A Guerra da Papoula

A Guerra da Papoula R.F. Kuang

Resenhas - A Guerra da Papoula

Rebeca 03/06/2024

Obra prima
A Guerra da Papoula é um retrato das Guerras Sino-Japonesas de uma maneira fictícia. Não posso dizer que é um retrato delicado, pois a autora detalha de maneira gutural o violência que a Federação (Japão) comete contra Nikan (China), com cenas de tortura e abuso sexual sendo detalhados de maneira precisa e consistente com o acontecimento real do Massacre de Nanquim.
A protagonista é complexa, com a autora conseguindo captar bem o que é ser uma jovem que assistiu o estupro de seu país e como ela reage a isso. De longe é uma heroína típica, recorrendo a violência quando acha necessário, e demonstrando o que os horrores da guerra causam em todas as faixas etárias.
?A guerra não determina quem está certo. A guerra determina quem sobrevive a ela.? - R.F Kuang

thatá 02/06/2024

Esse eh o melhor livro de 2024 pra mim.
Eu acabei de ler e tô sem palavras, tenho tantos sentimentos agora então realmente como nao sei verbalizar.

esse livro eh sensacional, ele realmente tá falando sério quando diz sobre os gatilhos viu porque realmente TEM GATILHO e como uma leitora que já leu de tudo um pouco, fiquei incomodada. é um livro sobre guerra, no começo, eu realmente achei que nao teria tantas reviravoltas, a rin começa numa loja e vai pra escola, passa por preconceitos pra no fim, todos que estiveram na sala de aula com ela serem mortos de uma vez só.

tem algumas partes do livro que são chatinhas sim, mas eh porque eh muita história e foge muita dos jeitos "americano" dos livros, mas mesmo assim, acontece tanta desgraça que achei que a rin não ia ter paz (e não teve)
laura oliveira 02/06/2024minha estante
genial!!!!

hav1lliards 02/06/2024

esse livro é TAO bom que eu nem tenho palavras pra descrever a genialidade dessa autora, a escrita dela é uma obra de arte.

ela construiu essa historia de um modo perfeito do início ao fim, retratou os sentimentos da rin e desenvolveu tudo perfeitamente, mas ainda não sei o que pensar sobre o que a rin fez no final (e inclusive odiei ela sendo manipulada pelo altan!)

o livro te deixa refletir demais, era cada canetada sobre a crueldade humana em guerra (e fora) que a autora mandava que eu tinha que fechar o livro e respirar fundo pra absorver aquilo.

a única coisa que eu tenho pra reclamar são algumas partes que eu achei um pouco entediantes, mas não de um jeito que me fizesse querer largar o livro sabe.

em conclusão lindo perfeito maravilhoso! ansiosa pra ler o próximo e ver como a história vai se desenrolar.

Luiza3351 01/06/2024

A guerra da papoula
Esse livro foi simplesmente cru. Mostrava os sentimentos com uma clareza incrível. Até às partes de confusão vc conseguia entender a dualidade de pensamentos e sentimentos naquela situação. Mostra realidade, o horror e ódio, o luto e a vingança.
As reflexões e a escrita são incríveis. As perguntas dão um tapa na nossa cara de tão real que é e como somos ignorantes.
A fantasia foi construída muito bem, achei um pouco mais complexa do que estou costumada a ler. Bem rica de informação e construção.
O livro terminou com um final que promete muito... Já estou ansiosa pelo próximo.
Tenho a impressão que todo mundo que lê os livros dessa autora sempre quer ler mais histórias escrita por ela. Tenho grandes expectativas tanto para a escrita quanto para essa trilogia.

Lih53 31/05/2024

Uma ótima jornada...
Eu ainda não sei o que pensar...
Devo favoritar? Estou pensativa.
Este livro é uma grande jornada. Uma jornada incrível.
Você acompanha a Rin com um sonho meio que impossível e vai até um extenso derramamento de sangue.
Apesar de eu ter me irritado com a Rin no final com sua conversa e acusações injustas a Chaghan... Isso me faz pensar o quanto que ela é humana. Eu via isso nela, uma personagem que era uma humana de verdade e não a idealização de um personagem aleatório que passa pela a famosa jornada do herói. Eu não acho isso.
Todos os personagens são irritantemente humanos. Parecia que estava vendo tudo de perto e que estava me aventurando junto kkkk
Depois dessa acho que vou favoritar mesmo.
Obrigada R.F. Kuang por ter essa mente incrível.

