A Natureza das Bruxas

Resenhas - A Natureza das Bruxas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Coisas de Mineira 07/12/2022

A NATUREZA DAS BRUXAS É UMA HISTÓRIA PODEROSA SOBRE AUTOCONHECIMENTO
A natureza das bruxas constrói conexões entre o mundo natural e a magia das bruxas mesclados a um romance fofo e decisivo.

A Natureza das bruxas é o primeiro livro da autora Rachel Griffin, lançado no Brasil pela Editora Rocco, um livro lindo e comovente, que trata do amor à natureza e da jornada de uma jovem bruxa em busca de autoconhecimento e de amor-próprio.

Clara não é como as outras bruxas. Há séculos as bruxas controlam o clima, ainda que os poderes de cada uma delas esteja relacionado a estação na qual nasceu, sendo sua magia específica para cada uma das estações. Mas Clara é uma atemporal, ou seja, seu poder está no ápice em todas as estações. Bruxas atemporais são muito raras, e o conhecimento de como agem não está disponível na Escola onde Clara estuda – a Escola Oriental de Magia Solar.

Além disso, a magia de Clara é poderosa e busca por aqueles que ela ama. Sendo assim, ela já perdeu muitas pessoas, e acaba se isolando na escola para que ninguém mais seja perseguido por sua magia descontrolada.

Infelizmente, os sombreados – humanos sem poderes, deixaram o clima errático, já que se acomodaram em usar os poderes das bruxas para consertarem seus erros ambientais. E controlar o clima tem drenado muitas bruxas, por isso Clara precisa aprender a controlar seus poderes. Mas ela tem seus próprios planos.

"Os sombreados confiam em nós, mas uma consequência dessa confiança é a sua complacência. Não passou pela cabeça deles que algo podia estar errado."

RESENHA DO LIVRO A NATUREZA DAS BRUXAS DE RACHEL GRIFFIN

Como os poderes únicos de Clara podem ser a solução para os problemas climáticos da terra, os professores incentivam a garota a aprender a controlar seus poderes. Sang é um bruxo recém-formado, um pesquisador visitante na escola de Clara, e se oferece para treinar a bruxa.

Por conta de tantas perdas, Clara decide aceitar a ajuda de Sang, mas sempre mantendo distância do rapaz, bem como, sem perceber, segurando todo o seu poder também. Até que mais uma morte acontece e, aliado aos sentimentos que ela começa a ter, decide que a única forma de proteger aqueles que ama é se despindo dos seus poderes.

Clara está determinada a fazer esse sacrifício. Essa é sua escolha impossível, renunciar a um poder em nome do amor, que seria um golpe na luta das bruxas contra as mudanças climáticas. Já sabe, não é? Grandes poderes, grandes responsabilidades…

"Uma vida de isolamento é um preço muito alto para se pagar pela magia. Uma vida de preocupação constante com aqueles que amo é um preço muito alto."

UM SISTEMA DE MAGIA BASEADO NAS ESTAÇÕES DO ANO

Parece que as histórias com bruxas estão voltando com tudo! Adorei a temática mais contemporânea, aliando bruxas com as questões climáticas, por isso imediatamente coloquei na minha lista de desejados. Mas, veja bem, ainda que tenha sido atraída pela fantasia, esse é um livro essencialmente de romance. A magia está presente, mas o caminho de Clara está em autoconhecimento e em permitir ser amada.

O livro também traz um sistema de magia diferente, ao vinculá-la às estações. Para as bruxas, a estação não determina apenas seus poderes, mas também sua personalidade: podem ser mais frias e reservadas, como as invernais, ou mais passionais, ligadas ao verão. Mais uma vez a autora usa de magia para enaltecer as estações e suas peculiaridades – claro, isso se você estiver no hemisfério norte!

Outro aspecto a enaltecer no livro é a diversidade dos personagens, seja em relação à raça, seja da identidade sexual. Clara, por exemplo, é bissexual, e Sang é sul coreano. Os outros personagens também integram essa paleta da diversidade, ainda que não sejam uma presença marcante no livro – talvez a exceção seja a ex-namorada de Clara, Paige.

"Ser uma atemporal é como se meu corpo fosse feito de engrenagens em vez de órgãos. Cada mudança de estação faz as engrenagens girarem, me prendendo cada vez mais apertado por dentro."

UM LIVRO SOBRE ESPERANÇA E SOBRE O PODER DO AMOR

Entretanto, Clara define um ritmo lento ao livro, com sua recusa em aprender a controlar a magia, deixando a história lenta e cansativa. Sua eterna dúvida sobre seus poderes fica redundando ao longo da narrativa, e sinceramente só gostei dela por conta de Sang. O foco é mesmo no desenvolvimento da personagem, e a escrita da autora é emocional e lírica. Eu gostei de A Natureza das Bruxas, mas esperava mais.

