2023

O livro começa um pouco lento, mas conforme a história foi se desenrolando fiquei curiosa pelo desfecho. Adorei as partes narradas pelo Marcellus (gostaria que tivessem mais, inclusive) e conhecer essa amizade improvável entre ele e nossa querida Tova.