Jovens Delinquentes

Jovens Delinquentes Luciana Lima

Resenhas - Jovens Delinquentes

Rosangela Max 22/11/2023

Bom, mas que peca onde outras histórias do gênero pecam.
Gosto de ler de tudo um pouco, inclusive dark romances. Fazia tempo que não lia um e este despertou minha curiosidade, então resolvi ver se estas novas publicações apresentariam algo de diferente nas histórias do gênero. E, principalmente, para ver se evoluíram em relação as temáticas e abordagens.
Começou muito bem. Tem uma premissa interessante e a vibe de mistério que envolve a história me agradou. O que não tenho mais paciência é para essas protagonistas que se deixam dominar pelos hormônios e ficam caidinhas pelo bad boy lindo e tóxico. Eu sei que o enredo é sobre delinquentes em um reformatório e que não existe nenhum santinho ali, mas, pra variar, adoraria que não fosse romantizado este tipo de relacionamento, ainda mais em se tratando de adolescentes. Outra coisa que não entendo é: do que adianta informar tratar-se de uma leitura para 18+ se coloca cenas hot entre personagens menores de idade. Acho bem controverso. Não é porque sou adulta que me sinto confortável em ler sobre isso envolvendo adolescentes. Felizmente, tem poucas cenas do tipo no decorrer da história.
A protagonista tem muitos traumas e preocupações para lidar, mas passa mais da metade do livro se descabelando e sofrendo por amor ao invés de focar em autocuidado e autopreservação. Enfim, é um clichê sobre relacionamentos tóxicos envolvendo família, amores e amizades.
A escrita da autora é boa e fluida, com potencial para criar histórias incríveis, sem permanecer na mesmice. Torcendo para que o segundo volume desta duologia se redima em alguns pontos. Não é sobre esperar por personagens perfeitos e maduros como a autora cita no começo do livro, afinal, a sinopse deixa claro não tratar-se disso. Mas sim esperar por uma história que não desenvolva personagens desajustados apenas porque tem que ser assim.
Recomendo a leitura, mas com ressalvas.
Madelyn2 16/12/2023minha estante
Meu deus simm,tenho exatamente a mesma opinião que vc sobre esse livro, ele é bom no começo mais o final deixou muito a desejar ?

Renata 30/04/2022

Wow!!!
Uau! Devorei o livro! Que livro profundo, intenso. Carga emocional dos personagens é pesadíssima, contém muitos gatilhos emocionais. Mas é impossível não se comover pela história e por cada um deles. A leitura é muito fluída, a estrutura dos acontecimentos e a construção dos personagens foi muito bem feita, não é cansativa e vc realmente vai devorando o livro página por página, mesmo a leitura sendo tão pesada e triste. Tem muito tempo q um livro não me prendia assim e me deixava com a expectativa tão alta pra ler a continuação. Que venha logo a segunda parte!!!
Rachel 02/03/2023minha estante
Eu também fiquei de boca aberta, eu não palavras para descrever esse livro de tão chocada que eu fiquei ??????

limasbabi 28/10/2022

FAVORITADISSIMO
FODA simplesmente foda. Tô impactada até agora com tudo. Enredo surreal de bom, romance sensacional e aquela tensão maravilhosa de sentir.

Cada revelação era um gritinho, saber mais sobre o passado dos gêmeos fechou com chave de ouro. Tô subindo as paredes pela parte dois, espero que seja tão bom quanto esse.

Lohanny 29/08/2022

5 estrelas FAVORITADO!
Um dark romance com enemies to lovers, bad boy misterioso, mocinha teimosa, uma pitada de mistério em um reformatório e O PURO CAOS.

?Jovens Delinquentes? mostra a realidade de um reformatório cruel, uma casa dos horrores que não tem limites para ?corrigir? os jovens problemáticos. Então, espere um dark com muita violência e crueldade.

A Dozier é um local onde há vários adolescentes perigosos e que fazem jus a famosa frase ?todo mundo pode trair todo mundo?.

Um destaque para os personagens secundários: Ethan, o mocinho manipulador; Delilah, a rejeitada por todos; e Breana, a bad girl. Junto com uma escrita fluída e detalhada nos pontos certos, todos os personagens e suas histórias foram bem desenvolvidas.

O casal principal... que química desde o enemies de ?vou fazer da sua vida um inferno? até o ?ela é minha?. Laura e Dylan são dois jovens quebrados que precisaram lidar com um lado obscuro da vida muito cedo e apesar de todos avisarem Laura sobre os perigos de se envolver com o mais problemático do reformatório, eles embarcam em uma relação complicada e intensa.