O antagonista é a crise ambiental, e esse foco aumenta a necessidade do amadurecimento de Clara. A autora explora ao máximo a protagonista reticente em relação ao poder, e deixa de aproveitar a beleza do sistema de magia que criou. Ainda assim, vale muito por toda a discussão ambiental, e pelo comodismo e passividade dos seres humanos em relação a todos os problemas provocados por eles.

Enfim, A Natureza das Bruxas é um livro repleto de amor pelo mundo natural, e por isso inspirador. Para quem gosta de fantasia contemporânea com romance, com um desenvolvimento lento e com um quê de esperança, pode apostar que esse livro é para você!

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/12/a-natureza-das-bruxas-rachel-griffin-resenha-do-livro/

Léo 28/11/2022

Fantasia do ano!
Meus amigos, que livro de fantasia sensacional é esse! Com uma leitura simplista e de fácil entendimento, Rachel Griffin nos apresenta um mundo no qual as bruxas são responsáveis pelo controle do clima, quebrando assim com a imagem da bruxa que faz feitiços para o mal ou bem.

Nossa protagonista Clara é bem forte, mas podemos notar um amadurecimento muito interessante nela, e as diferentes estações exercem influências sobre ela, sendo com uma Clara mais calma ou descontrolada (inverno). O romance dela com Sang é muito fofinho, mas há muitos momentos tensos que ocorrem entre eles, eu fiquei com o coração na mão em alguns momentos rs.

O livro além de trazer sobre as questões climáticas que vêm ocorrendo em nosso planeta, traz a questão do empoderamento feminino, que é retratado magistralmente por Clara. Uma coisa que eu amei foi a relação dela com o professor Hart, que sempre se preocupou com ela, e vemos que um presente que ele dá à ela, ajudará muito Clara a se conhecer e entender melhor.

Há muita ação nas cenas em que Clara está treinando a sua magia, e dependendo da intensidade usada, ela pode morrer por esgotamento e isso nos prova de que as bruxas não são perfeitas, podem falhar. Eu curti cada momento do livro, e o gatinho preto (Nonó) de Clara irá cativar muitos os leitores.

Line 25/11/2022

As quatro estações
A narrativa do livro em si é muito boa, entendo que muita gente não gostou pela enrolação "odeio minha magia". Porém de certa forma esse lenga lenga fez parte do amadurecimento da personagem Clara. As frases ela cada início de capítulos são maravilhosas. Gostei do livro e vale a pena da uma chance a ele sim.

Kananda 25/11/2022

O universo criado como fundo para a história, é fenomenal. Pena que a trama foca apenas nos problemas interiores da protagonista e esse universo fica por explorar.

Cinara... 23/11/2022

Uma escola de magia...
"Nem sempre será fácil. Na verdade, haverá dias tão terríveis que você se perguntará porque está fazendo isso em primeiro lugar. Mas eu te prometo uma coisa: valerá a pena."

Do nada cai em outra escola de magia, sai do Masgisterium semana passada e do nada acabei na Escola Ortiental de Magia Solar. Protagonistas bem parecidos que odeiam ser bruxos e lutam contra sua magia, mas aqui a natureza é parte primordial da bruxaria, a parte que eu acho a mais importante na bruxaria, que sempre é deixava pra trás seja em Harry Potter ou em Magisterium, aqui a bruxaria volta as raízes e a natureza volta a reinar.
Mesmo sendo uma protagonista que não agrada à todos, afinal nenhum protagonista em negação é muito cativante gostei bastante!

nomundodesalem 22/11/2022

A Natureza das Bruxas // Rachel Griffin // 304 Páginas // 4,0 ⭐️⁣

Há séculos as bruxas mantêm o clima sob controle com seus poderes que atingem o ápice durante a estação em que nasceram, mas Clara Debsmore é uma rara bruxa atemporal, cuja sua magia se conecta com todas as estações.⁣

Mas os poderes de Clara colocam em risco a vida daqueles que ela mais ama, então cansada de sua magia e apesar da necessidade crescente de alguém que possa controlar eventos climáticos cada vez mais perigosos, o plano de Clara é usar o eclipse solar para se livrar de sua magia para sempre.⁣

Mas na primavera, Clara se aproxima de Sang, um bruxo vindo de outra escola para a ajudar em seu treinamento. ⁣

Conforme os dias passam a relação dos dois se fortalecem mas Clara teme que Sang possa se tornar a próxima vítima de sua magia.⁣

Até que Clara tem que escolher entre seu poder e sua feliciadade antes que perca tudo.⁣

