Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Vi. 02/06/2023

Romance sobre família
Achei mais uma história sobre família, é até interessante mas não me prendeu muito. Achei bem clichêzinha

Gabriela.Duarte 07/07/2023

Escolhi o livro de forma aleatória e depois vi vários comentários negativos sobre o livro.
Porém pra min fluiu super bem, quando me dei conta havia lido várias páginas.
No princípio achei uma grande maluquice, afinal como o polvo resolveria uma morte, porém isso foi o que me instigou a ler afinal precisava saber qual seria o desfecho.
Terminei o livro com aquele quentinho no coração mesmo sendo um fim tão previsível.

Tova, Cameron e Ethan merecem um final feliz ??

deborattins 24/05/2023

Quentinho no coração
Achei um livro bem levinho é gostoso de ler, o enredo é agradável mesmo que previsível, os personagens são bem construídos e trazem perspectivas de vida bem distintas e o final me deixou com olhos marejados.

esther.crisrocha 14/04/2023

Isso aqui é a elite
Recebi esse livro do clube TAG, já de cara fiquei muito curiosa com a história por trazer um polvo como um dos personagens principais. No final, esse livro acabou me ensinado sobre muitas questões como luto, descobertas, liberdade e, principalmente, sobre amizade.
O livro conta a história sobre Tova e Marcellus (o povo). Tova é uma senhora que trabalha no aquário onde o Marcellus mora, isso para poder se manter ocupada e tentar não lembrar de suas perdas. A primeira foi de seu filho Erik e depois de seu marido Will. E durante o trabalho ela acaba fazendo uma "amizade" com Marcellus, que é um polvo bem inteligente e que está sempre prestando atenção no que a gente está fazendo.
Além do livro ter uma história simplesmente maravilhosa e emocionante, o que eu mais gostei foi de como a autora conseguiu trazer para narrativa os pensamentos de um polvo, que é muito inteligente e sarcástico. Não só isso ela conseguiu fazer com que ele fosse super importante para narrativa, onde os acontecimentos mais importantes ele está presente.
Outra coisa que gostei foi como a autora retratou a velhice, ela conseguiu mostrar como Tova é super forte mesmo sendo uma idosa. A autora conseguiu sair do clichê do idoso que é ser divertido ou sempre está pronto para dar uma palavra de sabedoria para o personagem principal seguir suam jornada. Tova é super ativa na história, ela trabalha, vai ao supermercado e tem um grupo de amigas.
Esse livro se tornou um dos meus favoritos do ano sem sombra de dúvida.

Kelly.duarte 20/05/2023

Não sei dizer o quanto gostei desse livro, o Marcellus é um personagem muito especial, e a Tova com uma personalidade única. O livro é bem previsível e a autora não esconde praticamente nada, não acontece coisas super mirabolantes e misteriosas, mas a amizade dos personagens, suas personalidades, e o final fazem o livro muito especial!

Brina 11/05/2023

Bonzinho
Apesar de ser um pouco parado no meio da leitura, no final ate q é divertido.
Um livro leve pra tirar da ressaca, apesar q demorei uma eternidade pra terminar.

PFSLDO 11/05/2023

Decepcionada
Comecei a leitura com expectativa alta, acredito que estava ansiosa para conhecer um aspecto comportamental dos polvos, de forma científica. Imaginei que conseguiriam misturar ciência com romance dessa maneira, mas o polvo não foi abordado dessa forma.
O livro é bom, mas na média

Vinnylit 08/06/2023

"Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entediantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes."
Em "Criaturas Extraordinariamente Brilhantes" acompanharemos a trajetória de Tova, uma senhora que trabalha de faxineira em um aquário e que fez amizade com um polvo, na busca de respostas para desvendar a morte do filho que é um grande mistério.
Acompanharemos, também, Cameron na busca por seu pai que ele não conheceu. Por um golpe de sorte, ou melhor, pela ajuda de Marcellus, o polvo, Tova e Cameron descobrirão que suas vidas estão entrelaçadas.

Com uma narrativa cativante, somos puxados para a historia comovente de um polvo e uma família há muito separada.

Erica.Barone 06/04/2023

Embora o livro seja bem construído, sem pontas soltas e seja gostoso de ler, não me surpreendeu ou emocionou como estava esperando. Em outras palavras, esperava que fosse extraordinário como o título e foi apenas bom.

Larissa.Correa 28/05/2023

Uma história sobre luto, perdas e pertencimento. E um polvo extraordinariamente brilhante. Finais felizes mais do que merecidos ??

Campa0 19/05/2023

Amizade ser humano e animal
A gente está acostumado na literatura, encontrar a amizade entre animais e humanos, porém, são sempre animais fofinhos, principalmente mamíferos. O diferencial desse livro é a amizade da idosa Tova, de 70 anos e de Marcellius, um polvo gigante do pacífico, tb já idoso...tem partes que ocorre voz narradora do polvo em primeira pessoa, achei uma sacada interessante da autora. Vale contar que tem o personagem do Cameron, rapaz de 30 anos, lidando com suas crises existenciais. A vida desses personagens se entrelaça de uma forma legal, e bem amarrada. Gostei muito da leitura, é uma história sobre amizade, luto, perdas e ganhos, escrita de forma fluida, reflexiva as páginas vão passando rapidamente.

Maria Fernanda Greiner 16/07/2023

Avaliar um livro que tem um polvo, meu animal favorito, como um dos narradores e protagonistas da história é covardia.

Nos últimos anos li uma quantidade razoável de livros com personagens idosos (a trilogia do Clube do Crime das quantas feiras, o premiado Sobre os Ossos dos Mortos, Água fresca para as flores) e gostei muito de todos deles, principalmente por apresentarem a maturidade e serenidade dos personagens bem como suas manias e rotinas.

Eu já sinto falta do Marcellus, esse protagonista marinho que foi essencial para o reencontro de Tova com alguém que ela sequer sabia que existia e que traria uma nova luz para sua vida que teve tanto sofrimento.

A bondade e praticidade de Tova é única, uma senhora muito querida por todos que teve que superar muitos desafios em sua vida, esse livro foi aconchegante, deixou o coração quentinho, ótima escolha, TAG.

Elaine 15/05/2023

Cansativo
Primeira vez que não gosto de um livro kkkk. Achei cansativo demais. Custei terminar de ler. Uma estória um pouco ?viagem?.

Rafa.Barros 02/06/2023

Fofo
A história é fofa, simpática e bem gostosinha de ler, mas confesso que achei que a autora enrola demais pra chegar em certos pontos, tornando o livro um pouco tedioso. Demorei muito pra ler por causa disso. Estava esperando mais diante das resenhas que tinha lido.

No final cheguei a me emocionar, embora no meio do livro já tivesse sacado qual seria o plot da história!

É legalzinho, mas longe de ser um livro fascinante!