Galateia

Galateia Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Bailaluaxy 20/09/2023

MINHA LEITURA FAVORITA DESTE ANO
Consegui me conectar 100% com cada detalhe deste conto, principalmente pela escrita excelente e os temas abordados com tanta inteligência e sutileza, a submissão feminina é o tema mais abordado e a trama principal deste conto.

Ket 04/02/2024

Uma releitura interessante, porém faltou um pouco de desenvolvimento
Achei meio vago, faltou agora coisa

Vic Machado 13/04/2023

Madeline Miller tem um dom?
?Galateia? é um conto baseado no mito de Pigmalião, que faz uma escultura tão bela que acaba se apaixonando por ela? é claro que só conhecemos uma versão do mito, então aí vem Miller para nos dar outra perspectiva: a da propia Galateia, a escultura! Indico super para quem quer molhar os pés no mundo fantástico da autora.

Elanyy 30/04/2024

Fora do convencional
Mais um livro que eu encontro perdido na lista e acabo me impressionando!
Galatéia é a história do mito de Pigmalião e sua estátua, onde a autora vai além do "felizes para sempre" depois do casamento. Por mais que tenha poucas páginas, tem muitas camadas pra serem análisadas após a leitura, principalmente sobre o machismo e a misoginia explícita da visão dele com as outras mulheres da sociedade.
Ótimo conto!

T0lendo 13/09/2022

Interessante
Um livro bem curtinho e com uma boa crítica por trás. Além disso, a leitura é envolvente e te tira da ressaca literária. Não dei 5 estrelas porque acho que o conto tem certa dificuldade de manter o tom de sua narrativa em alguns pontos, e por ser muito curto, acaba deixando algumas coisas superficiais. Mesmo assim, recomendo

Anny50 16/05/2023

Não sei
Gosto muito dos outros livros da autora, mas este conto não me pegou, não sei porquê ainda, talvez se tivesse sido mais desenvolvido, a premissa é boa, porém ficou muito raso. E a inspiração em Papel de Parede Amarelo é bastante óbvia, se utilizou deste e do mito grego Pigmaleão e nem assim pareceu ter muita substância. Queria ter gostado

Lylouu 23/07/2023

Mais um da GÊNIA!
Dos dois livros que eu li da Madeline, eu posso afirmar que ela é incapaz de errar (se errou em circe, retiro o que eu disse), e eu, como fã de carteirinha da mitologia grega, agradeço muito.

Todas as releituras dela conseguem nos dar um gostinho básico do que é um clássico da literatura grega, sem ser difícil de se ler e elitizado (como, infelizmente, grande maioria é), de uma forma que chega a dar gosto de dizer que você já leu.

Esse conto não é tão leve. Não chega a ter nenhuma cena muito pesada desnecessáriamente, mas é sim mais pesadinho do que ACDA, por mais que aquele também não seja só flores. Ainda assim, o conto é fluído o suficiente ara que as piores cenas não sejam tão desconfortáveis.

Lembrem-se de agradecer a rainha madeline Miller por alimentar todos nós, fãs de contos gregos!
Jojo 23/07/2023minha estante
Cara eu li esse, no começo eu não entendia muito bem e no final eu tava igual o começo

Lylouu 23/07/2023minha estante
KKKKKKKKK ai amg ? ce ja conhecia o conto de Pigmalião ou caiu nesse livro de paraquedas?

Jojo 23/07/2023minha estante
Conheço!! Mas o final eu fiquei meio?? E o que eu entendi foi mais a parte dele tratar a Galatea como uma criação dele e não alguém de verdade

Lylouu 23/07/2023minha estante
ah, é pq no conto original ela nem fala, né? ele trata ela assim pq só ve ela de forma idealizada, não chega a vê-la como um ser humano de verdade. e no final ela (spoiler se alguém tiver lendo) se afoga com ele. acredito eu que pra salvar a filha e a estátua nova

Jojo 23/07/2023minha estante
Sim sim, essa parte eu gostei foi uma "releitura" da filosofia do conto, mas esse final pra mim tinha ficado em aberto, ou muito brusco, enfim aquele famoso final de que o protagonista sofre e no final ainda não tem um bom fim

Lylouu 23/07/2023minha estante
concordo!! eu tinha certeza que o final seria diferente (e acho que prefiro um pouco o final que eu imaginei, mas..)

