O livro dos nomes perdidos

Resenhas - O Livro dos Nomes Perdidos

1 | 2 | 3 | 4

Robson40 19/06/2023

Eva um Heroína
Quando você pega este livro e lê a quarta capa e seu resumo e começa a ler as primeiras páginas do livro, não imagina na quantidade emoção que o livro trará... Ódio, amor, esperança, histórias, tudo isso em um só lugar, ambientado na segunda guerra mundial, e Eva como protagonista. Ótimo livro.

Malu Collares 16/07/2023

Uma história simples e complexa que relata dívidas, medos e pequenas alegrias numa época onde tudo mudava a cada dia e a morte e separação eram personagens constantes na história.

Ale Lima 08/08/2023

Já li alguns livros sobre o tema e esse é de longe o mais clean, pois retrata o trabalho desenvolvido por pessoas da resistência para resgatar judeus contra o avanço da Alemanha nazista. Contudo, vejo que o foco da autora está mais no amor proibido entre dois de seus integrantes: um cristã e uma judia. Logo, o livro torna-se leve apesar das primícias dos tempos de guerra.

Gabi Rosemberg 26/05/2023

Resgate do lado humano mesmo na guerra
O Livro dos Nomes Perdidos mostra que mesmo em situações de extrema tristeza e dificuldade sempre há um grupo de pessoas fazendo o bem, lutando pela vida e pelo justo. Um romance muito lindo!
Juno.Cruvinel 31/05/2023minha estante
Quer casar cmg?

Greicy 06/04/2023

Lindooo
Que livro incrível, me tocou profundamente! Eva é um amor, foi corajosa e de um coração imenso, o romance foi na medida certa para não tirar o ponto focal da história. O plot também me agradou, pois não imaginava e o final foi encantador. Livros sobre a segunda guerra sempre me emocionam e com esse não foi diferente. Recomendo!

Angie - @livros_libras 26/03/2023

França, 1942.

Só por esta data já sabemos que "o livro dos nomes perdidos" é denso, tenso, doloroso e que traça uma história repugnante nas nossas memórias.

Eva Traube é uma jovem de 20 anos que viu seu pai ser levado para os campos de concentração e se vê obrigada a fugir para outro lugar. Mas como se eles tinham seus nomes e endereços?

Por instinto de sobrevivência, Eva falsifica identidades para ela e para a sua mãe e fogem. Contudo, assim que chegam a nova cidade, a dona da hospedaria percebe a falsificação e pede que ela converse com uma pessoa da região.

É aí que uma rede de salvamento de centenas de judeus começa.

Eva possui uma determinação ímpar de justiça e humanidade e é na biblioteca escondida de uma igreja que ela e uma rede da resistência de fasificação de documentos ajudaram centenas de crianças judias a fugir dos nazistas.

Mesmo com novos nomes, Eva acredita que cada criança tem o direito de ter sua real identidade guardada. É aí que
o livro dos nomes perdidos ganha força no enredo.

"Como podiam ser todos tão cruéis? Ou teriam descoberto um botão dentro de si que os permita desligar da civilidade? Será que voltam para as esposas e filhos à noite e simplesmente apertavam de novo o botão, voltando a ser humanos?" (Pág.100)

Poli 12/11/2023

Maravilhoso!
Li muitas resenhas com opiniões ruins sobre o livro mas eu simplesmente amei. Me envolveu do início ao fim e já está na minha lista dos favoritos.

Ellise 04/03/2023

O livro dos nomes perdidos
Livro incrível sobre a 2 guerra. Um ponto de vista diferente, do que geralmente é abordado pelos livros com essa temática. Conta a história de Eva, uma francesa judia que acaba fazendo parte da resistência anti nazista e faz arquivos falsificados para ajudar a salvar crianças judias. A narrativa é maravilhosa, você se apega aos personagens e além de tudo a autora entrelaça esse enredo a uma história de amor. Para mim foi uma experiência muito positiva, pois além de ser uma leitura super fluida, eu aprendi sobre algo que não havia lido em nenhuma temática do gênero. Super recomendo!

Deia Keth 16/10/2023

Demorei pra fazer a resenha desse livro porque, honestamente, ainda não sei se gostei ou não dele.

