A consulta Katharina Volckmer

Resenhas - A consulta

1 | 2 | 3 | 4

Beatriz 18/05/2023

Pra ser sincera? não gostei, achei um monólogo cansativo e tão cheio de ideias e informações importantes misturado com humor ácido que te faz perder a meada dos pensamentos e compreender o que está sendo passado. apesar de abordar alguns temas tão importantes e íntimos, não dava pra absorver e refletir tanto porque logo vinha milhões de outras coisas que não agregavam na história. provavelmente era a intenção de quem escreveu causar esse desconforto por ser um monólogo em uma sessão de terapia, mas eu não curti.

Peleteiro 04/01/2023

Sensibilidade e acidez
A melhor leitura que fiz nos últimos tempos. Prosa ágil, ácida, crua, melancólica e dotada de uma beleza única. Não dei cinco estrelas pois não achei o fim uma grande saída, embora tenha sido delicado e bonito, e por ter sentido uma leve falta de uma linearidade que tornasse mais fluído. De todo modo, o fluxo de consciência me arrebatou a todo instante e me deu boas porradas. Espero poder ler tudo o que sair dessa autora.

Gabe 24/12/2022

Não me prendeu
O livro é bemm monótono, digamos. Talvez eu tenha esperado demais dele. A proposta diferenciada do livro me despertou a curiosidade. Mas logo me vi preso em uma estória bem chatinha...

Leticiametal 13/04/2023

Rápido, irônico, divertido e chocante. Metade do tempo não se sabe o que está acontecendo, ainda assim, não consegui parar de ler.

EduardaRodrigues 10/01/2024

Não me surpreendeu
Sério, pensei que era uma coisa e foi outra... Não tive uma boa leitura, achei muita informação, não tem diálogos... Apenas um amontoado de palavras vagas.

romulorocha 06/07/2023

A consulta, de Katharina Volckmer - 9/10

Gênero: Queer
País: Alemanha
Ano: 2022 / Páginas: 104
Editora: Fósforo

O livro conta história de uma paciente alemã, por volta dos 40 anos, em sua primeira consulta para mudança de sexo, no consultório de um do cirurgião plástico, Dr. Seligman. Com uma linguagem afiada e potente, a personagem conta-lhe toda sua trajetória de vida até aquele momento decisivo. Uma infância marcada pelo silêncio, adolescência cheia de traumas e preconceitos velados, e uma juventude repleta de neuroses envolvendo personagens como Hitler é um vislumbre do que esta paciente teve que lidar até chegar à consulta. A despeito de todo sofrimento vivido pela paciente, esta até poderia ser mais uma consulta normal para o Dr. Seligman, não fosse um pedido inusitado no final.

O livro possui uma linguagem acima de 18 anos, tem um tom meio sarcástico, mas bastante contundente. Por vezes a leitura me lembrou o livro da autora japonesa Sayaka Murata
?Querida konbine?, pela forma contundente como a personagem expõe suas reflexões e nos mantém conectados com a mesma. ???Outro detalhe que me chamou atenção no livro foi o tempo de fala da personagem principal, o livro ainda que narrado por ela, foi inteiramente sobre suas reflexões e história. Isso me fez pensar se não teria sido colocado de forma proposital pela autora para nos despertar para a necessidade de mais espaços onde as vozes de pessoas trans sejam ouvidas.

#resenhasdoromulo #literaturaalema #literaturaqueer #aconsulta #katharinavolckmer

Ray :) 04/01/2024

A consulta
Que livro viciante, hilário e mordaz, implacável e profundamente honesto. Tiveram várias frases que me marcaram durante a leitura. Acredito que o livro traga consigo uma pergunta implícita...O que podemos é o que não podemos mudar em nós mesmo? Amei o livro futuramente pretendo ler novamente.

"Quando nos
obrigam de fato a falar sobre nós mesmos, as coisas sempre ficam
muito estranhas, porque na verdade há muito pouco a dizer."

ESSA FRASES ACABOU COMIGO.

gabirleal 22/02/2024

Diferente estranho e verborrágico. uma experiência que foge completamente dos clichês. esse definitivamente é um livro de mulher maluca!

