Todos os nossos ontens

Todos os nossos ontens Natalia Ginzburg

Resenhas - Todos os Nossos Ontens

Juliana.Marins 22/07/2020

Conhecemos a história a partir de um narrador externo, que apresenta o cotidiano de duas famílias momentos antes do início da Segunda Guerra e ascensão do fascismo. Com o passar do tempo, vemos como a guerra afeta em diversos níveis as pessoas que não estão no front. É uma história envolvente, com uma escrita que me fez ter uma ideia de continuidade, de que a vida vai passando e nada dura muito tempo, ou não temos tanto tempo para digerir os acontecimentos, as lutas, as mortes, a resistência.

bluemoon 16/08/2023

Maravilhoso
Não me prendeu no começo mas depois que peguei o ritmo e comecei a me identificar com os personagens se tornou um dos livros mais interessantes que já li

Tati Vizú 04/08/2020

Inocente, delicado e profundo
Gostei bastante do livro. O enredo é ótimo com personagens bem destacados. Em alguns trechos é angustiante perceber a inocência e alienação em relação a um tema tão complexo e duro: a guerra. É interessante o modo como as perspectivas e o amadurecimento vão mudando conforme o desenrolar da estória.

Nath Medeiros 08/08/2020

TODOS OS NOSSOS ONTENS por Nath do @LendoA2
Em "Todos Os Nossos Ontens" conhecemos duas fami?lias de classe me?dia italianas e imergimos em suas vidas ao mesmo tempo em que o mundo assistia a? ascensa?o do fascismo e ja? se encaminhava para a grande guerra que estava por vir.

O estilo de narrativa de Natalia Ginzburg se assemelha com o fluxo de conscie?ncia (o que inclusive me lembrou Mrs Dalloway, de Virgi?nia Woolf), mas que e? trazido aqui atrave?s de um narrador que vagueia pela mente de va?rios personagens, e na?o apenas um, conhece seus pensamentos e sentimentos mais profundos e inclusive adapta sua linguagem de acordo com o personagem do momento. Por causa disso, Ginzburg consegue cria um ar intimista, capaz de fazer eu me sentir quase parte daquele grupo, despertando um sentimento de carinho pelo seus membros como se fo?ssemos velhos amigos.

A narrativa tem como pano de fundo a II Guerra Mundial pore?m, em nenhum momento a guerra e? a protagonista da histo?ria. O tema central sa?o as relac?o?es e os dramas familiares. As diferentes repercusso?es da guerra esta?o presentes sob uma perspectiva mais psicolo?gica e interna de cada personagem. E? interessante ver como os eventos afetam cada um de forma distinta: a idealizac?a?o de heroi?smo e busca por aventura em uns, a alienac?a?o de outros que resolvem ir para a guerra porque ?estavam entediados em casa? ou os que acham a guerra boba demais porque nada tem acontecido de diferente na vida deles de fato.

Ao final vemos os personagens diferentes de como os conhecemos no ini?cio, resultado desse processo de amadurecimento que acompanhamos ao longo de toda a histo?ria e o livro terminou me deixando com uma sensac?a?o de conforto.

Talvez pelo estilo de escrita (que na?o estou com ta?o acostumada) somado a? grande quantidade de personagens, a leitura tenha sido um pouco desafiadora no comec?o. Pore?m, apo?s esse sentimento inicial, quando me aclimatei a? linguagem da escritora, a leitura fluiu muito bem e o livro cresceu bastante no meu conceito. Foi uma grata surpresa conhecer a escrita de Ginzburg atrave?s dessa histo?ria, que com certeza e? so x za primeira de muitas outras que agora quero ler.

Fernanda Sleiman 09/08/2020

Fantástico
Esse livro me apresentou um personagem que vou levar para o resto da vida.

Gabriele Talaia 21/01/2024

Todos os Nossos Ontens
Todos os Nossos Ontens é uma colcha de retalhos de duas famílias, que se entrelaçam aos longos dos anos hora por amizade, hora com desprezo, e com desdobramentos que permeam toda a leitura. Os personagens não cativam, em nenhum momento você se vê torcendo por eles para que consigam "x" ou "y", mas com o passar da leitura você entende que são todos frutos da criação que tiveram (revolucionária e permissiva de um lado, repressiva e da pequena burguesia do outro) e do meio que vivem - primeiro a Itália fascista e depois a Itália como membro do Eixo, aliada à Alemanha na Segunda Guerra.
Seguimos com eles pelas páginas, acompanhando estas pessoas no vai-e-vem deles pelas cidadezinhas, e como folhas e incetos (te dedico essa Cenzo Rena) não somos personagens, e sim espectadores daquelas vidas.
Leitura interessante e ao mesmo tempo intrigante, já que não me recordo de ter feito outra leitura com personagens italianos nesse contexto histórico.
No fim, o sentimento é que vão-se os aneis, mas ficam-se os dedos. O próximo passo é descobrir o que fazer com esses dedos.