Iniciei essa leitura só sabendo que a história era sobre uma bruxa que controlava as estações. E no final eu acabei gostando muito.⁣
Foi uma leitura muito rápida e fluida, com uma narrativa fácil e leve.⁣

Concordo com algumas pessoas que a autora podereria ter explorado um pouco mais alguns personagens mas no final acabei que achei a estória muito fofa.⁣

Um livro clichê - do jeitinho que eu gosto -, que comigo foi ótimo para passar o tempo e não entrar em uma ressaca literária.⁣

Eu gostei mas e você, já leu "A Natureza das Bruxas" ?⁣

Um beijo, Carol 🧙🏻‍♀️⁣

site: https://www.instagram.com/estantedacarooul/

Maria 20/11/2022

A natureza das bruxas
Bom, pela críticas que li sobre, eu esperava algo bem pior kkk mas até que conseguir gostar. Claro, houve alguns momentos que achei falas bem repetitivas, a Clara me enxendo a paciência kk mas eu acabei me colocando no lugar dela e no fundo eu tbm ficaria no pânico de fazer mais alguém se machucar.
Sobre o casal achei uma graça gostei daquele momento da comunicação com flores.

19/11/2022

Bruxas + poder incontrolável + esperança
Primeiro, eu adorei a fantasia do livro! A parte das bruxas serem ligadas as estações do ano, a sua missão no planeta, a maneira como tudo foi construído foi tão interessante!

Até a página 200 foi uma leitura mais monótona. Tem muito fluxo de pensamento da protagonista, ela lidando com suas dores, seu poder incontrolado, além de várias e várias cenas de treinamentos e poucas de ação em si. Por isso foi uma leitura mais calma, sem muita intensidade. Foi bom pois consegui conhecer melhor sobre como a protagonista lidava com todas essas questões e acabei me apegando a ela sem perceber. Em contrapartida, foi um pouco cansativo.

Depois da página 200 o livro se torna bem mais intenso e envolvente! Tudo se desenvolve mais e avança de uma maneira surreal, até parecia que eu estava lendo outro livro, e eu amei isso! A história me prendeu, me deixou aflita, sofri junto com a protagonista, fiquei tão orgulhosa dela em outros momentos... Foi aquela sensação de conforto misturada com pura felicidade!

O romance desse livro é tão gostoso de acompanhar! A maneira natural que o sentimento surge e de desenvolve ao longo da história, até se tornar uma coisa viva, forte e muito poderosa! Amei e amei cada segundo envolvendo o casal, foi tudo pra mim!!

O final então!!! De deixar o coração quentinho e cheio de amor! Meus olhos ficaram marejados de tão perfeito e fofo que foi!!!

Esse é um livro calmo, que te apresenta os personagens e te envolve lentamente que você nem percebe... quando de repente, a história muda, se torna intensa, você se apegou a protagonsta e torce loucamente por ela como se fossem amigas! Recomendo demais a leitura! Acho que vale super a pena!

Thamires53 17/11/2022

Achei o começo um pouco parado, alguns pontos achei repetitivo, mas depois fui gostando da história...
Clara é uma bruxa atemporal, ela se sente muito insegura com seus poderes por perder pessoas que ela amava. Até que Sang surge em sua vida, ensinando muitas coisas a ela, até que ela percebe que é capaz de controlar os seus poderes. Na parte em que Sang foi atingido pelo raio de Clara eu pensei que ele tinha morrido, mas ainda bem que ela conseguiu salvar ele.

Karen347 14/11/2022

Resiliência é ressignificar.
Se você está procurando uma leitura rápida e que ofereça aquela calor no peito pode investir sem medo nesse livro !

Finalmente uma personagem principal que tem consciência da situação ao seu redor, não se faz de burra e inocente. Clara nós passa o sentimento do luto, impotência, medo, solidão mas que tudo o que ela queria era amor e companhia.

Pegar traumas e ressignificar não é fácil mas com determinação e esperanças de dias melhores tudo é possível.

Um livro que fala sobre nossa situação urgente do meio ambiente com uma pitada de bruxaria, romance e amizade. Recomendo d+.

Karol 10/11/2022

Pior leitura do ano.
Me convenci a ler vários livros de Bruxas até o final do ano, para sair de uma ressaca. Mas não imaginei o qual terrível de ruim e esse livro. Não acontece NADA, Clara e uma chata insuportável, não para de se martirizar , de ser a sofrida e claramente uma personagem de novela mexicana. O romance e vagabundo desses que veio de lugar nenhum e basicamente todo o rolê de bruxas do tempo e de controle climático e de uma grande quantidade de assuntos extremamente legais, são submetidas a cartas e cartas de amor de Clara, o livro não se sustenta , gente dá muito ódio, poderia facilmente ser um conto. Ele e fluído mas chega no cap 20 sei lá vc já não aguenta está dentro da cabeça da Clara, e começa uma breguisse de flores, e diálogo com flores que eu fiquei com vergonha. 80% do livro e a Clara delirando na obsessão dela pelo boy lá , 10% e ela correndo da aula, 5% e ela batendo os pés que nem uma criança mimada , e 5% e a ex dela. Clara passa 6 anos em uma escola sem aprender NADA e em 1 ano ela se torna a bruxa mais poderosa do mundo, só pq aprendeu a se acalmar ???? WTF.
karol 14/11/2022minha estante
Tô quase acabando e concordo tanto como esse livro é chato, a clara é chata, o romance é mal construído, parece que falta tempero, sério não dá

