A Guerra da Papoula

A Guerra da Papoula R.F. Kuang

Resenhas - A Guerra da Papoula

2098 encontrados | exibindo 151 a 166

Eciner 12/07/2023

" - Acredito nos deuses como uma referência cultural como metáfora. Como coisas que recordamos para nós manter seguros quando não podemos fazer mais nada, como manifestações das nossas neuroses."

Achei isso foda pra 🤬 #$%!& . Esse livro pra mim foi magnífico demais, não tenho como dizer o contrário. Amei pra caramba e com toda certeza do mundo eu favoritei. ???

Stephanie 13/12/2023

??????????
Uau, que livro foi esse. A escrita da autora é simplesmente surreal, muito gráfica, me senti assistindo a um filme. Me trouxe uma enxurrada de sentimentos: medo, ansiedade, tristeza, felicidade, raiva, esperança?
E o que falar do enredo? História muito bem construída, com inúmeros detalhes que enriqueceram a obra e o melhor de tudo é que não é uma fantasia qualquer, cada capítulo leva a uma reflexão diferente sobre diversos aspectos da sociedade.
Amei o fato da personagem principal ser uma heroína ?real? com qualidades e defeitos, com desvios de caráter, com indagações sobre ética. Ah, mas se você espera um lovezinho, pode tirar o ?cavalo da chuva?, só tem poucos farelos de romance que te iludem, porém nem são concretizados.

RaAssa.Grinaldo 15/11/2022

Inteligente, brutal e simples.
Inteligente, brutal e simples.
Se tem romance (do tipo romântico) é só migalhas, e dá até pra dar uma pequenina iludida. Mas não tem.

A narrativa é gostosa e você realmente sente que está dentro da cabeça da Rin, nossa protagonista, órfã de guerra. Aqui ela estuda ao extremo para entrar nessa academia militar (querendo se livrar do tal noivado com um velho), porém quando passa, seus problemas só iniciam. Ela sofre preconceito. Assim como decisões extremas são tomadas por ela, mostrando que há sim, dois pesos e duas medidas quando se trata de sexo (fem, masc), mesmo que sobre o trono tenhamos uma mullher.

Há uma preparação de 3 anos, e no meio disso explode a Guerra da Papoula.

Diferente das fantasia que temos por aí onde a protagonista treina 2 semanas e já é a *master*, aqui temos o cuidado de construir uma personagem real, uma criança sendo treinada, e que em meio a tantos caos, sente medo, se decepciona com aqueles ao qual pensou serem perfeitos e superiores, e prova da forma mais amarga possível a crueldade da guerra e... o ápice da maldade humana.

O livro é +18, e não atoa. As cenas de violência são bem gráficas, porém para mim o fato da narração ser em 3° pessoa distanciou um pouco o relato de como eles encontram aquela cidade.

Sem sombra de dúvidas a Kuang é uma das minhas mais novas autoras prediletas. Para quem ama fantasia épica, essa uma ótima pedida, afinal, está entre as 100 melhores fantasia dos últimos tempos.

júlia 24/07/2022

um ódio que vicia
acho que nunca li uma história tão movida por ódio quanto essa, e isso é exposto sem pudor algum pelos próprios personagens o tempo inteiro. esse sentimento deixou a atmosfera do livro muito interessante, provavelmente foi um dos elementos que mais fez com que a leitura fosse tão envolvente para mim.

os acontecimentos são muito violentos, o aviso de gatilhos presente no livro já adiantava; mas antes da terceira parte (pág 400 mais ou menos), não encontrei nada de outro mundo em relação às descrições das atrocidades de toda guerra.

o final foi IMPECÁVEL, terminou de uma forma que me fez querer ler a continuação imediatamente. creio que daqui pra frente tudo só fique mais pesado, e mal posso esperar! ;)

Lianka 12/02/2023

Fiquei sem fôlego nessa leitura, que perfeito.
A cultura e o peso, maravilhoso demais. Uma aula de escrita.

Jeine 12/01/2023

Uma história sem heróis; apenas sobreviventes.
"A Guerra da Papoula" é uma das melhores obras que li nos últimos tempos. E um dos seus maiores diferenciais é que é um livro notadamente inteligente, com um background histórico e cultural impressionante e uma mitologia muito bem fundamentada. Tudo isso é muito rico nessa história, inspirada na China, nas guerras sino-japonesas e na segunda guerra mundial.

