Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

ana 08/01/2024

Foi uma leitura agradavel!
gostei de conhecer mais sobre a cultura dos personagens, afinal sou descendente de sirio-libaneses tambem e foi importante para eu me reconectar ela!
a narrativa é interessante, apesar de não ter entendido o objetivo/para onde a história estava encaminhando até boa parte da leitura.
não consegui me apegar aos personagens (exceto pelo Jurj, que me encantou de primeira!) e não gostei do fato de muitos diálogos terem sido apenas comentados/resumidos e não mostrados em sua íntegra.
por fim e não querendo entregar spoilers: não acredito que o final escolhido tenha sido coerente com a narrativa do personagem principal!

sobre a edição da intrinseca: a capa é linda! mas uma sugestao: seria ótimo adicionar notas de roda pé mostrando o significado de alguns termos arabes!

Sarah.Porfírio 06/01/2024

O Diogo me surpreendeu com sua escrita fluida e sensível.

Vou sumir quando a vela se apagar, é um livro que de sofrido também se torna apaixonante ao longo das páginas e história.

Uma história sobre a dificuldade de ser um imigrante, sobre perder quem mais amamos, sobre se reencontrar em sonhos que não era seu, e sobre se fazer casa em meio ao desconhecido.

Lindo!

"? A gente pensa que ninguém mais no mundo é um poço profundo. Que ninguém tem as dúvidas que a gente tem."

Jediel.Santos 01/01/2024

A vela se apagou
'Vou sumir quando a vela se apagar' retrata, de uma maneira envolvente, os sentimentos de um homem cujo mundos se colidem e se afastam simultaneamente o tempo todo. Acompanhar a montanha de sentimentos que Yacub precisa enfrentar ao longo da história e sua incansável busca por entender o porquê das coisas acontecerem do jeito que aconteceram é o que torna esse livro tão sensacional.
alberto03 01/01/2024minha estante
comecei a ler esse hoje

vasodeplantaverde 30/12/2023

Como ir do mirabolante para o razoável
Sinceramente, não é nada do que ele propaga. O livro é curto, mas parece uma tortura chegar até o final e não é culpa do escritor, muito pelo contrário, ele escreve muito bem. Acredito que tudo isso decore por ser exatamente o que o protagonista sente, uma infinita agonia. Sem contar o final, fiquei extremamente decepcionada. A premissa do livro em si é incrível, agora o problema é como foi executado.

Érica 22/12/2023

Rico em cultura, sentimentos, descrições, um belo exemplo de como a literatura nacional está vivíssima!
É um livro sobre amor, luto, escolhas, migração, colonização, amizade, amor, saudade.

Raul145 19/12/2023

Arrastado
O livro é bem arrastado, a parte 1 apresenta o problema, a parte 2 tenta desenvolver mais as personagens e talvez seja a parte mais interessante do livro. Foi o momento em q eu estava me apegando a tudo q estava acontecendo mas aí veio a parte 3 e foi ladeira abaixo! O final corre para chegar em um ponto que tenta finalizar toda a metáfora que o livro trabalhou a respeito de suas questões. Infelizmente é uma história que tem potencial mais ao meu ver não foi bem desenvolvida. Traz uma mensagem interessante mas arranha a superfície do que se propõe. Yacub é uma personagem complexa que não tem a profundidade que merece para desenvolver suas questões. 3 estrelas para não ficar abaixo da média.

Alexandre 18/12/2023

Recomendo
Esperava estabelecer uma ligação mais significativa com o livro. À medida que a história se desdobrava, meu apreço aumentava. Mesmo sem alcançar a conexão esperada, ainda assim, recomendo o livro.

aeviiin 10/12/2023

Um final talvez desnecessário
Eu fiquei muito curiosa sobre a história do Yacub, me conectei com as dores dele e a forma como a história foi contada, mas me frustrei com o final do livro, parece que roda jornada que ele fez foi em vão e que ele voltou pro mesmo ponto de que saiu.
Raul145 19/12/2023minha estante
Acabei de ler e eu tive exatamente a sensação que você descreveu.

aeviiin 16/01/2024minha estante
Foi uma das sensações mais frustrantes que já senti lendo um livro, juro. Foi uma jornada tão dolorida, tão difícil, mas ele passou por tudo e aí jogou tudo pra cima e voltou pro começo. ?

