Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Jackcoriolano 27/09/2023

Vou sumir quando a vela se apagar (Diogo Bercito)
Vou sumir quanto a vela se apagar, de Diogo Bercito, publicado pela Intrínseca, é um realismo mágico que traz elementos culturais da Síria e a imigração de árabes, turcos, sírios e conterrâneos no Brasil. Achei interessante o resgate dessa característica histórica do nosso país, a miscigenação é uma marca do povo brasileiro, porém ainda não havia lido nada sobre os imigrantes do oriente médio.

A história começa mostrando uma amizade que se desenvolve para algo mais intenso entre Yacub e Butrus, em meio ao sonho de Butrus migrar para o Brasil e a resistência à ideia e apego às raízes, talvez por imposição das tradições, de Yacub. O autor traz discussões sobre os conflitos do país, oprimido pelo domínio francês e incita a pesquisa sobre as diversas invasões e embates sofridos pelos países nessa região.

A história é melancólica, fala sobre perdas, sobre laços familiares, tradições e crenças, busca pelo autoconhecimento e como podemos mergulhar em nós nos momentos de grandes tristezas.

A escrita é fluída, porém o desenvolvimento da história é lento, marcado pelas dúvidas, questionamentos e culpa que Yacub carrega; ele decide viver uma vida que não é a sua e no Brasil conhece Jurj, Remédios, tio Mikhail e outros personagens que, de uma forma ou de outra, colaboram para o desfecho das escolhas de Yacub.

Camilla 26/09/2023

A saudade do refugiado
Eu não me conectei muito com a leitura de início, em alguns momentos fiquei até meio perdida. Eu achava que Yacub estava sendo um pouco egoísta com seu amigo, Brutus.

No entanto, na primeira parte do livro quando uma tragédia acontece, foi como se eu estivesse vivendo aquilo. Consegui sentir a dor e ao longo do livro consigo sentir o quanto essa dor perdura em Yacub.

Um livro que retrata saudade, refúgio e luto. Que aborda 3 temas que são difícil de falar e o autor consegue trazer isso de uma que é como se eu estivesse vivendo aquela situação.

Eu não esperava muito do livro, mas fui muito supreendida. Eu amei Yacub, posso dizer que senti todo o seu sofrimento ao longo da leitura e as vezes, ficava até angustiada por ver esse sofrimento. Me tornei amiga de Yacub.

Leiam o livro, vale a pena!
E aqui a gente aprende que há 3 palavras que são difíceis de buscar tradução - saudade, luto e refúgio!

Claudia 24/09/2023

Acabei de terminar a leitura e estou aqui pensando o que escrever para a resenha.
Gostei do livro? Sim, estou encantada com o realismo mágico. Encantada com o personagem principal.
Nem todos os personagens precisam se aprofundados. A história é de Yacub!
Leiam e se encantem

juliadeletras 24/09/2023

Até onde você iria por causa do passado?
A escrita desse livro é incrível. Super fácil, fluida e segue uma linha de raciocínio muito, muito boa! O enredo também é muito bom e foi maravilhoso acompanhar o Yacub e suas questões ao longo dessa história.

Yacub é um personagem muito real, muito palpável. Tudo o que ele sentia, eu conseguia sentir também. Os medos e as inseguranças, a determinação, o sentimento de culpa. Tudo isso foi feito de forma excepcional.

Contudo, não senti isso para os personagens secundários em maior ou menor escada. Jurj eu consigo ver um desenvolvimento melhor, mas personagens como o tio de Brutus, a espanhola e etc já ficaram mais de plano de fundo, só um empurrãozinho para a narrativa andar.

Às vezes no meio do parágrafo tem alguns diálogos, mas não tem bem travessão, nem aspas pra indicar que é uma fala e isso me atrapalhou um pouco.

É uma história muito dolorosa por diversas questões. A ocupação da França, a pobreza, a esperança de uma vida melhor num outro continente, a dor que o luto traz, a culpa pelo passado que destrói as vivências do presente. Não me doeu a ponto de me emocionar, mas senti um nó na garganta em algumas partes.

Eu achei que é uma história meio que de realismo mágico e eu amei muito isso. A busca incansável pelo djinn e por respostas. O encontro entre eles e as consequências. A mistura de folclores. Simplesmente incrível.

É um livro muito bom e eu super recomendo a leitura.

Kleilson.Torquatto 19/09/2023

Melancólico e emocionante
É uma leitura bem fluida e simples, sem firulas e sem ser cansativa, mas achei que o autor deveria ter se aprofundado mais na história de alguns personagens secundários, ficaram algumas pontas soltas e uns diálogos bem rasos. Fora isso tem uma escrita fácil que aguça a curiosidade de saber o que irá acontecer nos próximos capítulos e emociona em algumas partes.

É uma história de jornada e auto conhecimento, pautada nos afetos, no medo de lidar com os desejos e a capacidade de tomar para si o seu próprio destino.

É uma leitura boa, mas esperava mais.

Felipe 19/09/2023

Escrita impecável
Vocês se odeiam? Temos uma obra de arte aqui é ngm tá dando atenção?

A escrita aqui é muito boa, LEIAM
Sarah587 19/09/2023minha estante
Arrependida de não ter comprado ele por 10 reais na bienal ?

ironyas 19/09/2023

O jinni de cada um ...
Meu deus, que história bela, carregada de sentimentos humanos tão precisos que é impossível não se deleitar com a trama, de sentir o yacub na pele.
uma história de amor, de dor, de amor novamente, de culpa, de esperança, de luto, de superação, de raiva e medo..tocante demais.

mmlyces 16/09/2023

É um livro muito impactante e bastante poético que narra a dor dos personagens assim.
Só queria que Yacub conseguisse superar tudo o que ele passou com um novo amor.Mas entendo sua escolha final.

arqueofarias 15/09/2023

Uma bela historia sobre amor, amizade, identidade e sobretudo memória.
Gostei bastante dk início, a amizade do protagonista com o Butrus, e também o final, com o retorno do protagonista as suas origens e a dúvida acercas das memórias e esquecimentos sobre suas vivências na Síria e no Brasil.

Letícia 15/09/2023

Vou sumir?.
Eu não tinha opinião nenhuma até chegar no último capítulo. Tava lendo meio assim sabe, mas quando chegou no último capítulo eu fiquei doida kkkk. A parte dele ter que escolher entre uma memória e outra me pegou demais, achei intenso. É um livro sem grandes acontecimentos, sem plot, sem nada praticamente, porém tem algumas frases impactantes, cheguei a grifar algumas até.

Karina.Rocha 08/09/2023

Ardeu
"Vejo você chorar de noite cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar até mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro."

Sofia124 07/09/2023

O livro é bem escrito, grifei várias frases, mas não me causou nenhum sentimento muito forte. a premissa é interessante e a leitura é fluida.

hazel 06/09/2023

é um bom livro em questão sobre a migração de um ser a brasil , podendo ser ele árabe ou n, mas achei o livro um pouco raso em algumas abordagens que ele traz mas não se aprofunda