Como o próprio título diz, em "A Guerra da Papoula" há uma guerra acontecendo, consequência da outras que já ocorreram no passado, e R. F. Kuang soube amarrar bem esses fatos. Ela também torna as consequências da guerra muito palpáveis, colocando o leitor diante dos maiores horrores possíveis. Eu geralmente tenho estômago forte para descrições de violência, e realmente não me afetei nesse sentido. A violência não me fez sentir aflição, náusea ou mal estar, mas me fez chorar feito um bebê. Tem uma cena específica, que uma das personagens narra os abusos que sofreu, e o que dói não é o ato de violência, é o que aquela violência fez com a alma dela. Pois o corpo se recupera, a alma nunca mais. E é por isso que eu não julgo a sede de vingança de personagens como Rin e Altan, nem as atrocidades que cometem em nome dessa vingança.

"Durante todo o tempo, a mente de Rin gritava a pergunta sem resposta: Por quê? [...] uma perversão naquela escala, um genocídio gratuito daquela magnitude, contra inocentes que não levantaram sequer um dedo para se defender [...] Era simplesmente o que acontecia quando um povo decidia que outro era insignificante."

Queria destacar, porém, que o livro não é perfeito. Ele tem um ritmo que em alguns momentos me incomodou. No começo ele é impecável e muito consistente, apesar da passagem acelerada do tempo. Logo, ele começa a acelerar demais, alguns eventos são muito repentinos, personagens aparecem e desaparecem sem aviso. Outro incômodo que eu tive foi em relação à fantasia/magia nessa história, da qual eu esperava uma presença mais forte. O número de personagens que praticam magia aqui é muito escasso, e a prática da magia em si pouco afeta o mundo tangível (com excessão de um único e questionável evento no final). Por isso, por um momento me perguntei se esse livro não funcionaria melhor como uma ficção histórica do que como uma ficção fantástica. Mas essas são escolhas narrativas, que acredito que possam ser discutidas sim, porém não desqualificam a obra em nada.

R. F. Kuang fez algo grandioso, com tudo o que ela nos faz pensar e sentir. A trajetória da Rin, que é nossa protagonista, é bastante impactante. E não só a dela, porque um dos melhores aspectos do livro são os personagens e suas nuances. Aqui não há heróis, há sobreviventes; e seus atos nem sempre serão heróicos, nem sempre serão bonitos. E por isso mesmo, que para mim, "A Guerra da Papoula" é um livro favoritado e muito recomendado. Mal posso esperar para ler as continuações.

"Eles estão vindo e vamos ficar aqui; no final, quem sobreviver vai ser o vencedor. A guerra não determina quem tem razão. Ela determina quem sobrevive."

Jonatha8 15/10/2023

Acho que eu amo um clichê!
Se a vossa senhoria veio aqui para decidir se vai ler ou não esse livro, minha recomendação é esta: Leia com o pé no chão. Foi colocado sobre este livro uma expectativa apenas pelo fato de que este livro contém um "alerta para gatilhos". Eu concordo que este livro, em determinados momentos, é bem impactante, mas a grande proeza desta escritora, nesta obra, está bem distante de ser as cenas de ação bem escritas ou suas formas de descrever os assuntos alertado no aviso anteriormente citado. O apogeu se dá na forma que a fantasia se desenvolve e nas bases culturais para esse desenvolvimento.
Os livros de fantasia seguem um "padrão". Estabelecido o objeto principal do livro, mais conhecido, ou não, como herói, segue-se a partir dessa proeminência aquela jornada enfadada do Herói que lemos de diversas formas e com diversas cores e diversos nomes e outros diversos lugares. Esse livro segue esse tal padrão. O que eu quero deixar claro é que continua sendo um livro de fantasia com todas as suas linhas e segmentos da historia e também com todos os seu clichês e todos os seus dramas de "preciso salvar o mundo". Não vá com muita sede ao pote!
Apesar dos clichês como descrevi anteriormente, a R. F. Kuang, conseguiu vincular seu objeto de estudo ao livro e baseado na historia militar da china, nas guerras de ópio e na cultura asiática, cria uma fantasia que vai além do tradicional mundo onde elfos, magos, trols e outros seres místicos comungam. Ela cria uma cultura, uma religião e uma sociedades com princípios próprios e é ali onde ela brilha, é ali onde vemos o seu potencial. Não vou mentir, o livro foi totalmente previsível, mas as entrelinhas da historia me fizeram devorar esse livro. É magico mas não é convencional, é a mesma coisa mas diferente, é a mesma trama onde o herói precisa fazer a jornada dele mas com caminhos onde os heróis geralmente não pisam. Sei que é difícil me entender mas recomendo a leitura do livro, e se possível, retorne por aqui e releia a critica, tenho certeza que vai fazer sentido!
Com tudo isso, o livro se tornou pra mim super previsível, segue o padrão mas nada convencional e isso muda tudo. Talvez, se eu tivesse mais familiarizado com a cultura oriental, o impacto do livro fosse menor. Não sei se a euforia parte apenas da minha cabeça ou não e dependendo do decorrer do tempo, essa nota pode diminuir, confesso, mas preciso concordar que esta foi um dos meus melhores momentos de leituras desse ano e que a criatividade da autora me pegou de jeito. Por isso a nota, por isso o "favorizado", por isso a recomendação.

