A Natureza das Bruxas

A Natureza das Bruxas Rachel Griffin

Resenhas - A Natureza das Bruxas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

_Nay_ 18/02/2023

Eu amei o livro, e um livro muito bom, quando ouvi falar do livro já queria ler.
Quem já leu sabe o quanto é bom

Angel L 17/02/2023

Cheio de frases impactantes
Livro muito gostoso de ler, com capítulos curtos e que da vontade destacar quase tudo. Todo início de capítulo vem com uma frase muito amor!! Tem uma história envolvente, apesar de não ser tão "óoooóó, que tudo". Vale a pena a leitura, é fácil se conectar com situações que a personagem passa, com os pensamentos dela.

Bruna.Nunesx 16/02/2023

Foi razoável
Foi uma leitura boa mas muito lenta e fiquei cansada de lê!
Não teve como eu terminar porque a leitura foi muito bastante lenta...
Eu acho que coloquei muitas expectivas nesse livro! ?
???

16/02/2023
Bandeira3 25/06/2023minha estante
Me deus um pouco de vontade de ler, eu também crio muita expectativa em livros com bruxas kk

Lediani0 07/02/2023

A natureza das bruxas
Clara é uma bruxa atemporal, e seus poderes, os quais ela não consegue controlar, colocam em risco mortal aqueles que ela mais ama.

Conforme seus sentimentos crescem e se intensificam, ela se vê forçada a se isolar e, em última instância, a escolher entre a magia, o amor e o planeta, uma vez que somente ela pode salvar a Terra da destruição.

Neste, que é o livro de estreia da autora, encontramos uma discussão sobre pertencimento e autoconhecimento, assim como a importância de se dar uma nova chance e sobre todos os tipos de amor.

Com protagonistas mais jovens, a narrativa é bem simples e fluida, o que torna a abordagem dos temas discutidos mais leve.

Uma ótima leitura, rápida para intercalar entre leitura mais densas e que dá aquele quentinho no coração.

Queria Estar Lendo 04/02/2023

Resenha: A Natureza das Bruxas
A Natureza das Bruxas foi uma leitura que me agradou e desagradou de maneira equilibrada. A estreia da autora Rachel Griffin tinha muito potencial, e acabou não alcançando todo ele. A história de uma bruxa atemporal em um mundo onde bruxos protegem a humanidade do colapso.

Na trama, Clara é uma bruxa atemporal, e está lidando com uma perda trágica. Nesse mundo, as bruxas coexistem com os humanos. E usam seus poderes de estações climáticas para equilibrar a natureza abalada pela ânsia humana de conquista e avanços modernos. Bruxas atemporais são especiais porque, diferente das outras, conseguem usar os poderes de todas as estações.

Clara, no entanto, não quer mais isso. Ela causou a morte da sua melhor amiga, e também dos pais, em um acidente ao se descontrolar. Tudo que ela quer é se livrar dos poderes que tanto tiraram dela; mas não antes da escola tentar uma última alternativa de treinamento. Porque o mundo está cada vez mais próximo do colapso, e eles precisam da bruxa atemporal para salvá-lo.

"Quando a última coisa que resta é a magia, quando isso é tudo que sobrou para você se apoiar, vai aprender a respeitá-la."

A Natureza das Bruxas me conquistou pela premissa, por ser uma fantasia adulta em volume único, e pela capa. Até uns 30% do livro, as coisas estavam caminhando bem; era uma história lenta, mas cativante. A protagonista tinha dilemas interessantes, os coadjuvantes ofereciam ótimas cenas, a lore fantástica me manteve fisgada.

Mas, chegou na metade e passou dali, foi só ladeira abaixo. O plot do começo do livro continuou o mesmo até o final. A protagonista viveu os mesmos dilemas e dramas das primeiras páginas da história, sem subir qualquer degrau de desenvolvimento como personagem. Os coadjuvantes foram o que mais salvaram a história - Sang e Paige, principalmente.

A Natureza das Bruxas se prendeu demais no medo da protagonista e esqueceu que precisamos sentir a evolução da sua jornada durante a história. Não teve nada disso até as 30 páginas finais, quando a autora tirou um deus ex machina bruxo diretamente do nada. E resolveu o conflito principal, aquele que se arrastou até não poder mais, com um passe de mágica que mais pareceu lorota.

