As vantagens de ser você

As vantagens de ser você Ray Tavares

Resenhas - As Vantagens de Ser Você

Alicia GDM 03/10/2023

As vantagens de ser você
Livro muito envolvente que não é apenas um romance safico, mas também um grande ensaio sobre a vida recém adulta e suas dificuldades num geral, principalmente os perigos de confiar em coachs quânticos

((lara)) 27/04/2023

Vida adulta
ótima para quem tá começando a vida adulta agora, passando por problemas e ansiedade a mil.
esse é para todas a que precisam se encontrar.

Giovana | Blog Dei um Jeito 15/07/2022

Pensa num retrato fiel dos dilemas dos jovens de 20 e poucos
As Vantagens de Ser Você tem umas boas piadinhas e todo o caos que anda a vida dos jovens de 20 e poucos, essa mistura acaba exalando a energia de abrir a timeline do Twitter, ler um meme excelente, uma notícia política e uma crise existencial em 30 segundos no formato de livro. Adorei tudo.

Resenha completa: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/07/livros-as-vantagens-de-ser-voce-ray.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/07/livros-as-vantagens-de-ser-voce-ray.html

laura3826 08/01/2024

Primeira leitura de 2024
Esse livro não me cativou em nenhum momento. não consegui gostar de nenhum personagem, principalmente da ana. eu fui ler esperando que seria um romance sáfico, fofinho e leve e recebi uma personagem principal insuportável de tão chata, romance meia boca. empurrei muito com a barriga essa leitura, pensei em abandonar diversas vezes, mas mesmo assim fui até o fim pra pode falar com propriedade o que me desagradou. eu como uma mulher no início dos meus 20 anos, que tem suas crises, e é muito chata, achei tudo muito ruim e forçado, exagerado até. a personagem não passava uma página, sim, uma página, sem reclamar. tudo bem, já entendemos, ana. o romance também foi muito sem sal. as frases prontas de twitter é outra coisa que eu não preciso nem comentar. enfim, gostos, entendo quem gosta desse livro e sei que muitos que vão ler vão gostar, só não foi pra mim. leitura maçante e torturante.

__thata28 06/06/2023

As vantagens de Ser Você
ADOREI!!1 sério que livro bom, com certeza um dos melhores que eu já li em 2023, amei a jornada de descobrimento da Ana, amei a história, amei a ambientação, juro é um livro muito engraçado e muito gostoso de ler, super recomendo a leitura

Ludmila 15/05/2023

Estava esperando uma típica história de amor, e me deparei com uma história muito mais profunda. Muito mais do que ser a história de como Ana é apaixonada por Barbara, esse livro fala sobre a força da amizade, se descobrir e encarar de frente os desafios.

Ton Bernardes 25/04/2023

A dor e a delícia que é a vida adulta
Fazem apenas alguns minutos que li última página, então decidi escrever enquanto tudo está bem fresco na minha cabeça. As vantagens de ser você é um livro leve, divertido e que dialoga bem com quem está passando pelos turbulentos anos que separam os 20 dos 30. Como alguém que lida com a ansiedade desde muito cedo, por vários momentos me identifiquei com a Ana (especialmente naqueles em que ela simplesmente se perde nos próprios pensamentos). Quando me via irritado com a forma como ela se comportava em determinadas situações, percebia que estava julgando também a mim. A grande lição é que tá todo mundo passando por alguma coisa e cabe a cada um de nós encontrar a melhor forma de lidar com tudo (de preferência procurando ajuda!), sendo gentil com quem está à nossa volta. Não é porque uma coisa não sai como planejado, que significa que não pode vir a dar certo. Como pontos baixos, deixo aqui o pouco desenvolvimento de Luís e Camila, personagens que à primeira vista são interessantes, mas que se perdem na trama. Os trechos do livro do Tony Diniz que intercalam os capítulos são um recurso interessante enquanto piada, mas por algumas vezes acabaram quebrando a imersão da leitura. Gosto do final feliz e desejo que todos aqueles que de alguma forma se identificam com a obra, possam encontrar o seu também. Se não, que possam pelo menos ter uma oportunidade de recomeçar, assim como Ana e Bárbara.

veke 29/10/2023

é muito bom ler um livro que a protagonista é tão ou mais ferrada da cabeça que você!
eu comecei a ler esse aqui pra esquecer de um momento ruim e acabei chorando a leitura toda por me identificar até demais com a Ana.
definitivamente ainda não me sinto foda, mas depois da leitura talvez um pouco mais esperançosa.

Leticia.Ternus 02/10/2022

Boa leitura
Muito boa essa leitura. Apesar de ser rápido e leve pra ler, ele põe muito em perspectiva. Inclusive, me identifiquei demais com a Bárbara. Recomendo!