Lane Bez 18/08/2023

É um conto bem curtinho, pra quem gosta da obra que deu origem ao conto pode ser uma boa leitura. É bem estranho como um todo. Não seria algo que eu daria continuidade se fosse mais páginas.

Suelli.coelho 12/12/2023

O que um conto tem que ser
Rapido e mesmo assim complexo fazendo você sentir varios tipos de emoçoes

xoxoanalu 11/08/2022

gostei. não conhecia a história de galateia, e esse conto me deixou com vontade de ler mais sobre.
a escrita da autora é incrivelmente profunda e poética, e a história é simplesmente cativante, doloroso e de uma forma bela.

Julia Barbosa 30/07/2023

Gostei!
Meu primeiro contato com a autora e a escrita dela é viciante! O livro já é curto mas fluiu muito rápido e eu queria saber o que estava acontecendo, se fosse mais longo talvez eu gostasse mais

Flavia1101 22/09/2023

Um escultor se apaixona por sua mais bela obra de arte e com o auxilio da deusa Atena, Galateia se transforma de uma pedra para uma humana.
Mas assim como ele se apaixona pela beleza que esculpiu, desejava aquela mulher em sua forma humana para usá-la para o seu prazer, já que o ciúme era enorme e ela não podia ter vontades ou pensamentos e falas discordantes das dele.
Tudo piora após o nascimento de sua filha, ele até chega a fazer comentários sobre o quanto o corpo dela mudou e as marcas que adquiriu, já que não tem mais a pele tão lisa quanto a que ele fez.
Ele a tranca em um lugar, onde ela só é vista por um médico e uma enfermeira, todos extremamente grossos e sem empatia. E quando o marido a visita, ela deve ficar paralisada e encenar o momento em que era pedra e se torna humana para ele então fazer o que quiser.
Esse conto é uma releitura do mito de Pigmalião e
Galateia, o qual eu desconhecia, mas já estou sabendo que foi adaptado muitas vezes para veículos diversos.
No momento em que baixei o livro no Kindle, fiquei curiosa e ansiosa pela leitura, sendo assim comecei ler e não conseguia parar até descobrir como a história finalizaria, foi uma leitura de poucas horas, um livro curto com pouco menos de 100 páginas que é potente e arrebatador trazendo questões de sofrimento em relacionamento abusivo para a mulher que infelizmente acontece desde que o mundo é mundo.
O final do livro não foi exatamente o que eu pensei, mas foi necessário já que é compreensível por tudo o que ela passou e surpreendente.
Essa é uma obra que precisa ser lida, então fica aqui a minha indicação, prepare o coração e separe algumas horas do seu dia para conhecer essa história.

isthiskarol 09/09/2023

O ponto de vista feminista
Meu primeiro contato com Madeline Miller e já estou apaixonada! A autora traz a história de Galateia, estátua feita por Pigmalião e trazida à vida pela deusa Vênus. No mito original, ao menos na versão de Ovídio, temos apenas o ponto de vista de Pigmalião, e Galateia apenas existe para trazer ao homem a satisfação de ter alguém pura e bela ao seu lado. E viveram felizes para sempre. Mas... e a Galateia? Ler essa nova abordagem trazida por Miller foi muito interessante, ainda mais pelo fato de a autora ter trabalhado muito bem pontos específicos da narrativa, dando profundidade ao mito de Ovídio. Uma releitura feminista sem igual. (Charlotte Perkins Gilman adoraria ler isso.) Quero muito ler em inglês porque algumas escolhas lexicais não me agradaram muito, então acho que vou direto na fonte para conhecer um pouco melhor a escrita da Madeline. Espero ler outras coisas dela em breve (já tenho os romances, só me falta tempo).

Maaaxxð¦ 28/07/2023

"Ele é apenas carne"
Galateia é um conto mágico e magnífico. Tem como sua essência mostrar o poder e a coragem de uma "estatua"? O amor da mesma por sua filha deixa esse pequeno conto ainda mais perfeito. As situações expressadas (a cena das estrias é tão--) durante o livro são esplêndidas. Uma pena que são apenas 96 páginas. Leiam!!