Eu estava esperando uma história mais lúdica e poética, por causa da promessa que a sinopse faz. Uma coisa muito mais sobre o inexplicável da magia, e o poder da natureza. Acabou que a parte do worldbuild desse mundo foi só... Legal. A autora perdeu tanto tempo com uma protagonista xoxa e capenga que acabou desperdiçando o mundo em que ela existia.

Clara foi, sem sombra de dúvidas, uma das protagonistas mais chatas que li em 2022. O luto e o processo de entender e viver com ele deveriam ter sido emocionantes, mas foram monótonos. O fato de o livro já começar nos contando o que aconteceu com a melhor amiga e os pais da Clara tirou a tensão e o suspense que poderiam ter sido criados em cima disso; acabou caindo naquela onda do "show, don't tell" que me irrita tanto em fantasia.

"Há tantos tipos de amor quanto há estrelas no céu."

Ao contrário dela, por sorte, os coadjuvantes brilham. Paige, sua ex-namorada, é maravilhosa. Ela me representou 100% em todas as cenas, de saco cheio da estupidez da Clara e do seu egoísmo mascarado como sofrimento.

Sang, o bruxo da primavera que vem para ajudá-la na escola, é o meu amor todo. Ele é empático, entrega seu coração às situações, sempre se coloca no lugar do outro para entender o que está acontecendo; ele é a representação perfeita de uma tarde de primavera, em todos os sentidos mais positivos.

A Clara não merecia ele. Mas, quando o plot girava em torno do romance, eu conseguia suportá-la. O casal nasce aos poucos, desabrocha do estranhamento para o companheirismo e amizade. Os dois se tornam importantes um para o outro, e eu gostei de como a autora trabalhou a solidão da Clara nesses momentos. Só não gostei de como ela foi estúpida quando uma conversa poderia ter resolvido tudo.

A Natureza das Bruxas teria funcionado mais se fosse um YA.

Num contexto geral, foi um livro bom. Ele poderia ter sido espetacular, mas deixou escapar muitas oportunidades, repetindo discussões e monólogos internos em momentos que pediam por evolução e crescimento. O final é abrupto, e se pendura em uma resolução que aparece... do mais absoluto nada. O famoso "tirou da bunda".

Apesar de todas as críticas, eu ainda acho que é um livro interessante. As discussões sobre como a humanidade tem devastado a natureza em benefício próprio, e como o colapso do mundo natural é eminente, tudo isso é muito atual. Assustador, também, porque é a nossa geração e as próximas que vão viver o que o mundo capitalista deixou pra gente. Se não dermos um passo à frente para tentar salvar o que resta, não vai restar nada - como é o caso que a protagonista vive aqui.

"Palavras são poder. Use-as."

A Natureza das Bruxas é um livro ok. Poderia ter sido ótimo, mas acaba escorregando em promessas e numa repetição monótona. Entrega um romance muito querido, e um final fechado com a promessa de desenvolvimento que eu gostaria de ter visto no próprio livro.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/02/resenha-natureza-das-bruxas-rachel.html

henriuwu 04/01/2023

primeira leitura do ano e a pior da vida
UGHHHHH TUDO É EXTREMAMENTE IRRITANTE. vendem esse livro como uma fantasia e quando você vai ler você se pega num romance água com açúcar onde essa garota toparia acabar c o mundo pra ficar com esse homem. tudo é extremamente conveniente pra clara e me surpreende a maneira que a escritora conseguiu ser terrivel em tudo que ela se propôs a fazer nesse livro. surpreso que a rocco teve coragem de trazer essa merda e ousar vender como fantasia sem mencionar na sinopse o quanto é um romance chato e frustrante de perder tempo lendo

