Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Moih 13/07/2023

Luto
Queria tanto que esse livro tivesse umas mil páginas. Mesmo sendo curto foi uma história muito bem contada mas queria um pouco mais.
Tratou o amor como um sentimento que pode ser doloroso depois da perda. E a constante sensação de que não há mais sentido na vida sem ser a dor e a solidão. Muito tocante estou em prantos.

Camila1856 10/07/2023

Fogo, culpa e tristeza.
Quanta sensibilidade na escrita. Uma história recheada de desejo, Amor, culpa, luto e tristeza de uma forma fantástica.

Bruna 05/07/2023

Vou Sumir Quando A Vela Se Apagar
Queria que a história fosse um pouco mais detalhada e maior? o autor tinha tantos assuntos e caminhos diferentes pra abordar nessa história. Achei muito curtinho e resumido, mas, num geral, é uma escrita bem gosta e fluída pra se ler.

Lari439 02/07/2023

Gostei muito da forma que o autor trata o luto, a tristeza e a culpa.

mas infelizmente sou mais contente com finais felizes, e apesar de entender o que o autor quis passar, o final desse livro acabou comigo.

DaniloVeronezzi 25/06/2023

Introspectivo
É um passeio pelos medos, anseios, questionamentos, inseguranças, desejos e tristeza do personagem. É uma leitura muito introspectiva. Me apaixonei pela história. Foi uma experiência muito boa ler esse livro. Eu recomendo! ??

Luana1208 16/06/2023minha estante
nossa que resenha maravilhosa! deu muita vontade de ler o livro.

Helder 13/06/2023

Introdução sobre a imigração libanesa no Brasil
Vou sumir quando a vela se apagar me ganhou pelo título e pela capa, além da estranheza de ser um livro nacional lançado pela Intrínseca.
O livro traz uma história até singela, narrada por Yacub, um rapaz nascido e criado em um vilarejo na Síria, onde trabalha no campo, sempre junto com seu amigo de infância Butrus.
O livro é dividido em 3 partes e se passa no início do século XX quando alguns países árabes eram controlados pela França, que tratava os países como colônia extrativista.
Na primeira parte, conhecemos o vilarejo, já pobre, e que começa a sentir o efeito forte da Imigração, pois devido a pobreza local, muitas famílias estão deixando suas casas e migrando para a América, onde aparentemente existe um mundo muito melhor a ser descoberto.
Yacub e Butrus sempre consideraram estes migrantes como traidores, até Butrus receber uma carta de um tio dizendo que a vida no Brasil é muito melhor, e se oferecendo para recebê-lo já com um emprego por aqui.
A descoberta desta informação traz um certo ressentimento na relação dos amigos, principalmente a Yacub, que sabe que tem sentimentos mais fortes por Butrus e já passa a se enxergar sozinho naquela região.
Porém, a vida não é tão reta e previsível, e o destino traz um grande revés para estes amigos e, no fim, quem acaba indo para o Brasil como uma fuga para esquecer o passado é o jovem Yacub.
E começa aí a segunda parte do livro, já que Yacub nunca teve o objetivo de vida de sair do seu vilarejo. E ele é um rapaz tão simplório que sempre trabalhou na terra, então não sabe nem ler nem fazer contas.
Dá para imaginar um árabe analfabeto de 19 anos chegando ao porto de Santos no início do século XX??
E é com este personagem que o autor Diogo Bercito nos mostra um pouco da relação dos imigrantes em SP no início do século, onde temos principalmente a colônia árabe que de acordo com o livro foi se ajudando e montando a colônia libanesa até hoje muito forte no comercio de SP. Diferente de outros livros mais dramáticos, neste livro Yacub encontra pessoas legais em seu caminho e aos poucos parece que ele vai se encaixando na nova realidade deste novo país.
Mas Yacub traz uma dúvida associada a antigas tradições árabes que são os Jinns, ou os gênios, tipo o Genio da Lâmpada de Aladim, que assim com todo folclore “disneyficado”, não são seres tão bonzinhos quanto nos desenhos da Disney.
E temos ai a terceira parte do livro, onde ele precisa enfrentar esta tradição para encontrar seu lugar.
Este assunto até é interessante, mas para mim tirou atenção da história que podia ter ficado focada somente na história da migração.
Mas como um primeiro romance, dá para dizer que vale a pena ficar atento e literatura de Bercito.

