O livro dos nomes perdidos

O livro dos nomes perdidos Kristin Harmel

Resenhas - O Livro dos Nomes Perdidos

1 | 2 | 3 | 4

Deia Keth 16/10/2023

Demorei pra fazer a resenha desse livro porque, honestamente, ainda não sei se gostei ou não dele.

Veja só, estamos falando de uma ficção baseada nas segunda guerra mundial. Eva é uma mulher judia que, para fugir dos nazistas em Paris, usa seus dons artísticos para criar identidades falsas para ela e para a mãe. Ela não tem a intenção de ser uma criminosa, uma falsária, mas a situação a fez uma. E o destino acaba a levando até uma cidadezinha na França no alto das montanhas onde uma organização aloja crianças judias e cria identidades falsas para envia-las em segurança até a Suíça. Eva tem a oportunidade de salvar crianças como ela e não a nega.

O enredo é bom. A escrita é fluída e te mantém envolvido. Contudo, achei que as coisas aconteciam, de certo modo, fácil demais para o que era esperado. Uma mera identidade era o suficiente para qualquer judeu escapar e uma conversa fiada era o suficiente para liberar os membros da organização que foram presos. Assim, as coisas aconteciam rápido demais. Em um capítulo um personagem estava sofrendo risco de vida e no final dele já estava a salvo. E assim aconteceram dezenas de conflitos pequeninos durante a trama e nenhum realmente grandioso. Não houve tensões. A história, que tinha de tudo para levar todos as lágrimas, não me fez nem lacrimejar.

O relacionamento da personagem com a mãe é insuportável. Do tipo: okay, entendemos o que a guerra pode fazer com uma pessoa como a mãe de Eva, mas era exaustivo. Os personagens secundários davam a entender que Eva deveria esquecer a mãe ao mesmo tempo em que davam a entender que ela deveria apoia-la. A relação foi mal desenvolvida. Mas devo dar um bônus para a autora em questão ao romance principal: completamente envolvente e apaixonante. Ali foi onde ela realmente acertou no sentimentalismo.

Outra coisa que não gostei foi como a autora pareceu tentar deixar a protagonista menos judia. Acho que a intenção foi tentar mostrar que mesmo os judeus que não eram realmente ativos foram julgados na guerra mas só fez parecer que Eva tentava fugir da sua religião.

Larissa 19/07/2023

Primeiro livre sobre a segunda guerra que leio sobre a perspectiva de judeus da França, já tinha lido muitos mas da perspectiva de outros países! Muito muito bom!!

Sarah :) 16/05/2023

O livro dos nomes perdidos.
Que livro incrível. Que experiência.
Nunca imaginei que tantas histórias poderiam ser contadas em um cenário tão bárbaro e frio como foi a Segunda Guerra, mas isso é sim possível.
Contar a história do ponto de Eva (que é mais que uma judia fugindo) foi crucial, a guerra e a esperança de vida dessa mulher.
O romance de forma leve e o melhor final possível. 10/10.
"Se eu morrer pela França, não terei perdido a vida. Terei salvado meu país. Meu único arrependimento será ter custado minha chance de um futuro ao seu lado." -Rémy.

Gomor 28/06/2023

Eva Traube é uma jovem francesa em 1942. Ela é sua mãe conseguem fugir de Paris, antes de serem levadas para Aushwitz. Vão para Arignon, no sul da França que ainda não estava ocupada por nazista. Lá ela começa a trabalhar numa igreja fazendo novos documentos para ajudar na fuga de crianças para a Suíça. Conhece Remy, um jovem que faz parte da resistência e se apaixonam. Boa história em que são especificadas várias ações realizadas pelos falsários de documentos na tentativa de salvar vidas. Gostei!

Kel 12/03/2023

O livro dos nomes perdidos
Uma história ambientada durante os horrores da 2 guerra mundial. Inspirado em fatos reais, o livro conta a história de Eva que sobreviveu a guerra e ajudou outros a escaparem das mãos dos nazista, por falsificar documentos.
A história ainda conta com um romance entre Eva e Remy em meio a toda esse caos.
Um livro muito bom com cenas muito triste, mas que fala sobre amor, esperança e empatia.
Só não dei 5 estrelas porque já desconfiava qual seria o plot e o como terminaria o livro e acabei acertando, nas recomendo a leitura.