Karol 14/11/2022minha estante
E muito ruim. Boa sorte, parei com meu projeto de Bruxas. Kkkk

Jaque @blogmalucadoslivros 11/02/2023minha estante
Já leu ?Filha da floresta? de Julliet Marillier? Se ainda estiver lendo coisas de bruxa eu recomendo, porque ninguém fala mal dele, é maravilhoso demais

loveless 04/11/2022

Uma Estação para Todas as Coisas
Eu comecei a ler esse livro sem saber quase nada do enredo, realmente foi o tipo de leitura impulsiva que eu "olhei, experimentei, serviu, comprei".
Acompanhar Clara é um experiência.
Ela é a primeira protagonista em MUUUUUITO tempo que eu não penso que está sendo uma idiota para gerar história. Ela comete erros e tropeça, mas, para mim, tudo o que ela passa constrói a forma como ela reage e eu compreendo. Eu também teria feito as mesmas escolhas que ela, talvez sem a mesma coragem.
Esse não é exatamente um livro de romance, no meu ponto de vista, então vá avisado. O romance faz, sim, parte de algumas coisas. O romance de Clara com Sang é a coisa mais gostosa e é fofo ver como ele é a primavera fora de época de Clara (literalmente), mas não é sobre isso. A Natureza das Bruxas é sobre Clara e como ela está crescendo, transitando do ódio e incompreensão para o amor e devoção à sua magia.
Há sim algumas coisinhas que me tiraram da leitura ou me fizeram torcer o nariz, mas, colocando numa balança com tudo o que eu li, não tira nenhum pouco o mérito do livro.
Aliás, adorei o "mecanismo" das citações em cada capítulo. Espertinha essa Rachel, hein?

MahElisabete 03/11/2022

Esperava muito mais
Clara vive em um mundo no qual bruxas existem e cada uma pode controlar uma estação do tempo (outono, inverno, primavera e verão), porém, ela é uma bruxa atemporal, ou seja, consegue controlar todas as estações. Por ser um bruxa muito rara, ela é tida como a salvadora do mundo, uma vez que o homem, conhecidos como sombreados, estão destruindo a natureza e não enxergam as consequências disso.

Para tanto, Clara é designada a aprender a controlar sua magia, no entanto, essa mesma magia que poderá salvar a humanidade, é aquela que já matou muitas pessoas próximas dela. Desse modo, mesmo odiando sua magia, ela é treinada por Sang, um bruxo da primavera e pesquisador em botânica, para ajudá-la a controlar seu poder.

Como já sabemos terá um romance entre os dois, além da descoberta - por Clara - que sua magia não é má, e pode sim ajudar a todos quando for necessária.
____
? Esse livro começou muito bom, com uma escrita fluída e uma apresentação de universo muito boa, porém, com o decorrer da narrativa, ele começou a aparentar ser uma história muito superficial.
? Vemos nessa trama o crescimento de Clara como uma bruxa atemporal e sua aceitação nesse mundo.
? O romance foi o que eu menos gostei, ela se apaixona por Sang, porém, eu achei que sua ex-namorada tem muito mais química do que ele, cheguei até a pensar que elas voltariam, pois o término ocorreu por causa do luto que ambas tiveram que enfrentar.
? Esse é um livro de romance contemporâneo com uma pitada de fantasia, essa fantasia seria apenas as bruxas que controlam o clima. O livro não tem vilão, é simplesmente uma narrativa da história de autodescoberta de Clara.

Lu Oliveira 02/11/2022

Adorei!
"A Natureza das Bruxas é um livro sobre magia. Pois mostra como a magia está associada aos eventos climáticos e como os bruxos aprendem a apreciar e controlar os seus dons. Embora tenha demorado pra terminar, eu adorei o livro. Gostei do enredo que mostra uma bruxa que consegue utilizar sua magia em todas as estações, mas não consegue lidar com sua potência tornando-se perigosa para as pessoas que ama e aprendendo a lidar com o seu dom com a ajuda de outro bruxo que conquista sua confiança e o seu amor."

1 | 2 | 3 | 4 | 5