Cíntia 31/05/2024

Esperava um favoritado e recebi
Tudo que eu precisava, como amante de fantasia estava cansada das histórias genéricas, e esse livro veio com uma história completamente inovadora. Porém atenção, este livro é extremamente pesado e vai relatar o lado mais feio da guerra, é violência e dor sem fim contra milhares de inocentes.
Ao longo do livro você vê cada pedaço de inocência da protagonista Rin sendo perdida pelas coisas que ela vê e passa durante a guerra. No final, pode até ser que você não concorde com o desejo de vingança e massacre que a Rin quer contra a nação inimiga, mas dá pra entender 100% as motivações dela depois de tamanho o sofrimento que o país dela, todas as pessoas que ela amava, e ela passam ao longo da guerra.

EsconderiGioh 31/05/2024

Diferente de uma forma boa
Essa foi a primeira vez que li um livro de fantasia histórica que não é norte-americanisado.
Achei um livro muito bem escrito e diferente do que estou acostumada, não era um livro para ter uma leitura corrida e sim para se apreciar cada detalhe. Ele tem partes extremamentes pesadas, mas que fazem sentindo e não que so foram jogadas para criar drama.

Os personagens são no geral muito bem explorados, de uma forma muito real. Por ser sobre guerra ele acaba sendo bem difícil em algumas partes, tanto pela dificuldade em entender a guerra, quanto na dificuldade de superar o tédio que estas partes trazem.

Sobre a história, achei um tanto quanto simples, a motivação da guerra é muito besta (porém realmente possível), mas a pior parte é a conclusão de tudo, a jornada foi mais desafiadora que acabar com tudo. Podiar ser um livro único se não fosse um detalhe, o que ficou parecendo uma desculpa para ter continuidade.

Contudo achei muito bom, recomendo para quem gosta desse tipo de livro ou para aqueles que querem sair da zona norte-americana de livros que so trocam o nome dos personagens mas contém as mesmas histórias e problemas.

sra. warner 28/05/2024

Esperei demais
Me disseram que o livro era bom do início ao fim, me enganaram.
eu fiquei obcecada por ele até chegar na metade do livro. esta tão bom, tão, tão bom, que inclusive as 3 estrelas que eu dei são todas para o começo, pq depois da metade ficou mt chato, e não só chato, eu realmente não gostei mais. foi uma luta p terminar. eu estava adorando a rin demais da conta, terminei detestando ela kkkkkkk mas enfim, é muito bem escrito, mas não deu p mim
sra. warner 28/05/2024minha estante
esqueci de falar.
rin foi perfeita no começo, depois do altan ela passou a ser uma tapada, capacho, e aceitava na boa ser humilhada. nem condizia com a pessoa que ela era no começo, que nao aceitava sair por baixo e afins. ok que o personagem precisa ter uma evolução, mas o que foi isso, um retrocesso?
jiang é o mais sensato (junto com kitay) e eu queria mt que a rin tivesse ouvido ele.
kitay estava certíssimo no final sim, quem julga ele pelo que ele disse p rin é tao idiota quanto ela.
senti saudades do nezha rsrs #voltavida
não vou ler a continuação

Raquel :) 28/05/2024minha estante
primeira vez que vejo alguém falar mal desse livro kkkk pensando se devo ler

sra. warner 28/05/2024minha estante
KKKK sim, não vi ninguém falando mal dele. mas sério, não me desceu esse final.
leia, nem que seja p falar mal tb. mesmo que eu não tenha gostado depois de um tempo, foi realmente muito bom o começo, o livro tem mt baseamento histórico - o que torna ele ainda mais interessante. além de que a maioria das pessoas gostarem né, eu fui realmente uma exceção

Myaksilva 06/06/2024minha estante
Nossa primeira pessoa que eu tenho que concordar. Só procuro gente elogiando como se fosse uma perfeição. Concordo que a fantasia não é ruim que a história também não mas a personagem principal me irrita em todos os aspectos e não tô conseguindo seguir com a leitura do segundo por isso. Não esta me empolgando

sra. warner 06/06/2024minha estante
é bem isso, fiquei bem decepcionada por ver que não é tudo que o povo pinta

Lana 10/06/2024minha estante
Também aqui impressionada por basicamente não existirem resenhas falando mal desse livro kkkkk não sei se gostei ou não, sinceramente, mas também considero o começo bem melhor que o meio pro fim

sra. warner 12/06/2024minha estante
a sensação é essa mesmo Lana kkkkkk

Bianca2648 27/05/2024

Ainda pegando o ritmo
Fui ler após ver a recomendação no tik tok. Como minhas últimas leituras foram bastantes viciantes após pegar recomendações lá, resolvi cair de cara na trilogia. Não sei se é o sono ou é apenas chato no começo mesmo,mas ainda não me viciei ao ponto de me fazer virar a noite lendo.