Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

Lirio azul 11/05/2023

Nossa oq esse livro eh bom
Nossa esse livro eh maravilhoso preciso fazer uma resenha de vdd mas eu tô sem tempo
Mas são tantas camadas que sério

Christiane 02/02/2023

Gaskell escreve um romance que denuncia os efeitos da Revolução Industrial na Inglaterra. Através da história de Margaret Hale, filha de um pastor e que vivia no interior, no campo e tinha uma vida idílica e ao se mudar para uma cidade do norte industrial, Milton, descobre um mundo oposto ao que conhecia.
A cidade sempre com seu ar poluído pelo carvão e que suja tudo, sua mãe que não tem boa saúde é a principal afetada por isto. A miséria, a fome, as greves. Ela conhece uma família de operários e vê o que a vida que eles tem.
A greve geral onde seus amigos se envolvem, mas do outro lado está Thornton, o proprietário da indústria e por quem irá se apaixonar. Seu irmão Frederick que precisou fugir do país após se envolver em um motim a bordo de um navio da Marinha.
Retornando ao interior ela irá perceber que a vida dos camponeses não é exatamente idílica. Mais tarde receberá uma herança e haverá uma reviravolta na história.
Em uma época que as mulheres mal podiam falar, que dirá fazer denúncias, Gaskell através da literatura segue o caminho de Dickens ou de Zola na França.

Carol 23/01/2023

O romance é ambientado na cidade industrial fictícia de Milton, que se baseia na cidade de de Manchester. A história se concentra na personagem de Margaret Hale, uma jovem mulher do sul de Inglaterra que se muda para Milton com a sua família depois de seu pai decidir se demitir do emprego como pastor. O romance explora as diferenças culturais e sociais entre o norte industrializado e o sul agrário da Inglaterra, através dos olhos de Margaret, que é inicialmente repelida pela feiura e barulhos da cidade industrial, mas que gradualmente vai compreendendo e apreciando o povo de Milton. O romance também explora temas de classe, gênero, e o papel da religião na sociedade, através da relação entre Margaret e o Sr. Thornton, um proprietário de uma indústria têxtil bem sucedido.

Mari.andreto 22/01/2023

O livro de modo geral foi bom. Conheci ele pela minissérie há anos atrás, mas só agora tive a oportunidade de ler. Assim meio que já sabia o que esperar e os acontecimentos não foram surpresa. Demorou um pouco pra leitura fluir o que me cansou um pouco, mas depois da metade do livro a leitura engrenou bem. Gostei muita da visão industrial que a autora trouxe e mostrou com grandes detalhes. A diferença entre o sul rural e o norte industrial ficou muito bem retratada. Porém, não me apeguei a nenhuma personagem e o romance não me despertou grande interesse.

otxjunior 10/01/2023

Margaret Hale, Elizabeth Gaskell
A tendência da fascinação por CEO em romances contemporâneos pode ter este livro como marco. Ainda que a heroína pouco demonstre nesse sentido. Margaret está para o esquema de autossacrifício, assim como Poliana está para a síndrome de positividade. Nunca será Orgulho e Preconceito.

Aldemir2 07/01/2023

O orgulho e o preconceito da classe trabalhadora
O que acontece quando você junta Orgulho e Preconceito, socialismo e sofrimento na era vitoriana? É isso que você descobre em Norte e Sul, da inglesa (que poderia ser mais publicada aqui no Brasil) Elizabeth Gaskell! Com uma escrita fluida e que prende o leitor a cada capítulo, esse calhamaço me deu uma experiência de leitura incrível e que me fez parar várias vezes para pensar sobre o que a autora estava dizendo ali (e ela habla mesmo). Tratando de temas como luta de classes, direitos trabalhistas, distanciamento da religião e até mesmo a injustiça em um motim dentro da marinha, Norte e Sul é uma montanha russa de emoções, discussões e tragédias que tornou esse um dos meus livros favoritos da vida. A resenha completa você pode conferir no blog.