Bruna 15/08/2023

Fiquei com vontade de conhecer o Jalapão hahaha.

Mas fala do do livro, gostei, mas muitas partes repetindo a mesma coisa, entendo que para dar ênfase na questão da protagonista mas isso me pegou um pouco. Outra questão é meu senhor eu entendi que a barbara era bonita, mas tinha que repetir sei lá quantas vezes ?

Foi legal a viagem deles, partes engraçadas, me deu agonia a protagonista ser tão imatura (insegura ? Não sei ) não olhar as questões dos outros e tal, porém entendo ser uma mais um problema a ser resolvido.

irys. 23/06/2023

Não quero ser foda.
O desenvolvimento das personagens é muito bom, me senti parte da narrativa. Além de entender que não preciso ser foda, preciso ser feliz.

"...Requer muita coragem apostar em um sonho, e mais coragem ainda admitir desvios no meio do caminho".

DAbora311 12/08/2022

Todo jovem brasileiro vai se identificar com esse livro. A escrita maravilhosa, os personagens reais. Algum momento na vida nós fomos a Ana e sentimos como é difícil ser jovem nesse país.

Fabi @entrepaginaslinhas 25/06/2022

AUTORA BEST SELLER
“- Às vezes eu acho que a felicidade é superestimada - Luís comentou, sempre um pouco pessimista. - Tipo a gente tá sempre buscando
felicidade, mas quando a gente fica um pouquinho feliz já logo nos
esperamos porque em algum momento ela vai embora, então ficamos enquanto estamos felizes porque já estamos pensando no momento que vamos ficar tristes de novo, e aí a gente não fica feliz nunca, né?”
Mais um livro impecável da memorável, Ray Tavares que tenho a honra de ler! Neste livro, pra lá de especial, que recebi antecipadamente pela @galera, venho contar para vocês que ele esta SENSACIONAL!
Vamos conhecer um pouco da Ana Menezes, uma jovem adulta de 24 anos, que mora com os pais e sua cachorra Berenice (melhor nome que ela poderia ter hahaha), está em uma crise existencial, decepcionada com seu "fracasso" como escritora e frustrada com seu emprego.
Podemos afirmar que as coisas não vão muito bem mesmo, e tem se tornado cada vez mais difícil toda vez que ela vai stalkear a crush do colégio, Bárbara, e vê como ela é bem sucedida, continua linda, tem um carro...
A coitada da Ana, sem muito para onde correr, ela se vê é recorrendo para o livro de autoajuda "Você só será fod@ quando se sentir fod@" do coach-guia-guru TONY DINIZ! Até aqui perfeito, mas Ana descobre que vai ter um retiro no Jalapão, e que por sinal a Barbara (sua crush) está fazendo uma excursão para o encontro com Tony Diniz.
Claro que não vai ser nada fácil até chegar onde Ana quer. Um livro de "autoajuda contemporâneo" que vem pra dar um sacode em todo mundo e com muito, muito, muito mesmo, humor. Já adquiri o meu na pré venda, pois essa edição ela é uma prova sem revisão e antecipada, não vejo a hora de ver todos vocês falando dele e panfletando comigo.
Vale lembrar que ele é sáfico, que pra quem não sabe, é o romance entre duas mulheres. Muita viagem, cultura, personagens secundários cativantes... Eu poderia passar horas falando dele por aqui. Mas agora me contem, quem ai ficou animado pra esse lançamento?
Já leram os livros da Ray? 🥰🥰

site: https://www.instagram.com/p/CfKjUVFLnTo/

Ley 18/12/2022

devo me preocupar por me identificar tanto???
Ana tem 24 anos, é formada em letras, mas se sente uma fracassada. A descrição inicial que ela faz de si mesma é tão tipicamente brasileira que o livro me ganhou nas primeiras páginas, quer dizer, nos primeiros parágrafos. Ana se sente empacada. Ela é uma escritora, mas nunca teve nada publicado, trabalha em um lugar que não é feliz, mora na casa de seus pais e se sente um peso, e ainda há seu amor platônico por uma ex-colega de escola do ensino médio, Bárbara.

Mas são os problemas diários de Ana que identificam as semelhanças com nossa realidade. A personagem passa, atualmente, por uma crise em vários sentidos da sua vida. É por isso que em seu último recurso, ela compra um livro de auto ajuda, intitulado Você Só Será Foda Quando Se Sentir Foda, para tentar dar um rumo para si mesma. Ela não é do tipo que acredita em coachs da felicidade, mas precisa tentar alguma coisa.

