O primeiro dia da primavera

O primeiro dia da primavera Nancy Tucker

Resenhas - O primeiro dia da primavera

Nadia 18/01/2024

Maravilhoso!
Chrissie é sem dúvidas uma criança cruel e perversa, mas antes de se tornar uma assassina sofreu muitos maus tratos e negligência por parte dos pais. É impossível afirmar que foi a falta de amor que resultou nesse ser tão malvado, mas com toda certeza contribuiu e alimentou esse lado sádico de Chrissie.
Amei demais esse livro que já começou com uma frase de explodir a mente, e me levou a muitas reflexões.

Erika 16/01/2024

Impactante e indigesto.
Primeira leitura de 2024. O livro é mais indigesto do que eu esperava.
Temos Chrissie, uma menina rebelde, desajustada que é claramente negligenciada por sua mãe, Eleanor. Ela não tem amor, não tem cuidados, não recebe abraços, não há comida, não há conforto. Para ela, não há nada! O pai é omisso, quase não a vê e não participa em nada do cotidiano dela. Chrissie vive nas redondezas brincando com outras crianças da mesma idade. Até que um dia, ela mata Steven, a criança mais nova do grupo. E depois fica assistindo a mãe e a irmã do menino padecer de dor enquanto a polícia busca o culpado. O que jamais imaginariam é que o responsável pela morte precoce do garoto seria UMA CRIANÇA.
O livro transita entre a Chrissie na infância e ela já adulta sendo chamada de Júlia, depois de ter passado por um reformatório e vivendo com sua filha, Molly. Cada capitulo conta uma parte de sua vida. Ela criança é a parte mais indigesta. Por ela não conhecer o que é carinho, o que é amor e cuidados maternos ela vai sendo tomada pelo ódio, criando uma couraça difícil de ser quebrada. É tomada pela inveja, por não ser como as outras crianças,por não ter o que elas tem. Aqui vemos o quanto amor materno faz falta na vida de uma pessoa. Mas acho que não justifica alguém tornar-se rebelde a ponto de matar. E Chrissie tinha consciência das coisas, mesmo sendo tão nova. Era arredia, briguenta, maldosa, ardilosa. A parte conflitante é que, já adulta, conhecemos uma Chrissie (agora Júlia) tentando um recomeço e tentando não perder o que é mais precioso para ela: Sua filha. Para ela o maior de todos os castigos foi ter uma filha e temer perdê-la. E sentir que o que tirou de outras mães é algo imperdoável e desumano. Por fim, ela vai tentando quebrar o ciclo que teve com sua mãe, e tenta tornar-se uma boa mãe para sua filha. Dar a Molly todo carinho e compreensão que ela jamaisrecebeu da mãe dela. ´
Linda, a amiga desde a infância merece uma medalha. Amiga incondicional. Uma amizade que nem Chrissie merecia. Mas que estava lá sempre compreensiva, acolhedora.
O livro foi inspirado na história real de Mary Bell. Uma leitura que mexe com nosso senso de justiça, de certo e errado e com as consequência das escolhas e dos relacionamentos familiares mal resolvidos. Ficamos caminhando na linha tênue entre compreender ou condenar a personagem o tempo todo. Saber que foi real, torna tudo ainda mais obscuro.
E vocês? Leriam?
Recomendo.

Bru.alc 12/01/2024

Sobre a primavera
Esse livro não é de amores e flores. Ele não é desses fáceis de digerir. É um livro que muda toda a visão de mundo e faz uma dose de empatia e misericórdia brotar no cotidiano. Esse livro fala sobre consequências de escolhas, sobre dor, sobre não ser amada ou querida, sobre fome. Mas esse livro também fala sobre tentar de novo, fazer diferente, amar e ser amada, sobre escolhas independente do passado.
Esse livro renovou meu coração de esperança. De que apesar de tudo, é apenas uma estação. Que tudo isso pode passar e mudar, basta eu querer.

Ãquilla 08/01/2024

Surpreendente
Livro surpreendente do inicio ao fim.
Gera um misto de emoções que não da pra descrever!

Super indico ??

Miah.Kan-Po 08/01/2024

Sombrio, desconfortável e incrível!
"Eu matei um menininho hoje."

Essa é a primeira frase do livro.

Se a ideia da autora foi impactar, conseguiu. Fiquei realmente impactada com a história intensa e emocionante que esse livro nos apresenta. Com uma narrativa envolvente, a autora nos leva a refletir sobre questões profundas e delicadas.

A trama gira em torno de Chrissie, uma menina de apenas 8 anos, que carrega consigo um segredo terrível: ela acabou de cometer um crime. Já adulta, como Julia, conflitos do passado começam a assombrá-la e ela enfrenta o medo de perder a única coisa que verdadeiramente importa para ela: sua filha, Molly.

Em meio a uma jornada repleta de incertezas, "O Primeiro Dia da Primavera" nos confronta com uma questão fundamental: é possível encontrar perdão e redenção para alguém que cometeu o pior dos crimes? A autora aborda de forma corajosa as consequências devastadoras das ações de Chrissie, ao mesmo tempo em que nos faz refletir sobre empatia, compaixão e a possibilidade de recomeço.

Passei a leitura toda tentando entender as motivações da Chrissie. Ora a odiava, ora sentia muito dó.

Esse é um livro que aborda a negligência infantil, o abuso emocional e físico, o trauma e o enfrentamento das consequências.

É importante destacar que a escrita é extremamente cativante e os personagens são profundamente humanos, despertando em nós uma intensa conexão emocional. A cada página, somos envolvidos em um turbilhão de sentimentos, que vão desde a aflição até a esperança.

