Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

julianii 06/09/2023

é um livro melancólico e sensível. achei bem ambientado e gostei da escrita. senti falta de alguma coisa que eu não sei exatamente oq?? mas no geral é um bom livro
Jackcoriolano 27/09/2023minha estante
Melancólico é a palavra, exatamente.

Kaique.Floquet 31/08/2023

#005 | Vou sumir quando a vela se apagar

Então, eu acho que eu sou uma pessoa que não gosta de livros poéticos e filosóficos, sinto um sentimento de tédio crescendo absurdamente em mim, acho não, tenho certeza.

Por mais incrível que pareça eu gostei desse livro, grande parte por causa dos romances e me fez viajar à lugares que não conhecia.

Yacub (protagonista), descobre o quanto o amor dói, o que dá a sensação de como fogo queimando sobre sua pele? assim como jinni, um personagem que é protagonista e também não, é complicado.

Eu gostei, mas não foi um livro reflexivo sobre a vida e amar alguém antes que se vá, pra mim foi como assistir um filme da sessão da tarde, são bons, mas não incríveis, são legais, mas não reflexivos, entende?

Só não dou 4 estrelas, justamente por livros poéticos não ser minha praia, mas foi uma leitura boa e tristíssima.

Eu demorei um pouco pra ler esse livro, procrastinei um pouco justamente pela história e seus rumos.

bobbie 30/08/2023

Não me entendam mal.
Este é um livro bem escrito. É um livro singelo. É relevante em seu retrato da cultura dos imigrantes sírios e libaneses na São Paulo do começo do século XX. É bem sucedido na pintura do amor juvenil puro e casto, na descoberta do desejo, do toque, da vergonha e do medo; trata, obviamente, do amor homossexual. Mas ao chegar ao final da história, fica aquele gosto na boca que reclama: "Tá, de onde até onde essa história me levou?" Trata da dor da descoberta do amor proibido logo seguida da dor da perda desse mesmo amor, de modo brusco, violento. Trata de fuga, de sede por respostas, da cultura dos imigrantes retratados. Mas ainda assim, falta. Falta alguma coisa.

Estante do Papai 28/08/2023

Belo pela cultura...apenas
A historia traz muito sobre os refugiados vindos ao Brasil. Me lembrou um pouco do caçador de pipas, com termos em árabe, relacionamento entre amigos q se separam.
Apenas não me prendi a ideia central do enredo... a mistura entre o natural e o espiritual (que amo tanto) nâo me fez satisfeito. Tao pouco no final

Steffani5 26/08/2023

Não foi pra mim, mas relerei depois
Como dizer que não gostou de uma história porque não terminou como você queria?

O livro não é gostoso de ler, é duro, porque em cada página existe o peso que Yacub leva no peito.

Queria ver uma jornada de evolução do personagem passando pelo luto, mas ele não evolui. Ele inicia e termina abraçando a dor.

Não consegui ser absorvida pra dentro das descrições que o autor fez. Mas, esperei o tempo todo por coisas boas que ficam facilmente na vida desse personagem, não vieram.

Sinto que preciso reler em algum momento.

babsismore 24/08/2023

MEU DEUS PQP
Como assim???? Meu deus que livro perfeito, lindo, poético, te faz pensar na vida, na dor, se vale a pena, TE FAZ PENSAR EM TUDO! Eu me emocionei de vários modos, me preocupei com cada personagem, MEU DEUS QUE LIVRO BOM!!! O final eu entendi mas não entendi, culpa minha pois sou meio burrinha, MAS MEU DEUS QUE DOIDERA DE LIVRO, BOM DEMAIS!!!!!!

llooaw 20/08/2023

Q livrinho em
"Yacub se irritou. Não com Jurj, mas com as coisas que ele não conseguia gritar."

Levei muitos pontos em consideração antes de avaliar esse livro, mas o que principalmente me afetou foi a dificuldade que eu tive de continuar ele (2 messes pra mim é um sacrifício), isso normalmente me faria dar uma nota bem menor mas a sensibilidade do livro não me deixou, marquei muuuuita coisa nesse livro pois as frases são apaixonantes e conseguem transmitir perfeitamente a visão do personagem e seus sentimentos, sem falar no final que ainda me choca, acho que eu facilmente vou reler este em alguns anos.