Bia 31/12/2022

Resenha - A Natureza Das Bruxas

Entrei para essa história esperando nada. Foi uma leitura pega de forma bem aleatória, foi de momento. Comprei o e-book na promoção da BF e aproveitei pra já logo ler. Entrei 100% no escuro sem ter lido a sinopse ou procurado qualquer informação sobre o livro. 0 expectativas. Porém acabei vendo algumas notas (sem ler resenhas) dos leitores que leram e vi que muitos deram nota média. Após concluir o livro fui ler diversas resenhas, e percebi que muitos esperavam algo grande desse livro, algo mais, algo maior... E não é isso que o livro vai entregar.
Realmente A Natureza Das Bruxas não traz uma história muito relevante e com grandes acontecimentos. Não é aquele tipo de livro que irá trazer muito, pelo contrário, o livro só traz e foca em uma única coisa: a aceitação.
Entendo aqueles que não gostaram, é um livro onde 99% é apenas a protagonista treinando seus poderes e vendo do que é capaz, e isso acaba se tornando maçante e uma leitura arrastada, o 1% restante é a conclusão final do livro. Existe essa ameaça que ronda o livro inteiro, para no final ser algo resolvido de forma rápida e simples. Mas ao meu entender, percebi que o livro não trazia como foco esse grande acontecimento, por mais que seja algo falado o tempo inteiro... Para mim nunca foi sobre isso, era sobre outra coisa. Para mim a autora quis passar uma mensagem. Era sobre os sentimentos de medo e reclusão da protagonista.

Clara é uma protagonista atemporal (uma bruxa rara e muito poderosa que controla todas as quatro estações). Esta tentando aprender a controlar o poder que tem e que tanto teme, pois ela já matou e machucou pessoas muito próximas a ela. E por conta disso a solução que ela achou (e a escola onde treina apoiou) era se excluir, se afastar de todos para evitar criar qualquer sentimentos que possam acabar lhe conectando a pessoa e assim sua magia agir descontroladamente.
Clara é um pouco neutra de tudo e todos, odeia a sua magia ao ponto de se odiar as vezes. Ela não se sente digna de amar ou ser amada. Ela é um ser humano que quer, que deseja muito ter a experiência de vida como qualquer outra pessoa, mas sabe que se se deixar sentir, alguém pode sair ferido ou morto da história. Ao longo da história percebemos que Clara se reclusa tanto que acaba se prejudicando, pois se afastar lhe impede de ter amigos, de ter as experiências normais e banias na escola, ou a experiência de vida de uma adolescente mesmo ela sendo uma bruxa, de se apaixonar, etc.
Clara precisa seguir uma jornada para entender e aceitar que sua magia faz parte de si, de quem ela realmente é e que a torna única. Ela não precisa temer a si mesma, erra faz parte da vida, só precisa persistir e aprender a aceitar o que se tem, amar o que se é.
E quem cada um de nós somos, o que cada um de nós é capaz de fazer de diferentes formas nos torna únicos e incríveis. Ninguém é perfeito, e cada um tem sua maneira de fazer, agir, criar, etc.
O livro foca muito nos sentimentos da protagonista. Como ela se sente sozinha e isolada e como ela acredita que mereça isso.

O romance desse livro é bem fraco, no sentido que não tem tanto foco, tanto desenvolvimento em cima. Eu achei o romance bem ok, aceitável e agradável. Felizmente senti a química entre eles. Sang pra mim é um personagem muito dócil, daqueles super tranquilão. Achei que a relação de Clara e Sang foi bem tranquila apesar de algumas ressalvas no decorrer do romance.
Não vou mentir, o fato da Clara se martirizar e bancar a altruísta o tempo inteiro (90% do livro) é um pouco irritante. Consigo entender e até sentir empatia pela protagonista por se sentir como se sente, mas em algumas ocasiões minha vontade era de dar um tapa nela e gritar: "roda o disco, já está chato essa sua auto piedade!". Era como se a autora quisesse que lembrássemos a todo momento o quão mal Clara se sente ou o quanto ela se despreza, etc. Só que começou a ficar repetitivo demais e muito chato essa melancolia toda. Pesou muito a mão.
Não gostei dos professores da escola. Na verdade odiei. Tirando o Sr. Hart, o resto achei muito tóxicos. Mesmo aqueles que mal tem falas, nenhum deles fez nada para ajudar ou mesmo apoiar Clara. Ao invés de ajudar uma aluna, uma pessoa, que estava se alto desprezando, se excluindo da população, eles apoiavam a reclusão e ainda davam meios pra que se escondesse mais ainda. Pior... O interesse de todos era que Clara controlasse logo os poderes de qualquer forma, de qualquer maneira, para salvar a atmosfera que por conta dos humanos estava começando a ficar fora de controle e matando bruxas por esgotamento. Sem falar na falta de noção e empatia do Sr. Burrows. Homem nojento e interesseiro.
Gostei muito de como a autora fala sobre a natureza e as estações, todas as emoções envolvidas, etc. Me trazia uma calma, uma tranquilidade... Não sei explicar. Enfim, a autora soube expressar e mostrar muito bem a natureza e suas particularidades em cada estação de uma forma bem rica e vivida.

