A cultura do Jejum

A cultura do Jejum Luciano Subirá

Resenhas - A cultura do Jejum

evelynalb0 31/01/2024

Como sempre luciano subirá surpreendendo
Sou suspeita para falar acerca dos livros do Luciano Subirá, uma vez que eu tenho uma enorme admiração por esse cara, inteligentíssimo, e de forma clara e eficaz abre um debate acerca dos mais variados temas da vida cristã, nesse livro a cultura do jejum ele mostra não so a importância do jejum, como também experiências reais de pessoas que fizeram jejuns prolongados e tiveram mais benefícios do que malefícios, além de expandir nosso conhecimento acerca dos jejuns na bíblia, achei um livro um pouco repetitivo em algumas partes mas nada que me incomodou, acho que até na verdade ajuda à fixar na nossa mente todo o conteúdo do livro.

no final ele ainda dá indicações de como fazer o jejum da forma certa, principalmente os prolongados, e como quebrar o jejum também! indico ler o livro e também ver o vídeo no canal do filho dele Israel Subirá, que vai resumir o livro de uma forma também muito simples, como uma conversa entre amigos

Lucas 26/01/2024

Uma exceção? Não! Um hábito!
Demorei um pouco para redigir uma resenha sobre esse livro. Porém, ainda estou com as sábias palavras do Pr Luciano Subirá na cabeça. Cada ensinamento, testemunho, instrução e explicação! Tudo isso e mais um pouco usando a bíblia como fundamento!

Sempre olhei para o jejum como uma "carta na manga". Carregava o pensamento de "se nada resolver, eu parto para o jejum!". Que pensamento tolo...

Através dessa obra riquíssima do Pr Luciano Subirá pude entender perfeitamente que o jejum não deve ser tratado como uma exceção, mas sim como um hábito!

Do mais, aconselho à ler esse livro. Seja cristão ou não, há muito o que se aprender com a leitura de "A Cultura do Jejum".

LaraTavares 25/01/2024

E quando forem jejuar
Jesus esperava que seus seguidores jejuassem, tanto que ensinou a forma certa de jejuar, os fariseu praticavam a coisa certa, o jejum, de forma errada, com a motivação errada. Tipos de jejum na bíblia, objetivo primário e secundário do jejum, como corpo é afetado pelo jejum, vários esclarecimentos sobre o tema.

Lulu 23/01/2024

Didático e maduro
Fazia muito tempo que eu não lia uma obra cristã. na verdade, as anteriores mais recentes (de pelo menos 2 anos atrás, não me pegaram e ficaram interminadas). eu não costumo gostar desse tipo de livro, por já ouvir meio que de tudo o que já está sendo falado, não encontrar muita profundidade, opiniões demais e pouca fluidez.

por isso, fiqui impressionada não somente com o conteúdo de A Cultura do Jejum como com o talento do Luciano Subirá para escrever. vou comentar sobre isso pimeiro:

eu sei que ele é um mestre e fiquei muito feliz de ver isso traduzido em seu livro. Luciano não somente escreve como quem ensina como se preocupa em ensinar. me senti amada, de verdade! alguém teve a gentileza de pensar no leitor ao escrever sua obra. isso quer dizer que é simples, a ponto de abranger quase todo o público cristão, tem repetições sem ser redundante, para que as ideias sejam fixadas na nossa mente e se explica. nada do que está ali enche linguiça. cada ponto tem uma razão e ele até faz o favor de explicar a razão.

aquele meme ?me explique como se eu fosse uma criança de 5 anos? com a profundidade e autoridade de um irão mais velho maduro na fé.

fiquei presa na leitura, me peguei querendo mais e me deixou reflexiva todas as vezes que parava de ler. o assunto é realmente intrigante.

agora sobre o conteúdo: com a experiência pessoal do autor à parte (todas bem pontuadas e que deixam prática a discussão) o conteúdo é inteiramete bíblico! ele argumenta manuseando palavra e me trouxe perspectivas que eu nunca tinha ouvido. inclusive, nem me lembrava de tantos versículos que falavam de jejum como ele mencionou. entrega o que se propõe, nosinstigar a jejuar mais!

sai repensando o jejuns que estava fazendo e com vontade de buscar a Deus. acho que isso quer dizer sucesso!

algumas coisas que aprendi com o livro:

Jesus espera que jejuemos. Se é uma expectativa do Senhor eu não quero frustrá-lo.