O interessante é que o autor aparece em todos os lugares, como uma propaganda que advinha exatamente o que estamos pensando. Logo após desistir do emprego e encontrar sua crush de anos na livraria, Ana decide ir para um retiro quântico de emanação de ondas de felicidade no Jalapão. A perspectiva de Ana é tão limitada que usa o dinheiro da demissão para pagar a viagem para ela e seus amigos.

Eu não veria a escolha como uma opção viável, mas ela precisa se encontrar e está disposta a se arriscar. Ana acaba indo de carro com os amigos, Bárbara e o namorado da crush. A aventura irá fazê-los passar por várias cidades, impressionando com as belezas do país, lugares que podemos facilmente identificar.

O livro é um road trip gostoso de ler. Ele é narrado apenas por Ana, com breves capítulos que são trechos do livro de Tony Diniz, o coach da felicidade, também autor de Você Só Será Foda Quando Se Sentir Foda. É incrível a quantidade de clichês nesses trechos, que servem como uma sátira para tipos de opiniões que destacam que a felicidade só depende da pessoa. Chega a ser comum lembrar de outros tipos de livros que falam sinônimos.

O cenário da história é de um Brasil atual, pós-pandemia, o que reflete bem como a maioria está prejudicada e como fomos abalados pela época. As críticas políticas estão bem empregadas, com alfinetadas no governo atual, citando nosso cenário geral. O clima da história, apesar disso, é bem leve. A escolha de criar um cenário bastante descontraído ajuda a aplicar momentos de tensão em que precisa ser dito temas mais densos.

Os amigos da protagonista são maravilhosos, cada um tem características marcantes, que se encaixam perfeitamente na história. E Bárbara, crush de Ana, é uma mulher incrível e bissexual, que atualmente namora um youtuber. Os jovens passam a viagem se conhecendo melhor e com aventuras hilárias, incrementadas pelo panorama nacional.

Se ainda não conhece os lugares citados na história, certamente sentirá vontade de pesquisar sobre eles, ou dar uma olhada no mapa quão longe ficam. O Brasil é vasto, mas a viagem permite que possamos dar uma passada em alguns lugares encantadores, com curiosidades que surpreendem até mesmo os que moram no país. As menções não ficam apenas com os lugares, quando falo que o livro é tipicamente brasileiro, quero inteirar que me refiro a todo ele. Até mesmo os memes são mencionados, e não consegui segurar o riso enquanto identificava a maioria.

Não me admira que possamos também nos identificar com a protagonista, que se vê perdida em muitos momentos. Conhecê-la de perto ao longo das páginas é inevitável e incrível. Ela possui problemas que podem parecer distantes, mas muitos de nós já passamos.

Seu amor platônico não é uma das melhores possibilidades que podemos torcer. Bárbara está namorando, seu namorado está fazendo a viagem com eles e a tensão entre todos pode ser gritante. Ana não é do tipo que se joga, mas ela fica incomodada com seus próprios sentimentos e não ter possibilidade de ser feliz ao menos no amor.

O livro trabalha várias relações. Os amigos e crush são mais presentes perto de Ana, mas os laços familiares são constantemente mencionados. A história tem temas atuais importantes, e Ana precisa passar pelas situações para aprender melhor sobre si, seu humor ácido torna a narração melhor, por isso flui maravilhosamente bem. É uma obra que carrega traços brasileiros em todos os sentidos, portanto é uma delícia ler e poder identificar cada parada que os personagens fazem.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/10/resenha-as-vantagens-de-ser-voce.html

lolaugs 19/10/2022

se você não é swifitie, você vai se tornar
tá, vamos lá. primeiramente adorei as músicas da taylor que foram citadas nesse livro, incluindo: getaway car, all to well e cruel summer. eu nunca gostei muito da taylor mas passei a gostar depois de ser influenciada pela barbara.
não me conectei muito com a barbara, além do gosto musical.. sei que ela tem os problemas dela mas eu preferia que fosse mais desenvolvido. já em relação a ana, eu gostei muito dela, principalmente depois do erro dela. acho que isso me ajudou bastante a imaginar ela como uma pessoa que realmente existe, não só uma personagem. em relação aos personagens secundários eu não tenho muito o que falar, só gostaria que a relação entre Ana e Alice fosse melhor explorada.
o romance foi o ponto crucial pra mim, o final aberto e simplificado não me agradou muito. achei que antes do beijo não tiveram muitas faíscas (mas isso é completamente pessoal).
no geral é um livro muito bom e muito bem escrito e eu indico pra quase todo mundo, menos pra quem quer um livro que seja focado apenas no romance.

ps: odeio o tony idiotao, com certeza é calvo e tem uma caminhonete.
Amanda 19/10/2022minha estante
KKKKKKK Lara e o preconceito com calvos