Mas o destaque do livro é o mistério: Quem está perseguindo Laura? Qual é a verdade sobre o passado de Dylan? Por que Ethan e Dylan se odeiam tanto?

E quando eu aviso que é o puro caos é porque quando começam os plots... é surto do início ao fim!

Cris 22/08/2022

Delinquentes? Detentos? Não! Não consigo vê-los dessa forma.
" - Só quem conhece o próprio inferno consegue entender o valor do paraíso."

'Jovens Delinquentes' é um romance dark nacional sendo o primeiro de uma duologia escrita por Luciana Lima. A história se passa dentro de um reformatório para menores infratores chamado Dozier. Antes de começar essa resenha me recuso a chamar os protagonistas de detentos, para mim, todos ali deveriam ser chamados de pacientes pois estão doentes ( muito doentes!!) e os maiores causadores dos traumas, demônios internos e todo e qualquer distúrbio psicológico causados, são aqueles que mais deveriam amá-los e protegê-los. Foi triste e acima de tudo cruel ver tanto adolescente quebrado e sem nenhuma perspectiva de vida com tão pouca idade.

A história acontece num período de aproximados 30 dias, porém desde o 1? capítulo é notório a avalanche de coisa ruim a se seguir. Ao conhecer a Laura, a Breana, a Delilah, o Ethan e o Dylan pude perceber que cada um ali lida com dores que mais parecem lesões seríssimas esguichando sangue estancadas por simples band-aids. É difícil escolher quem mais sofre uma vez que o ser humano lida com a dor de forma diferente, no entanto, o arco da história se concentra em Laura, Dylan e Ethan.

Digo que o reformatório Dozier é um pesadelo para não chamá-lo de inferno na terra, lá, todos os "detentos" são tratados sem nenhuma humanidade. Diariamente são surrados e altamente medicados a troco de nada, digo até que tudo ali mais se parece com um grande circo de horrores. Laura, Dylan e Ethan são personagens repletos de camadas, Dylan então excede qualquer explicação que eu possa fazer e o caminho pelo qual a autora trilhou me impede de entrar em detalhes pois tudo o que resenha Dylan Bradley é um spoiler, ele não é apenas o estereótipo do bad boy que usa jaqueta de couro e que carrega um passado sombrio nas costas ... é muito mais complexo que isso, assumo que nunca li algo parecido em um livro juvenil. Nunca!

Por se tratar de um romance dark tenha em mente que os gatilhos muito bem expostos podem mexer com pessoas mais sensíveis, eles vão desde maus-tratos a pedofilia. Tendo em vista os avisos de gatilhos, o enredo não fica atrás, praticamente todos os personagens não são narradores confiáveis de suas histórias, de qualquer maneira, é impossível não se envolver, chorar ou no mínimo sentir empatia por eles. Disse aí em cima que me recuso a chamá-los de detentos porque por mais que eles estejam presos naquele lugar, não mereciam estar ali. Eles não são bandidos ou delinquentes como o título diz, esses jovens em sua essência só precisavam de amor, atenção e de terapia para o resto da vida. Esse é o X da questão e o fator predominante que me fez não sentir raiva de suas atitudes e ações.

Embora tenha me envolvido com o enredo e seus personagens, descobri muita coisa antes do plot twist e isso, infelizmente, me atrapalhou um pouco. O que era para me deixar aturdida acabou não deixando, porém, mesmo descobrindo parte das revelações, ainda assim fiquei surpresa com a história do Dylan e Ethan, ainda mais quando a autora decidiu ir por uma vertente completamente diferente do que já vi em livros com essa mesma temática. O arco romântico não me pegou do jeito que queria, achei tudo rápido demais impossibilitando meu coração de amar o casal, claro que isso pode mudar na continuação já que a autora encerra 'Jovens Delinquentes' de uma maneira que, praticamente, te obriga a ler a sequência.

Ainda não sei o que esperar da conclusão da duologia e nem sei quando ela será publicada, entretanto, tenho duas vontades absolutas: a demolição daquele lugar e a prisão dos verdadeiros bandidos. Ao longo dos capítulos fui me encantando por um personagem e ele traz dentro de si a esperança de dias melhores para aqueles jovens. O psiquiatra do lugar é o único que se importa com a saúde mental e física de todos ali, Dr. Willian, a bola tá com você, hein?

Enfim, sem mais delongas indico a leitura àqueles que já estão acostumados a ler livros pesados, obscuros e com conteúdo 18+. Apenas estejam preparados para ler e se esbarrar em pessoas quebradas e que não vão ligar para o tal do politicamente correto, eles perderam tudo para se importar com o certo e o errado, entendem? E não tenham medo da quantidade de páginas, suas quase 700 passam despercebidas quando vão de encontro com a narrativa fluida e envolvente de Luciana Lima.
Leiam e se coloquem na pele dos jovens que aqui descrevi, vocês vão se envolver e se surpreender, podem acreditar.