Jhonys 10/06/2023

Yacub, eu gostaria de te abraçar!
Esse livro me pegou antes do terceiro capítulo. fazia tempo que eu não lia um livro tão sensível, que a dor do personagem fosse tão crua e real. e foi exatamente isso que eu encontrei ao ler Vou sumir quando a vela se apagar. toda a trajetória, a história e a cultura me prendeu de uma forma muito emocional. ouvir depois o que o autor falou do livro também me deixou muito feliz. esse livro é muito importante e com um final de ficar alguns minutos parado sem saber o que fazer. queria mais páginas!

Karol.Braz 10/06/2023

Que leitura prazerosa!
Adorei a história de Yacub, desde o início até a decisão final do nosso protagonista. Fiquei com gostinho de quero mais só da primeira parte, queria mais sobre ele e Butrus. Mas, o jeito que o autor resolver contar a narrativa ficou tudo bem encaixadinho.

Fê Aljarilla 07/06/2023

Por quê?!?!?!?
Ainda não aceito esse final! Acabou comigo!
Na verdade todo esse livro acabou comigo... Quando eu achei que tudo tinha se resolvido e que tudo ia ficar bem, vem a parte 3 e me destroça.

Que leitura deliciosa, sensível, delicada. Apesar de ser um livro menor do que a média, eu me apeguei muito rápido a todos os personagens e me vi querendo mais, muito mais de todos eles! Ainda quero!!! Eu estou simplesmente apaixonado pela história e com certeza vai ficar na minha cabeça por um tempo, martelando, aquela decisão final.

Queria poder esquecer que li, para ter a sensação de primeira leitura.

@tatysturnick 04/06/2023

Não esperava nada.. Ganhei tudo!
É uma obra que nos leva a refletir sobre questões fundamentais da vida. O livro mergulha em temas como identidade, confiança e busca pela felicidade, através de uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas.

Apesar dessa busca, este é um livro muito triste e repleto de camadas, que a cada uma você se sente mais ligado aos personagens complexos e sentindo suas dores de forma tão única, que te faz refletir sobre as próprias nuances da vida.

A escrita pode ser difícil no começo, mas logo você se vê envolto e totalmente transportado para o mundo que ele propõe, que é capaz de sentir o cheiro do suor e imerso na cultura (na qual o autor faz com maestria a junção de gestos com a cultura Síria).

Afinal, quem consegue descrever a morte com essas palavras, te deixa totalmente preso em qualquer ato.. "Butrus fora embora. Não para o Brasil, mas para aquela escuridão da qual ninguém volta, ninguém manda cartas. Ninguém enriquece."

É um livro que eu não esperava nada, mas que entregou tudo e mais um pouco. Um livro que não precisou descrever todos os sentimentos envolvidos, você consegue sentir e identificar em um único "ele sorriu". Ali, você consegue sentir as quinhentas e uma sensações que vem com essa simples frase, sem precisar-lhe acrescentar mais nada.

Este livro é uma escolha certa para aqueles que buscam uma experiência literária que vai além do entretenimento superficial.

Recomendo um milhão de vezes.
Luzimari Corso 05/06/2023minha estante
Que lindo!!! ??

Ronil 31/05/2023

Éeeeeee mais ou menossss
Definitivamente bem escrito. Um grande passeio pela mente de Yacub, um meio estranho.
O livro é bom, mas, para mim, não passa disso. Sem muitos acontecimentos, sem muitas engenhosidades. É um livro pequeno, simples e bom.
O meio-final desse livro me deixou muito confuso, pois eu não entendi a necessidade de fazer o que o autor fez. Eu NUNCA imaginaria o final que esse livro tem, o negócio é que isso não é um elogio.