Maju Deolindo 07/12/2023

A vela apagou
Queria ter gostado mas achei o livro chato, muito triste e não consegui me conectar e nem torcer para as personagens.

mushroomdooms 05/12/2023

sobre a distância com ânsia de estar sempre perto
o luto é para mim o tema principal desse livro, com uma parte de fantasia e romance. foi um dos melhores livros que li na vida, sem dúvidas, o final é dilacerador, muitíssimo triste.

incrível, de verdade. não esperava que fosse tão bom.

mallie 01/12/2023

Viva a literatura brasileira
O 5 estrelas mais 5 estrelas que eu já li na minha vida. Que livro lindo, que história linda, que espetáculo. Descreve tantos sentimentos e também não deixa claro todos, mas você consegue identificar em uma única frase. É surreal de bom, não existe nada mais impactante na leitura você ser impactado com um choque cultural muito grande, mas também uma identificação com o personagem. Enfim virou um dos meus favoritos

Kurth 28/11/2023

Não Não Não Não Não Não
Não é possivel.
Qual é a dificuldade de deixar o rapaz ter um pouquinho de paz na própria vida?
A primeira parte um foi muito bem ambientada, apesar da sinopse do livro, cheguei a duvidar que Yacub realmente sairia da Síria.
Durante a segunda parte, já no Brasil, estava muito esperançosa quanto aos meus planos idealizados para Yacub.
A terceira desceu rasgando pela garganta, quase desisti de finalizar o livro.
Acredito que essa obra disse muito sobre a culpa e o perdão.
Depois de toda jornada enfrentada, gosto de crer que, finalmente, Yacub tenha encontrado o perdão.
Não sei o que concluir.

jhunior 26/11/2023

Mel e aguardente
A jornada de Yacub me faz refletir sobre o peso da culpa que impomos sobre nós quando a vida nos surpreende e nos tira a esperança e os sonhos que queremos realizar. Esse peso pode nos levar a uma jornada que nos trará respostas, mas também podem te impedir de viver uma nova vida especial. Ao final tudo que importa é a paz que pode ser obtida para a alma, mente e coração ao poder concluir seus objetivos. Para alguns é o ir e ficar. Para outros vir e voltar.

A escrita do Diogo Bercito é encantadora e sensível. Eu lia e podia ver e sentir as emoções e ações do nosso protagonista. Mas como disse chico felitti: este romance é mel e sangue na mesma medida. Saio dele apaixonado.

Ps.: Jurj e suas orelhas de abano. ??

Marina 25/11/2023

Não gostei, mas não por ser mal escrito nem nada, acho que só não é uma história das que eu gosto, não consegui me envolver e fui lendo bem por cima pra conseguir terminar

Matheus Sobral 09/11/2023

Então?
A leitura é leve, fluida, cheio de sentimentos envolvidos. Me despertou certa curiosidade nos primeiros eventos. Principalmente na ?parte 1?.

A ?parte 2? me fez criar outra ambientação, mas que precisava de um melhor desfecho, muitos dos acontecimentos não chegavam a um ponto, tudo era muito aberto. Isso me incomodou. Não é uma narrativa comum, mas que tem seus motivos (?).

Fiquei perdido com a pressa que o livro toma na ?parte 3?. Poderia ter sido melhor desenvolvido, apesar de bem escrito. Corrido demais, o objetivo do livro toma uma conclusão um pouco?vaga? Sem muitos motivos de ter acontecido.

Gostei de TODOS os personagens, mesmo que alguns muito pouco desenvolvidos, acredito que foi uma escolha do autor (?).

Da pra tirar muitas ideias de um jeito metafórico, mas criticamente falando, faltou alguma coisa que me decepcionou.