Norte e Sul (publicado originalmente entre 1854 e 1855)
Elizabeth Gaskell
746 páginas
Editora Martin Claret
Tradução de Carlos Duarte e Anna Duarte

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/01/o-orgulho-e-o-preconceito-da-classe.html

Stefania 31/12/2022

Terceira releitura deste livro maravilhoso.

O enredo cresce e vamos nos envolvendo com os personagens.

A cena do primeiro pedido de casamento é ótima.

Gostaria apenas que o final não fosse tão corrido, que fosse mais desenvolvimento no noivado e eu amaria ver a reação da senhora Thronton.
Marina 01/01/2024minha estante
Sobre o final corrido, sabia que foi por causa de Dickens? Ele era o editor do livro na sua revista semanal, e ele já dizia pra Gaskell que o romance não deveria ser tanto o foco. Infelizmente por isso q relação de Margaret e John é bem sutil e só tem o ápice na última página mesmo. :(

Bruna.Barreto 26/12/2022

Livro bom
O livro traz um contexto importante da revolução industrial, tratando não ser só de um romance comum mas traz temas como desigualdade econômica, preconceito e mudanças. Achei muito muito bom, porém, denso demais.

GeL 17/12/2022

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Hey galera, vamos para um clássico da literatura?

Margaret Hale ou Norte e Sul como ficou conhecido, é um clássico da literatura que vai nos apresentar a história de Margaret, uma jovem que depois de ter passado vários anos vivendo com a família da tia em Londres, e sendo dama de companhia de sua prima, volta para a casa dos pais após o casamento dessa prima.

Margaret tinha boas lembranças de sua casa de infância, que ficava em Hellstone, uma cidade pequena ao Sul da Inglaterra. Lá a vida era bem pacata e com seu pai sendo o vigário local, ela tinha uma boa relação com os moradores da cidade. Tudo muda quando seu pai toma uma decisão que transforma completamente a vida da família. Eles mudam de cidade e saem de Hellstone para a cidade de Milton, uma cidade industrial ao norte da Inglaterra.

Em Milton, Margaret vai conhecer outras pessoas e descobrir um estilo de vida bem diferente do seu, diferente até daquele que ela conhecia ao viver em Londres. Ali as pessoas eram focadas em trabalhar nas indústrias, encaravam outros tipos de problemas e nesse momento vamos conhecer personagens que vão nos mostrar o paralelo de vida em Milton, destaco os principais que são Mr. Thornton e Mr. Higgins.

Thornton vai entrar na vida de Margaret porque ele se torna um dos aprendizes de seu pai, que ao se mudar para Milton, começa a ensinar jovens que tinham o interesse de crescer intelectualmente. Ele era um dos grandes industriais de Milton, que empregava muitas pessoas e tinha um bom feeling para negócios, porém não era o mais “sensível” dos homens rs. Com ele a nossa Margaret vai ter vários entraves e entender mais sobre a visão dos patrões, e sim vamos ter um hate to lovers aqui rs.

Mr. Higgins já é o outro lado dessa moeda, um homem simples e trabalhador, vai fazer parte da vida de Margaret por conta de sua filha Bessy, que se torna boa amiga de Margaret. Bessy era uma jovem muito adoentada e provavelmente sua doença se agravou por conta da poluição da cidade. Logo que conhece Margaret, elas desenvolvem uma forte amizade e assim a nossa mocinha vai entender sobre a vida de quem está na classe mais baixa e sobre suas necessidades e lutas.

Ao longo de todo o livro vamos encontrar esses paralelos entre estilos de vida, locais e muito mais. O livro tem o começo um tanto lento, não nego que senti sono algumas vezes durante a leitura, mas depois da metade ele ganhou novo fôlego, conforme as reviravoltas aconteciam, o que deixou a leitura bem mais interessante.

Mr. Thornton é o meu personagem favorito e eu sofri por ele em alguns momentos. A Margaret é bem chatinha, não é aquela personagem que nos cativa de cara, mas ao longo do livro ela vai melhorando, ainda mais após conhecer as pessoas de Milton, que fazem com que ela seja menos altiva.

