A Pirâmide da Sabedoria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@srlucasm 20/07/2022

Para ser sábio
(2ª LEITURA)

Eu creio que nas aulas ou em consultas médicas você já viu a Pirâmide Alimentar. Nela tinha orientações de quais alimentos consumir mais e outros menos. Sabia que existe uma Pirâmide do que consumir ao seu intelecto? Vamos conversar sobre este livro para saber um pouco mais.

Em 10 capítulos, dividido em 2 partes, o autor Brett McCracken vai se basear na famosa Pirâmide Alimentar para que você tenha sabedoria consumindo em uma quantidade adequada determinados conteúdos.

Antes de partir para uma reeducação, ele precisa mostrar a "obesidade" dos consumidores de informação de nosso tempo (Parte 1) para assim delinear uma nova forma de consumir informação para o desenvolvimento saudável da sabedoria em nós (Parte 2).

Se na Pirâmide dos Alimentos temos na parte de baixo os alimentos construtores, qual será o da Pirâmide da Sabedoria? É a Bíblia. O consumo da Bíblia precisa ser constante em nossa vida para obter sabedoria. No topo dela, está a internet, precisando usar moderadamente. Infelizmente está ao contrário na vida de muitos cristãos.

Além dos que foram citados, o autor apresentará sobre a igreja, a natureza, livros e a beleza. Inclui também dicas de como é ser sábio.

Compartilho algumas citações da obra:

"Acabe com Deus e você acabará com a verdade."

"Quando não vamos a algum lugar, vamos a qualquer lugar - e "qualquer lugar" na internet raramente é um bom lugar para nós."

"Sabedoria não é algo que você pode pesquisar no Google ou baixar. É acumulada ao longo do tempo e por meio da experiência."

Deseja ser sábio e manejar melhor as fontes do saber? Este livro é para você. No meio de tanta informação a um clique, permita que a leitura auxilie na filtragem delas.

Att,
Lucas M.

Nath Cantini 27/02/2024

Maravilhosamente surpreendente!
Eu não tinha expectativa nenhuma sobre esse livro e, de repente, ele me surpreendeu.
É um livro que primeiro te faz refletir e desperta sua consciência sobre o que você tem consumido na internet e quais tem sido as suas fontes de verdade.
Depois, aborda cada uma das fontes de verdade que devem ser a base de todo cristão e, claro, quais merecem mais tempo e atenção.

Não é um assunto revolucionário, mas é um assunto absolutamente necessário considerando os dias de hoje.

Se você quer ter um relacionamento melhor com as redes sociais e aprender a silenciar a sua mente em meio a esse mundo barulhento, recomendo fortemente que você dê uma chance a esse livro.
NatAlia.Martins 27/02/2024minha estante
Tenho interesse! Vou dar uma prioridade a ele, pois gosto muito desse tema! Obrigada!

Nath Cantini 28/02/2024minha estante
Ele é muito bom e completo! Foi uma surpresa pra mim!

Léo_Martins 12/10/2022

Pirâmide da Sabedoria
O livro é dividido em duas partes. A primeira parte destaca três tendências da era da informação que nos tornam imprudentes: informação demais, rápida demais e focada demais no eu. A segunda parte apresenta um paradigma para uma dieta de informação mais propícia à sabedoria e à saúde espiritual.

Aline 23/03/2023

A ordem
Quando colocamos Deus e sua palavra como alicerce nas nossas vidas, todo o resto está firmemente estruturado.

Roberth 31/01/2024

Remir o tempo com sabedoria...
Que simbólico terminar o primeiro mês do ano com esta leitura! Gostei muito das referências e exemplos práticos que geraram reflexões que fogem da abstração, mas retornam à concretude do viver cotidiano.

Um livro que além de ser um guia para esta análise crua de nossos dias, também gerou encanto em vários momentos (destaque especial para a parte da "beleza" na pirâmide). Minha oração é que eu consiga priorizar o que de fato tem valor e sustenta as demais camadas da vida.

AngAlica39 12/04/2023

Um guia de Sabedoria no mundo de hoje ?
Esse livro sem dúvida é uma obra pela qual todo cristão deveria ler. Vivemos em um mundo digital que acabou nos distanciando da sabedoria, mas a boa notícia é que ela permanece disponível!

Eu amei a forma que o autor comparou a pirâmide de alimento com a pirâmide de sabedoria! Afinal nos alimentamos espiritualmente também!

O livro chegou na minha vida, numa fase que já estava refletindo sobre tudo isso!
E foi incrível como tocou meu coração cada capítulo!

