Todos os nossos ontens

Todos os nossos ontens Natalia Ginzburg

Resenhas - Todos os Nossos Ontens

Fernanda 11/06/2020

Lutei pra terminar
O tema do livro me chama muita atenção e adoro estudar sobre, que gira em torno da segunda guerra e do fascismo. Mas os temas ficam apenas de pano de fundo, sem aprofundamento. Gostei do relato de como nascem os revolucionários que não necessariamente se identificam com a causa, mas com a emoção de fazer parte da causa.
A leitura é arrastada, mas foi uma experiência interessante.

Paula 13/06/2020

Delicado e incisivo
A forma com que este livro foi escrito é em si uma obra de arte. Uma sucessão de pequenos acontecimentos, e de repente um grande acontecimento. Colocado ali, como simplesmente mais um. Uma narrativa que remete a língua falada, mais do que com a escrita. Recomendo muito.

Thimsilva 15/06/2020

O maior recurso estilístico desse livro é aparentemente não usar nenhum recurso. Nathalia Ginzburg de forma muito inteligente usa uma narrativa que soa quase como uma história contada oralmente. Apesar disso tornar a leitura mais arrastada, aproxima o leitor das experiências relatadas e nos imerge na história de uma forma mais completa

Thatyane Jardim 28/06/2020

A sensibilidade e objetividade de Natalia
Conhecer o lado de duas famílias que se entrelaçadas não só pelos dedos do fascismo como pela guerra, e perceber que mesmo com todo o caos "exterior" os conflitos internos não se interrompem e os personagens precisam continuar lidando com seus sentimentos, suas ações e suas consequências, ao mesmo tempo que lutam para resistir aos ideais fascistas. Ver esse enredo pela narrativa de Natalia me deixou envolvida ao ponto de não conseguir dormir sem terminar o livro. O desejo de preciso saber mais dos personagens e pelas suas palavras era tremendo. E mesmo com todas as mudanças que acompanhamos ao longo do livro o final lhe proporciona um conforto quase que natural, como se você tivesse passado por tudo aquilo ao lado deles e se sentisse da mesma forma.

Carolina 16/06/2020

A escrita da autora é muito envolvente e fluida, embora no começo cause um certo estranhamento por conta das frases diretas e repetições propositais.

O que tornou essa leitura especial pra mim foi viver uma história que se passa em um período já retratado exaustivamente na literatura, porém numa nova perspectiva, onde podemos ver como os acontecimentos gerais afetam de forma pessoal as famílias e seus relacionamentos.

Toda a narrativa é feita de forma crua e direta, sem ?floreios? a cerca dos acontecimentos. Acredito que por isso me pareceu muito diferente de tudo que já li, e adorei a experiência.

Bolachilds 17/06/2020

A história é boa
O tema é realmente interessante, porém achei a leitura muito arrastada. O livro não traz muitas emoções nem personagens marcantes, porém no final de cada parte (são duas), podemos encontrar um pouco. No geral, considero este livro como o menos atrativo lançado pela tag neste ano até agora (junho) porém é uma leitura válida.

lara 20/06/2020

Todos os nossos ontens
Sabe aquele livro que vc quer guardar no coração ?, então, Todos os nossos ontens é esse livro . Fala de um passado em comum, percorrendo memórias coletivas, com uma narrativa diferente , me prendendo do início ao fim. Concentrando em duas famílias no norte da Itália, vivenciando o regime fascista e a segunda Guerra Mundial. Foi uma experiência de leitura tocante com uma narrativa original e cativante .

Vitória Dias 20/06/2020

Este, sem dúvidas, é um livro contado.
É como se a autora, Natália Ginzburg, sentasse ao teu lado e te contasse como a família de Anna passa pelo regime fascista de Mussolini. Mas atenção: o centro da história é a família, as relações interpessoais, as injustiças, as faltas que cada personagem sente. O regime, a decadência familiar, a pobreza do sul da Itália, a Segunda Guerra são apenas paisagens de uma vida difícil e cheia de perdas.
Não é um livro que aconchega. Ele incomoda, instiga, te faz querer ligar os pontos e saber exatamente em que ponto da história do mundo a Anna está vivendo. Os personagens não são montados de forma complexa e é justamente isso que me fez sentir o vazio de cada um deles. Me senti representada pelo estilo da escrita da autora, aliás. É cheio de "E"s, sem muitos conectivos. Não foi um ponto negativo pra mim, mas sei que pra outros pode ser que seja.
Leia, talvez não exatamente esse livro, isso não é uma dica, só uma registro. De qualquer forma leia alguma coisa, sempre vale a pena.

site: https://www.instagram.com/v.itdias/

Raissa594 24/06/2020

"todos os nossos ontens"
Ele conta a história de um grupo de amigos (duas famílias) que vivem e enfrentam a sua maneira o fascismo italiano e a 2ª Guerra Mundial. Discorre sobre suas relações entre si e com a sociedade.
Primeiro, ele é escrito em terceira pessoa e divaga entres as percepções de alguns personagens, o que normalmente não me atraí. Porém, a autora trás tanto sentimento pro texto de uma forma tão nua e crua, que acabei me envolvendo com a história e sentido tudo junto aos personagens. Do meio para o fim, a cada capítulo a autora nos desfere golpes de facas que nos atingem impiedosamente. E dói.
Eu acho que é uma leitura muito válido e interessantíssima, apesar de o início ser um pouco arrastado.

Rodolfo Vilar 25/06/2020

Profundo
Contando sobre um bom período do movimento fascista na Itália da segunda guerra mundial, Natália Ginzburg consegue mesclar laços familiares com a historicidade que os rodeia. Esse é um livro sobre laços, sobre o humano, sobre a transformação de cada indivíduo. https://t.co/5rGKlg2aw9

Nathália 26/06/2020

"a alegria é também feita de arrepios gelados, um medo enorme de errar e vontade de correr adiante"