" - Afinal, no mundo das aparências, posso muito bem ser quem eu quiser. Nele, o passado nunca importa."

maria 07/06/2022

Surpreendente!!
É um livro que te envolve totalmente, me surpreendeu bastante, com uma pegada bem diferente dos livros que eu to acostumada a ler, mas que eu amei demais.
O livro conta com a história da nossa sofredora Laura, porque eu juro nunca vi uma personagem que sofresse tanto, ela não tem um dia de paz tadinha, fazendo com que ela se tornasse ainda mais forte pra ter que superar tudo isso, ela se tornou minha protegida demais, além de ser uma personagem incrível.
Além de mostrar a história dos outros personagens que estão ali no reformatório junto com ela, que é que nem aquele meme ?sofrem mais que a juliette? juro, mas serio nesse livro os personagem passam por muito sofrimento porém isso faz com que você desenvolva uma empatia enorme por eles e um apego também.
Tem tanto plot twist que chegou no fim meu queixo jatava no chão, chegou uma parte que eu desconfiava até de mim.
?Jovens Deliquentes? te leva a sentir todas as emoções possíveis lendo, ou seja, fazendo com que seja uma experiência única, por isso minhas cinco estrelas. E eu te digo que todo o sofrimento, raiva e choro valem a pena.
E eu ainda to em choque com aquele final, quero o segundo livro pra ontem!!

dsbooks 22/04/2024

Quase que vira 5 estrelas.
Eu amei a ideia do livro. Amei a escrita da autora, ela nos envolve na história com uma facilidade e a forma como ela soube usar os personagens secundários foi maravilhosa! Ela deu história para todos, todos carregam um passado, todos tem personalidade diferentes! (Para quem escreve sabe o quanto é difícil achar livro que sabem desenvolver os personagens secundários sem que ele seja somente uma aparição para encher a história)
A química da Laura e do Dylan ? Eu me rendi por eles desde o primeiro contato.
Que escrita maravilhosa! Que livro maravilhoso!
Vou explicar o porque não dei 5 estrelas. Gosto muito da personagem principal mas tem vezes que ela é meio sonsa, a resposta das coisas tá na CARA DELA e ela fica lá se perguntando e se perguntando até ela deduzir sozinha algo que todo mundo já deduziu algumas páginas antes. Não quero dar spoiler mas quando ela descobre o plot principal ela ainda fica se perguntando pq "fulano" age assim. Mana? Acorda né você já sabe porque ele age assim.
Sobre os plots eu já desconfiava de todos. Eu já desconfiava do plot principal e dos minis plots então isso acabou fazendo com que eu não ficasse surpressa mas aí a culpa não é da autora é minha mesmo porque eu sempre descubro o plot das coisas.
E sobre os EXTRAS! Que extras MARAVILHOSOS e tá aí uma coisa que nem cheguei imaginar é sobre o que os extras retratam sobre a história verdadeira. Que loucura.
Eu amei o livro, foi surto atrás de surto e bomba atrás de bomba e estou ansiosa para ler o próximo (já comecei a ler) e espero que o próximo conquiste minhas 5 estrelas porque estou encantada por essa história.

Taís 14/07/2022

Prometeu nada e entregou TUDO
Eu comecei esse livro por acaso e sem tanta expectativa, mas ele conseguiu me deixar vidrada e a cada minuto querendo saber mais e resolver toda essa trama!
Não conhecia a autora e amei a sua escrita, as cenas super bem desenvolvidas e os hots de respeito!
Eu fiquei com muita raiva do Dylan em muitos momentos e ao mesmo tempo com vontade de colocar no colo e cuidar?
Ainda tô na expectativa do que ainda falta ser abordado em JD2 e tô ansiosa!!

Pamela 01/09/2022

PERFEITO.
Acompanhei o desenvolvimento do livro quando ele ainda era publicado no Wattapad, e posso afirmar com todas as palavras QUE ESSE LIVRO É PERFEITO, desde da primeira página te prende por inteiro, os personagens são intensos e cada um tem a sua própria história, além de traumas, a história dos irmãos Bradley são muito, e muito intensa! Estou ansiosa para o segundo livro.

gabriella400 21/08/2022

VICIANTE PRA CRL
demorei mais de um mês pra terminar mas esse livro simplesmente NÃO TEM DEFEITOS! por mais longo que ele seja, eu não consegui desanimar de ler em nenhum momento.