A maneira como o jejum é feito é até bastante flexível, apesar de termos parâmetros bíblicos para isso.O importante a se considerar mesmo é a otivação, tendo a primária e a secundária. Jejuo porque quero buscar a Deu E? ou apenas por isso.

Mesmo que o Jejum abasteça o copo do espírito, ele também afeta a alma e o corpo. Ao inverso, quanto mais saudável eu estou, fisicamente, melhor eu consigo fazer um jejum. Ou seja, melhor eu consigo dedicar esse tempo para Deus.

O jejum não é uma moeda de troca!

Bom é TER jejuado.

O jejum é humanamente possível! Jesus o fez como homem. Se Deus nos manda cuidar do corpo, como nosso templo, não faria setido ele também nos mandar fazer algo que nos destruísse

Os outros deleites podem disfarças nossa fome espiritual, mesmo que aquilo que comemos espiritualmente tenha poder de nos preencher de forma muito mais completa. E é possível que, por causa das nossas escolhas, a gente demore muito mais para ter fome por Deus, para conseguir resistir as tentações.

O jejum nos ajuda a nos alinhar, faz a adequação necessária para que a obra futura de Deus nas nossas vidas não seja desperdiçada.

Existe uma maneira de se preparar para o jejum.

Mari 22/01/2024

Transformador!
Nasci em lar cristão, hoje tenho 28 anos, e sempre soube que o jejum é uma doutrina orientada e praticada por Jesus, e se eu quero ser imitadora Dele, também devo fazer o mesmo, mas ouvi falar muito pouco sobre o assunto e não sabia bem como funcionava, me resguardava no pouco que sabia.
Ao ler esse livro, me surpreendi com a quantidade de informações sobre o Jejum, que envolvem questões históricas, bíblicas, de saúde, benefícios, efeitos... Sinceramente, eu não consigo mensurar em poucas palavras o que esse livro me trouxe, mas posso dizer que transformou e abriu a minha mente, me instigou a voltar à essa prática e a ter mais intimidade com Deus de uma tal forma que eu possa sentir Seu Espírito Santo testificar em mim aquilo que preciso fazer.
O jejum nos ajuda a mortificar a carne, afligir a alma e fortalecer o nosso espírito. Se eu posso te dar um conselho, é que leia esse livro!

Jesse.Ellyel 21/01/2024

????
A clareza que o Subirá proporcionou através da graça de Cristo será usada de grande proveito na minha vida

Márcia 21/01/2024

Leitura obrigatória para quem quer se aproximar de Deus
Leitura fácil, que aproxima e explica detalhadamente a importância do jejum e os fundamentos bíblicos. Ensina como iniciar um jejum, preparando-se com oração e redução dos alimentos até o momento do início do jejum, assim como a preparação do pós jejum, ensinando como voltar a alimentação pouco a pouco. Maravilhosa leitura.

gustavo francisco 19/01/2024

Esclarecedor e informativo.
O texto é bem profundo e diria que busca esgotar muitos dos temas importantes dentro deste assunto. Subirá traz os aspectos espirituais relacionados ao jejum de maneira extremamente coerente biblicamente, assim como trata a questão com muita responsabilidade humana.
10/10, e um dos melhores do Brasil sobre o tema!

Miriane12 18/01/2024

Desmistificando o Jejum ??
Filha de crente que sou achei que já sabia tudo que era necessário sobre o jejum até que Deus me levou um dia a estudar mais sobre este assunto e coloca-lo em prática em minha vida, foi então que me deparei com "A Cultura do Jejum. Se você pensa, assim como eu pensava, que já sabe de tudo sobre o assunto você vai mudar de ideia ao ler este livro do Pr. Luciano Subirá.
O autor esmiuçou este assunto debruçado sobre as Escrituras, bem como recorreu a especialistas na área médica para produzir um texto rico em conteúdo bíblico mas também científico!!

Além de examinar o essencial ? o que é o jejum e o que a Bíblia diz a respeito ?, ele vai além e enriquece a análise ao apresentar os tipos de jejum, sua duração, seus efeitos, seus propósitos e a forma de jejuar, sem contar os aspectos médico-científicos relacionados a essa prática tão importante na caminhada cristã!

Eu fui fortemente abençoada por essa leitura e poderosamente impactada a viver um vida jejuada, algo que você irá descobrir ser, se realizar está leitura, algo muito diferente do ato de jejuar!!