Um livro não apenas para ler, mas para praticar! Abriu minha mente de uma maneira sobrenatural!

Glória a Deus! Ameeei ????????

Hítallo 08/11/2023

Sensacional
Em Piramide da Sabedoria, o autor faz uma metáfora entre as fontes de sabedoria e as fontes nutritivas e alimentares através de uma pirámide, assim como a pirâmide alimentar.
Assim, ele aponta as principais características da dieta de informação da nossa sociedade atual, seus sintomas, como isso tem dificultado a obtenção de sabedoria e como podemos reajustar a nossa dieta de informações.
Ele trata deste assunto de forma bem profunda e atual, utilizando de referências teóricas, pesquisas científicas, e principalmente, da Palavra de Deus.

Misael Neves 22/11/2022

Vivendo sabiamente na era da pós-verdade
Vivemos na era da pós-verdade. Nela, as redes sociais são uma influência que pode ser boa ou má, dependendo do uso que dela fizermos. A isto os cristãos devem se atentar.
Com o propósito de apresentar os riscos que navegar impõe ao internauta (parte 1 do livro), a fim de estabelecer um cardápio saudável de práticas com níveis de prioridades em diferentes graus de importância (parte 2 do livro), este se torna um bom guia para àqueles que não querem estar alienados do mundo - excluindo suas contas da web, mas que se preocupam com seu relacionamento com Deus.

Pedro Leitor 17/08/2022

Leiam urgentemente essa obra
O autor compara a busca da sabedoria como alimentação; e como na piramide alimentar vc tem a base do que lhe nutri fisicamente até o que é menos relevante. Na Pirâmide da Sabedoria ele coloca a Palavra de Deus com Base e a Internet como a parte menos relevante para adquirirmos sabedoria. São muitas orientações para não viver como tolo, achando que por muita instrução absorvida é sábio.

Preto Contenção 16/03/2023

Gostei
"A Pirâmide da Sabedoria: Alimentando Sua Alma em um Mundo Pós-Verdade" é um livro de Brett McCracken que apresenta uma abordagem para ajudar os leitores a navegar em um mundo cheio de informações e desinformação. Através da metáfora da pirâmide, o autor propõe que os leitores classifiquem e priorizem diferentes fontes de sabedoria. A base da pirâmide representa a sabedoria mais essencial, incluindo as Escrituras e textos sagrados, e o topo representa as notícias e mídias sociais, que devem ser consumidas com cautela. O livro oferece estratégias práticas para implementar essa abordagem, como equilibrar a leitura de livros e a navegação na internet, e é escrito de maneira acessível com exemplos relevantes para a cultura atual.

Ângela Bittencourt Cardoso 22/12/2023

Um livro que aborda o uso do tempo e suas maneiras ideais de utilizá-lo usando uma abordagem cristã. Ele compara o consumo de tempo com consumo de alimentos. Que tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém.

Taty 12/01/2024

Alimentando a alma corretamente
Livro que já entrou para um dos favoritos da vida. Aborda assuntos extremamente atuais de forma bem objetiva e desperta muitas reflexões sobre como temos alimentado nossa alma e como temos invertido as prioridades.

O autor fala da importância da Palavra de Deus como base e em seguida a importância da igreja e da vida em comunidade, da natureza que proclama a glória de Deus, livros cristãos e clássicos, arte e por último a internet e redes sociais.

Leitura necessária, edificante e que agrega valor. Daqueles livros para reler e presentear muitas pessoas a fim de abrir os olhos para como estão alimentando sua alma.

Monica Diniz 22/12/2022

Um livro muito bom de varias reflexões.Como estamos usando o nosso tempo nas redes sociais e como estamos absorvendo as informações se é com sabedoria?que impacto estás informações estão afetando as nossas vidas.Ele nos fala da glutonaria da informação estamos comendo de mais oque isso nos afeta , Ansiedade e Estresse , desorientação e fragmentação (estamos desorientado ), impotência , paralisação de decisão e compromisso, viés de confirmações. Enfim É tanta informação que não sabemos oque fazer,ficamos doente depois de nós mostrar como tudo isso nos afeta ele nos ajuda a como mudar isso.Em uma leitura fácil e descomplicada.Show.

Gabrielle 25/03/2023

A proposta do livro é usar o exemplo da Pirâmide Alimentar em uma nova Pirâmide, a da sabedoria.
Com o que estamos alimentando nossa mente?
Nossas "refeições" têm sido cada vez mais fracas e com poucos nutrientes, mas assim como podemos reeducar a alimentação do nosso corpo, o livro nos faz ver que é possível reeducarmos a alimentação da nossa mente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5