No geral é um bom livro e eu indico a leitura para você que gosta dos clássicos, mas preciso fazer algumas observações quanto a edição. A primeira é sobre o nome, ele é popularmente conhecido por Norte e Sul, mas a editora preferiu alterar para o nome que a autora tinha preferência – Margaret Hale. O livro foi originalmente editado por Dickens, e foi decisão/indicação dele alterar o título, após a leitura eu digo que concordo com Dickens, Norte e Sul faz muito mais sentido.

Outro problema que encontrei foi que o livro está cheio de erros, encontrei vários ao longo da leitura e isso é um problema de revisão. A minha edição é de 2015, quando a editora estava ainda no começo, eu creio que já mudou muita coisa desde então e eu espero que a revisão também tenha melhorado. Mas deixo avisado para vocês que ainda lerão o livro.

Um ponto positivo foram as notas de rodapé, tem várias curiosidades interessantes e referências que enriqueceram a leitura. Pelo conjunto da obra, o livro ganhou 3,5 estrelas, ainda quero ler mais da autora e decidir se gosto da escrita dela ou não. Amei o final e a forma como ficou aberto a várias possibilidades, achei muito bom.

Leiam se sentirem curiosidade, fica a dica.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2022/12/resenha-429-margaret-hale-norte-e-sul.html

Gabrieli.Nieman 03/12/2022

Um clássico perfeito e muito bem escrito. Perfeito!
Gaskell foi uma surpresa maravilhosa em 2022. A autora tem uma escrita incrível, que faz você não querer parar de ler, além disso a construção dos personagens são muito bem feitas e a propriedade com que ela escreve sobre realidades diferentes, que vão além da nobreza vitoriana, faz com que a obra seja uma referência excelente entre os clássicos.

A personagem principal, Margaret, assim como seu interesse amoroso, Thornton, são personagens muito interessantes. E o romance entre eles é muito bem desenvolvido, onde cada um tem sua história e um arco que é desenvolvido ao longo da obra, e isso permite com que o romance dos dois seja perfeito. As autoras atuais de romance deveriam ler para escrever boas histórias apaixonadas e não essas idealizações de "boys lixos" e relacionamento cheio de problemáticas.

Por fim, Norte e Sul entrou para lista dos meus livros preferidos.
girlatbook 03/12/2022minha estante
tô louca pra ler esse

Jaque 20/10/2022

Finalmente consegui concluir a leitura deste livro. Comecei a ler Norte e Sul no começo do ano, e as expectativas estavam bem altas por conta da comparação que é muito feita entre esse livro da escritora inglesa Elizabeth Gaskell, com Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Como fã da segunda, fui confiante de que iria gostar da narrativa apresentada por Gaskell.

Mas infelizmente, a leitura do livro foi penosa ( tanto que demorei muito pra finalizar). Não achei ele de todo ruim, mas ao findar suas 744 páginas fiquei com a impressão de ter lido uma história superficial, com uma trama e personagens pálidos, que não me divertiu e não me emocionou.

Publicado em 1854, Norte e Sul é classificado como um romance industrial, pois a história acontece durante o período da revolução industrial inglesa, e a despeito das poucas passagens em que são mostradas as condições miseráveis dos trabalhadores das fábricas da fictícia cidade de Milton, a autora concentra a sua argumentação em prol de ressaltar que o problema é que existem patrões " bons" e " maus". Gaskell até faz uma crítica à exploração dos trabalhadores, mas faz isso de forma essencialmente moralista, pois condena os atos de violências quando são praticados por esses trabalhadores. Como se a violência maior não tivesse sido feita antes pelos donos das fábricas.

O romance do casal protagonista também é ruim. Em ambos falta carisma, humor ou qualquer outra qualidade que nos faça gostar e torcer por eles. Margareth e Thornton é a versão desbotada de Darcy e Elizabeth.

Michela Wakami 26/09/2022

Que delícia de história, mesmo sendo uma leitura lenta, é maravilhoso acompanhar a vida da nossa protagonista, uma mulher forte, determinada e com opinião própria.

Um livro com muitos personagens cativantes.