EU PRECISO URGENTEMENTE DO PRÓXIMO!!!!! ???

Tawannabooks 06/09/2022

Eu não tenho nem palavras para descrever essa livro MDS, eu amei e favoritei por ser simplesmente perfeito e bom demais, agr vou sofrer e esperar sair a segunda parte. Acho que todos tem um passado que lhe condena no começo estava odiando o Ethan por ser tão obcecado porém depois que li a parte dele consegui entender um pouco sobre ele, o Dylan sofreu muito na mão do pai acho que fez oq fez porque não aguento mais tudo aquilo, e a Delilah mds me senti enganada igual a Laura, e a Laura perfeita, forte e é uma sobrevivente.

Bruna 24/06/2022

Alguém salva a Laura
Primeiro contato com um livro dessa autora, e foi através de uma LC.

Fiquei completamente encantada e com o coração na mão durante toda essa leitura.
A vontade de proteger a Laura é real, porque a nossa protagonista passa por muitos perrengues nessa leitura.
Nessa história temos um reformatório que passa bem longe de ser o ideal para tratar e lidar com os jovens enviados pra lá.
Mas a maneira que a autora descreve tantos traumas, e outros distúrbios psicológicos é impressionante, mas vale ressaltar que por isso é bom verificar os gatilhos antes de iniciar essa leitura.
No aguardo pela continuação dessa história que envolve suspense, drama, romance, enfim um mix de gêneros e sentimentos .

Ludimilaaard 04/07/2022

Comecei o mês de Julho da melhor forma.
“Silencioso e o obscuro, seu veneno é agridoce, convidativo é muito, muito viciante. E, pouco a pouco, Laura vai aprender uma lição dolorosa: Dozier não é um lugar para finais feliz.”

Jovens Delinquentes já estava na minha lista desde o lançamento só esperando o momento para ler e que leitura fantástica, fiquei sem palavras e sem estruturas para esse livro que me acabou de várias maneiras, me senti derrubada da melhor forma e vou te dizer com mais detalhes os motivos.

Laura é denunciada pelo padrasto e vai para o reformatório onde ela encontra vários outros jovens que que por algum motivo quebraram as regras e ela cruza o caminho do badboy do pedaço, Dylan Bradley e já digo a vocês que foi surto atrás de surto com esses dois logo de cara já tiveram aquela química intensa que todos perceberam de imediato. A relação dos dois começou bem aquela vibe de enemies to lovers que eu já gosto e eu só ficando na espera do hot do casal, que foi incrível.

Os personagens secundários são incríveis e não posso deixar de lado a importância que eles tiveram no enredo, principalmente o Ethan, manipulador e conseguiu me enganar facilmente e a Delilah que eu já desconfiava de algumas coisas e fiquei surpresa com uma revelação no final. E falando em revelações não posso esquecer do Dylan, ele foi o plot que mais de deixou de boca aberta, queixo caído e olhos arregalados, apesar de algumas pistas bem sutis eu me espantei muito com o que foi descoberto pela Laura e as crueldades do embuste do padrasto dela, só senti ódio desse cara e do pessoal do reformatório.

A escrita da Luciana Lima é maravilhosa e foi o primeiro livro que tive contato com a sua escrita e me surpreendi com a forma que ela passou para o leitor toda a questão psicológica, os relacionamentos, a dor que eles sentiam e a ambientação do local e pelo mapa disponível pela autora conseguiu passar ainda mais essa sensação que foi uma surpresa para mim saber que ele existe na realidade e que houveram muitas atrocidades nesse local é assustador.

Por fim, eu devorei em um dia porque a cada capítulo era uma descoberta e despertava ainda mais a minha curiosidade, ele se tornou o meu mais novo favorito desse ano e estreou o mês de julho maravilhosamente bem para mim, só tenho que agradecer por essa história maravilhosa e já espero ansiosamente para o segundo livro, porque esse final foi arrebatador e isso sem falar os capítulos extras que foram o estopim de revelações.

Sthe 15/06/2022

Confesso que comecei esse livro pensando em tudo menos no que li, no começo achei meio água com açúcar, mas conforme fui lendo, conhecendo os personagens, entendendo suas dores?.
Se eu pudesse pegaria o Dylan e a Laura e deitaria com eles e ficaram a noite toda fazendo cafuné deles, queria abraçar eles.
A história do Dylan me quebrou, chorei muito, ver o passado dele e o presente me deixa meio agoniada, e pensar no seu futuro me deixa muito mal, pq ele está muito quebrado, e a sua salvação, tbm é sua destruição. Ansiosa para o segundo livro aaaaaa