Veja só, estamos falando de uma ficção baseada nas segunda guerra mundial. Eva é uma mulher judia que, para fugir dos nazistas em Paris, usa seus dons artísticos para criar identidades falsas para ela e para a mãe. Ela não tem a intenção de ser uma criminosa, uma falsária, mas a situação a fez uma. E o destino acaba a levando até uma cidadezinha na França no alto das montanhas onde uma organização aloja crianças judias e cria identidades falsas para envia-las em segurança até a Suíça. Eva tem a oportunidade de salvar crianças como ela e não a nega.

O enredo é bom. A escrita é fluída e te mantém envolvido. Contudo, achei que as coisas aconteciam, de certo modo, fácil demais para o que era esperado. Uma mera identidade era o suficiente para qualquer judeu escapar e uma conversa fiada era o suficiente para liberar os membros da organização que foram presos. Assim, as coisas aconteciam rápido demais. Em um capítulo um personagem estava sofrendo risco de vida e no final dele já estava a salvo. E assim aconteceram dezenas de conflitos pequeninos durante a trama e nenhum realmente grandioso. Não houve tensões. A história, que tinha de tudo para levar todos as lágrimas, não me fez nem lacrimejar.

O relacionamento da personagem com a mãe é insuportável. Do tipo: okay, entendemos o que a guerra pode fazer com uma pessoa como a mãe de Eva, mas era exaustivo. Os personagens secundários davam a entender que Eva deveria esquecer a mãe ao mesmo tempo em que davam a entender que ela deveria apoia-la. A relação foi mal desenvolvida. Mas devo dar um bônus para a autora em questão ao romance principal: completamente envolvente e apaixonante. Ali foi onde ela realmente acertou no sentimentalismo.

Outra coisa que não gostei foi como a autora pareceu tentar deixar a protagonista menos judia. Acho que a intenção foi tentar mostrar que mesmo os judeus que não eram realmente ativos foram julgados na guerra mas só fez parecer que Eva tentava fugir da sua religião.

debliterando 04/11/2023

Simplesmente o melhor livro de 2023 até agora - e duvido que algum outro o supere. Chorei e sorri. Amei!

Larissa 19/07/2023

Primeiro livre sobre a segunda guerra que leio sobre a perspectiva de judeus da França, já tinha lido muitos mas da perspectiva de outros países! Muito muito bom!!

Gomor 28/06/2023

Eva Traube é uma jovem francesa em 1942. Ela é sua mãe conseguem fugir de Paris, antes de serem levadas para Aushwitz. Vão para Arignon, no sul da França que ainda não estava ocupada por nazista. Lá ela começa a trabalhar numa igreja fazendo novos documentos para ajudar na fuga de crianças para a Suíça. Conhece Remy, um jovem que faz parte da resistência e se apaixonam. Boa história em que são especificadas várias ações realizadas pelos falsários de documentos na tentativa de salvar vidas. Gostei!

Sarah :) 16/05/2023

O livro dos nomes perdidos.
Que livro incrível. Que experiência.
Nunca imaginei que tantas histórias poderiam ser contadas em um cenário tão bárbaro e frio como foi a Segunda Guerra, mas isso é sim possível.
Contar a história do ponto de Eva (que é mais que uma judia fugindo) foi crucial, a guerra e a esperança de vida dessa mulher.
O romance de forma leve e o melhor final possível. 10/10.
"Se eu morrer pela França, não terei perdido a vida. Terei salvado meu país. Meu único arrependimento será ter custado minha chance de um futuro ao seu lado." -Rémy.

Kauanaolb 09/12/2022

Emocionante!
Que livro maravilhoso, que história linda ?? Claro que não é apenas momentos felizes, por ser uma história baseada na segunda guerra já trás muita tristeza, porém, a Kristin caprichou em todo o enredo, trouxe muitos detalhes preciosos, principalmente a história dos falsários que realmente aconteceu, eu particularmente amei que ela trouxe essa informação pois eu não fazia ideia. Cara o que falar de cada personagem? eu amei cada um! Passei uma raiva com um certo personagem mas faz parte rsrs. Eva e Rémy ganharam o meu coração, eu acho que eles poderiam ter ficado mas tempo juntos mas o final foi perfeito e acredito que esse era o desejo da autora, toda a emoção do final. Eu demorei muito tempo absorvendo tudo que li, foi uma leitura marcante nesse ano, nunca havia lido nada nem parecido ? Só desejo que muitas pessoas leiam e sintam toda essa emoção! Ameeei essa leitura ??

1 | 2 | 3 | 4