Essa foi uma leitura bem peculiar. Fiquei um tempo sem saber o que dizer sobre esse livro ou como me expressar sobre ele de forma que outros entendesse... Além de também tentar entender meus próprios sentimentos/conclusos sobre essa leitura. Terminei o livro com uma sensação de tranquilidade. Conforto.
Essa é a principal palavra que me vem a mente quando paro e penso nesse livro: CONFORTO.
Apesar de ser um livro um pouco lento em determinadas partes, para mim foi uma leitura bem ok, bem legal e interessante. Nada grandioso, nada de surpreendente, nada de novo, nada empolgante ou nada maravilhoso ou perfeito. Apenas uma leitura agradável e legal. Quase aquele tipo de sentimento de filme de sessão da tarde. Aquele sentimento de conforto e tranquilidade. Foi assim que me senti ao finalizar o livro.

A leitura é fluida, mesmo tendo algumas partes arrastadas, a escrita da autora é muito gostosa. Acho que esse livro não é para todo mundo, principalmente os leitores que gostam de um final bem desenvolvido, pois e A Natureza Das Bruxas o final não é bem desenvolvido. Na verdade é bem vago e simples, uma coisa estilo: num estalar de dedos. Eu particularmente achei o final e a resolução das coisas bem ok, até quase emocionante, porque para mim o livro não se tratou sobre o "grande acontecimento", e sim sobre a protagonista enxergar e dar o valor devido ao que sempre teve e começar a se amar.
Também não é um livro para os leitores que esperam ação, esse livro tem 0 ação.

karol 29/12/2022

Bruxas com poderes ligados a natureza tem como ser ruim? Sim
Comecei a ler o livro pq a temática dele me chamou muita atenção, um livro de bruxas com poderes ligados as estações não podia dar errado, certo?? Mas esse deu.
O livro é chato, a protagonista é chata, o romance é chato, o climax é mal feito e não dá vontade nenhuma de ler, só acabei pq me prometeram que seria bom e eu passei 304 págs procurando onde tava a parte boa e não achei. A escrita da autora as vezes era enfadonha, eu gostava quando ela descrevia cientificamente como os poderes das bruxas agiam, mas as vezes era tanto que acabou ficando chato.
Em relação ao romance tem seus altos e baixos, o Sang é legal, bonzinho demais que chega a dar sono (isso não é exatamente ruim, mas pra ler faltou um up), tem seus momentos, mas a química entre ele e a Clara aparecia só ocasionalmente, e o lance dela ter namorado uma mulher ficou mal construído, a ex parecia uma amiga com quem ela tinha brigado e usaram o termo bissexual só pra queerbaiting, mas não é culpa da relação das duas pq a autora escreve romances mal mesmo, seja hetero ou queer.

Soousaaa 26/12/2022

Bruxos (a) atemporais
Somos todos bruxos e bruxas atemporais mudamos sempre junto com as estações, Ficamos mais fortes e conhecemos novos ciclos; Novos limites e suportamos novos obstáculos. A vida nos mostra que mudar não é ruim. Clara não se sentia digna de amar e ser amada por causa de sua magia, que perseguia quem ela amava; tendo que escolher entre o amor ou o planeta, mais no final ela entende que sua magia faz parte de si, de quem ela realmente é, ressaltando nossa beleza interior; que o que nos torna únicos e incríveis. E alguém que nos ama de verdade sempre irá admirar nossa magia. ??

Lice 19/12/2022

QUERO ENTRAR NESSE LIVRO, QUE ÓDIO!!!!
Como aprender a controlar o seu poder se, ao tentar, ele persegue agressivamente as pessoas que você ama? Se isso fez com que você fosse a responsável pela m*rte de seus pais?

Porém, nesse mundo as bruxas controlam o clima, e Clara, uma bruxa atemporal (que controla todas as estações e é extremamente poderosa e rara), tem sido a esperança.

Os humanos sem magia acabaram com o clima e agora Clara precisa enfrentar seus medos.

Opnião:

Vou ser bem sincera que estava com zero expectativas, mas fui extremamente surpreendida com essa leitura.