Kath 17/01/2024

Um guia pro iniciante jejuador
Este livro é um manual do tema jejum. vai fazer você abrir a sua mente e o seu conhecimento sobre o que é o jejum, como fazer, se há regras, por que fazer, e se devemos fazer. este livro, eu recomendo para todo mundo que quer começar uma vida de jejum corretamente e quer ter a sua vida transformada através de um hábito que deve começar pequeno e aumentando gradativamente. este livro tem vários temas e perguntas com respostas sobre o jejum com muita base bíblica e partes de pregações do autor sobre este tema!

Rapha 16/01/2024

Eu deveria jejuar? ?????
Eu me interesso pelo assunto do jejum, pois por muito tempo pensei que deveria comer a cada 3 horas para sobreviver bem. Não compreendia que meu corpo entra em um processo de limpeza interna durante o jejum, explicando os desconfortos como dores de cabeça, mal-estar e tontura ao interromper esse hábito alimentar frequente.

No entanto, isso não significa que fazer jejum seja prejudicial; pelo contrário, indica que meu corpo necessitava desse período de abstinência alimentar.

Este é o primeiro livro que leio sobre o jejum, escolhendo-o especificamente porque sei que o autor baseia seus conceitos na Bíblia. Aprecio sua abordagem fundamentada nas escrituras, permitindo-me correlacionar o conteúdo com minhas leituras. Além disso, o autor aborda a dimensão espiritual do jejum, o que é o principal motivo que me motiva a praticá-lo.

Recomendo a leitura tanto para aqueles que desejam compreender como jejuar quanto para os céticos que questionam sua eficácia.

Raylane Rocha 16/01/2024

Simplesmente Fantástico!
Uma obra completa com citações e comentários singulares que tornam o estudo proveitoso e essencial para todo cristão que deseja crescer no exercício da disciplina espiritual do jejum.
A leitura trás luz as dúvidas e questionamentos comuns no meio da igreja.
O Pr. Luciano me surpreendeu bastante com sua escrita neste livro, seu exemplo e ministério são inspiradores.
Recomendo a leitura! ?

Millena.Crozetta 15/01/2024

Muito esclarecedor
O livro tem as respostas das principais dúvidas a respeito do jejum, de maneira clara e objetiva.
Conta com instruções e orientações com muita base bíblica e científica.

Oinkbooks0 09/01/2024

Bom não é jejuar. Bom é ter jejuado.
"O jejum bíblico é, em essência, uma abstinência intencional de alimentos visando a propósitos espirituais."

? O livro nos mostra a importância do jejum na caminhada cristã, apontando sua prática no decorrer da história, o porquê de sua realização e o propósito para sua prática. Além disso, de forma clara, explica efeitos do jejum no espírito, alma e corpo e seus efeitos comprovadamente científicos em nosso organismo.

? Jesus espera que jejuamos, portanto devemos nos entregar a essa prática e entendermos a importância dessa ação para a nossa comunhão com Deus.

? O livro aponta diversos temas entre os mais importantes e esclarecedores para mim foi: A forma correta de jejuar. A intenção de nosso coração deve está direcionada ao local certo, não basta fazemos o jejum temos que fazê-lo de maneira que agrade ao nosso Senhor. Relembrei assim como o livro, a história de Caim e Abel, Deus aceitou a oferta de Abel e também a forma como ele entregou seu sacrifício a Ele, porém Caim e sua oferta foram rejeitadas, pois seu coração estava distante da presença de seu Criador. Da mesma forma, devemos prestar atenção em como ofertamos a Deus.

?? É um livro excelente e esclarecedor sobre um tema, pouco abordado nas igrejas. Muitas vezes escuto que devemos realizar jejuns, porém não é falado sobre os detalhes dessa disciplina espiritual esperada de Jesus por nós. Uma das ultimas vezes que ouvi alguém falar sobre o tema foi que não devemos falar como os fariseus faziam, que deve ser em secreto. Lógico, não devemos expressar tristeza ou exibicionismo por estamos nesse período, entretanto nunca aprofundar a temática do jejum também não me parece correto. Uma leitura rápida e profunda sobre a necessidade da prática ordenada por Deus, nos últimos dias que vivemos.

Luh Duarte 07/01/2024

Um novo horizonte
Muito esclarecedor, desmistifica muita coisa que com o passar do tempo abraços e nos traz clareza sobre o que não sabíamos.

Essa leitura acaba fazendo nós termos uma visão mais leve não sobre sobre jejuar mas também cultivar uma vida de jejum.

Para quem quer abraçar esse estilo de vida super indico.

E para quem "preconceito" com essa prática super indico também.Leia e verá o quanto precisa ser transformado o nosso ponto de vista em relação ao jejum.