Lorena 12/07/2023

Muita informação ao mesmo tempo. É um monólogo que envolve MUITOS assuntos, o começo me deixou extremamente intrigada e pra mim só começou a fazer algum sentido do meio pro final.
A personagem do monólogo aborda questões interessantes sobre a culpa nazista (de um jeito que pra >mim< pareceu desrespeitoso demais, talvez seja em tom irônico e eu não percebi kk) mas principalmente sobre questões de identificação de gênero.
Alguns trechos são incríveis, a mente da personagem liga pontos bem legais, assumo. Mas de modo geral: muita informação ao mesmo tempo.

Natcalheiross 19/02/2023

A consulta
Ler esse livro foi como prender a respiração até não aguentar mais, é uma mistura de todo tipo de devaneio possível, Hitler e desejos sexuais. O livro é um monólogo da paciente com o doutor que atende ela, o qual não temos ideia do que seja a consulta e somente no decorrer do livro temos pistas sobre o que é e como tem relação com os assuntos comentados.
Acho que a autora conseguiu captar bem uma situação onde conversamos com alguém que não consegue parar de falar( senti angústia e até falta de ar), boa parte se deve pelo livro não ter capítulos.
Não dei 5 estrelas pelo simples fato do final não ter encaixado com a obra no geral, nas duas últimas páginas a narradora iniciou um assunto que não foi finalizado com aquele que de livro, aquela finalização que te deixar pensativo.Pelo contrário, fiquei sem entender nada e esperava mais, mas de resto o livro é muito interessante e divertido.

duda maia 26/05/2023

Um gato que late
Eu gostei, por incrível que pareça. depois de ver que era o primeiro livro da autora, fiquei reflexiva um pouco mais, acho que esses trechos tão polêmicos e absurdos foram meio de uma estratégia pra alcançar mais público e isso me incomoda um pouco, principalmente depois de ter lido e achar que não precisava disso pra acontecer.
é uma ideia muito interessante, o livro corrido, sem pausas, um monólogo único sem fim (um exemplo de tagarela). não quero falar sobre o que se trata o livro porque realmente me surpreendeu, eu não tinha ideia de onde todo esses pensamentos iam parar. e foi uma surpresa positiva! no final, atrás das polêmicas, o livro trata de assuntos muito sensíveis e importantes, de sexualidade, misoginia, identidade, família etc.

Isabelli.leopoldin 16/01/2023

morte é tudo o que cresce dentro de nós
O livro acontece durante uma consulta médica extensa onde a personagem tem um gigante monólogo sobre toda sua vida. Em vários momentos você sente que está dentro da cabeça da personagem presenciando seus pensamentos mais profundos.

O livro é muito bem escrito e legal de se ler, apesar de não ser meu tipo de leitura eu aproveitei bastante.

Yasmin O. 27/12/2022

Um livro interessante, especialmente para quem gosta de personagens verborrágicos e neuróticos, com vários trechos memoráveis.

Aqui temos uma jovem alemã realizando um procedimento com um médico judeu, que a princípio não sabemos do que se trata e vai se revelando. Recomendo ler sem saber de nada, como fiz, e descobrir no ritmo do livro, através do jorro vernacular honesto e ácido da personagem, ao mesmo tempo chocante e divertido. Mas não agradará todo mundo. Eu mesma não sei quantas estrelas dar rs.

"(...) porque nunca entendi como é que havia duas maneiras de sentar, para pessoas com e sem pau. Vira e mexe eu compreendia errado, porque na verdade as meninas têm menos a esconder que os homens, e eu ficava confusa, mas isso foi antes de entender que um pau é uma espécie de espada, um objeto de orgulho e comparação, enquanto a vagina é uma coisa fraca, que mal pode ser confiada à proprietária. Uma coisa que sempre será a parte a ser fodida, que pode ser estuprada e engravidada e levar vergonha a um lar e a uma família. Uma coisa que precisa de proteção sem que nem ao menos se questione essa necessidade de proteção, porque as ruas não são seguras à noite e as meninas de cabelo curto parecem meninos, e não o contrário. Sempre achei tudo isso terrivelmente confuso e muitas vezes pensei que talvez os paus é que deveriam ser escondidos, que deveríamos proibir a arma e não a ferida". (Pág. 84)

Isa 11/12/2022

Escrita inovadora
Apesar de eu não ter amado o livro, achei a forma da escrita usada muito inovadora. Primeira pessoa, com um talvez diálogo do paciente com o médico

1 | 2 | 3 | 4