Ana Rohrer 25/08/2020

Narrativa expressiva de uma familia durante o fascismo na Itália.
A política e a vida familiar com todos os problemas sendo enfrentados de forma diferente por cada personagem.

Se.mi.na.re | IG Literário 25/08/2020

Resenha "Todos os Nossos Ontens" - Se.mi.na.re | IG Literário
“Todos os Nossos Ontens" (1952), de Natalia Ginzburg, traz uma narrativa movente sobre a vida de duas famílias italianas em meio à Segunda Guerra Mundial. Contada a partir da perspectiva da personagem Anna, desde sua infância até a entrada na fase adulta, vemos como ela percebe as mudanças que sua família e amigos passam ao conviver com a guerra. Além da jovem, temos contato também com detalhes das vidas de seus três irmãos, Concettina, Ippolito e Giustino. Os quatro irmãos enfrentam as mazelas de uma Itália dominada pelo fascismo e uma incerteza sobre o futuro do país.

A família da casa da frente de Anna é também parte importante da história, pois a amizade entre eles trazem para a trama conflitos que nos possibilitam compreender como diferentes pessoas lidavam com o cenário de guerra. Anna, por sua vez, ansiava pela guerra. Pois, assim como seu pai, ela queria fazer a "revolução" e acabar com o fascismo que assolava a Itália.

A partir de fatos inesperados, as famílias protagonistas passam por mudanças drásticas em suas vidas e os jovens personagens transformam-se ao longo do tempo, revelando uma característica marcante da escrita de Ginzburg. A autora utiliza sua própria experiência da resistência antifascista para representar a evolução dos personagens frente aos desafios do cenário da época retratada, bem como o confronto entre conflitos internos e externos dos mesmos.

Edição da obra na foto: 2020 (versão @taglivros)
Editora: @mercadodasletras
Tradução: Maria Betânia Amoroso
Título original: Tutti i nostri ieri

Resenha por: @jalmirribeiro

site: https://www.instagram.com/p/CEMiWYDD5fC/

Chele 29/08/2020

Todos os nossos ontens fala essencialmente do passado em comum, que liga as memórias pessoais e coletivas de forma íntima e crítica. Em meio ao caos da guera são entrelaçados narrativas sutis, sensíveis e até intimista sem fazer com que a guerra seja o alvo principal e sim o que ela faz com as pessoas e seus sentimentos, ou seja, apesar da guerra ser o motivo do romance não é ela quem faz o protagonismo. A escrita da autora é sublime em fazer com que o extraordinário se misture ao cotidiano sem nenhum alarde, com um olhar pessoal a propriedade de contexto ela é extremente feliz em criar uma bela obra.

Ludhi 13/09/2020

Mais um livro que não conheceria se não fosse a TAG. O livro se passe na época do facismo italiano. Recomendo demais para os tempos atuais!

Vivi 09/10/2020

O diferencial aqui é que  apesar do pano de fundo ser um antes e pós guerras (  1939- 1944)  o foco está em duas famílias de classes sociais diferentes a coincidência é que ambas perderam o pai bem logo no início. E os destinos por um momento se entrelaçam.
 ¨ Tijolinhos por tijolinhos¨, personagens e cotidiano são construídos, mas de uma maneira muito veloz e mais rápido ainda damos adeus a eles. Se não prestarmos bem atenção a essa leitura com certeza vamos nos perder em relação aos personagens. São muitos!!! Este foi o motivo da minha demora com esse livro e também não posso negar que houve uma parte arrastada do em um determinado momento. Mas não tirou a beleza do enredo.
Vamos acompanhando toda a inocência, as lutas , as tragédias que foram transformando ou levando alguns .  As intrigas familiares, as traições , suicídio, os movimentos de alguns personagens conspirando quanto a  revolução,vários momentos bem tristes e tudo nos é contado de uma forma que pelo menos pra  mim não tive tempo de me preparar. E podemos observar como não é diferente até os dias atuais  que quando menos esperamos, mesmo sem intenção estamos ali em meio guerras políticas , alguns tirando partido outros nem tanto mas mesmo distante estamos envolvidos. E que governantes não se interessam pelo povo e entram em suas guerras sem pensar. Em contra partida quanto se trata do povo cada um vai defender ou lutar de forma diferente naquilo que acredita ( como em nossos tempos atuais ). Vão dar a cara a tapa, ou vão fazer as escondidas. Não se pode deixar também de dizer que também temos aqueles que olham para o próprio umbigo.  Mas cada um a seu modo vão enfrentar suas consequências. Acompanhamos aqui diferentes formas de se encarar uma guerra e suas consequências.
Uma bela história que deve ser lida sem sombra de dúvidas.

Margallyne 18/10/2020

A história começa lenta e vai se desenrolando de forma acertiva e cativante. Quando você vê não quer mais parar de ler e ver onde vai chegar cada personagem.
E como é certeiro o final do posfácio, escrito pela Vilma Arêas: Todos os nossos ontens se fecha como um anel.