skuser02844 13/12/2023

A leitura no começo fluiu bem, achei que na primeira parte teve desenvolvimento da personagem, ja na segunda parte a autora se perdeu na história, ela poderia ter explicado mais sobre a guerra da papoula, o jeito que a Rin descobriu que ela era speerly nao teve desenvolvimento, o cike também achei que poderia ter tido mais atenção.

Natalia Portel 13/08/2022

Impecável!
Fazia muito tempo que um livro de fantasia não me impactava.
Essa é uma fantasia adulta, com muitos gatilhos então não é pra qualquer um.

Adorei acompanhar o desenvolvimento da protagonista durante todo o livro, o esforço, a força de vontade. É um livro bem direto ao ponto, mas também dá pra acompanhar a evolução das coisas, sentimento e do mundo.

Amei a mitologia criada e como a escritora soube mostrar que poderes custam um preço. Vemos muitos opostos morais em torno do uso do ópio, opostos morais da guerra e também como todos tempos luzes e sombras.

Pensei muito em Trono de Vidro enquanto lia, mas esse é um Trono de Vidro adulto, sem romance e com base em uma dura realidade que foi a Segunda Guerra Sino-Japonesa de 1937.

Sarah 05/11/2022

Uma fantasia densa, bem trabalhada, cheia de emoção e detalhes nus e crus.
Um dos melhores que já li depois das Crônicas de Gelo e Fogo.
Simplesmente incrível, visceral e empolgante!

malunevs 25/11/2023

Incrível
Eu to em êxtase com esse livro.
Universo e personagens incrivelmente bem escritos. Não tem como você não devorar!
O capítulo 21 é realmente muito chocante.
Não sei nem o que dizer, estou praticamente sem palavras, apenas: 10 ??.

Layara7 12/11/2023

A narrativa é superinteressante, mas confesso que foi uma leitura difícil em alguns momentos pela demora no desenrolar da trama. Eu só passei a gostar de fato no final da trama, quando Runin, descobre o seu poder e começa a compreender a sua origem. Apesar de ter achado enfadonha a leitura em algumas partes, valeu a pena ter lido até o final.

jane 06/12/2023

A Guerra da Papoula
Eu tinha altas expectativas pra essa leitura e me decepcionei. O livro não é tão bem escrito, há muitas confusões na linha do tempo e a personagem principal é insuportável de chata. No geral, a fantasia não é nada que eu já não tenha visto em outros livros, os únicos pontos interessantes são os elementos da cultura e das guerras japonesas. Não pretendo continuar a trilogia.
kaylany 12/01/2024minha estante
concordo

Caiu da estante 24/08/2022

Uma guerra além da guerra
Uma história que me deixou por muitos momentos sem ar, encantada, furiosa, apaixonada e com muitas outras sensações e sentimentos.
Rin e uma jovem menina e com dores muito profundas, deixou seu vilarejo e foi em busca de algo melhor e maior, sofreu muito na mão de uma família adotiva, mas traçou objetivos e chegou até eles, mas foi surpreendida com revelações e poderes que já mais sonhou em ter ou até mesmo que seriam reais.
Trata-se de uma trilogia sendo esse o primeiro a ser lançado aqui no Brasil, e já chegou conquistando corações (inclusive o meu ), sigo ansiosa pelos demais livros. Meu primeiro contato com a autora e já gostei muito da forma dela. Bora lá fazer essa leitura e viajar por um mundo incrível cheio de aventura e conhecimento.

Jean Bernard 29/09/2022

Fantasia Brutal
Com referências a História da China no Século XIX e uma fantasiada baseada em lendas e Deuses, o livro começa de uma forma aparentemente comum.
Rin, uma menina adotada é forçada a se casar com um homem mais venho. Para isso não acontecer, estuda e entra numa prestigiosa escola militar.
Nesse ponto não se confunda com as divertidas aventuras de Harry Potter, pois essa escola mistura treinas seus alunos para a guerra. Violência, drogas, fantasia se misturam.
Um livro gostoso de ler, nota 3,5. Valeu a pena, mas não vá esperando nada impressionante.

2098 encontrados | exibindo 151 a 166