É um livro perfeito pra um dia chuvoso e pra quem quer algo intrigante e muito gostoso/fluído de ler.

Comecei já muito interessada pela construção do universo e da magia, mas o que me pegou de verdade foi o ROMANCE, eu adorei o casal, todos os conflitos eram compreensíveis por mais que fossem dramáticos e os personagens tinha muita química e me cativaram demais.

O plot final foi o motivo de eu tirar meia estrela, poderia ter sido mais bem desenvolvido, mas sinceramente? Nem deu vontade de tirar meia estrela de tão gostosa e imersiva que foi essa leitura.

Eu amo estética desse livro, É PERFEITA!

Eu indico demais, sério! Vão ler essa preciosidade e me agradeçam depois ??

Michelle 17/12/2022

Achei meio fraco
Por alguns momentos eu me perdi na história,sem saber muito do que se tratava. Tiveram alguns personagens bons e fooi isso que salvou o libro.

Maisa @porqueleio 16/12/2022

Resenha / A Natureza das Bruxas /@porqueleio
Há séculos as bruxas controlam o clima, ainda que os poderes de cada uma delas esteja relacionado a estação na qual nasceu, sendo sua magia específica para cada uma das estações. Mas Clara é uma atemporal, ou seja, seu poder está no ápice em todas as estações.

Além disso, a magia de Clara é poderosa e busca por aqueles que ela ama. Sendo assim, ela já perdeu muitas pessoas, e acaba se isolando na escola para que ninguém mais seja perseguido por sua magia descontrolada.

Para ajudá-la, a escola define um tutor: Sang é um bruxo recém-formado, um pesquisador visitante na escola de Clara. Sentimentos afloram, e Clara pode escolher renunciar seu poder em nome do amor, que seria um golpe na luta das bruxas contra as mudanças climáticas.

Parece que as histórias com bruxas estão voltando com tudo! Adorei a temática mais contemporânea, aliando bruxas com as questões climáticas, por isso imediatamente coloquei na minha lista de desejados. Mas, veja bem, ainda que tenha sido atraída pela fantasia, esse é um livro essencialmente de romance.

O antagonista é a crise ambiental, e esse foco aumenta a necessidade do amadurecimento de Clara. A autora explora ao máximo a protagonista reticente em relação ao poder, e deixa de aproveitar a beleza do sistema de magia que criou.

Enfim, A Natureza das Bruxas é um livro repleto de amor pelo mundo natural, e por isso inspirador. Para quem gosta de fantasia contemporânea com romance, com um desenvolvimento lento e com um quê de esperança, pode apostar que esse livro é para você!

Mariana113 12/12/2022

Livro insignificante
Essa foi uma das histórias mais fracas que eu já li, de um jeito que incrívelmente não foi tedioso. A protagonista, Clara, é uma bruxa que tem o poder das quatro estações, em um mundo onde os bruxos controlam o clima.

A história toda se passa no mesmo cenário, com os mesmos personagens e alternando muito pouco em relação a isso.

Todos os sentimentos que eu tive durante o livro foram de indiferença, não importava se a protagonista estava se apaixonando pelo mocinho ou salvando o mundo de uma catástrofe climática, eu li sem esboçar nenhuma reação.

E mesmo assim, o livro não foi chato. É uma situação engraçada kkkkkkkk. Em geral, não recomendo ou deixo de recomendar o livro, pois como disse, estou indiferente a ele. Ter lido todas essas páginas não mudou nada na minha vida.
Brenda Dabila 12/12/2022minha estante
Está na minha lista de desejados, mas agora já não sei kkkkkkkk

Lucas Gamma 12/12/2022

Bom, mas eu esperava mais
É legal ver o que a autora criou, essa nova visão de bruxas e destacar a importância que elas têm para o planeta. Os personagens são carismáticos, têm representatividade e uma escrita muito boa que flui. Mas eu fiquei esperando alguma coisa grandiosa acontecer e no final não é grande coisa. Foram muitas páginas só de treino e isso ocupou espaço que poderia ser usado ora desenvolver melhoria outros personagens e outras relações. A protagonista apesar de ter seus dilemas, acaba sendo bastante vaga, como se a vida e perdonalidade dela se resumissem aos seus poderes e a Academia. A gente não sabe seus sonhos, seus objetivos profissionais... Uma pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5