Gigio 17/08/2023

Vou sumir quando a vela se apagar
Fui arrebatado por esse livro. Um texto melancólico e sensível que trata de amor, amizade, cumplicidade, perda e luto. A relação de Yacub e Butros, é linda demais, e a dor da perda não tem tamanho. Yacub tem dificuldade para colocar em palavras seus sentimentos, mas é muito transparente, e foi lido por Jurj desde o primeiro encontro. Jurj é outro personagem apaixonante e que vai mostrando aos poucos a sua grandeza. Como pano de fundo, temos a imigração Síria, Libanesa e Turca para o Brasil, deixando para trás sua terra, sua família e todas as suas referências, com a esperança de um dia retornar em melhores condições financeiras, mas com o sentimento de que provavelmente isso jamais ocorreria. É uma história triste, mas também muito linda. Toda vez que eu previa que algo ruim aconteceria com Yacub, era apenas mais uma demonstração de acolhimento e amizade de seus compatriotas. Saí com sentimentos conflitantes dessa experiência, de um lado com o coração destroçado, e por outra com o coração aquecido.

"Ele não tinha imaginado nada quando pensou na vida no Brasil. Tinha visto apenas uma ausência dolorosa."

"A gente pensa que ninguém mais no mundo é um poço profundo. Que ninguém tem as dúvidas que a gente tem. - Jurj falava com uma seriedade atípica, apertando o braço por trás de Yacub. - Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro."

"Não - disse Yacub. - Estou assim porque, vendo vocês dois juntos, sinto que sou pouco. Que tenho pouco a oferecer."

"Sinto que tenho pouco a oferecer para você, Jurj. Estou morto por dentro."

"As pessoas partem. Todos perdem quem amam. Rios secam e montanhas ruem, pensou. Essa é a história do mundo."

Cassio.Santos 13/08/2023

Un drama lindo
Muitíssimo bem escrito. Parabéns ao autor. Sóbrio e ciente da ancestralidade dele e de nosso país. Nós perseguimos nossas memória ou elas nos perseguem?

Planells 12/08/2023

Quem nunca amou em silêncio e perdeu um grande amor?
Um livro que trasmite uma profunda tristeza e vazio a traves da jornada de seu personagem principal; é como se a dor e o vazio que ele sentisse fosse palpável. A mensagem do livro é concisa, nele o autor narra sobre a migração de sírios e libaneses ao Brasil em busca de um futuro melhor longe de sua terra e cultura, longe de seus parentes aos quais, provavelmente, nunca voltarão a ver e a terra que nunca voltarão a pisar. A historia também aborda sentimentos de luto, de perda, de escolhas dolorosas e de amar em silêncio.

Uma das minhas passagens favoritas: ?Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro.?
@tatysturnick 12/08/2023minha estante
Meu livro favorito da vida. ?

Cris100 06/08/2023

A vela apagou?
O livro é bem escrito e fala de assuntos interessantes, como a imigração de sírios, turcos, espanhóis ao Brasil. Além disso, retrata a vida dura e as desesperanças dessas pessoas. O problema é que achei um livro muito melancólico e pra baixo. Não foi pra mim.

Nadia 01/08/2023

Poético
Um livro que narra as dores do personagem de forma tão profunda e tão poética que é impossível não sofrer junto.
Só queria que tudo ficasse bem, e que Yacub tivesse esse fardo tão pesado retirado de sua memória, e que a vela iluminasse um novo recomeço, uma nova trajetória.

Nicolly392 18/07/2023

Não sei o que pensar
Quando comecei o livro, esperava uma obra de realismo mágico(o que de fato é). Mas esse mágico demora tanto a aparecer, e eu me apeguei tanto ao "real" que quando a magia realmente aconteceu eu preferia que não tivesse acontecido.
O final me abalou de diversas formas, e eu fiquei especialmente irritada.
É um livro curto, mas não é um livro rápido. É em boa parte mais monótono, não de um jeito ruim, é só uma característica.
Me apeguei ao vazio do Yacub, como alguém que também sente esse vazio, e me partir o coração a ideia dele de estar "morto por dentro". Todo mundo já diz que é um livro sobre luto, e culpa, e medo e amor. De fato é, mas o final, veja bem, todos os meus problemas com esse livro são sobre o final, é amargo. Não que necessariamente o livro precisasse ser doce, só que poderia ser menos amargo.
Diogo Bercito eu gostaria de te dar um aperto de mão, lhe parabenizar pelo trabalho e também dois tapas na cara pelo o que esse livro me causou, é isso.

LAvia 18/07/2023

Todos perdem quem amam.
O livro é LINDO, a narrativa é MARAVILHOSA, a escrita é MAGNÍFICA eu não tenho palavras o suficiente pra demonstrar a magnitude da beleza desse livro, só se tem noção do quanto é belo quando se lê