Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Natalia Oliveira 14/07/2024

Não entendi o final hehehe
Eita... Não entendi o final!!! Talvez eu tenha me confundido com os nomes... hehehe...
Gostei mais da história quando ele resolve virar "mascate"

Rafael.Hofmarichte 07/07/2024

Definitivamente a escrita de Diogo Bercito é o ponto alto do livro.
A história de ?Vou Sumir Quando a Vela se Apagar? basicamente trata o sentimento de luto. Luto por um amigo ?amante?, luto pela distância de sua terra natal, luto pela saudade de sua família?
A escrita é cativante, mas a história sai de de um determinado ponto, e parece que não evolui e acaba voltando para o mesmo lugar. Como se ?tudo? o que foi escrito não fizesse sentido algum pra história.
Li sem expectativa alguma, mas ainda sim me decepcionei. Vale a leitura, está longe de ser um livro ruim, mas pra mim merecia mais desenvolvimento e uma conclusão diferente.

@somegood.books 04/07/2024

Lindo e triste, em igual medida
?Ele começou com passos curtos e lentos e então mais longos e velozes. Sentia o gosto amargo que contamina o paladar dos que sabem que estão certos e errados ao mesmo tempo e torcem para a proporção entre o bem e o mal lhes favorecer.?

Em um livro inteiro assim, com frases tão bem escritas que parecem deslizar pelos olhos direto para as boas memórias, o autor nos conta a história de Yacub, um jovem sírio que enfrenta as surpresas de seu destino e se vê de repente cruzando o oceano para desbravar a vibrante São Paulo de 1930.

Enquanto Yacub vive seus dias entre o prazer das novas descobertas e o peso das memórias ruins que nunca some por completo, nós aprendemos um pouco sobre o seu povo, sobre a construção de São Paulo e também sobre cada um de nós.

Nessa história, tão bonita quanto triste, ganham todos aquele que, como eu, a tiveram como porta para conhecer o seu talentoso autor.

02/07/2024

Vou sumir quando a vela se apagar
Nunca antes um título fez tanto sentindo ao chegar ao fim da história como nesse livro.
Que livro amado, envolvente e repleto de diversos sentimentos que podemos desbravar com os personagens que ali aparecem, em especial Yacub, um sírio que vive um doloroso luto.
Sinto que li muito rápido, queria ler mais!

Pedro3688 29/06/2024

Eu tinha comentado que a história não era tão "envolvente", mas fui me enganando ao longo do livro.

Ele é muito delicado e sensível. Você precisa entender um pouco o personagem, a época em que vive, o lugar para onde se mudou...tudo isso influencia no seu psicólogo e é triste acompanhá-lo nesse processo. Pois envolve luto, aceitação, descobertas, espiritualidade...

Confesso que no final eu fiquei angustiado por causa da escolha que o personagem teve que fazer. Mas não o julguei pela escolha. Só reconheço o quão difícil foi

Bem, é um livro para ler com calma e saborear as palavras. Eu recomendo!

Gabriel Frese 21/06/2024

E realmente se apagou...
Vamos lá. O livro em si traz um cenário do domínio francês na síria e como isso impacta a maior parte dos personagens da história e isso é feito de uma forma bem inteligente. Fica claro que o autor buscou se aprofundar nos pormenores das imigrações no início do século XX e isso é bastante explorado na história. Entretanto, gostara de ter tido um maior aprofundamento no realismo mágico e na mitologia do "jinni". Em alguns momentos o livro pareceu um pouco arrastado. O final vai alugar um tríplex na cabeça de vocês. VALE A LEITURA.

Leitora Caótica 16/06/2024

Diogo Bercito demonstra em cada página profundo conhecimento da cultura árabe e, com uma sutileza e delicadeza, conta uma história sobre demônios internos e os efeitos da culpa.
Sinto que a história poderia se beneficiar de mais páginas para que a gente conhecesse os personagens, mais tempo para as relações desabrocharem.

O luto pelo que foi deixado está mais presente na fala de outros personagens do que no próprio Yacub e quando um livro se propõe a tratar da perda, eu espero que a falta se torne mais presente.

Ainda assim, os pontos positivos foram muito maiores que os negativos. Esse livro cresceu no meu coração e quanto mais eu pensava sobre ele, mais eu percebia que ele tinha enraizado.

site: https://www.instagram.com/p/C8KYrPouxtq/?img_index=1

Fayne Rafaela 15/06/2024

A gente pensa que ninguém mais no mundo é um poço profundo. Que ninguém tem as dúvidas que a gente tem. - Jurj falava com uma seriedade atípica, apertando o braço por trás de Yacub. - Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro.

Meu deus, esse livro precisa ser mais aclamado! É de uma sensibilidade e beleza extremas, explora o amor entre dois homens, experiência imigrante no Brasil do século XX, as expectativas que criamos para nós mesmos, o controle que temos ou não sobre a vida e até onde vamos para sobreviver.

A tristeza e inocência dos sentimentos de Yacub transbordam as páginas, me senti extremamente angustiada em vários momentos e só queria que tudo ficasse bem.

Acho que o Diogo tem jeito com as palavras e espero poder ler mais romances seus. É um livro forte, bonito, melancólico e com um quê de realismo mágico que todos deveriam ler

Weine 15/06/2024

Achei o livro bem escrito, com cerca poesia e melancolia no texto, mas achei lento e essencialmente triste.

Maria8774 11/06/2024

Dói
Confesso que comecei a ler esse livro sem saber exatamente sobre o que ele falava.

A escrita é boa, mas não chega a te conquistar. O fluxo da história é meio confuso, as vezes querendo deixar coisas subentendidas.

Tem seu valor enquanto literatura nacional.

Livia 08/06/2024

Lindo, perfeito maravilhoso, tudo de bom.
Estou a dias pensando o que poderia escrever, eu simplesmente amei.
A forma até meio inocente da descrição do Yacub para as coisas é uma EXPERIÊNCIA, e que experiência!!
Não estou satisfeita com minha resenha, está simples demais, mas toda minha admiração é carinho por esta história ??

Jéssica 08/06/2024

Uma história sobre pessoas
É um bom livro que nos conta a história de imigrantes sírios que chegam ao Brasil em busca de uma nova vida, mas mais do que isso é um livro sobre pessoas e suas relações que poderiam ser e estar em qualquer lugar do mundo.

Tim 04/06/2024

Yacub viaja para o Brasil em busca de uma lembrança que não teve tempo de existir; ele viveu e detalhou uma vivência que ainda não conhecia.

Uma história delicada, dolorosa e calma, um terrível final e uma história inacabada.

Um sírio que vem para o Brasil após uma tragédia destruir sua alma e obscurecer seus sonhos por causa de um fogo perigoso.

Eu realmente desejo ver um filme baseado neste livro, um filme repleto de provocações, assim como "Challengers", mas com o toque sírio e brasileiro que ele merece. Sinceramente, nem sei o que dizer, apenas sei que amei muito e me sinto satisfeito e emocionado... assim como Yacub, sou pouco.

iammoremylrds 31/05/2024

Um livro que traz uma experiência única, podendo não agradar a todos por ter um ritmo meio lento para o seu desenvolvimento, mostrando outra cultura, um livro bem singelo, uma obra muito bem escrita além de ser fluída