Arthur Nowakowski 11/02/2023

??não precisa de dinheiro, armas nem uma grande plataforma para mudar o mundo. Às vezes, só uma caneta e certa imaginação podem alterar o curso da história.?
Livros sobre a segunda guerra mundial sempre me trazem ensinamentos e esse não foi diferente. A resistência, mesmo que sem pegar em armas foi de extrema importância para a sobrevivência de todos que foram perseguidos pelos nazistas. Recomendo a leitura ??

Karin 04/11/2023

Um romance histórico incrível que descreve o trabalho dos falsificadores de documentos na segunda guerra, heróis anônimos, muitos que usaram seus dons artísticos para salvar vidas. Um romance ficcional que sem dúvida reflete muitas histórias reais.

Lu R. 30/07/2023

É triste, lindo, de dar raiva, do jeito que me pega sempre. Chorei em tantas partes que acho que não tem mais água nesse corpo. Simplesmente maravilhoso. Final divino. Triste pensar que isso realmente aconteceu.
Esse livro pra mim ta junto no patamar com o filme A Vida É Bela sobre esse assunto.

VitAria 14/12/2022

Eu não tenho palavras. O livro é incrível no faz entrar no começo da segunda guerra mundial quando os alemães ocuparam a frança, então aparece Eva, uma garota judia apaixonada por livros que até então sentia pouca liberdade... O livro traz reviravoltas incríveis e muito boas, traz tragédia, reviravoltas, romance e o mais incrível de tudo é chegar no final e saber que tudo veio baseados de histórias reais, surreal como ainda tem coisas pra aprender com a injustiça da guerra.

Dani 16/12/2023

Primeiro contato com a autora Kristin Harmel e estou fascinada.

Leitura muito envolvente, repleta de detalhes, com personagens complexos e com o poder de criar uma "fotografia" belíssima e trágica ao mesmo tempo.

A obra nos conduz do sorriso à lagrima, da tristeza à esperança, da descrença à fé.

Leitura que, com certeza, recomendo.

Regine 18/12/2023

Excelente livro - uma leitura que não se quer parar
Excelente livro além de ser de fácil leitura e prender a atenção, ele fala muito sobre a função dos falsários de documentos e transferência de pessoas para a Suíça. Super recomendo a leitura. Uma grata surpresa

arlete.augusto.1 20/01/2024

Gostei
Gostei da história que narra como pessoas comuns deram sua contribuição para salvar crianças inocentes na 2a Guerra Mundial. Acabei me envolvendo com a história de Eva e me emocionei muito com o final do livro. Tem romance, sim, mas vejo que sou uma eterna romântica e, se a história me envolve, me deixo levar por ela. Li sobre toda a pesquisa feita pela autora para escrever esta história baseada em fatos reais, e acho que aprendi sobre um novo viés da guerra, a importância das pessoas que falsificavam documentos diversos, forjando novas vidas para que crianças pudessem ser levadas à Suíça em segurança.
Li uma outra resenha que diz que este livro é um desperdício, não foi pra mim. A personagem da mãe de Eva realmente é muito chata, mas acredito que situações limite como guerra, como ver seu povo ser dizimado, apagado, podem desencadear reações imprevisíveis, cada um reage de uma forma.
Enfim, acho que valeu a pena a leitura.

Andrea238 21/05/2024

Fantástico
Eva uma garota judia que mora na França com seus pais,
Eva e seus pais têm suas vidas destruídas pela guerra e a perseguição aos judeus na França invadida pela Alemanha.
O livro narra o medo dos judeus e sua resiliência para sobreviver ao caos.
Emocionante em muitos aspectos e momentos durante a narrativa.

Beatriz.Rodrigues 30/07/2023

?somos definidos por quem somos no fundo do peito?
?O livro dos nomes perdidos? conta a história de Eva que, com a invasão nazista, descobre um dom: falsificar documentos para ajudar as pessoas, sobretudo crianças, a fugirem. Como é necessário atribuir novos nomes às crianças, Eva e Remy começam a registrar os nomes verdadeiros delas em um livro para que elas nunca esqueçam quem são. No entanto, o livro é saqueado pelos nazistas e Eva encontra ele anos depois, o que a faz reviver e relembrar tudo o que passou e as pessoas que perdeu.

O livro é super interessante, ainda mais por ser baseado em fatos reais. A história é envolvente, porém, muito dramatizada e repetitiva, chega em algumas partes que não acontece nada por vários capítulos, o que atrapalha a fluidez. Além disso, eu achei que os diálogos não foram bem desenvolvidos.

Por isso, não favoritei e nem dei 5 estrelas porque acho que faltou um tchan e uma construção melhor, mas, no geral, é um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4