O livro dos nomes perdidos

O livro dos nomes perdidos Kristin Harmel

Resenhas - O Livro dos Nomes Perdidos

1 | 2 | 3 | 4

Andrea238 21/05/2024

Fantástico
Eva uma garota judia que mora na França com seus pais,
Eva e seus pais têm suas vidas destruídas pela guerra e a perseguição aos judeus na França invadida pela Alemanha.
O livro narra o medo dos judeus e sua resiliência para sobreviver ao caos.
Emocionante em muitos aspectos e momentos durante a narrativa.

09/05/2024

Maravilhoso
É um livro fácil de ler, devorei em 2 dias pois não conseguia parar e precisava saber o que aconteceria. Derramei algumas lágrimas e me instigou a saber mais sobre as pessoas que falsificavam documentos para salvar os judeus.

Com certeza leria esse livro novamente.

Kananda 16/04/2024

O único defeito desse livro é que ele acaba e a gente fica esperando para saber mais, a gente quer descobrir sobre os nomes e o que aconteceu com essas pessoas.
Confesso que a leitura demorou um pouco para me prender, mas depois eu não consegui parar de ler até finalizar.

Carolina.Mota 11/03/2024

Prende a atenção do leitor
Eu achei a história do livro muito instigante. Prende a atenção do leitor do início ao fim. Apesar da temática de guerra, não tem muita ação.
Mas eu gostei bastante. A leitura flui facilmente.
Uma livro que vale a pena ser lido

Taís 26/02/2024

Procurava uma história de amor aos livros e encontrei uma história de amor e fé na humanidade
Comprei esse livro por se tratar de uma história sobre uma bibliotecária que ajudou a salvar muitas pessoas durante a segunda guerra mundial. Isso foi o que eu pensei que fosse. Não era, mas era uma história muito melhor.

Sim, Eva era uma bibliotecária e ajudou a salvar muitos judeus, mas essa é uma história que vai muito mais além. Fala sobre amor, sobre família, sobre resistência, resiliência e, sobretudo, fala sobre generosidade, empatia e solidariedade.

Um dos melhores livros que já li, sem sombra de dúvida. Apesar de achar que faltou falar sobre um ponto bem importante, a história se desenrolou de uma forma linda e teve um final que me surpreendeu bastante.

Eu tenho lido bastante livros com essa temática: bibliotecárias, segunda guerra e holocausto, amo livros que falam sobre livros e esse traz todos esses elementos e de uma forma que não fica tão pesado, apesar de mostrar os horrores da guerra e muito do que ela causou.

Não esperava que esse fosse virar um livro favorito, mas eu amei muito a escrita, a história e os personagens. Li sabendo do final e o final me surpreendeu…

Enfim, nem falei muito da história, mas esse é um daqueles livros que você tem que ler pra saber. E espero que leiam!

@bibliotecadadi 26/01/2024

Amor, coragem e resistência.
A história me conquistou desde o começo. Não foi fácil acompanhar Eva nessa jornada, temi muito por ela. Adorei como ela foi corajosa, altruísta, mesmo em meio ao medo, às dúvidas.
A autora menciona que ela escreveu essa história a partir de personagens que existiram e que faziam a mesma coisa que Eva, dar novas identidades a pessoas judias para que assim elas pudessem fugir e viver.
E eu fico imaginando quando eu leio esses livros desse período, como essas pessoas foram corajosas ao se doar e correr riscos para salvar outras.
Foi uma história emocionante, sofrida, mas o final me deixou com o coração acalentado.
Recomendo!

Juliana 22/01/2024

Excepcional!
Que livro... Muito bem escrito envolvente, conta uma história de amor, coragem, luta e bondade. Amei e recomendo muito!

arlete.augusto.1 20/01/2024

Gostei
Gostei da história que narra como pessoas comuns deram sua contribuição para salvar crianças inocentes na 2a Guerra Mundial. Acabei me envolvendo com a história de Eva e me emocionei muito com o final do livro. Tem romance, sim, mas vejo que sou uma eterna romântica e, se a história me envolve, me deixo levar por ela. Li sobre toda a pesquisa feita pela autora para escrever esta história baseada em fatos reais, e acho que aprendi sobre um novo viés da guerra, a importância das pessoas que falsificavam documentos diversos, forjando novas vidas para que crianças pudessem ser levadas à Suíça em segurança.
Li uma outra resenha que diz que este livro é um desperdício, não foi pra mim. A personagem da mãe de Eva realmente é muito chata, mas acredito que situações limite como guerra, como ver seu povo ser dizimado, apagado, podem desencadear reações imprevisíveis, cada um reage de uma forma.
Enfim, acho que valeu a pena a leitura.

Regine 18/12/2023

Excelente livro - uma leitura que não se quer parar
Excelente livro além de ser de fácil leitura e prender a atenção, ele fala muito sobre a função dos falsários de documentos e transferência de pessoas para a Suíça. Super recomendo a leitura. Uma grata surpresa

Dani 16/12/2023

Primeiro contato com a autora Kristin Harmel e estou fascinada.

Leitura muito envolvente, repleta de detalhes, com personagens complexos e com o poder de criar uma "fotografia" belíssima e trágica ao mesmo tempo.

A obra nos conduz do sorriso à lagrima, da tristeza à esperança, da descrença à fé.

Leitura que, com certeza, recomendo.

Poli 12/11/2023

Maravilhoso!
Li muitas resenhas com opiniões ruins sobre o livro mas eu simplesmente amei. Me envolveu do início ao fim e já está na minha lista dos favoritos.

debliterando 04/11/2023

Simplesmente o melhor livro de 2023 até agora - e duvido que algum outro o supere. Chorei e sorri. Amei!

Karin 04/11/2023

Um romance histórico incrível que descreve o trabalho dos falsificadores de documentos na segunda guerra, heróis anônimos, muitos que usaram seus dons artísticos para salvar vidas. Um romance ficcional que sem dúvida reflete muitas histórias reais.

Andy.Sena 28/10/2023

A história é bem legal de se acompanhar e confesso que não conhecia o trabalho dos falsificadores na época da 2ª Guerra especialmente por alguns serem judeus. Eva teve um desenvolvimento ótimo durante a história, os dilemas da personagem eram bem reais e compreensíveis. Foi bem fácil ter empatia. Mas, a mãe dela... Mesmo entendendo o luto, a amargura que ela estava sentindo, eu só queria que ela sumisse ou que tivesse ido no lugar do marido já que foi uma personagem bem intragável. O Remy nos lembra que príncipes não precisam de cavalos brancos para conquistar o nosso coração. Não tenho palavras para enumerar todos os coadjuvantes da história que trouxeram mais brilho e compreensão para aquele momento que a história se passou, mas não posso deixar de mencionar o Padre que foi de uma ajuda excepcional. O final foi tudo!

1 | 2 | 3 | 4