"O Primeiro Dia da Primavera" é uma obra que nos faz questionar conceitos e nos desafiar a enxergar além do óbvio. Ao tratar de assuntos tão delicados, a autora nos faz refletir sobre a importância do perdão, tanto para aqueles que cometeram erros quanto para aqueles que tiveram suas vidas afetadas por eles.

Recomendo fortemente a leitura desse drama psicológico que, além de entreter, nos proporciona uma oportunidade valiosa de mergulhar em temas complexos e nos confrontar com nossas próprias crenças e valores. Garanto que essa história deixará marcas profundas em você.
Igryne 08/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosa. Descreveu totalmente o que senti com essa leitura.

Igryne 07/01/2024

Refletindo até agora?
Senti raiva, horror, compaixão e felicidade. Um livro que deu um mix de sentimentos a cada capítulo lido. Cada capítulo narrado por Julia/Chrissie, nos mostrava um passado monstruoso e um presente de recomeços.

anisania 27/12/2023

Nada podia me atingir se eu não tivesse nada por dentro.
Esse livro é triste e sensível na mesma medida. Por várias vezes eu me peguei lendo duas páginas e parando porque não dava pra ler mais. Era muito horrível o que estava acontecendo. Mas escrito de uma forma tão boa, tão delicada, que você tinha que voltar pra ver o que ia acontecer com aquelas pessoas.

O aprofundamento de cada um dos personagens é algo maravilhoso. No fim você pode tomar lados, achar que alguém está certo ou não, achar o final de uma injustiça terrível ou um sopro de esperança. Não importa. Você vai ficar pensando no que leu por muito tempo.

Já deixo avisado que não é um livro de reviravoltas e grandes acontecimentos. É uma história sobre carências, fome, família, lar e assassinato.

É horrível. Cinco estrelas.

"Eu era uma menina feita de cacos de vidro. Eu machucava as pessoas só sendo quem era."

Garota Imersiva 24/12/2023

Um misto de sentimentos
Esse livro é de uma delicadeza e brutalidade ao mesmo tempo, dói imaginar que a vida da Chrisse seja a realidade de tantas vidinhas por ai.
O enredo te desafia ao fazer vc se simpatizar com a protagonista e se perguntar o que é certo e errado.
É sentimental demais, é lindo? é triste kkkk tão confuso, eu amei demais.
A narrativa é fluída, me prendeu do inicio ao fim, ela passeia entre passado e presente e assim forma a história, num emaranhado de eventos e descobertas.
Acho que vale muito a leitura.

Bcoralli 16/12/2023

Achei que não iria gostar mas me surpreendi muito.
A leitura fluiu, capítulos curtos que se alternam em passado e futuro vão desenhando a história de uma pessoa que cometeu um crime horrível.
Impossível a reflexão de como a criação, ou a falta dela, deixam cicatrizes na crianças e a induzem a fazer coisas imagináveis.
O tema pode ser muito forte para algumas pessoas, particularmente é justamente isso que me atraí. Fui psicóloga infantil durante alguns anos e com isso reparei nos detalhes que fizeram a ótima composição da personagem criança. Com momentos muito sensíveis e passagens ricas em detalhes importantes.
Indico para quem gosta de histórias com personagens falhos, reais, cruéis, cheio de defeitos e principalmente humanos.

Serfelizlendo 27/11/2023

Perfeito
Esse livro é perfeito, entretanto, não deve ser lido por qualquer pessoa.

O desenvolvimento é, extremamente, desconfortável / repugnante / melancólico / assustador.

A narrativa se dá em 2 tempos de forma alternada: passado e presente. Tudo sem que haja datação, o torna tudo mais crível por ser uma criança contando boa parte.

Nas primeiras páginas não tem como se gostar dela, mas uma frase que muda tudo e aí fica difícil não se comover com tudo o que fizeram ela passar.

Veja bem, não estou que ela foi inocente e fez querer. Só estou te alertando que essa história vai muito além da premissa; suas camadas e reviravoltas mostram algo bem diferente do que se espera inicialmente.

Aline.Gehlen 24/11/2023

Que livro!
Uma mistura de muitos sentimentos, triste, revoltante, emocionante, assustador. LEIAM!
Vale muito a leitura pra quem gosta desse gênero.

thais791 22/11/2023

"Eu era a menina feita de cacos de vidro. Machucava as pessoas só sendo quem era."
Uau, impossível não dar 5 estrelas para esse livro. Essa leitura foi incrível e profunda.

Trabalha com diversas questões de moralidade, maternidade, redenção e por aí vai.

Achei super descritiva as passagens, e o jeito que é contado com a personagem no passado e no presente é incrível.

A personagem é complexa e gostei tanto dela.

Eduardo721 19/11/2023

Doloroso e inesperado
Alguns pontos para se destacar na leitura.

??O livro é excelente, muito bem escrito mesmo, mas é sobre a vida real, muito bem documentada, de Mary Bell.

??Você vai sofrer lendo esse livro, é de uma crueldade que dói nossa alma.

??A gente acha normal olhar uma pessoa/situação e julgar, de acordo com nossas crenças e vivências. E a autora nos mostra como o ser humano é infinitamente mais complexo.
A falta de carinho, amor e cuidado fazem estragos por gerações e gerações.

??Um livro tristíssimo, perturbador, que abala nosso emocional. Não se iluda com a capa bonita e pelo título fresquinho. Esse livro é um soco no estômago!!

??Uma criança que mata outra criança.
Tem perdão? Para pensar e refletir!
Dri - @leiturainsone 01/12/2023minha estante
Comecei a ler e, de cara, já identifiquei Mary Bell. Vim aqui nas resenhas ver se alguém tb teve essa impressão ?